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Final da Índia….

 

Estou agora no aeroporto, esperando o próximo vôo para Dubai….

 

Nos últimos dois dias passei bem mal, peguei algum tipo de bactéria intestinal e estava indo ao banheiro de 20 em 20 min, isto aconteceu em Jaipur e eu ainda tinha que encarar uma viagem de ônibus de 7 horas até Nova Delhi, o detalhe é que o ônibus não tinha banheiro!!!, nossa foi a viagem mais longa da minha vida, pedi pra parar o ônibus mesmo entre os intervalos e fui fazer o necessário em um banheiro tão sujo quanto se possa imaginar, eu ali agachado em um banheiro sujo cheio de moscas (não tinha vaso, era um buraco no chão mesmo), só sei que naquele momento parei e pensei: O que diabos eu estou fazendo aqui nessa M?!

 

Quando cheguei no hotel em delhi depois de suar frio no ônibus eu estava fraco que não podia nem caminhar direito, chamaram um médico que disse que eu estava com a delhi delhi, é… a diarréia aqui já já foi batizada até com o nome da cidade pra se ter uma idéia, ele receitou 3 remédios diferentes e um antibiótico, comecei a tomar e agora estou comemorando as minhas primeiras 4hs sem ir ao banheiro…

 

Já tinham me dito que a Índia era uma experiência espiritual única, e que quem vinha aqui adorava mas NUNCA mais queria voltar, bom….. acho que concordo com essa afirmação.

 

Aqui aprendi principalmente a dar muuuuuuuuito valor a minha vida e a nunca mais reclamar de nada, aprendi o valor que a educação tem para um país, aprendi que somos privilegiados perante alguns bilhões de pessoas que vivem em uma realidade absurdamente diferente da nossa.

 

Bom…. faz falando um pouco de coisas boas:

 

O que a Índia oferece de bom sem dúvida é o Taj Mahal, é o monumento mais fantástico que já vi, nossa aquilo é uma obra de arte incomparável.

 

O Taj foi construído em homenagem a uma das 3 esposas de um "rei", as outras duas tinham sido casamentos arranjados, mas a segunda foi um casamento por amor, ela era inteligente e influenciava nas decisões políticas da época, deu ao rei mais de 10 filhos, e quando partiu para uma guerra grávida o rei disse que por ela tudo faria e ela disse: "torne nosso amor imortal", ela morreu dando a luz a mais um filho e então o rei decidiu construir o monumento.

 

Ele é todo de mármore branco, e como o branco reflete as cores ele muda de cor conforme o sol, os mármores são esculpidos em forma de flores cada pedaço com mais de 5 metros, um mínimo erro e toda a peça era refeita, todos os detalhes ao longe parecem pinturas, mas na verdade são pedras preciosas trazidas de diferentes partes, o guia iluminou com a lanterna e podemos ver que com a luz da lua as pedras brilham cada uma com a sua cor.

 

Com a tecnologia de hoje tentam recuperar alguns pedaços que com o tempo se deterioraram, mas nunca com a mesma perfeição do original, ele é todo simétrico, tem uma mesquita de um lado e do outro fizeram outra apenas para manter a simetria, cada mínimo detalhe é fenomenal, é sem dúvida o maior monumento de amor, demorou mais de 20 anos para ficar pronto.

 

O rei ainda tinha planos de construir outro Taj, desta vez preto do outro lado, porém seu filho assassinou todos da família, não teve coragem de assassinar o pai, o qual foi preso na época e não pôde construir o segundo monumento.

 

Tinha uma idéia inicial de que em países onde eu ficasse com medo de andar, comer, me comunicar sozinho eu preferia ir por alguma agência de turismo, pela questão da segurança e etc, realmente agora acho que fiz certo.

 

Para o Nepal, Índia e Egito eu fiz meu booking pela imaginative travellers, ou gekkos, que é uma agência muito boa na qual se reserva e paga tudo pela internet, recomendo mesmo, nos colocaram em excelentes locais, fiz grandes amigos, conheci bastante coisa em pouco tempo que não conseguiria conhecer nem metade fazendo sozinho, a gente cuidou um do outro, comemos em locais teoricamente limpos (fora a deli deli…), o único problema é claro é o preço, que sem dúvida deve ser o dobro do que pagaria fazendo sozinho.

 

Entendo toda a questão de que é necessário para realmente se conhecer um País se misturar mais, andar nos ônibus locais, comer nos restaurantes locais, mas tudo tem um limite, e sinceramente nós Brasileiros não somos feitos e não temos imunidade pra comer o que eles comem, não existem os mínimos padrões de limpeza e se é pra ir comer no meio do lixo eu prefiro ficar em casa.

 

Mesmo nos restaurantes teoricamente bons que nos levavam eu tinha medo de pensar na cozinha e tu olhava na cara de quem estava atendendo que não iria vir coisa boa dali, pegavam no dinheiro e depois na comida, etc.

 

Essa agência "gekkos" tem ajudado uma vila chamada vila Tordi, o guia nos falou que nesse lugar poderíamos ter um contato mais direto com os costumes do povo local, pois ali eles não recebiam turistas que não fossem desta agência, além de ser um local muito isolado do mundo (3 horas e meia de jipe a partir de Jaipur), ali a realidade foi ainda mais chocante, nos colocaram em um hotel que era o palácio do marajá local, dali fomos rebocados por camelos até umas dunas para ver o por do sol e as pessoas abanavam pra gente, algumas se agachavam no chão como que reverenciando a "realeza", éramos como extra terrestres que para aquelas pessoas representavam a possibilidade de alguma prosperidade ou melhoria para a vila.

 

É aquela história de que não existe meio termo…. são os marajás nos palácios e o resto do povo servindo e morrendo de fome nas ruas. Depois de andar pela vila você fica com vergonha de entrar no palácio (hotel….) poder ter um banquete de comida depois de ver aquelas pessoas nas ruas, cheguei a perder a fome.

