Ir para conteúdo

Mochilão 28 dias - Equador e Colômbia (ajuda)

Posts Recomendados

• Membros

Salve mochileiros!

Tô montando meu roteiro pra fazer Equador e Colômbia agora em dezembro e to precisando de um help!

Queria ajuda de quem já foi ou manja os lugares que não posso perder de passar em ambos países.

E se alguém já fez os dois, logisticamente falando, o que ficaria melhor: descer pro Equador ou subir pra Colômbia?

Falando em logista, por questões de valor de passagem aérea, começando pelo Equador, ir por Quito é mais barato e menos cansativo (milhões de escalas :() , mas dai fica longe de Guaiaquil, teria que descer muito, dai não compensaria...Essa cidade é excluível da rota? :/ Help!

Valeuzão!!!! 😜

Link para o comentário
  • Membros de Honra

@bigars Fiz os dois países em datas diferentes ok

Na minha opinião tanto faz o sentido,  o que vc deve pensar é no custo, o certo é ir por uma cidade(quito /Bogotá e voltar por outra ).

Os dois países têm atrações para todos os gostos,  fiquei 30 dias em cada e não vi tudo, o certo é esse tempo em cada país. 

Mas se vc realmente querer fazer os dois em cada viagem terá que cortar algumas coisas.

Na minha opinião  (devido ao tempo que tem, faria assim):

EQUADOR: Quito,  vulcão quilotoa,  baňos, talvez Cuenca, Galápagos  (só aqui uns 4 a 6 dias para compensar o custo). Aí teria que cortar praia Montonita, passeio trem, Quayquil. ..

COLÔMBIA: Cali (pq vai passar perto), armênia  (parque do café se gostar), Medellin, Bogota(aqui inclui capilas de sal e Andres carne de res), Cartagena, San Andres (mesmo caso de Galápagos,  tem que ficar alguns dias para compensar as passagens aéreas até lá). Eu cortaria , Santa Marta, Guajira, e outros lugar pois ficaria muito apertado. 

Se você notar, mesmo cortando muita coisa, ainda vai ficar muito apertado.

Link para o comentário
  • Membros

Oiii @casal100,

Agradeço pela resposta! 😜

Meu gosto é mais natureza, praia, montanha e vida noturna. Dificilmente eu faço rolê cultural de museu nessas trips, no máximo o walking tour...

Acho que a questão do tempo é relativa, porque na verdade eu não tô pensando em ir pra nenhuma das ilhas (Galápagos; San Andres), to pensando mais ou menos assim:

Equador: Chegando por Cuenca dai subindo Guaiaquil, Montañita, baños, Quito (Cotopaxi).

Colômbia: Cali, Bogotá, Villa de Leyva, (excluível) Medellin, Cartagena, Barranquilla, Santa Marta. 

Minha dúvida tb era se Guiaquil é imperdível ou excluível, porque dependendo, na hora que eu for montar os dias para cada lugar, se ficar apertado, eu desço em Quito ao invés de Cuenca.

Link para o comentário
  • Membros

Oii! Fui pro Equador agora em Janeiro, cheguei por Quito e desci de carro até Guayaquil fazendo a Rota dos Vulcões. Dai foi 1 semana descendo e depois 5 dias em Galápagos. Se vc não for pra galápagos, vale a pena parar o roteiro no parque nacional las cajas (perto de cuenca), pq Guayaquil em si eu achei bem feia e sem graça, só fui pq tinha que ir pra lá de qualquer modo pegar o avião para galápagos. eu amei galápagos mas a rota dos vulcões foi sem palavras!! recomendo muito fazer! Eu passei pelos seguintes pontos (nessa ordem):

Parque Nacional Cotopaxi

Cascatas El Pailon del Diablo

Banõs

Vulcão Chimborazo

Alausi (trem Nariz del Diablo)

Cuenca

Parque Nacional de Cajas 

• Amei! 1
Link para o comentário
  • Membros

@bigars

Passei um pouco mais de um mês no Equador e quase 3 na Colômbia, então seguem minhas impressões:

Guayaquill é totalmente dispensável, nada demais por lá, mas a cidade é ponto de partida/passagem praticamente obrigatório pra quem vai fazer centro do Equador (vulcões) e Costa (Montañita e afins). Eu não entendi quanto tempo você tem pra essa viagem no total, mas vou deixar aqui o meu roteiro:

Equador:

Cuenca - a cidade é linda e base para o Parque Nacional Cajas;

Guayaquill - bate e volta de Cuenca, tem umas partes legais, mas nada demais;

Baños -  a cidade tem vários esportes de aventura, muitas cachoeiras e de lá você conhece o Pailón del Diablo (que é uma cachoeira incrível) e tem mais algumas atrações também;

Latacunga - cidade que serve de base pra Laguna Quilotoa e Cotopaxi, mas que não tem nada demais, da pra ir pra esses lugares partindo de Quito;

Quito - cidade fofa, pequena. Quando eu fui tava tendo muita coisa cultural então gostei bastante;

De Quito peguei bus pra Tulcán e de la um táxi até a fronteira, que cruzei a pé. Não tive problemas, mas devido à situação na Venezuela a fronteira tava muito cheia, demorou umas 4h. Mas conheci pessoas que cruzaram em menos tempo. Da fronteira peguei um táxi compartilhado até o terminal de bus de Ipiales (Não fui no Santuário Las Lajas pq já tava tarde) e de la pegamos bus pra Cali.

