Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado
2 horas atrás, poiuy disse:

Esta estimativa acima é válida desde que a pessoa não escolha só locais caros, como por exemplo Amsterdam, Suíça, Paris Londres, Viena, etc... locais onde você morre com 30 euros por noite só com hostel, e nem é um hostel top...

Mas se fizer um mix de cidades caras e baratas, dá para chegar nestes valores se a pessoa for bem disciplinada nos gastos.

O leste europeu realmente tem um custo de vida menor, mas em compensação, chegar lá costuma ser bem mais caro do que na europa ocidental, ou seja, geralmente o que se gasta a mais em passagens para chegar no leste europeu costuma ser mais do que aquilo que você conseguirá economizar com diárias de hostel e alimentação mais baratas.

Ou seja, no final das contas, na maioria dos casos, numa viagem de curta duração, o custo total final é o mesmo, ou até maior viajando para o leste europeu do que numa viagem a Europa ocidental.

Incluir o leste europeu faz baixar o custo final se você estiver numa viagem de maior duração, tipo uns 25 ou 30 dias, onde você chegue e volte pela Europa ocidental, e vá indo ao leste europeu aos poucos, passando por várias cidades no caminho, mas isto já é uma viagem que você atualmente não consegue fazer com somente 6 ou 7 mil por causa do euro/dólar caros, precisaria de mais dinheiro para uma viagem com toda esta duração. 

Piuy, você está enganada. O voô mais barato da minha viagem foi justamente Paris-Budapeste, no qual paguei uns 30 Euros pelo que me lembro. De Budapeste fui pra Praga e Berlim de ônibus, e lembro que me custou pouco. No geral Leste Europeu é bem mais em conta em tudo, desde hostels, bebidas, passeios, etc...

Amsterda é uma cidade caríssima, acredito que mais que Paris e Londres. Com pouca grana eu tiraria ela do roteiro. Em Paris tem como gastar pouco ficando em hostels mais afastados e fazendo mercado todo dia (que é bom e barato na França). Em Londres tem um Hostel barato na região da Russel Square (onde eu fiquei) uma área central e bem fácil de se locomover. Achei as coisas até mais baratas que em Paris, com exceção do trem que vai pro Aeroporto que morre umas 17 Libras.

• Amei! 1
  • Membros
Postado
1 hora atrás, Paulo Tasso disse:

Piuy, você está enganada. O voô mais barato da minha viagem foi justamente Paris-Budapeste, no qual paguei uns 30 Euros pelo que me lembro. De Budapeste fui pra Praga e Berlim de ônibus, e lembro que me custou pouco. No geral Leste Europeu é bem mais em conta em tudo, desde hostels, bebidas, passeios, etc...

Você não entendeu o que eu falei, eu falei exatamente aqui o que você discordou...

em outras palavras eu falei que um roteiro puramente leste-europeu fica caro, por causa das passagem caras para se chegar lá saindo do Brasil, mas que se conseguisse combinar com a europa ocidental como você fez, onde você acha passagens baratas com facilidade, e se fosse indo ou voltando do leste ao poucos como você também fez, geralmente se consegue um bom mix de cidades caras e baratas.

Mas que isto não caberia numa viagem de 10 ou 12 dias...

Outro detalhe, você  não pode levar em conta só o seu voo para Budapeste, tem que levar em conta que nem todo mundo vai pegar um voo para Budapeste.

Budapeste é sede de algumas low-cost, então costuma ter voos mais baratos, mas quando você começa a pesquisar voos para outros locais fora Budapeste, a coisa já começa a complicar um pouco, os voos começam a ser mais caros, e a não ter voos todos os dias. 

lembro de uma situação que eu passei, eu precisava de um voo para Cracóvia, pesquisando achei voo por 15 euros, mas que não me servia, pois este voo de 15 euros era só nas terças e quintas, e eu precisava de voo no sábado ou domingo, e como não tinha outra opção, acabei pegando um outro voo de 70 euros.

• Amei! 1
  • Membros
Postado
2 horas atrás, Paulo Tasso disse:

Amsterda é uma cidade caríssima, acredito que mais que Paris e Londres. Com pouca grana eu tiraria ela do roteiro. Em Paris tem como gastar pouco ficando em hostels mais afastados e fazendo mercado todo dia (que é bom e barato na França). Em Londres tem um Hostel barato na região da Russel Square (onde eu fiquei) uma área central e bem fácil de se locomover. Achei as coisas até mais baratas que em Paris, com exceção do trem que vai pro Aeroporto que morre umas 17 Libras.

