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Boa tarde, galera.

Situação: Comprei passagens na Azul trecho Brasilia-GRU. Meu voo internacional parte no mesmo dia de GRU (chego em GRU com 5hs de antecedência do voo internacional). 

Passagens foram compradas separadamente (Azul e Ibéria).

A hipótese é: Ibéria altera o voo (por exemplo uma antecipação) e eu perco a passagem que comprei pela Azul (BSB - GRU). Sei que eles não são obrigados a emitir uma passagem de Brasilia para GRU apenas pq eu "perdi" o voo da Azul. Isso não é problema da Ibéria, é problema meu. Porém, alguém sabe informar se ainda existe aquela "carta/comunicado" em que a Cia aérea informa a alteração do voo? Comigo ocorreu com a Avianca em 2015. O voo de Bogotá atrasou e perdi um voo seguinte da Gol. A Avianca me entregou uma carta comunicando o ocorrido e a moça do balcão disse: Leve até o guiche da cia do seu voo. A carta apenas citava o atraso ocorrido de Bogotá para GRU, nada mais. Recentemente uma amiga teve a mesma experiência (entre Latam e Azul) e a empresa apenas pegou a "cartinha" e remarcou o voo sem questionar ou cobrar nada.

Alguém sabe informar se é uma prática comum, regulamentação, ou apenas um acordo de cavalheiros entre as cia aéreas?

Obrigado

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Isto é somente um acordo de cavalheiros entre companhias, nenhuma companhia tem obrigação de aceitar ela, e muitas nem aceitam.

Depende muito da boa vontade do gerente de plantão autorizar ou aceitar este tipo de coisa.

Já tive um problema parecido com a Lufthansa e Gol em 2016, o meu voo da Lufthansa atrasou 9 horas na chegada a SP, e eu perdi o voo da Gol que eu tinha comprado no Gol para 6 horas depois da chegada prevista do voo da Lufthansa.

Eu pedi a tal cartinha para o atendente da Lufthansa, eles fizeram e eu fui tentar na Gol para ver se me reacomodavam em outro voo. O atendente da Gol  simplesmente falou que para eles isto não valia nada, se ainda fosse de alguma empresa parceira, ele até poderia tentar ver algo conseguia algo, mas como era de uma empresa com o qual eles não tinham parceria, a gerencia não autorizava.

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