 

O guia nos disse que agora o governo estava orgulhoso de instituir uma espécie de bolsa estudo, onde se a família ganha menos de 800 rupias por mês e manda os filhos pra escola o governo dá um subsídio de 1000 rupias por mês, acontece que 800 rupias são menos que 20 dólares por mês de renda familiar!!!

 

Esqueçam a novela caminho das índias, aquilo foi pura enganação!

 

Bom, por enquanto é isso ai, depois escrevo mais de Dubai….

 

Fotos

 

p1070060h.jpg Estou tomando 3 tipos de medicamentos e antibiótico contra a diarréia "delhi delhi"

dsc09343j.jpg Dá uma olhada no Hospital de Varanassi

dsc09399d.jpg Os animais também sofrem por lá

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dsc09420.jpg Trem noturno de Varanassi, atrasou 3 horas...

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p1060072y.jpg Esta mulher estava tomando a água do ganges

p1060106a.jpg Pegar os Tuk Tucks na noite de Varanassi é mais risco de vida que pular de pára quedas na minha opinião.

p1060239y.jpg Na festa das cores todos ficam pintados nas ruas,

p1060173l.jpg Taj Mahal, é um monumento magnífico!

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p1060328.jpg Mármores brancos esculpidos em forma de flores e pedras preciosas que se iluminam ao luar.

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p1060383t.jpg Ele muda de cor conforme o sol ou lua, aqui estava mais amarelo.

p1060698x.jpg Vila Tordi no Rajastão, 3 horas e meia de jipe...

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p1060712.jpg O povo nos via como reis, salvadores, Ets, ou como qualquer chance de alguma prosperidade para aquele povo.

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p1060766c.jpg A escola da vila é um projeto piloto da agência gekkos. Ainda assim sem cadeiras, papel e caneta,etc, as crianças aprendem sentadas no chão com uma louça de giz que podem reusar.

p1060770.jpg Cocô seco é usado para o fogo, melhor que lenha segundo o guia.

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p1060875e.jpg Este é o posto de saúde, qualquer problema mais grave é encaminhado a Jaipur que fica a 3hs e meia de Jipe.

p1060882.jpg Este é o leito onde as mulheres dão a luz, ao lado de um esgoto a céu aberto.

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p1060904.jpg No trânsito de Jaipur você irá encontrar vacas, cachorros, camêlos, elefantes, e tudo mais...

p1060910c.jpgNajas...

p1060978a.jpg No palácio de Jaipur eles naquela época tinham um sistema de "ar condicionado" onde a água vinha e refrescava o ambiente.

p1070015.jpg Harém onde viviam as mulheres.

p1070053v.jpg Tuk Tuk com taxímetro foi diferênte pra mim!? eheheheh

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Estou escrevendo agora mais uma vez de um aeroporto, agora o de Dubai, meu vôo sai as 7:40, mas o problema é que tive que acordar próximo das 4 da manhã para fazer as malas, check out, depois não tinha mais metro essa hora e tive que pagar um taxi…. vôo bom é vôo perto do meio dia, pois daí da pra realmente dormir e acordar de manhã, fiz besteira em bookar vôos cedo. Fica a dica: programe na medida do possível os vôos mais tarde pra dar tempo de dormir e pegar o transporte público.

 

Dubai……Acabou a miséria!!!

 

Depois de sair da Índia doente e tomando 3 tipos de remédios e antibióticos, depois de ter visto coisas realmente horríveis e 1 bilhão de pessoas passando fome e vivendo de uma forma sub-humana cheguei em Dubai e aqui TIVE UM CHOQUE CULTURAL!

 

Nossa é totalmente o oposto da Índia, aqui tudo é riqueza, tudo é novo e lindo!, esse lugar todo foi construído em cerca de 30 anos, onde antes só existia areia do deserto….

 

Só com 4 dos carros que eu já vi aqui em 2 dias dava pra alimentar uma daquelas vilas da Índia por mais de 50 anos e ainda sobrava! enquanto lá eles ganham uma média de renda familiar de 20 dólares por mês aqui o dinheiro é despejado e literalmente brota do chão, com o petróleo, o litro da gasolina é muuuuito mais barato que a água por aqui.

 

Bom Porche em Dubai é que nem fusca, já cansei de ver, os humers também são muito comuns. Vi um Bugatti que acho que custa mais de 5 milhões de reais...

 

Já fui no maior prédio do mundo com mais de 800 metros de altura, o Burj al Khalifa, ao lado pra variar está o maior shopping do mundo o Dubai Mall, neste shopping eu fiquei uma tarde inteira e não consegui conhecer um andar?! ele tem mais de 4 andares e avenidas e tudo que é coisa que se possa imaginar, não tem como sair de lá sem comprar nada, é bom até evitar de entrar, eu comprei umas bugigangas baratinhas só pra matar o impulso consumista.

 

Para ir no topo do prédio eles são muito espertos…. na hora é mais de cem dólares, mas se reservar com antecedência o preço baixa pra 30, acontece que a maioria das pessoas está com aquele visto de 48hs da Emirates e daí não tem mais tempo em Dubai, essas são forçadas a pagar os cem dólares se quiserem subir, como tinha tempo reservei pra dois dias depois pelos 30 dólares mesmo. Gostei muito de subir ao topo do prédio mais alto do mundo, se tem uma visão muito bonita da cidade, inclusive com um telescópio eletrônico que te diz o que você está apontando.

 

Lá de cima se pode ver que logo ali na frente é tudo areia, não sei como está Dubai com o tempo será sustentável, pois de certa forma parece meio artificial, de cima do Burj se vê isso.