Nesta parte concordo que apesar da libra cara, Londres pode mais em conta que Paris e Amsterdam.

Em Londres tem bastante coisa que pode-se fazer de graça, mas aqueles passeios pagos, é que matam!

Se for for visitar o estudio da Universal onde foi filmado Hary Potter, que é sonho de consumo de muita gente que vai a Londres, se for visitar o Madame Tussauds, a London Eye, a London Tower, Castelo de Windors, etc, você morre facilmente com 80 ou 100 libras só  com 2 ou 3 dias de passeios...

Ou seja, tem bastante passeio de graça em Londres, mas o que é pago, é bem pago!  rss

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Museu Britânico é gratuito e excelente. Eu comprei o London Eye antecipado pela net e economizei uns 10% além da fila menor. Não fui em museu de Cera, mas fui no London Tower e fiz um passeio de Barco. Algumas coisas turistonas passei, e fiz outras como pegar balada em Camden Town e visitar umas áreas perifas como o Thamesmeads onde filmaram o filme laranja mecânica.

Já em Paris só pra pisar no Louvre já são uns 25 Euros, fora que lá me senti inseguro em algumas regiões e tem muita armadilha pra Turista.

Beber alcool no leste Europeu é muito barato,  gosta lá é o paraíso hehehe. 50 Euros por dia em Budapeste dá tranquilo e esbanjando ainda, pelo menos era assim 2 anos atrás quando fui. Já em Paris e Amsterdam tu passa sufoco

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Uma opção é visitar Portugal e Espanha. Os custo de vida é mais baixo, então acaba gastando menos, e é mais fácil achar promoções vinda do Brasil.

Do Leste Europeu, ultimamente está havendo tipo uma gentrificação dos locais mais turísticos, hostel custando 20 - 30 euros, o mesmo de cidades da Europa ocidental. Apesar de que os preços ainda estão bem mais em conta, mas a diferença está diminuindo um pouco. Então precisa ver se o custo extra da passagem do Brasil vai fazer valer a pena.

• Amei! 2
  • Membros
Postado

Amigo, vou fazer meu primeiro mochilão pela Europa também, agora em agosto (alta da alta temporada) e vou compartilhar a minha experiência em relação à montagem do roteiro da viagem.

Primeiro de tudo, não será minha primeira vez na Europa, fui com minha família há 6 anos atrás mas estava às custas deles então não conta em questão de experiência de planejamento e gastos, mas deu pra eu ter uma ideia de como a banda toca em questão de transporte, alimentação e etc. Dessa vez vou para estudar em Portugal, como não queria chegar e começar as aulas direto, estou indo no final de julho pra ficar um tempo viajando (pelo menos 20 dias) e depois voltar pra Portugal pra me estabelecer e começar os estudos.

Pra começar, compre uma passagem barata daqui pra lá, tem boas opções na internet de monitoramento de promoção de passagens (skyscanner, passagens imperdíveis), no meu caso consegui por R$900 (SÓ IDA) pela Royal Air Maroc, saindo de Guarulhos com uma escala de 3h em Casablanca e destino Porto. Está certo que é só ida, mas já vi Ida e Volta pra Portugal e Itália por R$1000! R$1500~2000 não é tão incomum mesmo em alta temporada, mas o ideal é viajar na média temporada (Abril-Maio-Setembro-Outubro). Não procure passagem barata se você mora de grandes centros, geralmente as passagens baratas são saindo de São Paulo, Rio, BH ou alguma cidade maior do nordeste (Salvador, Recife). Então procure sair desses lugares e compre uma passagem até lá da sua cidade, sairá muito mais em conta.

Sobre o planejamento da viagem, viajantes mais experientes dirão que o ideal é nunca engessar de mais o roteiro, mas pra um iniciante eu não vejo isso como algo aconselhável, vou explicar minha experiência na montagem do meu roteiro.

1 - Eu sabia que ia chegar em Porto em 30/07, é uma cidade que eu já conheço então não pensei em ficar muito tempo por lá, procurei reserva em hostel pra 2 noites e achei uma boa opção por 40 euros (as 2 noites). Daí procurei passagens baratas de Porto pra outro lugar, nesse caso usei o Skyscanner com a opção de múltiplos destinos, só coloquei a data. Achei uma passagem por 15 euros pra Barcelona e comprei.

