Ir para conteúdo

AJUDA - ROT. TORRES DEL PAINE - FEV/20

Posts Recomendados

• Membros

Pessoal, bom dia!
Estou com 80% de certeza que irei conhecer TDP em Fevereiro/20. Estou pensando em reservar 4 ou 5 dias para conhecê-lo (roteiro W intervertido, com uma parada adicional). 

Queria saber de vocês se o roteiro está bom, inviável ou precisa de ajustes:

(Vou colocar apenas os dias em que ficarei no parque, desprezando a chegada até lá):

Dia 01 - chegada no parque de manhã (cedo), deixando material na área de camping em Paine Grande (sem fazer check-in ainda). Subida até o Mirador Grey e Guarderia Glaciar Grey. Retorno até Paine Grande (check-in) e pernoite.

Dia 02 - café da manhã saída cedo de Paine Grande (check-out). A parada adicional que falei é (e eu realmente quero incluir no roteiro) no Mirador Pehoe (foto), que acredito ser umas 2h30 de caminhada. De lá retornaríamos para o roteiro W invertido tradicional. Dúvida 1: iríamos até o camping italiano (gratuito), fazendo pernoite (para no dia seguinte subir até o mirador francês e britânico), ou já iríamos nesse mesmo dia? Daria tempo? Se eu fizesse no mesmo dia poderia abdicar de conhecer o britânico (no caso seria uma troca, já que vi o Pehoe mais cedo) Caso pudesse ir no mesmo dia eu deixaria minhas coisas no acampamento italiano (sem me hospedar), subiria, e depois retornaria e tentaria me hospedar no acampamento francês (meia hora de caminhada, mais estrutura).

Dia 03 - Subida ao mirador francês e britânico (com pernoite no camping francês) ou percurso para o camping central (com pernoite no camping central).

Dia 04 - Percurso para o camping central ou trajeto até o mirador base de las Torres. Caso entre a segunda opção já poderia programar retorno para Punta Arenas no mesmo dia, à noite.

Dia 05 - Trajeto até o mirador base de las Torres e retorno para Punta Arenas no mesmo dia, à noite. Esse dia pode ou não ser necessário, conforme explicação acima.

Observação 1: já estou me preparando fisicamente desde já, acredito que tenho uma boa condição aeróbica, não fumo, estou com bom peso e pratico tênis 2x por semana. Irei com um amigo praticante de crossfit, que também tem ótimo porte atlético.

Poderiam me ajudar?

• Amei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Em relação ao dia 2, 2,5 horas para ir e voltar ao mirador Pehoe parece bem razoável (não fiz, então não sei falar com certeza). Depois são 7,6 km do Paine Grande até o italiano - 2 horas. Para subir ao britânico e voltar são 11 km (subida na ida, descida na volta), mais ou menos 4 horas, ou 4,5. Se vc iniciar sua caminhada até o italiano por volta das 09 da manhã. vc chega lá às 11. É mais subida, mas não é tão puxado. Parada para almoçar e descansar, começar a subida às 12, vc chega de volta ao italiano por volta das 4.30 ou 5.. Dá para fazer no mesmo dia e dormir no francês, que tem uma estrutura realmente melhor. 

No dia 03 vc pode ir até o central. Seriam 5,5 km até los cuernos (2,5 horas), depois mais 12 km até o central, 4,5 horas. Não dá para ir às torres no mesmo dia, pois é puxado e são 9 horas ida e volta (18 km). Dorme no torre central, faz o mirador  no dia seguinte (04) e sair no ônibus da tarde 19 horas, se não me engano para Puerto Natales. Vc gasta mais 2 a 3 horas de ônibus até Puerto Natales. 

Estes tempos que o parque estipula, quando eu fui, carregando a mochila eu gastava aproximadamente o tempo estipulado, sem mochila ia mais rápido. Minha mochila pesava 11 kg, e faz muita diferença na caminhada. O clima também pode interferir muito, pois se estiver chovendo e com muito vendo vc pode ter que ir bem mais devagar na descida (o vento lá é muito forte. Cheguei a pegar mais de 100 km/h na volta das torres, segundo o relatório do parque).

Seu trajeto é possível. Um detalhe apenas: é uma trilha muito agradável e muito bonita. Eu gostava de ir devagar, apreciando a vista e parando para tirar fotos (estava com minha esposa). Se fizer tudo correndo, pois é possível, vc perde um pouco do encanto do lugar, que é BEM caro. Mas isso é decisão de cada um.