 

O dinheiro é tanto que eles fizeram dentro de outro shopping o Mall of emirates uma pista de Sky e um parque de neve dentro do shopping!, enquanto tá mais de 40 graus na rua tu pode ir esquiar dentro do shopping em várias pistas e tem até teleférico pra te levar pra cima, o lugar é imenso e eles fabricam neve de verdade, incrível!

 

Fui lá hoje e por 50 dólares tive uma aula de como esquiar por 1 hora, já aprendi bastante e já estou descendo bem a primeira rampa mais baixa, adorei esquiar, nossa que experiência incrível pra mim que foi aquilo, pra quem não está acostumado com a neve foi muito legal e se tu cai ela é fofa e amortece o impacto, se bem que eu não cai não, fui muito bem!

 

Também estou postando alguns dos meus carros novos, estou andando em em diferente por dia! eheheheh

 

Conheci dentro do Dubai Mall também o Maior aquário e estrutura acrílica do mundo, onde tem um túnel com os peixes todos na volta, com diversas espécies marinhas, depois tem um zoológico marinho bem legal, com pinguins, etc. Preço cerca de U$$ 18,00 com túnel e zoológico, tem outras atrações e preços que permitem até mergulhar dentro do aquário para os certificados, não fiz isso mas seria bem legal

 

Também, neste mesmo shopping tem um parque de diversões da SEGA, com jogos eletrônicos bem diferentes, os simuladores de corrida são com carros de verdade em uma plataforma que se mexe enquanto você pilota.

 

Fui na Ilha de palm , no hotel atlantis, para se ter uma idéia melhor da ilha é bom pegar o monorail na volta, estão construindo no caminho outro shopping também…. ao lado da ilha temos o primeiro hotel 7 estrelas do mundo, cartão postal de dublai, é um hotel em formato de vela, pra quem está hospedado dá até pra jogar tênis no último andar no heliponto…

 

Assisti o show das águas na frente do burj/dubai mall, nossa é imperdivel! acontece de meia em meia hora durante a noite.

 

Tinham outras atrações que gostaria de ter ido mas que por falta de tempo acabei não fazendo…. como: ndr de barco no the creec, parques aquáticos (tem 2 muito bons em dublai), mercados do ouro, especiarias, etc

 

Dubai na opinião não é caro…. claro, depende do que você quer fazer, mas andando de metrô, fazendo as atrações básicas é um País que se gasta apenas um pouco a mais que o Brasil.

 

Passagens de metro de longas distâncias custam menos de 1,5 dólares, os taxis são baratos, com U$$ 10,00 você anda muuuuuito mesmo.

 

O hotel em fiquei em um chamado jormand apartaments, reservei pelo booking.com, é um apartamento com, máquina de lavar roupa, geladeira, tem academia e piscina muito boas no terraço, etc… fica a 10 min do metro estação Al Karama, paguei cerca de U$$ 50,00 por dia pelo quarto, preço cerca de 10 dólares mais caro que o albergue de Dubai, que ouvi falar que não tem uma localização muito boa, se estivesse em duas pessoas o preço seria excelente.

 

Outra dica é sobre o visto, tinha pego a dica com o Mike sobre a agência de viagens southtravels.com e realmente funcionou tudo direitinho, fiz o visto pela internet mesmo, é só mandar cópia digital do passaporte, reserva do hotel e passagens e é claro pagar….(U$$ 180,00) que eles providenciam o visto, 15 dias antes a Evelyn da agência já tinha mandado o visto para o meu e-mail. Recomendo.

 

Fotos de Dubai:

 

Carros: Todo o dia na entrada do Dubai Mall/Burj Kalifa é um desfile de carros milionários, se pegasse o valor só desses das fotos daria para resolver o problema daquela vila da índia por muito tempo...

 

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p1070753c.jpg Esse Bugatti vale mais de 5 milhões de reais….

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Pista de Sky: Foi construida dentro do mall of emirates, tem rampas, teleférico, você pode fazer aulas de esqui, ou se tiver experiência pode usar as rampas por 120 AED para 2 horas… neve e gelo no calor do deserto! Tem que conhecer….

 

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Burj al Arab: Prédio mais alto do mundo com mais de 800 metros de altura

 

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p1070207y.jpg Nesta foto dá pra se ter uma idéia do tamanho dele comparando com os prédios da volta, os da volta tem mais de 40 andares...

p1070212a.jpg Algumas vezes ele fica acima das nuvens

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p1070248.jpg Ingressos para entrar na hora estão sempre esgotados, tem que reservar dois dias antes ao pagar 4 x o preço.

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p1070343i.jpg Vista de cima do prédio…. se observa que a uma curta distância é só areia e deserto… me pergunto quanto a sustentabilidade de Dubai

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Jormand Apartments, fiz a reserva dele booking.com, não é todo o luxo de Dubai não, mas pra quem está machiando e acabou de vir da Índia aquele lugar pra mim foi o paraíso, com uma boa cama, máquina de lavar, academia e piscina no terraço, tudo por cerca de U$$ 50,00 no total (deu uns 40 no booking mas eles cobram 20% a mais de taxas que só descobri quando fui pagar). Ele fica próximo a estação Al Karama, uns 10 min caminhando.

 

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Estações e linhas de trens muito boas, a passagem custa cerca de 1,5 dólar:

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Dubai Mall: Maior shopping do mundo, reserve pelo menos 2 dias para conhecer, pois em um dia consegui conhecer só um andar….

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p1070211.jpg Iogurte em formato de sorvete muuuuito bom!

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SEGA Republic dentro do Dubai Mall, jogos e simuladores muito legais

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Aquario dentro do Dubai mall

 

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Show das águas entre o Dunai Mall e o Burj al Arab

 

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Este é o cartão postal de Dubai…. é o primeiro hotel 7 estrelas do mundo, desça na estação Mall of Emirates e pegue um taxi, dá uns 8 U$$ de taxi pra chegar nele, tem a marina e uma praia ao lado.