2 - Em Barcelona as coisas são mais caras, especialmente nessa época do ano, então o Hostel saiu mais salgado, 100 euros 3 noites, sendo que eu vou ficar por lá 4 dias inteiros, mas na última noite tomei a decisão de dormir no aeroporto, já que consegui um voo (usando a mesma ferramenta do Skyscanner) pra Turin por 20 euros, que sai bem cedo, sendo assim, pra evitar pagar uma estadia a mais só pra dormir e ter que acordar com as galinhas pra fazer check out e não perder o voo, vou ter essa experiência. Lógico que pesquisei antes sobre as condições de dormir no aeroporto de Barcelona, tudo que precisava saber pra não ir no escuro.

3 - De Turin eu percebi que seria melhor conhecer o norte da Itália, são distâncias menores e o ticket de trem sai por 10 euros em média, nunca sendo mais do que 2 horas de viagem, daí tracei um roteiro pra ficar 2 noites em Turin, 2 em Genoa e 3 em Florença. Fiz todas as reservas de Hostel antes, em Turin até consegui um achado em uma espécie de "Pousada" em bairro residencial com quarto exclusivo e comida a vontade (não só café).

4 - De Florença eu seguirei pra Bolonha só pra passar o dia na cidade e pegar um voo pra Viena, aqui será mais uma experiência de dormir em aeroporto uma vez que chegarei bem tarde. Daí mais 2 noites em Vienna e sigo de trem pra mais 3 noites em Praga, de Praga não sei o que irei fazer mas visto que estarei viajando por uns 20 dias, provavelmente voltarei pra Portugal, no máximo esticarei pra conhecer Amsterdã ou Munique.

Fiz todas as reservas dos hostels com opção de cancelamento, sai um pouco mais caro mas te poupa problemas se precisar rever o roteiro (como eu já fiz), no caso das passagens aéreas não tem jeito, tem que comprar uns 3 meses antes pra não pagar muito caro, daí isso te deixa compromissado com certos destinos. O preço de todas as reservas deu em média 30 euros por noite, sendo que priorizei hostels com boas notas, localidade e café da manhã no Booking. Aero ta dando 140 euros com a volta de Praga pra Portugal que sai mais caro (75 euros). E as viagens de trem pela Italia e de Vienna pra Praga uns 60 euros, totalizando 200 euros com transporte, mais uns 500 de estadias, 700 euros de gastos.

Aí depois vem os gastos com transporte dentro da cidade, alimentação, entretenimento. Sendo sincero esse é mais dificil estimar com precisão, até porque você pode achar que vai gastar X em tal lugar e acabar gastando a mais ou a menos. Via de regra o ideal é fazer uso de passes que te deem viagens ilimitadas no transporte público por X dias, contando é claro que você vai rodar bem pela cidade, alimentação é sempre comer como local, comprar em supermercado e levar pro hostel, comer em locais mais baratos e até recorrer a fast food que é mais em conta. E por fim entretenimento, eu pretendo evitar a maioria das atrações pagas, vai ser um museu aqui e outro ali, priorizarei o passeio mesmo, e atrações de graça que não me custem muito tempo em filas. Já balada vou evitar ao máximo, uma sexta ou duas mesmo, a ideia é sempre estar acordando cedo e aproveitando as cidades durante o dia. Por fim pretendo gastar uma média de 20 a 30 euros por dia contando tudo, mas claro que vou levar um pouco a mais.

Na questão do câmbio, pra evitar comprar euros em valor de turista, ou até o cartão pré pago que é mais caro, vou usar o transferwise pra transferir a uma taxa melhor pra um amigo que já está em Portugal, chegando lá vou pegar a grana com ele.

Minha ideia é gastar no máximo 1300 euros nessa viagem contando tudo que vou fazer lá, mais os R$900 que paguei na passagem e os pequenos gastos que terei aqui antes de ir (seguro viagem, compra de mochila, acessórios e etc), fora um Galaxy S9 pra não sair ficar com as fotos ferradas do meu celular atual. Então estou colocando aí uns R$10000 com os 2 que pretendo pagar no S9. Isso na alta temporada do verão, 20 dias mais ou menos. Diria que se for bem mais rato que eu e for pra ficar uns 15 dias no outono ou primavera dá pra gastar uns R$7000 com tudo, até menos se bobear.

