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Eita.

Desde muito tempo tá rolando esses engarrafamentos, as excursões comerciais tem seus prós e contras e como é um mercado milionário, difícil frear. Desde o grande acidente de 1996 elas tem sido largamente questionadas, e eu não sei bem o que pensar.

A foto deve ser do escalão Hilary... chocante essa fila, rs!

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Vi hoje essa notícia no jornal e fiquei bem chocado com aquela foto do "congestionamento de pessoas", o risco ao ficar parado ali esperando a vez de atacar o cume é altíssimo. Acho que logo o governo nepalês provavelmente deve tomar novas medidas para evitar esse caos na próxima temporada (ou não, afinal eles lucram também).

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Só esta semana foram 7 mortes no Everest. Estava hoje mesmo conversando com um amigo alpinista de alta montanha sobre estes acidentes. Tirando um que caiu numa greta, todos os outros congelaram esperando descer, alguns mais de 12 horas parados, já que a prioridade é sempre de quem tá subindo.

Aquela história de chegar ao cume ou retornar até às 14h não existe faz tempo, todo mundo chega ao cume em qualquer hora, mas descer, além de sempre ter mais perigo, tem demorado uma eternidade.

O custo é altíssimo, 11mil dólares só pela permissão, mas as agências cobram em média 100 mil dólares pra guiar. É difícil mexer com tanta grana em jogo, mas já tá rolando uma história de que vão analisar currículos antes de emitir a permissão, como já ocorre em outras montanhas mundo a fora. Tipo, pra tentar subir o alpinista tem que ter uma certa bagagem... pelo menos uma de 8k... sei lá.

Acho justo.

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