 

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Aqui próximo de Al Karama podemos observar moradias populares, onde moram a principal força de trabalho de Dubai, composta principalmente por indianos, eles ganharam do Paquistão no cricket e ficaram a noite inteira na rua comemorando..

 

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Indo para a Ilha de Palm que é uma ilha artificial onde cada folha é composta por condomínios fechados e cada casa tem vista para o mar, você não pode entrar nas folhas, mas pode ir até o hotel atlantis que fica na ponta, vá de monorail que é 30 AED ida e volta, mas pra chegar no monorail você precisa pegar um taxi a partir da estação Marina.

 

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p1070474.jpg Parque aquático atlantis, é muito caro pelo que oferece… não cheguei a ir nele.

p1070480.jpg Estilo: mulheres usam burca, e algumas vezes tapam até os olhos.

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p1070518.jpg Existem 2 estações no monorail uma é pra ser dentro de outro shopping e a outra em uma turma tower, a inauguração está prevista para 2011, mas por enquanto só as fundações no chão, eles constroem bem rápido por lá pelo jeito.

 

 

 

 

Bom… ainda não cheguei em Israel, pois a Royal Jordanian fez overbooking no vôo que eu já tinha comprado e disse pra mim que o avião estava lotado e eu só poderia embarcar amanhã de manhã…. o bom é que me deram U$$ 75,00 em dinheiro e ainda me hospedaram em um bom hotel com comida incluída…. como não tenho pressa de chegar lá acho que acabei saindo no lucro….

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Minha visão é totalmente diferente da sua sobre a Índia, e nunca ouvi sua expressão antes (de que amam o país mas que nunca vão voltar).

Aliás, a maioria dos mochileiros que eu conheci na Índia se apaixonaram pela Índia e querem voltar de novo. Fora os que eu conheci que estavam efetivamente voltando de novo (inclusive um casal que estava mochilando na Índia pela 9ª vez).

Geralmente as pessoas que não tem uma experiência satisfatória lá são as q ficam 1 semana e só visitam Delhi - Agra - Varanasi (e qdo mto Jaisalmer), como você fez.

Esse tempo é simplesmente insuficiente para a Ìndia. Na 1ª semana você ainda está CHOCADO com a triste situação do país e simplesmente não consegue aprecisar o povo e a cultura, fora que você conheceu 1% da diversidade que é o país.

E falo isso por experiência, minha 1ª semana tb estava triste mas dps de 40 dias na Índia posso falar sem dúvida nenhuma que sou apaixonado por aquele país.

  • Colaboradores
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Sandman, Respeito a sua opinião....Veja bem, procuro escrever apenas as minhas impressões sobre os locais, certo que várias pessoas pensam diferente, pois cada um gosta de um tipo de cultura/local.

 

Esta foi apenas a minha visão do País, realmente fiquei pouco tempo por lá, mas depois de ficar doente e ter tido um choque muito grande com a pobreza e o sofrimento daquele povo realmente eu não quero nunca mais voltar pra lá não.... e aliás todos do grupo que eu estava expressaram essa opinião, por isso compartilhei no fórum.

 

Talvez você possa escrever um post com suas experiências e fotos exaltando as belezas e maravilhas da Índia, pois afinal essa ;e a sua visão do País. A única coisa que achei belo foi o Taj Mahal, de resto é só sofrimento, falta de educação, sujeira, doença, um sistema de castas falido e mais um monte de coisas que não são atrativos pra mim voltar pra lá.

 

Peço desculpas se algumas das coisas que falei acabaram ofendendo alguém (principalmente as pessoas que amam a Índia), mas no Brasil graças a deus a gente ainda pode ter liberdade de expressão, um direito maravilhoso que em vários países não existe....

 

Abraço!

  • Membros de Honra
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Ué, não fiquei ofendido, só também quiz expressar a minha opinião e exaltar o fato de que que nunca ouvi a expressão citada das pessoas que eu conheci lá. Apesar de tudo o que você sobre pobreza, sujeira, doenças não ser mentira, ainda existem muitos aspectos do país não citados.

Eu só viajei 40 dias pela Índia sendo 30 pelo nort cuja parte budista é parecido com o Nepal), então não considero ter experiência muita experiência na ìndia, mas é capaz de eu criar um tópico sobre minha viagem. No mais, eu acredito que a maioria das pessoas que vai atrás da Índia geralmente não vão atrás de beleza apenas. Apesar da Índia ter vários lugares/monumentos lindos, ela vai realmente chocar qualquer cara que for pra lá só atrás disso. Eu considero mais uma jornada cultural (e para muitos espiritual), e não cabe a mim incentivar pessoas que não procuram esse aspecto a irem para lá (só também não gosto quando criticam sem ter uma experiência mais sólida). Como ouvi lá: quando o aluno está pronto, o mestre aparece.

  • Membros
Postado

pessoal vamos larguar mão de discutir opniões ..cada um tem a sua , são pontos de vista diferentes , o que vale aqui são os belos relatos de viagem do guerra , se uma coisa que ele disse não te agradou , guarde pra você ...não tem prq bater de frente ..se o cara não quer voltar pra india e dai ?...o importante é que ele conheceu por ele mesmo , e não está falando pra gente não ir pra lá..ele está falando dele ..opnião dele ..

guerra , eu to planejando uma volta ao mundo em 2014 , to montando um roteiro ainda , tipo igual ao seu , só que com bastante africa pelo caminho ..

só to esperando melhorar o meu ingles , que é bem basico ...

continue postando , to ansioso ...anda com fé , que a fé não costuma fáia ....boa viagem

  • Membros de Honra
Postado

Eu não tentei agredir nem ofender ninguém, só emiti minha opinião assim como ele emitiu a dele. Isso é um fórum, e não um blog. Sendo assim, se eu discordo de algo eu posso muito bem emitir minha opinião. Se vc der uma volta pelo fórum vai ver relatos de pessoas que desceram o pau em alguma cidade ou país e embaixo várias pessoas replicando o contrário. Nada mais natural e justo, assim quem for ler tem acesso a perspectivas diferentes.

