Ir para conteúdo

Roteiro - Valores - Quero opinião de vocês!

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Bom dia galera! Como estão?

Esse é meu primeiro post aqui... Bem, meu sonho da minha vidinha é conhecer Roma! Inicialmente, pensei em fazer um mochilão de 30 dias com uns 5/6 países, para aproveitar a ida à Europa, porém, percebi que isso me faria ter muitos carimbos e ver pouca coisa kkk

Estou querendo ir em Abril/2020 (o que acham dessa época?)

Atualmente, meu roteiro está mais ou menos:

4 dias inteiros em Roma

3 dias inteiros em Florença

1 dia em Veneza (não tenho muita vontade de conhecer Veneza, então, acho que 1 dia seria suficiente para ver o básico)

1 dia em Milão (o mesmo de Veneza)

Depois, penso em ir de Milão para Porto (Portugal), ainda não decidi quantos dias, talvez dois.

E de Porto, para Lisboa, onde estou programando de 4 a 5 dias para conhecer, pesquisei muito e vi diversos pontos legais para conhecer.

Pretendo me hospedar em hostels, comprar os ingressos para as atrações principais pelo cartão de crédito, antes de sair do Brasil.

Tirando o valor das passagens , vocês que tem experiência, quanto mais ou menos eu gastaria nesses dias de viagem?

Eu queria aumentar e acrescentar um país (Talvez Espanha), mas queria manter a viagem em um valor de no máximo 15mil.

Dicas? Sugestões?

Estou muito animada! Aguardo e agradeço

• Membros
Postado

Olá, seja bem vinda.

10 horas atrás, Jess LC disse:

Estou querendo ir em Abril/2020 (o que acham dessa época?)

Esta época é uma grande incógnita, pois como é mudança de estação, do inverno para primavera, o clima é bem imprevisível,  você pode pegar temperaturas entre 10ºC e 20ºC, mas também pode pegar temperaturas próximo de 0ºC se tiver o azar de pegar uma frente-fria atrasada.

1 dia em Veneza (não tenho muita vontade de conhecer Veneza, então, acho que 1 dia seria suficiente para ver o básico)

1 dia em Milão (o mesmo de Veneza)

Milão é um local meio sem graça, principalmente depois de você já ter passado por Roma, Florença e Veneza, então já que você mesma falou que não tem muito interesse em Milão, corte de vez do roteiro, ir a Milão só vai servir para você perder tempo e dinheiro.

Veneza é relativamente compacta, em 1 dia dá para ver quase tudo com certa calma, mas mesmo assim eu alocaria 2 dias em Veneza, o primeiro dia para visitar a cidade, e o segundo para ser usado como deslocamento até Portugal.

Tirando o valor das passagens , vocês que tem experiência, quanto mais ou menos eu gastaria nesses dias de viagem?

Quanto que você vai gastar depende muito das escolhas que você fará lá na hora, como por exemplo onde e o que vai comer, quais passeios vai fazer, onde vai ficar hospedada, etc..

Mas o pessoal aqui costuma planejar as viagens considerando uma média de gastos de uns 60 a 70 euros por dia, incluindo neste valor hospedagem em hostel, ao menos uma refeição decente por dia, metrô dentro da cidade, e 1 ou 2 passeios pagos por dia.

Baladas e vida noturna, são fora deste valor de 60 euros por dia.

Multiplicando 60 euros por 15 dias, daria em torno de 900 Euros, o que convertendo pela cotação de hoje do euro que está em R$ 4.60 depois de impostos e taxas, daria em torno de R$ 4.200

Passagens locais entre as cidades lá na Europa devem he custar uns 120 a 150 euros, ou R$ 700 arredondando para cima.

Alem disto tem seguro obrigatório, passaporte, comprar mala/mochila se você não tiver, comprar roupas para o frio caso não tenha, comprar alguma outra coisa que você precise, etc...  Nestas outras coisinhas vai facilmente uns R$ 1.000 se tiver que comprar muitas coisas.

Então somando tudo, 15 dias na Itália e Portugal devem lhe custar algo próximo de R$ 6.000, fora as passagens Brasil x Europa x Brasil, que devem lhe custar algo entre R$ 2.000 e R$ 3.000.

Ou seja, eu veria uma viagem de 15 dias entre Portugal e Italia custando algo na faixa de 8 a 9 mil reais no total com as passagens.

