Ir para conteúdo

Dicas para planejar viagem para Ushuaia

Posts Recomendados

• Colaboradores

Ahhhh Ushuaia!!!  Chamamos de “fim do mundo” aquele lugar distante e sem “graça”,não é mesmo? Porém Ushuaia faz este dito popular cair em descrédito já no primeiro dia que à conhecemos. 

Eu sempre estava vendo fotos de paisagens de cair o queixo, lendo relatos de outros viajantes encantados com suas experiências, ouvindo vários elogios sobre tudo que há por lá, até que parei para pensar:

“Tô esperando o que pra ir logo para Ushuaia e ver com meus próprios olhos?”.

E que escolha foi esta para finalizar minha aventura de 2018. Conclui minha viagem com chave de ouro. Adorei e voltarei ainda no inverno no dito fim do mundo… um lugar de encher os olhos e a alma.

INFORMAÇÕES DE: Dezembro de 2018.

ROTEIRO PARA:  6  dias.

Vou relatar aqui, parte do post completo, falando só o básico... vamos lá...

HOSPEDAGEM:  Antarctica Hostel – $ 750 CLP – R$ 88,24 / dia.

Fiquei neste hostel após ouvir boas recomendações e gostei bastante. Equipe jóia, organizado, um ambiente jovem e animado, além de ser muito bem localizado. Recomendo. -> Mais detalhes.

Onde se hospedar em Ushuaia?

Por sorte a cidade é bem pequena, e a maioria das opções de hospedagem estão bem localizadas.

Eu recomendo e gosto geralmente de ficar nas áreas mais centrais, para evitar custos com deslocamentos e poder explorar mais a cidade caminhando. Quem pensa igual eu, foque em hospedagens na região de Maipú, San Martín e Deloqui.

Em frente ao porto, na Av. Prefectura Naval, é onde estão os hotéis mais econômicos e antigos.

Os hotéis mais luxuosos e sossegados, para quem curte conforto e tranqüilidade, estão mais afastados da área central.

Dica importante: A época que vai conhecer Ushuaia influencia muito na escolha da sua hospedagem. Fique atento quantos as condições climáticas do período da sua viagem e como pretende se locomover. No inverno, evite lugares mais afastados que necessitam de deslocamento de carro, por exemplo.

Aos preguiçosos – saibam que Ushuaia tem bastante subidas e descidas… rs.

SOBRE USHUAIA

Ushuaia é a capital da província da Terra do Fogo, Antártica e Ilhas do Atlântico Sul, na Argentina. Seu nome, de origem indígena, significa: ushu + aia (fundo + baía = o que significaria baía profunda).

Esta região foi habitada pelo homem há milhares de anos, e depois colonizada por europeus a partir de meados do século XIX, que instalaram missões para catequização dos indígenas. Estes, porém, logo desapareceram sob o impacto da aculturação e da devastação causada por epidemias trazidas pelos colonizadores.

Ushuaia cresceu lentamente ao longo da primeira metade do século XX, organizando-se em torno da instalação de um grande presídio, que trouxe muitos funcionários administrativos e atraiu novos colonos, mas também fez com que se formasse uma impressão sombria sobre o local.

A partir da metade do século XX o presídio foi extinto (hoje uma das principais atrações da cidade), a cultura se diversificou e o progresso se deu mais rápido, com a instalação de diversos serviços, a melhoria na infraestrutura urbana e a criação de incentivos governamentais para a fixação de novos residentes. Atualmente Ushuaia é um importantíssimo pólo turístico da Argentina e se tornou famosa com o slogan de “A cidade mais austral do mundo” – o que significa a mais próxima do continente antártico – porém este título gera controvérsias, principalmente por parte de Puerto Willians, no Chile, que não gosta muito deste título… rs.

E se engana que pensa que Ushuaia é um destino só para belas paisagens naturais, aqui também é lugar de boa e diferente gastronomia e vinhos.

IMG_2167-Copy-1024x683.jpg

Como chegar em Ushuaia?

1- Avião

Chegar em Ushuaia é super fácil e há vôos direto do Brasil, com conexões na Argentina (principalmente Aeroparque Buenos Aires).

Geralmente as empresas que fazem os trechos são: TAM/LAN, ou a Aerolíneas Argentinas, que tem os melhores preços e opera em algumas cidades brasileiras (entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília).

• Duração do voo entre Buenos Aires e Ushuaia:  3h45min. 