No mais, também estou gostando de ler os relatos aqui, e espero que ele continue postando.

  • Membros de Honra
Postado

Pessoal, vamos acalmar os ânimos, ok?

Esse fórum é feito de opiniões e experiências pessoais, e é justamente essa diversidade que torna o conteúdo interessante

Então não tem porque discutir, as duas opiniões são válidas e interessantes para qualquer um que esteja planejando viajar

Ninguém aqui está certo nem errado, todas as opiniões são muito bem vindas desde que respeitem as regras da comunidade

  • Colaboradores
Postado (editado)

ISRAEL

 

Cheguei em Tel Aviv…. finalmente, depois da Royal Jordanian ter feito um overbooking do meu vôo consegui embarcar no dia seguinte pela manhã.

 

Já na entrada do aeroporto, comecei a ver algumas pessoas sendo "entrevistadas", pelo pessoal da segurança, eu já estava preparado pra isso, pois já tinha lido diversas vezes que a imigração de Israel era chata, eu ainda tinha o plano de não carimbar meu passaporte, para evitar mais complicação quando chegasse em Madrid e também para resguardar a possibilidade de viajar novamente para algum País que não aceitasse o carimbo de Israel.

 

Chegou a minha vez de ser atendido, e ANTES de entregar o passaporte (porque eles carimbam de forma automática) eu expliquei voltaria com a minha família no final do ano para Dubai (mentira…) e que se possível não carimbasse o passaporte, pois tinha lido que a minha entrada seria negada.

 

A mulher falou ahhh sem carimbo então é!…. tá mas porque? além disso vc viaja para outros países, no que você trabalha, quanto tempo vai ficar, vc tem as reservas?, e daí começou uma enxurrada de perguntas, respondi calmamente e ela aceitou não carimbar daí me deu um pedaço de papel com o carimbo e fui pegar a minha mala…. maaaaas no caminho, tinha mais uma barreira, uma outra mulher pegou o meu passaporte e disse senta ali… poxa…. que saco…. já sei tudo de novo!

 

Ela disse Brasileiro? e começou a falar em português comigo!…. dai relaxei e disse nossa que legal falar português com alguém, já faz algum tempo que não falo... e ela perguntou tudo que a outra tinha perguntado e mais um pouco, eu quase que comecei a rir em várias perguntas idiotas, na real eles fazem isso acho mais é pra treinar as técnicas de interrogatório deles, porque não ;e possível tanta pergunta nada a ver, Alôo!! sou BRASILEIRO o país mais pacífico do mundo!

 

Depois que ela acabou ela disse que tinha parentes que moravam no Rio e que já tinha ido ao Brasil antes e perguntou como se falava certo algumas perguntas que eu meio que corrigia tentando entender o que ela falava…

 

Notei que ela ficou com meu pedaço de papel carimbado… voltei e perguntei se isso era normal e se eu não ia precisar daquele papel pra sair do País…. ela disse que não tinha qualquer problema…Ok então, ou seja fiquei com o passaporte total em branco e nem papel com carimbo de entrada eu tinha, já até aluguei carro aqui com meu passaporte "em branco" e tudo certo.

 

Tel Aviv:

 

Depois de sair do aeroporto peguei um trem para Tel Aviv por cerca de 5 dólares, depois um sherut que é uma espécie de taxi coletivo onde ele vai deixando todo mundo pelo caminho o sherut custou uns 2 dólares e depois um taxi, porque sai na estação errada, daí deu mais uns 6 dólares pra chegar ao Hostel.

 

Não esqueça de sempre pedir para os taxistas ligarem o taximetro eles querem dar de malandro com os turistas e combinar um preço fechado, mas é furada, cobram o dobro do preço se for desse jeito.

 

Fiquei no Gordonn inn hostel, a menos de 5 min da praia, este hostel está em um ponto muito bom de Tel Aviv e tem um café da manhã muito bom, na real não ;e caf;e da manhã ;e mais um almoço com saladas, comidas e o principal Hummus!!!!

 

O hummos é um capítulo a parte, nossa adorei essa comida, estou a exatos 7 dias comento TODO o DIA humos e ainda não consegui enjoar disso, já estou dando um jeito de aprender a fazer pois quero comer ainda muito hummos mesmo estando no Brasil. O Hummus é uma espécie de creme que eles comem com tudo, principalmente com pão, ele é feito de gergelim branco, azeite de oliva, limão, grão de bico cozido e mais algumas especiarias tudo bem batido até virar creme, muito bom mesmo esse prato, nos supermercados daqui existem prateleiras inteiras de hummos prontos de vários sabores e qualidades, é um prato nacional.

 

 

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Tel Aviv tem uma praia bem ;legal, um por do sol bonito também, sempre tem gente praticando esportes, jogando raquete de praia e até futvolei, ao lado da praia tem uma ciclovia e é interessante alugar uma bile para ir para old jaffa que é no final da praia, custa 10 dólares e é 2 quadras do hostel para alugar a bicicleta.

 

Old jaffa não tem muito pra ver não, mas é legal ir e tirar algumas fotos, um lugar que gostei bastante de ter ido foi o museu da independência de Israel, o Independence hall, lá eles passam um video e você pode entrar na exata sala onde foi proclamada a independência do país e 8 horas depois começou uma guerra.

 

Foi emocionante ver a guia refletindo sobre o País e sobre o que eles passaram, ela disse que era muito difícil pra eles mandarem os filhos para o exército por 3 anos (homens e mulheres), que as vezes as pessoas chamam os israelenses de um povo frio, mas que na verdade eles tem é que ser fortes para agüentar tudo que agüentaram até hoje, e depois de tanta luta até hoje não podem dizer que atingiram a paz.