Eu queria aumentar e acrescentar um país (Talvez Espanha), mas queria manter a viagem em um valor de no máximo 15mil.

Não esqueça que imprevistos acontecem, como por exemplo você pegar um resfriado e ter que gastar um monte de dinheiro na farmácia, se distrair e acabar perdendo e trem que você reservou antecipadamente por 20 euros, e ter que comprar uma nova passagem de 60 euros lá na hora, etc...

Pessoalmente eu sempre recomendo reservar uns R$ 1.000 para estes imprevistos.

O que em teoria, partindo que o limite máximo seria 15 mil reais, lhe deixaria uma folga de uns R$ 5.000 ou 1.000 euros para gastar na Espanha.

Considerando uma média de gastos de 60 ou 70 euros por dia, 3 ou 4 dias em Barcelona, 3 dias em Madrid, 7 dias na Espanha  lhe custariam uns 420 euros, e mais uns 80 euros de passagens, fechado em 500 Euros.

Ou seja, na minha opinião é sim possível incluir 7 dias na Espanha sem que o orçamento fique muito apertado.

Claro, 60 euros por dia não é um orçamento folgado, onde dê para sair gastando sem pensar, mas se for consciente na escolha de onde gastar o seu dinheiro, dá sim para passar relativamente bem sem passar aperto com 60 euros na Itália, Espanha e Portugal. 

comprar os ingressos para as atrações principais pelo cartão de crédito, antes de sair do Brasil

Ai está um erro que a maioria das pessoas comete, acham que comprar todos os ingressos antecipadamente sempre vai ser um bom negócio, por que vai evitar filas, mas as pessoas esquecem que o clima pode não colaborar com os seus planos.

E se você engessar demais o seu roteiro com muitos ingresso comprados antecipadamente, você pode acabar tendo que encarrar a visita ao Coliseu e Fórum ou Pisa debaixo de chuva e frio, se molhar todo, e acabar pegando uma pneumonia e estragar todo o resto da viagem.

E no único dia de sol da sua viagem, você pode acabar nem vendo o sol, por que comprou ingresso para o Museu Capitolini, Galeria Uffizi, Vaticano, etc, e passou o dia inteiro enfurnado lá dentro de um museu. 

Ou seja, comprando muitos ingressos antecipadamente, você pode acabar evitando algumas filas, mas a sua viagem pode literalmente ser uma merda se o clima resolver não colaborar.

No verão não tem tanto problema comprar antecipado, pois quando chove, é uma chuva rápida e 1h depois tem sol, mas no inverno, inclusive Abril, é comum chover 1 ou 2 dias seguidos praticamente sem parar, não é uma chuva forte, mas sim uma chuva fina e intermitente, que lhe deixa todo molhado e congelado até os ossos do mesmo jeito.

Então viajando nesta época do ano, pessoalmente eu evitaria comprar muitos ingressos antecipadamente, compraria antecipado somente aqueles onde realmente fosse necessário, afinal de contas eu ainda acho melhor perder meia-hora numa fila, do que ter uma viagem horrível por que o clima resolveu não colaborar comigo.

As únicas atrações em que realmente precisa comprar ingresso antecipado nestas cidades seriam para ver a Last Supper (A Última Ceia) em Milão e para a Galleria Borghese em Roma.

Atrações onde talvez eu comprasse antecipado seriam a Galleria Uffizi em Florença, e o Museu do Vaticano em Roma, por que as filas as vezes levam 45 minutos. 

Mas viajando em abril, na baixa temporada, acho que eu acabaria deixando para comprar lá na hora, para ajustar a programação de acordo com clima do dia, mesmo que custe algum tempo numa fila.

• Amei! 2
  • Membros de Honra
Postado

Só para levantar o questionamento, se você não tem tanta vontade de conhecer Milão e Veneza, porque colocou no roteiro? Não se sinta na obrigação de ir só porque a maioria das pessoas vai. Você vai perder tempo de deslocamento e gastar dinheiro, em vez de investir em outro lugar que te interesse mais...

• Amei! 2
  • Membros
Postado
Em 27/07/2019 em 19:52, poiuy disse:

Esta época é uma grande incógnita, pois como é mudança de estação, do inverno para primavera, o clima é bem imprevisível,  você pode pegar temperaturas entre 10ºC e 20ºC, mas também pode pegar temperaturas próximo de 0ºC se tiver o azar de pegar uma frente-fria atrasada.

