Ir para conteúdo

Ir sozinho para Cusco

Fbafi

Posts Recomendados

• Membros

Estou planejando uma viagem para Cusco em Julho, mas nunca viajei sozinho, sem ninguém para acompanhar. Queria saber o que acham, se devo chamar alguém ou ir na fé. (O "medo" está nos relatos de pessoas que passaram mal principalmente pela diferença de altitude).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros

O segredo para evitar o mal de altitude, como vc pode ler em todos os sites que falam sobre o assunto, é simples: aclimatação. Vai devagar. Se vc chegar em cusco em um dia e já no dia seguinte começar a fazer atividades mais puxadas, a chance de passar mal é grande. Eu fiz o seguinte: cheguei em Cusco às 11 da manhã. Neste dia eu dei uma volta pela centro histórico para começar a me acostumar (detalhe: estava hospedado perto do centro histórico, então a caminhada foi leve). No dia 2, eu usei para conhecer a cidade por conta, também com caminhadas leves e subindo os morros devagar. No dia 3 eu fiz o city tour, que é bem tranquilo. No dia 4 eu fiz o vale sagrado, que exige um pouco mais fisicamente, porque tem um monte de escadas para subir e o tempo é pouco. No dia 5 já comecei o treking para salkantay, e não senti nada. Tem que dar tempo parta o corpo se acostumar com o oxigênio reduzido, fazer as coisas mais devagar no início e seguir seu ritmo. Se vc chegar num dia e no dia seguinte já começar a forçar, tem grandes chances de passar mal.

Em relação à segurança da cidade, achei Cusco bem seguro. Ficar num hostel e achar companhia para dividir os passeios ajuda muito, tanto em questão de segurança quanto para dividir os custos. É uma boa pedida.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  • Membros

Gente, alguém já foi em Machupichu em Julho? É fácil de comprar a passagem de trem até ollamtaytambo ou corre o risco de ir não conseguir comprar por ser alta temporada? Um vendedor disse que já teve gente que foi a Cusco e não conseguiu ir. Outro disse que os preços dos pacotes estavam subindo, etc e tal? Isso é papo de vendedor ou corro o risco de não conseguir comprar o boleto do trem?

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

spacer.pngspacer.pngspacer.pngspacer.pngspacer.png

Estive em Cusco nos dias de 11/20 de Setembro de 2019, Cusco fica numa altitude de 4.500 metros, a minha intenção foi ver as montanhas coloridas Vinicunca também chamada de de Montaña de Colores ou Rainbow Mountain, montanha que tem "5.200" metros de altitude, pois o oxigênio se torna rarefeito à partir de 3.500 metros de altitude. Em Cusco já se faz sentir o cansaço e em muitas vezes taquicardia provocado pela baixa oxigenação, enquanto nas montanhas isto tende a se agravar para algumas pessoas, ocasionando em muitos; dor de cabeça, vômito, taquicardia e falta de ar, mas estes sintomas de depende do estado e preparo físico de cada pessoa. Recomendo o mínimo de 3 dias ou mais de aclimatação em Cusco antes de subir a montanha, mas não é recomendado para pessoas obesas ou sedentárias. Com meus 65 anos eu apenas senti leve taquicardia e não sentindo os demais efeitos citados, pois sempre fiz e faço longas caminhadas para acampar em serras e matas. Só para comparação Macchu Picchu fica à 2.400 metros de altitude, e o maior pico do Brasil é o Pico da Neblina que tem 2.995 metros de altitude em comparação com os 5.200 metros de Vinicunca. Sempre viajo e acampo sozinho pela América Latina, pois meus amigos preferem ver a natureza pelo National Geographic Channel, sentados em seus confortáveis sofás.

Link para o comentário

• 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...