Ir para conteúdo

Bushcraft - Dúvidas Gerais

mateus santos

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Saudações a todos

Realizar um bom curso de sobrevivencia é fundamental e logico praticar.

Não confundir Sobrevivência com Bushcraft. Sobrevivência é aa "materia" que ensia a sobreviver e sair dos locais hostis e selvagens. Bushcraft é a materia que ensina e viver na mara e em ambienbtes hostis.

consultar:

http://www.mestredomato,com.br - bushcraft

http://www.brasilexpedicoes.com.br - sobrevivência

http://www.selvabless.com.br - sobrevivcência

nesta ultima curso agora dias 14 e 15 de maio - no mestre do mato proximo dias 29, 30 e 1 proximos .

Cuidado com os manuais e dicas na internet, pesquisar é preciso mas é preciso saber onde pesquisar e no que acreditar. seja cuidadoso.

Abraço a Todos - SELVA!!!

P.S. Não sou um dos instrutores, não ganho nada com as indicações apenas quero cuidar para que os amigos não se prejudiquem nem se implante uma má fama no tema.

• 1 mês depois...
  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros
Postado

E ai galera sou de fortaleza-ce estou aqui em busca de informações sobre o assunto, gostei e tenho interese da pratica e ai quais as dicas...

Obs. Claro que sei que não é tão simples assim afinal estamos falando de locais hostis e etc " por conta e risco"..

vlwww ai

Ahhh.. Já tenho uma Lanterna e um conjunto de talher kkkkkkkkkk ::carai::

aguardo Resposta

• 3 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado
E ai galera sou de fortaleza-ce estou aqui em busca de informações sobre o assunto, gostei e tenho interese da pratica e ai quais as dicas...

Obs. Claro que sei que não é tão simples assim afinal estamos falando de locais hostis e etc " por conta e risco"..

vlwww ai

Ahhh.. Já tenho uma Lanterna e um conjunto de talher kkkkkkkkkk ::carai::

aguardo Resposta

Bom, Anderson, vou tentar lhe ajudar da melhor forma, pois tenho apenas 13 anos,kk. Antes de tudo vc deve ter um bom conehcimento teorico, pois a pratica se deve ao bom armazenamento de tecnicas. Mais nao esquecendo do treinamento pratico para desenvolve-las, pode ser feito no quintal de casa ::otemo:: .

Após isso se vc deseja o bushcraft, é bom tirar a neura sobre equipamentos, pois a maioria deles pode ser improvisado, sendo o mais necessario, um bom facao,onde se encontra otimas opçoes no mercado nacional.

Em seguida a escolha do lugar deve ser feita com previa antecedencia, onde haja disponibilidade de agua e lenha, e com autorizaçao do dono é claro.

O segredo é ir devagar e se aprimorando aos poucos, ninguem se torna o mestre do bushcraft da noite pro dia, tanto q nao existe mestre do bushcraft, pois a natureza semrpe tem algo a nos ensinar, as vezes nao da melhor forma.

Indico com mta confiança os videos do Giuliano Toniolo, um dos unicos bushcrafters q fazem videos em portugues, e o melhor na minha opniao.

Abraços,

• Membros
Postado
Danilo, e temos que agradecer ao Ibama, ao ICMBIO, ao papai noel e ao coelhinho da páscoa por ser assim.

Num país onde a ignorancia predomina, não haveria outra forma de proteção ambiental, senão, a que afeta à todos.

Se não houvesse essa rigorosidade, pode ter certeza que não haveria mais nenhum parque para que você, que gosta tanto do bushcraft, pudesse ao menos acampar, pois haveriam prédios, industrias e fazendas de gado e de soja em todos eles.

Enfim, pensamento coletivo, sempre!!!

Uma coisa é ter anos de treinamento militar, na selva, como o Bear Grills. Outra é um Zé mané qualquer queimar 1/3 do parque de Itatiaia, por q se perdeu e resolveu fazer uma "fogueirinha" pra sinalizar.

Abraços!

Renan, eu concordo com você de que a proteção ambiental é fundamental para que ainda possamos ter o pouco que restou de paisagem natural. Mas acho que educar as pessoas também ajuda muito!