Entendi!
Estou bastante em dúvida sobre esse período... Algumas pessoas já me indicaram, mas não queria pegar dias e dias de chuva.

Veneza é relativamente compacta, em 1 dia dá para ver quase tudo com certa calma, mas mesmo assim eu alocaria 2 dias em Veneza, o primeiro dia para visitar a cidade, e o segundo para ser usado como deslocamento até Portugal.

Não havia percebido que dava para ir de Veneza para Portugal. Vou adotar e já alterar isso em meu roteiro!

Obrigada!

Ou seja, eu veria uma viagem de 15 dias entre Portugal e Italia custando algo na faixa de 8 a 9 mil reais no total com as passagens.

Ótimo! Obrigada.

Eu estava imaginando que o mínimo eram 100 euros por dia...

Não tenho pretenção de vida noturna, nem compras, sou bastante economica então acredito que se fazem mochilões considerando 70 euros por dia, eu consigo também!

Ou seja, na minha opinião é sim possível incluir 7 dias na Espanha sem que o orçamento fique muito apertado.

Vou considerar e pesquisar preços, para tentar encaixar!

Ai está um erro que a maioria das pessoas comete, acham que comprar todos os ingressos antecipadamente sempre vai ser um bom negócio, por que vai evitar filas, mas as pessoas esquecem que o clima pode não colaborar com os seus planos

Aqui está a parte que você mais me ajudou! Vi muita gente falando para comprar tudo antes, então eu já havia colocado na minha cabeça que ia sair com TODOS os passeios comprados do Brasil.
Não havia pensado nos imprevistos, igual você citou.

Obrigada por todas as respostas! Sensacionais!

• Membros
Postado
19 horas atrás, samanthavasques disse:

Só para levantar o questionamento, se você não tem tanta vontade de conhecer Milão e Veneza, porque colocou no roteiro? Não se sinta na obrigação de ir só porque a maioria das pessoas vai. Você vai perder tempo de deslocamento e gastar dinheiro, em vez de investir em outro lugar que te interesse mais...

Então, Milão eu havia encaixado como deslocamento para Portugal.

Veneza, eu tenho vontade de ver sim, não é AQUELA vontade, como ir para Roma ou Florença, por isso, pesquisei os pontos de interesse e percebi que um dia seria suficiente para mim visitar essa cidade, aproveitando que eu já estou na Italia, acredito que um dia de visita seria satisfatório para mim.

Diferente de Milão, que imaginei como ponto apenas de deslocamento. Como o poiuy sugeriu já, irei tirar Milão e diminuir esse deslocamento, acrescentando o dia que eu perderia ali em outro local de maior interesse meu.

Obrigada!

• Membros
Postado
6 horas atrás, Jess LC disse:

Estou bastante em dúvida sobre esse período... Algumas pessoas já me indicaram, mas não queria pegar dias e dias de chuva

É meio questão de sorte, você pode pegar 2 semanas de sol e clima ótimo, mas também pode pegar 1 ou 2 dias de chuva sem parar.

A primeira vez que fui a Itália, foi durante o mês de Abril, dos 4 dias que fiquei em Roma, 3 foram de sol, e 1 dia choveu sem parar o dia inteiro.

Mas não foi um dia perdido, comprei um guarda-chuva e chamei um táxi, neste dia aproveitei para visitar o do Vaticano e o Museu Capitolini que não estava na minha lista de prioridades.

Ou seja, 1 ou 2 dias de chuva não estragam a viagem, desde que você tenha um plano B com coisas para ver e fazer nestes dias, sempre fique de olho na previsão do tempo para os próximos dias, assim dá para adiantar algum passeio que dependa de clima bom e deixar aqueles em locais fechados para os dias que a previsão do tempo falar que pode chover.

Depois de Roma fui para Florença, peguei 3 dias de sol, e terminei em Veneza, o primeiro dia foi de sol e o segundo amanhei nublado, ainda deu para fazer um passeio de manhã, mas quando eu estava indo para o aeroporto depois do almoço, começou a chover.  

