Ir para conteúdo

40 dias pela Europa low cost - dicas


Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Galera, estou planejando uma viagem sozinha para a Europa, low cost e provavelmente em setembro, e gostaria de conselhos em relação a ordem dos países que quero visitar. Pretendo viajar durante a noite e quero o meio mais econômico.. Os países são:

Portugal, Espanha, França, Holanda, Alemanha, Hungria, Áustria e Praga.

Alguns quero conhecer duas cidades e outros apenas uma. Minha dúvida mesmo é mais em relação a ordem e ao transporte mais barato (inclusive dicas de empresas de ônibus)

 

  • Membros
Postado

Em teoria, a ordem mais lógica seria:

Brasil -> Portugal -> Espanha -> França -> Holanda -> Alemanha -> Praga -> Viena -> Budapeste -> Brasil.

Mas passagens voltando de Budapeste para o Brasil costumam lhe custar um rim, geralmente são bem mais caras!

Ou seja, já que é pra ser uma viagem low-cost, a melhor sequencia vai ser aquela onde você achar passagens mais baratas, e pela minha experiência, provavelmente seria algo  mais ou menos assim:

Brasil -> Lisboa -> Paris -> Berlin/Munich -> Praga -> Viena -> Budapeste -> Madrid -> Brasil

Onde: Lisboa x Paris, Paris x Berlin/Munich e Budapeste x Madrid seria feito de avião, e o restante de trem ou ônibus. 

Mas você teria que cotar várias combinações e sequencias diferentes, sempre somando todos os preços para ver qual combinação tem o menor custo total final.

Quando eu faço uma viagem envolvendo vários destinos, geralmente eu faço umas 6 ou 10 simulações com sequencias diferentes até achar aquela que tem o melhor custo total e com horários que não me causem problema.

Por falar em horários, na hora de fazer as simulações e cotações de preços, não pode olhar só o preço do voo, trem ou ônibus, pois um voo saindo as 06:00 da manhã de Paris pode até barato, mas é furada total, pois você teria que chegar no aeroporto as 04:00 da manhã, horário que não há metrô e nem ônibus para o aeroporto, e você terá que pagar uma fortuna de táxi, o que anular toda economia que você conseguiu pegando um voo destes.

Da mesma forma, por exemplo um voo que chegue em Madrid as 23:50, apesar de barato, também seria problemático, pois também não há metrô ou ônibus para o centro, e você também teria que pagar caro num táxi.

E o mais importante de tudo, para um mochilão low-cost é planejar e comprar todas as passagens com antecedência de 60 ou 90 dias, pois quanto mais próximo da data da viagem, mais caras as passagens, e os hosteis bons e baratos vão ficando lotados, e geralmente sobram só os locais ruins e caros.

  • Amei! 1
  • Membros
Postado

Uma outra observação, você citou países, o que seria "Espanha", "França", "Austria", "Alemanha", etc para você?

Pergunto isto, por que, por exemplo, se você fizer questão de incluir Hallstat e Salzburg na Austria no seu roteiro, muda toda a sequencia que eu falei acima, e da mesma forma, se quiser incluir Barcelona, Sevilha, Granada na Espanha, também muda tudo!

E na Alemanha, final de setembro ocorre a Oktoberfest em Munich, o que deixa tudo absurdamente caro em Munich, o que não combina com um mochilão low-cost, na verdade até mesmo em Berlin, Praga, Budapeste, Viena, Amsterdam e Paris ficam mais caras durante as semanas da Oktoberfest, pois quase todo mundo que vai a Oktoberfest aproveita para dar uma esticadinha na viagem até algumas destas cidades, o que aumenta a procura e consequentemente os preços.

Ou seja, antes de mais nada, você tem que parar de pensar em países, mas sim começar a pensar em cidades, pois somente assim dá avançar no planejamento, pois falar em Espanha é algo muito genérico, e que cada pessoa pode ter ideias completamente diferentes de quais cidades incluir.

 

  • Amei! 1
  • Colaboradores
Postado

Também acho muito genérico colocar o país, cada um deles tem quinhentas cidades pra visitar.

Se for fazer o mais tradicional, a logística ideal seria:

Lisboa --> Madrid --> Barcelona --> Paris --> Amsterdam --> Berlim --> Munique --> Praga --> Viena --> Budapeste

Os trechos Barcelona --> Paris e Amsterdam --> Berlim recomendo fazer de avião. 

  • Amei! 1
  • Membros
Postado

@Laís Veiga complementando o que foi dito a cima, fazer alguma ou outra viagem à noite é tranquilo, mas querer fazer praticamente todas seu corpo nao aguentará. É muito desconfortável passar a noite num banco de ônibus e/ou trem, além do mais tem o barulho, o balanço, um liga e desliga de luz, etc.. a nao ser que vc seja daquelas pessoas que fecha o olho e acabou-se o mundo, em viagens assim voce sempre terá um sono leve, daqueles que nao descansa, sem falar a dor nas costas ou no pescoço que terá no outro dia. Depois de uma noite assim o que voce mais vai querer será uma boa cama pra espichar o corpo e descansar, agora imagina passando várias noites assim? 

  • Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...