Ir para conteúdo

AJUDA - ROT. TORRES DEL PAINE - FEV/20

Posts Recomendados

• Membros

No link abaixo vc consegue os horários de ônibus e as empresas que fazem o transporte

http://www.parquetorresdelpaine.cl/es/buses-regulares

Bsicamente, os ônibus saem de Puerto Nalates àsn 07.30 e às 14.30, e voltam às 13.00 e às 18.30 (verifique os horários e locais que passam na página). Você não precisa de passeio de hotel para fazer nada la dentro. Dá para fazer tudo sozinho. Na verdade, fazer por conta própria é o normal. Em relação a bicicleta, é meio longe entre Puerto Natales e TDP, mas dá para ir de bike. Lá dentro realmente vc consegue ir da portaria até o início da trilha, mas não sei se pode andar de bike dentro do parque. Não vi nenhuma lá.

O padrão para W la dentro é:

pega o ônibus de 7.30 em Puerto natales, chegando a Laguna Amarga às 10 horas. Vc compra seu ingresso (ou carimba, se já tiver). Pode voltar ao ônibus e seguir até pudeto (mais 01 hora - foi o que fiz, já que fiz o w invertido) ou ir até o início da trilha para o mirador. São 7 km e dá para ir a pé. Se não quiser, pode ir de ônibus, ao custo de 3000 pesos chilenos. Compra a passagem lá mesmo, pagamento apenas em dinheiro. São uns 30 minutos ou menos até o início da trilha. Vc pode fazer a trilha até as torres no mesmo dia, mas são 18 km ida e volta. Ou pode começar a trilha e ir até o acampamento chileno (aproximadamente 1 hora a 1,5 horas de trilha). Pode ir ao mirante das torres no mesmo dia e voltar para dormir no chileno, continuando a trilha para los cuernos no dia seguinte. As opções vão se abrindo dependendo de seu ritmo e vontade de andar. Poderia passar direto por los cuernos e ir até o domo francês ou acampamento italiano, deixando a ida ao mirador britânico para o dia seguinte. Após o mirador britânico, segue até o acampamento paine grande, onde dorme. No último dia, iria até o mirador glaciar grey, voltaria e pegaria o catamarã (15000 pesos chilenos, pagos em dinheiro no próprio catamarã. A saída do catamarã desde paine grande é às 10.00, 12.30 e 18.30. O ponto de saída é bem ao lado do acampamento paine grande) e o ônibus de volta ara Puerto Natales, que sai de pudeto às 19.00. Os horários dos ônibus/catamarã são casados, para que um saia quando o outro chegar. Em um breve resumo, este é o circuito W. Se tiver perguntas, pode mandar. Mas as observações do @D FABIANO são bem pertinentes.

Link para o comentário
  • Membros
22 horas atrás, D FABIANO disse:

@daniloff Antes de pensar nisso tem que acompanhar o vírus e a política chilena. Já disse aqui várias vezes que Chile está vivendo um momento político conturbado, pois o povo não aceita mais a Constituição de Pinochet,ai chegou o vírus. País está fechado, sem nenhuma previsão de reabertura e,quando houver,penso que essas reservas demorarao para voltar ao normal.

Sim. Vou ficar de olho. O Chile tinha a vantagem de estar em queda com a Covid. A Argentina está em franco crescimento. Pensando que talvez seja melhor jogar essa viagem pro fim de fevereiro, na esperança que um mês faça alguma diferença. :/

E @schitini, minha ideia de pesquisar alternativas ao W é o receio dos meus joelhos não darem conta. Tenho condromalácia (desgaste da cartilagem da rótula). Fazer longas caminhadas de tênis, por muitos dias eu já vi que consigo, mochilando em cidade. Mas de bota, em terreno acidentado e no frio, aí tenho dúvidas.

Inclusive, @Michellaudrup, como a chance de ter vacina amplamente disponível em janeiro (e até mesmo em fevereiro) é pequena, me sentiria mais seguro fazendo essa viagem sozinho ou com quem conheço bem.