Forum em Roma num dia de sol

SAM_4022.jpg.e17c5621787845e68c0138f9c8dde246.jpg

Museu do Vaticano e Basilica de Laterano no dia que choveu
SAM_3795.jpg.f84e03ae73caefb36ecd918c4852ae9f.jpgSAM_3762.jpg.3190dd4884e496f57bcd5ae0f8ea23a3.jpg

Florença

SAM_4121.jpg.371571ca65ee664c2a67be2fa0cdf775.jpg

Veneza
SAM_4246.jpg.864009d7e03a21ae28907a4fc632b39e.jpg

6 horas atrás, Jess LC disse:

Eu estava imaginando que o mínimo eram 100 euros por dia...

Gastar 100 euros por dia é muito fácil, eu mesmo quando viajo faço um orçamento de 80 a 100 euros por dia.

Mas eu já não tenho muita paciência para ficar em quarto coletivo de hostel, estou preferindo quarto privativo, e também não abro mão de ir num barzinho ou pub no final da tarde tomar uma cerveja, vinho e beliscar algo.

Um orçamento de 60 euros é para ficar hospedado em hostel, dividindo quarto com 4 ou 5 pessoas, se fizer questão de quarto privativo, já é melhor trabalhar com uma média de uns 80 Euros no mínimo.

• Colaboradores
Postado

Cuidado com excessos de deslocamentos no roteiro. Essa coisa de ficar 01 dia aqui.. 02 dias ali... rouba um tempo enorme da sua viagem, consome dinheiro, além de lhe trazer um desgaste física porque de 02 em 02 dias estará fazendo uma viagem dentro da viagem maior (arruma mala, se desloca com peso para estação/aeroporto... etc, etc, etc). 

Observe também que a coisa não funciona da forma que muitas pessoas imaginam: "Saio de Roma 6 da manha... 7 estou em Veneza e aproveito o dia inteiro na cidade".

Para sair de Roma 6 da manha, você acorda as 03:00 da madrugada para chegar no aeroporto as 04:00... Se o voo não atrasar, as 7 você aterriza em Veneza... tem todo procedimento de taxiamento da aeronave, desembarque, deslocamento ate a sala de bagagens, recolha das bagagens, saída do aeroporto, novo deslocamento até o centro de Veneza e por fim esperar o horário de check in da sua nova hospedagem! ... E aí vai ter gás para turistar? Quanto tempo vai lhe sobrar? No outro dia nova rotina dessas?

Uma maratona dessas a cada dois ou três  dias, durante 30 dias,  é algo absurdo. Mesmo porque deve considerar que estará fora dos seus hábitos alimentares normais... esforçando-se para se comunicar em um idioma que não é o seu ... se for ficar em hostel, dividindo quarto com estranho e nem sempre as noites são bem dormidas... 

Acho que você tem um bom orçamento para fazer uma viagem maravilhosa. Sem precisar usar cartão de credito (esse leva para emergências). Conseguindo passagens ida e volta por R$ 3.000,00 (se ficar monitorando desde agora... vai rolar), te sobram R$ 12.000,00 (2.600,00 €). Ai você teria opções: 15 dias se hospedando em hotel e com uma bela folga (principalmente considerando que Itália, Portugal e Espanha não são países muito caros); 20 dias ficando em hosteis de boa qualidade e com uma bela folga para curtir, 25 dias em hosteis sobrando  uma média de 70-80 €... Poderia ainda mesclar inicia sua viagem ficando em hostel, lá pela segunda semana fica num hotel uns 5-10 dias para quebrar o cansaço... ou ainda nas cidades mais caras fica no hostel e nas mais baratas em hotel... enfim, você tem opções para viajar tranquila!

Lembre-se que os dias de deslocamento entre as cidades são meio ou completamente perdidos... evita isso de 02 dias ou 01 dia em uma cidade!! A minha formula é a seguinte: 20 dias... escolho 4 cidades para fazer de base... Por exemplo Lisboa, Barcelona, Roma e Amsterdam. Daí você pensa: Tudo isso em Lisboa, 05 dias em Lisboa??? Em dois ou três dias você mata Lisboa... nos outros você aproveita para visitar Sintra, Cascais, Obidos, Fatima - Tudo no esquema de day trip (sai de manha cedinho para uma cidade próxima... retorna para a cidade base lá pelas 21:00-22:00) .... e por ai vai...