O Aeroporto Internacional de Ushuaia – Malvinas Argentinas – é bem pequeno, com uma estrutura mínima e ainda recebe poucos voos diários. Eu achei uma bagunça quando fui, e recomendo ir com bastante antecedência para pegar seu vôo, tipos 1h e meia no mínimo. Aqui, você corre o risco de perder seu voo sim, se for em cima da hora.

Translado Aeroporto: É fácil conseguir.
O Aeroporto de Ushuaia é próximo do centro, 7 km (15 minutos). Há vários serviços:

• Táxis $ 300 ARG (R$35,39).
  • Translados diretamente no hostel em vans – $ 200 (R$ 23,52).

Dicas para seu voo: Formas de economizar.

Pesquise a possibilidade de comprar as passagens separadas:

Aproveite para ficar uns dias na capital dos nossos hermanos que é um charme.

Como pesquisar voos para Ushuaia e encontrar aquela combinação perfeita?

Quer economizar uma graninha em passagens aéreas. Então, pesquise com calma e tempo. Recomendo pesquisar em 3 lugares o mesmo voo.

Primeiro: Use a decolar ou Google Flight – Onde há ferramentas ótimas de busca para encontrar o melhor preço. Aqui você também simula várias datas e combinações, vê a evolução dos preços no mês, ano etc. Ferramentas que te ajudam a decidir.

Segundo: Escolhido seu voo, pesquise agora o mesmo direto no site da companhia aérea.

Terceiro: Simultaneamente pesquise este voo em uma empresa de milhas, que muitas vezes vale a pena e é aqui que “garimpamos” ótimas oportunidades.

Agora compare os três preços:

• Valor na Decolar: Vantagem – Dividi o pagamento.
  • Valor direto na empresa: Aerolíneas não divide pagamento.
  • Valor nas empresas que compram passagens com milhas.

Nas empresas quem compram passagens aéreas com milhas são onde encontramos os melhores preços e promoções. Saiba mais, teste e faça uma cotação do seu voo -> aqui.

2- Carro

Viajar de carro até  Ushuaia é super tranquilo em relação a qualidade das estrada e condições (isso no verão). A distância das principais cidades são:

• Buenos Aires (3.160 km)
  • El Calafate (878 km)
  • Puerto Natales – Chile (769 km).
  • Punta Arenas – Chile (629 km)
  • Rio Grande – Argentina (212  km).

IMPORTANTE: Quando você vai para Ushuaia há uma balsa próximo a Punta Arenas, em Punta Delgada. Duração de meia hora a travessia. E como venta aqui… senhor!! Rs.

Horários e valores da balsa: Aqui.

Ushuaia-Viagem-de-Bus-2-Copy-1024x768.jp

3- Ônibus

Uma alternativa ótima e barata, principalmente se você esta viajando sozinho.

As principais empresas que fazem o trajeto são:

Cheguei em Ushuaia vindo de Punta Arenas, na verdade fui de ônibus desde El Calafate.

Puntas Arenas – Ushuaia -> Informações empresa Bus Sur:

• Punta Arenas – Chile (629 km) – $ 35.000 CLT (R$ 218,75).
  • Duração 10 horas (Diziam 12 horas no site) – Cheguei 18h15min.
  • OBS: Não encontrei essa viagem à noite. Penso que devido horário da balsa. Também não acontecem todos os dias, são dias específicos da semana.
Ushuaia-Viagem-de-Bus-1-Copy.jpg

A viagem é tranquila e demora um pouco, pois passamos nas aduanas chilena e argentina. Se atentem nas regras de saída e entrada em cada país, ok!

Um coisa Importante: A viagem é longa e não tem parada para comer. Sério! As únicas opções de lanche que parecem são na travessia da balsa (meia hora), um cachorro quente ($ 1.500 – R$10,00), ou nas aduanas, comer rapidamente empanadas. Aconselho levar algo, para não passarem a viagem toda como eu, achando que uma hora vai parar, e passar fome… rs.

O ônibus em Ushuaia pára bem próximo ao centro. Dá pra ir a pé ao seu hostel se você se planejar antes. Eu não me planejei, e fui de táxi. Há vários deles esperando na chegada dos ônibus.

Preço Táxi $ 85 ARG (R$ 10,00) – Sim eu andaria 2 km por R$ 10 reais depois de 10 horas de viagem…rs.

Quando ir a Ushuaia?

O ano todo!! A época vai depender mesmo do seu objetivo. Aqui sempre é temporada, média ou alta, nunca há baixa. Cada estação do ano condiciona as paisagens e passeios de uma forma que muda totalmente a dinâmica da cidade e paisagem.