Não adianta proibir fogueira se os frequentadores continuam achando que fazer uma fogueira é a única forma de ser salvo, quando se perdem.

As pessoas se perdem nas trilhas, põe fogo na mata e fazem outras besteiras porque acham que são "o rambo". Se elas entendessem um pouco de sobrevivência ou bushcraft (indo pela linha do Sócrates) saberiam o quão ignorantes são e não se meteriam a fazer esse tipo de porcaria.

• 4 semanas depois...
  • Membros
Postado

Ola

E se nos praticantes e amantes das Artes do mato - Sobrevivência e Bushcraft – nos reuníssemos? Vamos tentar marcar uma data e local?

Todos conhecem o Giuliano Toniolo? Que tal agendarmos uma turma com ele? Ai alem de praticarmos e aprendermos podemos trocar conhecimentos?

Uma idéia.

Vamos ver outras!

Abraço a Todos

Alexandre R. Martins

(11) 8340 8377

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

concordo que devemos preservar a natureza com consiencia e pratica a questao da fogueira é complicado porque se tiver um clima seco apenas uma fagulha pode virar um desastre eu quando acampo faço uma limpeza geral no local e cavo um buraco e coloco a madeira dentro do buraco acho que fica bem mais seguro em mantem o fogo por mais tempo.se vcs tiverem algum local perto de sp para praticar me falem por favor pois conheço so lugares longe ou paranapiacaba que é show.abraço a todos.

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Senhores, antes de mais nada desejo parabenizar esse jovem de 14 anos que nos brinda com uma bagagem de conhecimento e grande capacidade, ao criar este forum que não possui um ponto final. Até então, suas breves postagens são aulas de profundo conhecimento e vivência no assunto.

Tenho pesquisado na rede e assistido videos no youtube sobre o assunto. Realmente tem muita gente que confunde a prática do bushcraft com sobravivência. Gostei da definição, aqui usada, onde classifica o bushcraft como "a matéria...".

Outra fonte de videos, em português, que tenho acompanhado, é a do gaúcho Norton, também no youtube. É bem interessante!

Quanto aos locais, realmente a legislação poda bastante as opções. Afim de driblar essas dificuldades, encaminhei em "projeto" para uma unidade do Exército Brasileiro, onde proponho a criação de um dia de oficinas ministradas pelos militares de: técnicas de campo utilizando os meios de fortuna, primeiros-socorros, orientação e sinalização. O público-alvo é bastante variado, desde alunos de escolas militares, passando pelos escoteiros, até federeções de esporte de aventura, etc.

Ao falarmos para outras pessoas o que é bushcraft, devemos deixar claro que não tem na haver com paramilitarismo ou escotismo.

1 abraaaaaaaaaaço a todos.

• Membros
Postado

olha o que eu mais vejo na interente são livrinhos ou textos prontos - verdadeiras receitas de bolo, mas que na prática nada funciona.

meu conselho mesmo é praticar e procurar pessoal qualificado para fazer cursos, nunca se arrisque a toa!

• 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros
Postado
Olá Pessoal,

O Buschcraft no Brasil é bastante incipiente e creio que permanecerá assim por bastante tempo ainda. A piazada destas gerações mais novas não está muito interessada, salvo raras exceções. O fato é que as chamadas "artes do mato" são frequentemente confundidas com técnicas de sobrevivência, sendo que esse é apenas um dos muitos aspectos do bushcraft, que prima pela simplicidade.

Indico abaixo alguns link interessantes, em portugês, sobre o bushcraft:

https://sites.google.com/site/bushcraft2010/O-Bushcraft

http://o-aventureiro.blogspot.com/2010/08/o-dilema-bushcraft-versus-excursionismo.html

Abraços,

Tem um texto legal com alguns vídeos para ilustrar o que é buscraft: http://blog.tocandira.com.br/sobrevivencia/bushcraft/

Não é um site de buscraft, mas tenho aprendido algumas coisas úteis e simples por lá. Outra forma de aprender muito é no YouTube, tem muita gente boa filmando sobre o assunto! Tenho passado algumas tardes de folga procurando por vídeos bacanas.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...