Para te dar a receita completa de uma boa trip, eu ainda faço um segundo ajuste: As minhas cidades base ficam próximas uma das outras... para que me desloque entre elas de trem em trajetos de no máximo 4 horas... talvez ponha um deslocamento aéreo se tiver muito afim de conhecer um determinado lugar.... isso otimiza seu tempo livre para passeios, seus custos, seu desgaste... Por exemplo: Paris, Bélgica, Amsterdam e Londres...um roteiro mega otimizado com tudo pertinho...tudo de trem... tudo rápido... , onde você em 20 dias conhece umas 8 cidades... Outro exemplo Barcelona subindo Cote D'Azur... Berlin descendo para Praga, Polônia, Budapeste... 

Eu ofereço o serviço de elaboração de roteiros personalizados para Europa, se tiver interesse de uma olhadinha aqui: https://naviagemdeviajar.com.br/roteiros-de-viagem-personalizados-b-como-funciona/  , estamos inclusive com promoções para 2020.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

O clima da Itália, Portugal e Espanha em Abril é bem agradável, não faz frio (10 graus ou menos) e nem vai estar muito quente, na primavera não costuma chover consecutivo, e se chove de manhã de tarde fica limpo, isso no âmbito geral, já que tempo é imprevisível.

De custo, 70 euros diários é bem viável, quando eu era mais novo ficava em quartos compartilhados e comia em locais até decentes (evito fast food) e conseguia fazer uma média de 60 euros, mas depois a idade, como o Poiuy, eu tenho preferência pra quarto privado, que encarece uns 20 ou 30 euros.

• Amei! 1
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Postado
Em 31/07/2019 em 18:29, Rafael_Salvador disse:

Para sair de Roma 6 da manha, você acorda as 03:00 da madrugada para chegar no aeroporto as 04:00... Se o voo não atrasar, as 7 você aterriza em Veneza... tem todo procedimento de taxiamento da aeronave, desembarque, deslocamento ate a sala de bagagens, recolha das bagagens, saída do aeroporto, novo deslocamento até o centro de Veneza e por fim esperar o horário de check in da sua nova hospedagem! ... E aí vai ter gás para turistar? Quanto tempo vai lhe sobrar? No outro dia nova rotina dessas?

Estava pensando em sair de Florença -> Veneza via Trem... E acrescentei um dia a mais, tirando Milão. Acho que é o unico deslocamento mais "curto" da minha viagem, pois estou pensando em 4 dias INTEIROS em ROMA, desconsiderando chegada e deslocamento. 3 dias INTEIROS em Florença... E agora, 1 dia inteiro em Veneza e o outro para deslocamento para Portugal... 2/3 dias INTEIROS em Porto e uns 5 dias inteiros em Lisboa**

Não estou considerando os dias de deslocamento... Sei que preciso "aproveitar" a cidade... 

Ainda assim, seria pouco?

Inclusive, ainda não estou acrescentando Espanha no Roteiro, ou seja, são 15 dias para esses dois países...

Acho que você tem um bom orçamento para fazer uma viagem maravilhosa. Sem precisar usar cartão de credito (esse leva para emergências). Conseguindo passagens ida e volta por R$ 3.000,00 (se ficar monitorando desde agora... vai rolar), te sobram R$ 12.000,00 (2.600,00 €). Ai você teria opções: 15 dias se hospedando em hotel e com uma bela folga (principalmente considerando que Itália, Portugal e Espanha não são países muito caros); 20 dias ficando em hosteis de boa qualidade e com uma bela folga para curtir, 25 dias em hosteis sobrando  uma média de 70-80 €... Poderia ainda mesclar inicia sua viagem ficando em hostel, lá pela segunda semana fica num hotel uns 5-10 dias para quebrar o cansaço... ou ainda nas cidades mais caras fica no hostel e nas mais baratas em hotel... enfim, você tem opções para viajar tranquila!

Interessante esses pontos... Estou dando uma olhada em hoteis e realmente encontrei alguns que poderiam fazer parte... Achei os valores em Portugal muito bons mesmo.
Obrigada pelas dicas.

Eu ofereço o serviço de elaboração de roteiros personalizados para Europa, se tiver interesse de uma olhadinha aqui: https://naviagemdeviajar.com.br/roteiros-de-viagem-personalizados-b-como-funciona/  , estamos inclusive com promoções para 2020.

Darei uma olhada! Obrigada

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...