Ushuaia-San-Martin-Copy-1024x683.jpg Av. San Martín em pleno verão.

De maneira geral, vale lembrar que aqui sempre será muito frio, principalmente para nós brasileiros. Também venta muito o ano todo, o que faz a temperatura abaixar ainda mais e as chuvas serem bem freqüentes, porém sempre após elas, mesmo parecendo impossível o tempo abre.

Primavera: 21 de setembro – 20 de dezembro.

Primavera é a época de árvores verdinhas, paisagens bonitas. O indicado para fugir da alta temporada e seus altos valores é ir nos meses de outubro e meados de novembro.

Verão: 21 de dezembro – 20 de março.

É a altíssima temporada, onde o frio não é tão intenso e podemos desfrutar das atividades ao ar livre de forma mais agradável. Outro lado ótimo é que no verão, os dias são logos podendo ter mais de 17 horas de sol em alguns dias.  Nesta época é quando partem os cruzeiros com destino à Antártica (sonho distante meu $$$).

Vale lembrar que também os amantes da natureza, que somente entre outubro e meados de abril, que os pinguins podem ser vistos nesta região.

De 15 de dezembro a 15 de janeiro é o pico da temporada.

Outono: 21 de março – 20 de junho.

O outono nesta região é bem característico e traz o colorido das árvores em todas suas tonalidades.  Um ótimo período também para fugir dos altos preços e pegar bom clima são os meses de março e abril.

Inverno: 21 de junho – 20 de setembro.

No inverno há dias que podem chegar a assustadores -20ºC. Inverno também é alta temporada, com turistas do mundo todo procurando pelas estações de esqui e paisagens geladas. Porém, muitos dos passeios nesta época do ano, para quem procura trekking e aventura, não podem ser feitos. Outro detalhe é que os dias são curtos, com poucas horas de sol.

Apesar da baixa temperatura, entre os meses de abril e julho os ventos não são tão intensos. E dizem que a neve de Ushuaia é de ótima qualidade para os esportes de neve.

Resumindo: O recomendado para fugir da temporada (altos preços) e pegar um bom clima para passeios externos, seriam os meses de outubro, começo de novembro, e entre março até meados de abril.

Recomendo ler: Como planejar uma viagem para patagônia?

Segurança ao visitar Ushuaia

Ushuaia é uma cidade super tranqüila. Andei por lá dia e noite “numa” boa, e nem sinal de perigo. Porém, fique sempre alerta, estamos na América do Sul e apesar do baixos índices de incidentes da cidade, sempre algo pode acontecer.

A preocupação principal aqui com a sua segurança está mais relacionada ao clima e as trilhas.

Nas trilhas siga todas as orientações e vá com calçados e roupa apropriadas.

É normal uma chuvinha fraca e isso não deve desanimá-lo a fazer passeios, e por isso mesmo é sempre indicado usar roupas impermeáveis o tempo todo ou carregar capa de chuva.

Em Ushuaia o tempo muda constantemente, então não se martirize se ver na previsão do tempo que só haverá chuva em seus dias de viagem, pois a maioria das vezes é passageira. Por segurança, eu deixei uns dias a mais na minha estadia, para poder trocar os dias dos passeios conforme o tempo.

Importante lembrar que independentemente da época do ano em que será sua viagem, esteja preparado para baixas temperaturas. Segunda pele, gorros, bota de trekking, casacos corta-vento, calças e casacos impermeáveis são essenciais para sua viagem. 

Falando em segurança: Você já tem seguro viagem? Não? 
Viajar sem é loucura, portanto nunca faça isso!

O Quero Mochilar fechou parceria com uma famosa marca de seguro viagem e esta com preços imbatíveis. Confira fazendo uma cotação no banner publicitário deste artigo na barra ao lado, ou saiba mais sobre os benefícios de fechar o seguro viagem com a gente neste link: Saiba mais

ROTEIRO PARA CONHECER USHUAIA

Dia 13 a 20 – 30/11/2018 a 07/12/2018.

Sim, fiquei tudo isso em Ushuaia…rs!

Até eu assusto, mas em Ushuaia descansei um pouco desta viagem, que tinha sido muito corrida até então. Na verdade a idéia inicial era passar dois dias em Puerto Willians, porém meu $ não deu… rs. Ir para Puerto Willians é muuuuito caro, e se eu fosse, teria que ser bate e volta e corrido demais, e assim concluí que não valeria a pena.

Ushuaia-Museu-Presidio-5-Copy-1024x661.j O que este preso esta fazendo aqui? Calma, o antigo presídio de Ushuaia é o melhor e mais famoso museu da cidade, indicado para quem quer se aprofundar na história do local.