 

Me senti muito seguro em Israel, foi engraçado quando fui alugar o carro e o Israelense da locadora disse pra mim que o Brasil era muito perigoso, que um amigo dele foi par o Rio e foi assaltado e quase esfaqueado por lá, ou seja eu com medo de Israel e ele com medo do Brasil…. vai entender.

 

As estradas são muito boas e sem buracos, tudo é perto já que o país todo tem 400Km de extensão, Tel Aviv Jerusalém vc faz em menos de 1 hora de carro e eles tem tours diários a partir de Tel Aviv pra tudo que é lugar do norte.

 

Fiquei 4 dias em Tel Aviv, 3 na verdade, pois 1 dia inteiro fiz um tour pelo hostel para masada e mar morto, esse tour saiu por 99 dólares.

 

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Saindo de tel aviv aprendi como tirar fotos diferentes com outros viajantes, tem um tipo que é bem legal e vcs deveriam tentar! seguinte: coloca a velocidade de disparo da câmera bem lenta, tipo uns 15 segundos, tem que estar bem escuro no fundo, na noite mesmo….daí pega uma lanterna e você pode escrever na foto…. muito legal, ou ainda se outra pessoa tiver outra câmera e disparar o flash em você em dois lugares da foto existirão 2 de vc na mesma foto, vc pode por exemplo jogar uma bola pra vc mesmo ou lutar consigo mesmo, etc… muito locas essas fotos!

 

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Massada e Mar Morto:

 

É sem dúvida um dos passeios mais recomendados para se fazer em Israel, nossa que lugares incríveis de se conhecer.

 

Massada foi construída por Heródes para se proteger, eis que muitos não gostavam muito dele não, fica no alto de uma montanha do deserto e é um monumento muito belo, mesmo no calor do deserto possuía um sistema de cisternas para coletar a água com mais de 40.000 metros cúbicos, na época tinha até piscina….

 

Depois em outra época existe ainda outra história sobre maçada que virou até filme, pois quando os romanos estavam conquistando a região os judeus remanescentes se refugiaram em masada, os romanos então fizeram uma rampa até o topo e conseguiram destruir o portão da cidade onde os judeus remanescentes se escondiam.

 

Deixaram para entrar na cidade no outro dia e todos os judeus tinham se suicidado, pois preferiam morrer a virar escravos. Logo este lugar é também um símbolo da resistência dos judeus.

 

No mar morto tirei aquela famosa foto lendo o jornal boiando na água, leve uma havaianas ou outra sandália, pois os cristais de sal no fundo são como navalhas e cortam facilmente os pés, na beira do mar não tem areia os grãos de areia são na verdade grãos de sal!

 

No spa do mar morto que é bem próximo de Masada ainda tem banho de lama e banho com águas sulfurosas, dizem que faz muito bem pra saúde, mas tanto no mar morto quanto nessas águas não pode ficar muito tempo….

 

Aconteceu algo bem engraçado…. quando estava saindo do mar um alemão do grupo perguntou se a minha bunda não estava doendo? como assim parcero?! eheheheh realmente se ficar muito tempo os "orifícios" começam a doer, não sei se é por causa da salinidade da água ou pela química do mar…. o gosto da água também não é salgado como se poderia pensar, tem na verdade um gosto mais sulfuroso e não é nada bom. Aliás as águas sulfurosas do spa cheiram a peido, deve ser algo relacionado com enxofre sei lá.

 

 

Esses caras me mostraram ainda umas fotos e uns vídeos de quando eles foram no mar morto e advinha só? eles levaram tequila e limão pra beber com o sal do mar morto! são uns doentes! eheheheh

 

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p1070947.jpg Essas pedras foram usadas no suicídio coletivo

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Cesária, Haifa e Nazareth:

 

Decidi alugar um carro por 3 dias para conhecer a parte norte de Israel, pois desta forma poderia parar nos locais que tivesse interesse sem a correria de grupos fechados, isso realmente foi uma excelente idéia, ainda mais porque aluguei com GPS e é só colocar os pontos de interesse e ir conhecer sem stress.

 

As estradas são muito boas e tudo que é lugar no norte vc chega em cerca de 1 hora de viagem…. super tranqüilo. Aluguei o carro da sixt rent a car, deu menos de U$$ 100,00 pelos 3 dias, com seguro, pegando em tel aviv e devolvendo em Jerusalém… achei um bom preço. Não me exigiram a carteira internacional, a Brasileira mesmo já serviu.

 

No Norte comecei por Cesária que é uma cidade onde pode-se ver ruínas do tempo dos romanos, um teatro romano, o porto e um aqueduto…. em cerca de 2 horas conheci esses lugares e já parti para Haifa.

 

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Em Haifa só tem uma coisa que acho que realmente vale a pena conhecer que são os jardins, são muito grandes e bem cuidados, eles chamam de Ba'hal gardens, no mais é só uma cidade industrial sem muitos outros atrativos. Tinha um casamento acontecendo por lá, encontrei um grupo de brasileiros e eles estavam fazendo a maior festa junto com os noivos.

 

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Depois fui a Nazaré (Narareth):

 

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Para chegar na cidade antiga o trânsito é bem complicado e para chegar no Hostel (falzar inn) é ainda mais complicado, pois as ruas são muito estreitas e um mínimo erro e vc já arranhou o carro, consegui com muita dificuldade estacionar próximo do albergue.

 

O Albergue em uma primeira impressão parece ser meio sinistro pelo lado de fora, e a vizinhança também parece ser sinistra, mas depois que você entra no hostel vê que aquele lugar hospeda pessoas a mais de 200 anos, ele tem apenas o estilo antigo, mas possui um excelente atendimento, limpeza, aquecimento nos quartos, armários, chuveiro muito bom e excelente café da manhã, gostei muito desse hostel, porque é bem diferente dos outros, inclui até mesmo free tours pela cidade.