Link para o comentário
  • Membros

@daniloff Eu também tenho condromalácia (mas não está muito avançada) e outros problemas no joelho. Já operei uma vez por ter tido ruptura de menisco. Nestas caminhadas, sempre uso joelheira para diminuir o esforço do joelho (não pode ser daquelas que tem um furo no meio, pois força mais - segundo um fisioterapeuta com quem eu estava tratando). Bastões de caminhada também são fundamentais para diminuir a tensão, principalmente nas descidas. Em relação ao frio... eu fui em novembro/dezembro, que não é o mês mais quente, mas também não é o mais frio. Os dias de caminhadas são muito amenos. Vc começa de blusa e logo logo já está apenas de camisa.

Para mim a bota é fundamental pois dá mais estabilidade na caminhada. Eu tenho uma salomon. É cara, mas é super leve e um verdadeiro alívio para os pés.

Eu não tive qualquer problema com os joelhos durante as caminhadas. Nos dias seguintes fica um pouco dolorido e vc põe gelo e toma um antiinflamatório e descansa um pouco. Fazer um programa de fortalecimento dos joelhos em academia também pode ajudar. O problema de TDP é o cronograma. Doendo ou não vc tem que seguir para o ponto seguinte, ou fica sem lugar para dormir. Tem que agendar com muita antecedência e não dá para fazer muita coisa em caso de imprevistos.

Por último, como vc tem problema de joelhos, faça como eu fiz: procure, sempre que possível, dividir seus dias em pedaços mais curtos após dias mais estressantes. Após subir o mirante das torres, por exemplo, no dia seguinte vai apenas até los cuernos e dorme lá. No outro dia segue até o mirador britânico e volta para dormir no francês.

Em TDP é normal as pessoas deixarem as mochilas perto dos refúgios/acampamentos e fazerem algum trecho sem elas. Por exemplo: deixa as mochilas no italiano e sobe até o mirador britânico. Pega a mochila na volta. Não vi ninguém reclamando que a mochila foi mexida. Eu mesmo fiz isso sem problemas.

Meus planos era fazer o circuito O em fevereiro de2021, mas já abandonei a ideia. 2022 é uma possibilidade, se a vacina já estiver disponível até julho/2021. Caso contrário, só 2023 para mim.

• Amei! 1
Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Retomando planos, só que agora pra janeiro de 2022 já que no desse ano não foi possível. Revendo os sites dos refúgios (de Torres del Paine) e valores atuais. Os custos aumentaram muito por causa do real desvalorizado.

Estou ainda com receio de tanto Argentina quanto Chile estarem pedindo ainda exame RT-PCR com no máximo 72h, o que complicaria muito a logística. Então estava dividido entre roteiros só na Argentina ou só no Chile, pra 9 ou 10 dias. 

O que acham mais interessante pra primeira viagem: El Calafate + El Chaltén ou então Torres del Paine?

Editado por daniloff
Removendo roteiro dia a dia e levantando dúvida mais geral.
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Se eu tivesse/pudesse escolher um lugar só para ir, escolheria Torres del Paine. Gosto de fazer trilhas de longa duração. E fevereiro parece que é a melhor época para ir lá. Mas é bem mais caro. Acho que quanto mais para o futuro vc for, mais caro vai ficar. Na minha opinião pessoal, a alta do dólar faz mais efeito em TDP (onde tudo é dolarizado) do que na  Argentina.

Eu fui a El Chalten no final de novembro de 2018, e achei muito legal pegar alguns lagos meio congelados. O clima estava ótimo, a temperatura agradável. Acho que é mais bonito do que pegar tudo descongelado, no meio do verão.

El Chalten tem uma pegada diferente de TDP, já que o planejamento não é tão importante assim. Vc chega lá e resolve o que quer fazer a cada dia. Não dá para fazer isso em TDP. E as trilhas de el chalten são muito bonitas também. Talvez a do Fitz Roy seja a mais bonita de todas  (se vc for, vá pela hosteria pilar e, na volta, segue para el chaltén passando pela laguna capri). Vc faz seu ritmo e, como não precisa de guia, é bem mais barato. E ainda tem o trekking no perito moreno, que também é imperdível.

Mas, mesmo falando tudo isso, eu ainda iria a TDP primeiro.

Link para o comentário
  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...