Cali - cidade legal, atmosfera boa, mas nada pra se demorar muito. De lá peguei um bus pra Buenaventura (Bem feia e perigosa) só de passagem pra de la pegar um barco pra costa do Pacífico 

Pacífico Hostel - É um hostel muito legal (meio caro) que mistura praia com selva. Lá você consegue fazer passeios de barco pra ver baleias (apesar que fim de ano não é mais época) cachoeiras, ver plâncton bioluminescente e essas coisas. Te dá a sensação de estar numa ilha, apesar de não ser. Saí de lá e fiz o trajeto barco até Buenaventura - Cali e de Cali peguei um vôo até Cartagena.

Cartagena - cidade quente, com as ruas cheias de arquitetura colonial, linda! Tem bastante agito. As praias de la em si são bem mais ou menos, nada demais. Pra ver o Caribe incrível tem que pegar os passeios e ir pras ilhas, que são bem lindas mesmo. Saí de lá, peguei um vôo pra Medellín;

Medellín - amei, a cidade tem uma atmosfera incrível, muita coisa acontecendo, muito verde, e se você fugir do núcleo do Poblado sai bem barato;

Guatapé - cidade fofa toda coloridinha, mas que dá pra fazer bate volta de Medellín ou passar uma noite só (Eu fiquei mais tempo mas a opinião geral é essa). De lá voltei pra Medellín e peguei um vôo pra Santa Marta;

Santa Marta - cidade suja, fedida e meio acabada. Serve como base pra fazer os passeios no norte, mas não achei nada de especial, é uma Cartagena mal cuidada. Fiquei num hostel bem legal lá que sempre guardava minha mala pra ir fazendo os passeios pelo norte. Sendo justa, tem uma praia lá perto chamada Taganga que é bonita ok, mas onde vi um milhão de peixinhos nadando com snorkel, foi muito lindo. Muita gente vai fazer curso de mergulho lá também, falam que é barato;

Tayrona - o Parque é lindo, tem praias incríveis, principalmente se tiver sol e você puder aproveitar todo o azul do Caribe. Aconselho ir pra ficar pelo menos duas noites, pq é uma boa caminhada pra chegar nos campings e tem muita  coisa pra fazer lá dentro. Não sai barato mas vale a pena;

Cabo de la Vela/ Punta Gallinas - esse foi o meu lugar preferido em toda a Colômbia. É difícil de chegar, inóspito, mas isso que o torna maravilhoso. As praias são lindas e tem muito pra ver. De lá voltei pra Santa Marta e peguei um vôo pra Bogotá;

Bogotá - é  frio (rs), tem muito museu e coisa cultural, mas particularmente prefiro Medellín.

Esse foi meu roteiro nesses dois países bem por cima, se quiser informação mais detalhada só mandar mensagem. 

Umas dicas gerais:

Não sei se grana é um fator limitante pra viagem, mas se for, não esquecer que a moeda oficial no Equador é o dólar (apesar de ter muita opção barata por lá, principalmente em Quito).

Na Colômbia praticamente só andei de avião porque os preços eram muito bons e às vezes mais baratos do que os ônibus (Isso contando com despacho do mochilao). Usei muito Avianca la.

Um caso sério de amor que tive nessa viagem foi o mar caribenho, então se sua intenção é natureza se joga por lá que é lindo demais!

Se quiser dar uma olhada nas minhas fotos da viagem pra ter uma ideia meu insta é @alanalanlana, mas não tem nada muito profissional não tá hahaha.

É isso, bom planejamento e curte muito essa viagem incrível!

• Amei! 2
Link para o comentário
  • Membros de Honra

@alana.barros Excelentes dicas, me fez recordar minha estada nesses dois lindos países. 

Só acrescentar uma dica: @bigars você disse que gosta de natureza, montanha, em Santa Marta tem um trekking lindo até a ciudad perdida (fiz e adorei), o passeio é contratado nas agências em Santa Marta. Antigamente as FARCS dominava aquela montanha,  e nela segundo os guias, tem uma cidade escondida no meio da floresta maior que Machu Picchu.  No final do roteiro vc vê muitas ruínas mesmo. Deve ser verdade mesmo, pois uma escadaria em pedra de uns 500 degraus para subir. Tem muita história ali.

Mas a questão é o tempo que terá! 

• Amei! 2
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...