Para organizar tantas informações vou começar falando MINHA OPINIÃO sobre uma das principais perguntas:

Quantos dias ficar em Ushuaia?

Esta resposta meu amigo, está somente em você. O que eu posso fazer é orientar para que você possa se organizar.

A primeira coisa a se pensar é: Que atrações naturais que quero conhecer?

Analise as opções de trilhas e passeios externos, anote os horários de saída e volta. Nem todas as trilhas irão comprometer o seu dia todo. Algumas delas, você conseguirá conciliar com outras atrações da cidade ou até mesmo uma navegação no canal Beagle no fim do dia.

Fechando as trilhas e passeios externos, programe-se nas atrações da cidade, e assim, completará bem seus dias. Penso não ser necessário em roteiros curtos, deixar um dia todo só para explorar a cidade.

O que seria para mim, um roteiro ideal, mesmo eu não tendo feito assim…

• Dia 01: Parque Nacional Terra do Fogo – Trilha Costaneira + Andar pela avenida San Martín.
  • Dia 02: Parque National Terra do Fogo: Outras duas trilhas + San Martín.
  • Dia 03: Laguna Esmeralda + Museu fim del Mundo + Canal Beagle (fim de tarde) .
  • Dia 04: Trekking Vinciguerra ou Glacial Martinez (Ambos em glaciares).
  • Dia 05: Tour 4 x 4 no lagos + Museu del Fim do mundo + San Martin.

O recomendado é fazer a navegação do Canal Beagle no último horário para pegar o pôr do sol.

3- Como se locomover em Ushuaia?

Ushuaia é bem pequenininha e com as atrações concentradas, sendo uma delícia de explorar a pé (pra mim a melhor forma de conhecê-la). Você vai gastar com transporte somente para ir para as trilhas e parques, ou caso escolha um hotel mais afastado.

Bem turística e estruturada, a cidade oferece de tudo.

• Táxis: Não achei barato. Tem opção de usar taxímetros ou usar preços tabelados para alguns lugares, como o parque nacional. Sendo uma ótima pedida se estiver em um grupo de amigos para dividir as despesas.
  • Uber: Até quando eu estive lá, não havia uber, porém há outro aplicativo que não me recordo o nome, pergunte na recepção do seu hotel.
  • Transporte Público: É bem simples e eficiente. Existem três linhas de ônibus (A, B e C) que circulam por toda a cidade. As tarifas custam $ 6,90 ARG (cerca de R$1,50) e é pago por cartão recarregável (SUBE) – Importante: não recebe dinheiro. Costumam passar a cada 20-30 minutos.
  • Transporte Regular (Transfers): Ótima opção para quem vai fazer as trilhas por conta própria. Ele está localizado na Av. Maipú y Juana Fadul, ao lado do posto de gasolina YPF. Em frente temos tipo um estacionamento, onde estão várias vans de diferentes empresas estacionadas.
Ushuaia-Transporte-Regular-Copy-1024x683

Estas vans levam os passageiros a quase todas as trilhas da cidade. Assim, pode-se fazê-las por conta própria, isso mesmo, sem guia e sem agências.

Os valores são tabelados e não variam por empresa. Você também consegue mudar as datas, eles são bem flexíveis, pelo menos comigo funcionou. Troquei minha ida pra Laguna Esmeralda duas vezes por conta do tempo…rs.

Pontos Turísticos, Horários e Valores: estão descritos aqui.

IMPORTANTE: No inverno, as vans operam em uma frequência diferente, pois os dias são mais curtos. Algumas rotas podem não existir também nesta época do ano.

• Biblicleta: Também há aluguéis de bicicletas aqui, sendo uma ótima pedida para conhecer o parque de forma rápida e barata.
  • Ônibus Hop On Hop Off: Pra quem está com pressa e poucos dias, a melhor opção é pegar os ônibus turísticos. Assim, economiza tempo. Não são caros, quando comparamos o custo benefício e o tempo que temos no destino. Esquece o termo “pega turista” e o preconceito. Muitas vezes ele é o salva turista. Aqui não usei, por que fiquei muitos dias, mas em grandes capitais, onde viajo só por dois dias, eu geralmente pego e conheço muita coisa de forma rápida – acho que vale a pena.

Gostou... no Blog tem mais, passe lá para conferir: www.queromochilar.com.br

Ushuaia-Placa-fim-do-mundo-Copy-1024x768  
  • Obrigad@! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...