• Membros
Postado
Em 01/05/2019 em 17:09, lobo_solitário disse:

- Voce comprou a passagem pra qual destino?

- Voce ira iniciar e finalizar a viagem pela mesma cidade?

- Vai e volta quando?

A principio quais seriam suas cidades de interesse? Exponha o que voce ja tenha em mente, assim ficará mais facil sugerir algo.

Desculpa a demora para reposnder estava meio ocupado no trabalho;

Então minha passagem está para Paris, ida e volta, o que eu acho que fiz uma burrada ter comprado para o mesmo destino ida e volta.

No caso minha passagem tem uma duração de 15 dias

Cidades de interesse não tenho, só tenho vontade de conhecer mesmo rs.

• Membros
Postado
Em 02/05/2019 em 14:17, Forestes disse:

Então... Vou viajar entre Setembro e Outubro.

Vou dar o exemplo de meu planejamento.

20 noites em 3 países (de forma muito economica):

Hospedagem 383 euros (esse é um valor que vc já tem certeza antes de sair de casa, então pode pesquisar de acordo com seu estilo).

Locais que vou visitar pagos: 159 euros ( também da pra pesquisar e saber antes quanto vc gasta).

Alimentação: essa parte que é complicado calcular, mas como ficarei em hostel pretendo gastar 15 euros por dia (total 300) 5 euros café manha simples e um lanche feito por mim mesmo para almoço e 10 euros janta. Separei mais 110 euros pra uma servejinha, vinho (comprado em mercado) e pizza. Não vou curtir balada, então é gasto a menos.

Transporte: dois trechos low cost 120 euros, um trecho trem 20 euros, onibus/metro 70 euros, transporte aeroporto ao centro 50 euros.

TOTAL: 1212 Euros

Agora eu acrescento 70 euros para coisas variadas mais 130 euros para imprevisto (com fé em Deus, rs).

Novo Total: 1412 (6500 reais)

Já tenho passaporte, seguro da viagem e transporte até o aeroporto.

As passagens ainda não comprei, mas está entre 2500-3000 reais... em Janeiro tinha achado até por $2300.

Fora toda essa conta vou estar com cartão com disponibilidade de mais $3000 que tenho como pagar na volta. (por garantia) 

Legal o seu roteiro, muito bem utilizado o dinheiro, e acredito que a melhor coisa é ir com cartão de credito internacional para algum imprevisto ou até mesmo algo que queira fazer extra ali no momento, pois as vezes queremos trazer alguma lembrança, ir em algum lugar não planejado.

• Membros
Postado
Em 02/05/2019 em 20:45, viniciushas disse:

Cara, se não for na alta temporada e evitando as cidades mais caras dá pra fazer uma trip de 2 semanas com uma certa tranquilidade... mas é bom ter um cartão de crédito internacional para o caso de surgir algum imprevisto.

Apesar de grande parte dos países utilizarem a mesma moeda, tem grandes diferenças de preços e custo de vida entre eles... Portugal e os países do leste europeu são mais baratos, por outro lado cidades como Londres, Paris, Amsterdam e Munique são mais caras que a média... países como a Suíça e os países nórdicos então são caríssimos.

Mas planejando bem dá pra fazer uma viagem inesquecível e sem perrengues.

Essa é a essencia, viajar para um lugar completamente diferente, não gastar muito mas aproveitar com qualidade.

• Membros
Postado

Uma dica, parafraseando um amigo, viajar é se foder. Claro que é como piada mas, quando se viaja pra ir a um lugar desconhecido (ou até conhecido) sempre vai ter uma ou outra coisa que vc paga bem mais caro, ou se dá mal, pega hotel ruim, etc.

Eu moro na Itália e as vezes viajo pra conhecer uma cidade por aqui no feriado, eu pesquiso e calculo, mas uma ou outra coisa sempre sai fora do previsto. Fui pra Turim esses dias e não comprei con antecedência o bilhete do Museu Egípcio (tinha chegado a entrar no site, mas deixei pra comprar na hora), e isso me custou 2h na fila, e eu só estava na cidade por um dia, então deixei de visitar muita coisa por conta disso.

Toda viagem é assim, mas é vivendo e aprendendo, por mais que planeje as coisas não saem como previsto, planejar só é diminuir erros, mas nunca eliminá-los. Que é o caso de comprar passagem para ida e volta do mesmo lugar, acontece. Continua o roteiro sem se preocupar.

• Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...