Outra dica que te dou: quando chegar em Puerto Natales, vai direto na rodoviária comprar sua passagens. Eu fui em novembro de 2018, baixa temporada, e quando cheguei eu fui direto para comprar a passagem para o dia seguinte cedo na principal empresa de lá, a Bus-sur (tem mais horários). Não tinha. Só para a parte de tarde. Tive que sair procurando até chegar na Maria José para achar para de manhã. Fevereiro ainda é alta temporada, e por isso deve ser mais cheio. Se consegui comprar daqui do Brasil pode ser interessante.

• Amei! 1
Link para o comentário
  • 9 meses depois...
  • Membros

Olá Bruno, quero fazer exatamente o mesmo roteiro
Saindo do Paine Grande para o Mirador Pehoé, retornar, pegar o equipamento e seguir para o Francês.
Vou fazer o Mirador Britânico só no dia seguinte. (Irei agora em Novembro 2020)
Você conseguiu fazer este roteiro?
Como foi? Qual a distância de Ir e voltar para o Paine Grande?
Desde já agradeço muito!

• Amei! 2
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá Danilo,

7 a 10 dias para combinar patagonia chilena e argentina eu acho pouco já que vc gasta um dia só para ir de El Calafate (Argentina) para Pueto Natales (Chile) e outro para voltar, se for o caso. Óbvio que dá, mas fica corrido e vc fica dependendo muito do clima, que muda muito. Eu fiquei 34 dias (fiz a chilena e a argentina, chegando a Ushuaia, e não deu para fazer tudo. Mas, se vc quiser, posso sugerir:

01 - direto até el calafate

02 - perito moreno

03 - el calafate - el chalten (trilha curta - chorrillo del salto)

04 - fitz roy

05 - laguna torres

06 - trilha mais curta para descansar - mirador de los condores - pode usar também para reserva en caso de tempo ruim

07 - Loma Del Pliegue Tumbado (ou vai para el calafate). Pode talvez pegar o ônibus para el calafate no fim do dia

08 - el chalten - el calafate

09 - el calafate - puerto natales

10 - bate e volta torres del paine (ou, se tiver mais um dia, trilha do mirante das torres)

11 - volta para casa

Mas eu fortemente sugeriria fazer um dos roteiros em torres del paine, o W (4 a 5 dias - eu fiz) ou o O (8 a 9 dias). É caro, mas foi o melhor passeio que já fiz. Gostaria de voltar para fazer o circuito paine grande (O).

• Amei! 1
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Estava pensando em menos tempo na parte argentina e mais na chilena. Mas pra planejar isso precisava achar horários de ônibus dentro do Parque de Torres del Paine pra ver se dá pra fazer outras coisas além do W e da subida até as Torres sem depender dos passeios dos hotéis. No site oficial do Parque não tem. Pelos relatos que encontro, só tem poucos ônibus no começo e fim do dia. É isso mesmo? Se bem que bom mesmo seria poder fazer as partes mais planas ou as estradas (como a da Laguna Amarga até Pudeto) pedalando. :D Ia ser muito mais rápido.

Link para o comentário
  • Membros

@daniloff Antes de pensar nisso tem que acompanhar o vírus e a política chilena. Já disse aqui várias vezes que Chile está vivendo um momento político conturbado, pois o povo não aceita mais a Constituição de Pinochet,ai chegou o vírus. País está fechado, sem nenhuma previsão de reabertura e,quando houver,penso que essas reservas demorarao para voltar ao normal.

Link para o comentário
  • Membros
8 horas atrás, daniloff disse:

Estava pensando em menos tempo na parte argentina e mais na chilena. Mas pra planejar isso precisava achar horários de ônibus dentro do Parque de Torres del Paine pra ver se dá pra fazer outras coisas além do W e da subida até as Torres sem depender dos passeios dos hotéis. No site oficial do Parque não tem. Pelos relatos que encontro, só tem poucos ônibus no começo e fim do dia. É isso mesmo? Se bem que bom mesmo seria poder fazer as partes mais planas ou as estradas (como a da Laguna Amarga até Pudeto) pedalando. :D Ia ser muito mais rápido.

pelo que eu me lembro só tem umonibus de manhã que vai de puerto natales a torres del paine com parada em pudeto e laguna amarga e posteriormente um onibus no final do dia com trajeto de volta

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...