 

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Nazaré você consegue conhecer em 1 dia tranqüilo, pois os pontos principais você conhece caminhando cerca de 15 minutos apenas. Os principais pontos que fui foram a igreja da anunciação que foi construída em cima do ponto onde vivia Maria, foi também em Nazareth que Jesus viveu grande parte de sua vida.

 

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Esta mensagem de Madre Teresa de Calcutá é interessante: O fruto do silêncio é a reza, o fruto da reza é a fé, o fruto da fé é o amor, o fruto do amor é o servir, o fruto do servir é a paz.

 

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Existe também a fonte de Maria, uma antiga Igreja ortodoxa grega e mais um monte de locais, mais achei estes os principais, também em Nazareth tem o monte Precipice (acho que é monte vesúvio) que é um monte onde Jesus no início de suas pregações pulou ou foi atirado pelos que não acreditavam que ele era o messias, (não sei se é bem isso, desculpem a ignorância) é um local bem legal de visitar com uma ótima vista da cidade. Pensei ainda em conhecer a Vila de Nazareth, mas depois descobri que são somente atores que simulam o jeito que se vivia na época de Jesus, você paga a entrada e pode ter uma idéia de como era na época, acabei não indo neste local.

 

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Dormi em Nazaré apenas uma noite, recomendo um restaurante muito bom, peça a entrada com Hummus (é claro!) este foi um dos melhores que já comi, por cerca de 10 dólares e é bem servido, dá pra dois comerem tranqüilo, este local fica logo ao lado da igreja grega ortodoxa e ao lado da fonte de Maria.

 

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No outro dia decidi ir para Akko e Tiberias:

 

Cheguei em Akko pela tarde e gostei muito da cidade, lá é uma cidade com mais de 5.000 anos de história, vale muito a pena visitar a cidade antiga, com os túneis subterrâneos usados pelos templários, com castelos muito antigos, não deixe de ir também na Citatel, lá você tem uma visita guiada e é um local muito preservado, foi usado pelos cruzados para curar os feridos, tem túneis subterrâneos bem legais também, um dos túneis foi descoberto a bem pouco tempo quando uma habitante reclamou para a prefeitura sobre um vazamento de água. É uma cidade com tanta história, tem muros lindos, um por do sol fascinante também. No livro do Lonely Planet diz que se você for a Akko primeiro para ver as ruínas não irá gostar tanto das outras como as de Cesária por exemplo.

 

p1080597.jpg Túneis subterrâneos usados pelos templários

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p1080651t.jpg Banho turco

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p1080694p.jpg Citatel

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Tibérias está localizada bem ao lado do Mar da Galiléia, onde Jesus supostamente andou sobre as águas, a vista antes de chegar na cidade é muito bonita, tem uma calçada ao lado do porto bem legal de andar, mas era o sábado…. então estava tudo fechado e não tinha muito para se fazer…. o meu plano era ir ao rio jordão no outro dia…Próximo a tibérias ainda conheci o local/igreja onde Jesus multiplicou os pa˜es.

 

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p1090114.jpg Mar da Galiléia

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p1080825.jpg Igreja onde Jesus multiplicou os pães

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Santa ceia Holywoodiana no Hostel de Tibérias

 

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Acabei conhecendo no Hostel 2 ingleses perdidos por lá, eu disse que estava com um carro alugado e sem muitos planos para o outro dia, eles disseram que estavam pretendendo ir ainda mais para o norte de Israel, na fronteira com a Síria, em Golan Higths, me mostraram umas fotos de algumas cachoeiras do local e de um antigo posto de espionagem onde se podia ver a Síria, a Jordânia, Israel e até Bagdá!, também, realmente me pareceu muito lindo o local, teria mais gente para dividir a gasolina e aquilo me cheirava a aventura…. então…. bora conhecer!!!

 

No caminho começamos a olhar melhor o mapa e não tinha NINGUÉM na estrada…., começamos a olhar as paisagens com casas cheias de furos de balas, cercas de arame farpado, passamos por alguns tanques com soldados ao lado da rodovia e começamos a ficar preocupados, pois qualquer entrada errada e estaríamos na Síria, o que no meio do conflito que está acontecendo e os caras com carimbos de Israel no passaporte não seria nada bom!

 

Vimos mais uma vez no mapa e estávamos a apenas 10 Km de uma zona de desmilitarização, tinham placas dizendo para não entrar nos campos ao lado da rodovia pois eram campos minados! NEste momento comecei a pensar se talvez não estivesse indo longe demais com dois ingleses malucos que nunca tinha visto na vida, na fronteira com a Síria, etc…

 

Confiamos no Gps, pegamos alguns retornos e chegamos no ponto antigo de espionagem no alto de uma montanha, ficamos bem mais tranqüilos quando vimos outros turistas lá por cima, lá vc pode entrar nos bunkers, o dia não estava muito claro mas tivemos a oportunidade de ver a Síria que estava a menos de 10 Km de distância.

 

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Depois fomos nas cachoeiras da reserva natural de Banias, lá existem também outras ruínas ainda mais antigas onde sacrificavam as pessoas para o deus Pan e Nemessis.

 

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Os ingleses ainda queriam experimentar o vinho dos vinhedos próximos, daí rumamos para os vales dos vinhedos, como era sábado estava tudo fechado, acabamos parando em um hostel em Ruckenstein chamado safed inn (http://www.safedinn.com), estava bem frio, tivemos uma grata surpresa quando vimos que existia um grande ofurô no meio do pátio, pegamos uns roupões e com uns 10 graus na nossa volta curtimos o ofurô tomando uma cerveja e conversando sobre o dia…. incrível experiência.

