Membros Este é um post popular. henriquefarage Postado Julho 11, 2019 Membros Este é um post popular. Compartilhar Postado Julho 11, 2019 Olá, Pessoal. Pra quem não sabe eu trabalho em uma agência de turismo em Cusco e recebo muitos brasileiros e estou criando este post aqui para relatar um grave e desconhecido problema que um dos meus clientes viveu aqui na última semana. Vou resumir bem para que fique registrada esta dica que é muito importante a todos que pretendem viajar a Cusco ou a qualquer outra cidade que está muito acima do mar. Peço para a moderação que mova o tópico para outra seção caso seja mais adequada. No segundo dia após a chegada o grupo (uma família) cancelou o tour que tinham agendado porque um deles sentia dores muito fortes na "barriga". Como foi piorando ao longo do dia eles buscaram uma clínica conveniada com o seguro que eles tinham. No dia seguinte, cancelaram o outro tour e o líder do grupo me comunicou que seu irmão estava com uma suspeita de complicações no baço e os médicos recomendavam uma cirurgia de emergência. Este cliente é médico, e apesar do problema sugerido pelos médicos locais não ter nada a ver com a área de especialização dele, ele começou a pesquisar e entrar em contato com seus colegas no Brasil e chegou até a uma complicação que é conhecida como "sequestro esplênico" (alguns chamam de "infarto no baço"). É uma complicação muito séria e que requer uma cirurgia de emergência bem delicada. Como Cusco não oferecia estrutura (confiável) eles precisaram levar o paciente em avião até Lima onde o rapaz passou pela cirurgia e deverá receber alta amanhã (dia 12/julho) para poder voltar ao Brasil. Causas desta complicação: o meu cliente, por ser médico, buscou diversos artigos e publicações nestes últimos dias e me disse que a altitude foi a causa de tudo. Descobriram ainda que seu irmão sofre de alterações sanguineas (não entrarei em detalhes pra não falar do que não conheço) e que não afetam a vida de ninguém que vive a nível do mar, mas que na altitude pode causar este problema no baço e aí sim se tornar algo realmente grave. Vou copiar e colar abaixo o que o cliente me enviou como sugestão para todos que vão viajar para altitude que nada mais é do que um exame simples de sangue que pode detectar estas alterações e a partir daí buscar um médico e decidir se quer viajar ou não. Há ainda alguns artigos (em inglês e espanhol) sobre esta complicação em altitudes (inclusive em Huaraz, no Perú). Sugestão para todas as empresas de turismo: sugerir que todos os visitantes de Cusco façam o exame de ELETROFORESE DE HEMOGLOBINA antes da visita. Se tiver alguma alteração, procurar um hematologista antes da viagem. Isto evitará possíveis problemas de saúde sérios que podem se manifestar na altitude de Cusco Esta alteração no exame é o TRAÇO FALCIFORME (ou rasgo falciforme, em espanhol) Meu irmão passou por uma situação muito crítica aí em Cusco, que poderiam ter sido evitada, caso soubéssemos desta alteração antes. Felizmente, agora está bem em Lima, receberá alta amanhã para voltar ao Brasil. Mas isto só ocorreu pq sou médico e contei com a ajuda de vários amigos médicos no Brasil e em Lima. Artigo sobre o caso que aconteceu em Huaraz http://www.scielo.org.pe/pdf/rgp/v29n2/a11v29n2 8 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Wesley_Justino Postado Julho 15, 2019 Membros Compartilhar Postado Julho 15, 2019 @henriquefarage muito obrigado por trazer esta dica. Muitas pessoas infelizmente não se importam e viajam sem o menor preparo (consultar o médico antes, seguro viagem, etc). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores caio.acquesta Postado Julho 17, 2019 Colaboradores Compartilhar Postado Julho 17, 2019 seria esse o caso, henriquefarage ? eu tenho caso de baço aumentado, mas nunca sofri com isso em altitudes elevadas. -------------------------------------- vale citar também possivel risco para quem sofre de problema cardíaco. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores _Umpdy Postado Julho 17, 2019 Colaboradores Compartilhar Postado Julho 17, 2019 Obrigado por compartilhar! Fica uma dúvida aí, se alguém souber.. Se fosse feita aclimatação gradual, teria esse mesmo risco? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros henriquefarage Postado Julho 17, 2019 Autor Membros Compartilhar Postado Julho 17, 2019 3 horas atrás, caio.acquesta disse: seria esse o caso, henriquefarage ? eu tenho caso de baço aumentado, mas nunca sofri com isso em altitudes elevadas. -------------------------------------- vale citar também possivel risco para quem sofre de problema cardíaco. Exatamente isso. A diferença é que meus clientes não se sentiram seguros em fazer a cirurgia em Cusco e optaram em ir a Lima buscar um local mais bem estruturado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros JaqueMILANI Postado Julho 31, 2019 Membros Compartilhar Postado Julho 31, 2019 Oi Henrique , como consigo seu contato para falar sobre sua agência de viagem. ?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Juliana Champi Postado Agosto 1, 2019 Colaboradores Compartilhar Postado Agosto 1, 2019 Em 17/07/2019 em 16:00, _Umpdy disse: Obrigado por compartilhar! Fica uma dúvida aí, se alguém souber.. Se fosse feita aclimatação gradual, teria esse mesmo risco? O traço falciforme é uma condição, não uma doença, mas em altitude traz risco de infarto esplênico, como o @henriquefarage explicou. Não há formas de "aclimatar" para esta condição, é uma contra-indicação para altitude. O paciente pode até tentar aclimatar para os sintomas mais comuns (sono, cansaço, dor de cabeça, náusea) e tomar diamox (que evita apenas os edemas cerebral e pulmonar, complicações quase sempre fatais) e outras medicações, mas o risco vai continuar alto de infarto esplênico para portadores de traço ou anemia falciforme. Isso porque a aclimatação para pessoas "normais" (= sem traço ou anemia falciforme) é, em resumo, o aumento na produção de hemácias (glóbulos vermelhos), que são as células responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue. Com menos oxigênio no ar, quanto mais transportador melhor. Antigamente atletas transfundiam hemácias quando iam jogar/praticar esportes em altitude, prática conhecida com dopping sanguíneo, que foi proibida. O falcêmico (completo ou traços) tem "defeitos" nessas hemácias que não suprem a deficiência de oxigênio... o baço é afetado pela sua atuação no processo de produção e depuração de células do sangue. 2 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros henriquefarage Postado Agosto 1, 2019 Autor Membros Compartilhar Postado Agosto 1, 2019 21 horas atrás, JaqueMILANI disse: Oi Henrique , como consigo seu contato para falar sobre sua agência de viagem. ?? Me escreve por mensagem direta, por favor. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros BarbaraMedeiros Postado Abril 21 Membros Compartilhar Postado Abril 21 Eu passei exatamente pela mesma situação, no mesmo ano, só que no mês de junho. Fiquei 7 dias internada no oxigênio ate voltar pro Brasil. Eu estava sozinha e nao aceitei ser operada. Ao voltar pro Brasil fiz escala em Lima. Só de estar no nivel do mar, ja melhorei 100%. Ao chegar no Brasil fiquei internada por mais 2 dias para exames. Os médicos me informaram que cirurgias para retirada do baço são raríssimas, que realmente nao era o caso de retirar, mas que 7% do baço foi comprometido. Meus sintomas de dores apareceram apenas no 4º dia de viagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros D FABIANO Postado Abril 22 Membros Compartilhar Postado Abril 22 Engraçado, não meteram a língua, nem chamaram de mentiroso,como me chamaram ao contar uma história parecida só que na perna que passou comigo em 24/6/2013 só que em La Paz e sem doenças pré existentes, mas com sequelas pelo resto da vida. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.