 

Ahh esqueci um detalhe, a mulher do hostel era meio grossa e não tratou a gente muito bem, de início nos levou ao quarto e a primeira coisa que disse foi, esse quarto é muito bom, tem aquecimento, boas camas, vidros a prova de balas, cortinas metálicas, e….. opa… pêra aí…. como assim?! que P** é essa?, daí ela disse que em 2006 durante a guerra ela se refugiou com toda a família e até o cachorro nesse pequeno quarto e colocou todas essas 'seguranças' no quarto.

 

 

Amanhã é o último dia com o carro, pretendo rumar para o rio jordão para ver os batismos que acontecem nele, derrepente até eu me batizo também!, também vamos nos vinhedos que estarão abertos, irei deixar os ingleses em nazareth e eu seguirei para Jerusalém para devolver o carro, pois lá dá para andar apé mesmo.

 

 

Saimos do hostel com vidros a prova de balas e os ingleses queriam passar nos vinhedos da região para provar vinho e queijo, passamos rapidamente por um desses locais e realmente o queijo e o vinho produzidos na parte norte de Israel são muito saborosos.

 

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Fui no ponto de batismo do rio jordão, logo abaixo de tibérias, o local é chamado Yadernit, milhares de pessoas se batizam neste local, a pouco tempo o local tinha sido interditado por causa da poluição do rio, mas parece que as atividades estão correndo normalmente agora, chegando lá tive a sorte de encontrar um pastor Brasileiro, ele perguntou se eu gostaria de entrar no rio e ser batizado, pensei por que não? e fui batizado no rio!

 

A água é bem fria e eles já tem tudo pronto, vc aluga a roupa e pode usar as instalações por U$$ 10,00, e eles te dão até um certificado de batismo (o que já acho que é mercantilizar demais…)…. é como o pastor falou na hora, essas coisas não valem nada (ele disse até que era contra o certificado, e quero deixar bem claro que o pastor não me cobrou nada pelo batismo, eu é que quis alugar a roupa lá pois não tinha na hora), o que vale é o simbolismo do batismo, pois até aquele momento Jesus ainda não tinha realizados os milagres ou começado a sua missão, a intenção daquele momento, segundo o pastor, é abrir o coração do batizado assim como aconteceu com Jesus.

 

 

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Devolvi o carro em Jerusalém e a locadora é uma zona…. o sistema estava fora do ar e o cara disse sim sim tá tudo certo pode ir embora!, como assim? e o meu recibo? e algum papel dizendo que está tudo tranqüilo com o carro e que vão liberar a pré-autorização de U$$ 1.500,00 do meu cartão? o cara pegou um pedaço de papel e escreveu que eu tinha pago o valor da locação, assinou e colocou um carimbo…. sai dali meio mal e meio com medo de dar alguma coisa errada, dai voltei peguei eu um pedaço de papel e escrevi tudo que eu queria e disse pro cara bom assina esse papel aqui também que daí eu vou ficar tranqüilo… ele assinou então a princípio tudo bem.

 

 

Jerusalém:

 

Não aconselho alugar carro pra Jerusalém, pois o trânsito é ruim, não tem lugar pra estacionar e a Old city dá pra fazer toda apé tranqüilo, partem tours para Belém todo o dia e dá também pra pegar ônibus para o mar morto e tudo que é lugar…

 

Estou hospedado no hostel New Palm Hostel, ele fica bem em frente a Damascus Gate, que uma das entradas para a Old city, o hostel é bom, tem internet liberada e é bem barato, cerca de U$$ 15,00 por dia.

 

Fiz um free tour pela cidade, existem vários desses tours onde você dá apenas uma gorjeta no final para o guia, foi muito legal, ele nos mostrou as 4 divisões da cidade, e vários pontos interessantes, fomos na via dolorosa, no muro das lamentações, também fui na igreja do santo sepulcro onde Jesus foi crucificado.

 

Para fazer um desses free tours é só ir no centro de informações da old Jerusalém, fica bem em frente a Jaffa Gate, lá você encontra mapas, informações, esses tours, e mais um monte de coisa legal tudo de graça!

 

Acabei mudando os meus planos para Israel, vou ficar menos tempo em Eilat (tinha programado 7 dias) e ficar mais em Jerusalém, pois esta cidade tem tanta história e coisas para conhecer que em 4 dias apenas comecei a arranhar a superfície.

 

Ainda quero ir no Museu do holocausto que dizem que é muito bom, em Belém também, porém andei lendo que como Belém está no território palestino, no West Bank seria melhor ir lá com um grupo, perguntei na central de turismo e a mulher falou que era tranqüilo ir sozinho de ônibus também, mas que para ir nos diferentes pontos de lá era bom pegar um taxi, mas ter que lidar com os taxistas no West Bank deve ser um saco, eles tem aquela cultura da enganação, tipo dizem um preço e cobram outro, etc, etc.

 

Algumas fotos do início de Jerusalem:

 

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Jovens, garotas e garotos com mochilas escolares e metralhadoras M16, até com lança granada…

 

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Igreja do Santo sepulcro, local onde Jesus Cristo foi crucificado:

 

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p1090332f.jpg Falafel ao lado do hostel, 2 dólares…

p1090344h.jpg O ponto de informações ao turista é muito bom!

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p1090365.jpg Diferentes estilos de burca….mulher tem vaidade em qualquer cultura não adianta! eheheh

p1090394p.jpg Muro das lamentações

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p1090415.jpg Dome de ouro ao lado do muro das lamentações

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p1090454y.jpg Monumento de David

Editado por Visitante
  • Colaboradores
Postado

Ótimo relato, Parabéns Guerra

 

To aproveitando varias dicas aqui, e curtindo as fotos tbm. Sensacional.

 

 

Sobre O Nepal, Kathmandu, fica muito longe do Everest? Oferecem Trekking por lá? não ficou com vontade de subir até o acampamento Base não ? rs

 

 

 

Abraços.. e Boa Viagem !

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