Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado
Em 01/05/2019 em 00:14, Wilson Iwazawa disse:

DIA 4 - Rifugio Elisabetta a Courmayeur (15,7 km)

20180629_083451_low.thumb.jpg.29bf7b3687a747ea1e791552f44e3975.jpg

A caminhada do dia prometia ser tranquila. Uma subida pesada, mas curta, se destacava na primeira metade, e o restante seria uma longa descida até a cidade de Courmayeur. Mas o destino se encarregaria de providenciar alguns obstáculos para acrescentar alguma emoção à trilha.

Segui por alguns quilômetros um caminho praticamente plano até o lago Combal, onde uma bifurcação dividia a trilha para o caminho tradicional (pelo alto) e para a variante (pelo vale), que era recomendada em caso de mau tempo. Eu vinha caminhando nos últimos dias com 2 jovens singapurianos. Um deles estava com uma bolha infeccionada em um dos pés e andava com dificuldade. Resolveram por isso tomar a variante mais leve, enquanto eu seguiria por cima. Nunca mais os encontrei. Escutei rumores de que haviam abandonado a trilha posteriormente, mas não pude ter certeza.

A subida, apesar de íngreme, foi sendo vencida com tranquilidade. Porém, logo no início, o primeiro desafio: pedaços de uma ponte de gelo sobre um riacho haviam desabado. Eu me deparei com duas escolhas: tentar cruzar o riacho pulando sobre algumas pedras emergentes, ou subir pela margem ainda coberta de neve e tentar achar outro ponto para cruzar. Porém essa subida era bem inclinada e o ponto de cruzamento, incerto. Resolvi arriscar pelas pedras. Fatalmente acabei pisando algumas vezes no leito do riacho e encharcando minhas botas. A partir dali, tomei o mesmo cuidado do dia anterior: paradas constantes para secar os pés e trocar as meias molhadas.

20180629_091541.thumb.jpg.4502d0cb5702c0e896cb969c81e29847.jpg

DSC02108_low.thumb.jpg.dca5ef2fd1084df8e3dc7bbab680c14a.jpg

Ao final da subida, alcancei o ponto mais alto do tour (2.430m). O tempo aberto e a posição proporcionavam uma vista espetacular das montanhas e glaciares e do próprio Mont Blanc. Fiquei ali por um tempo enquanto deixava as meias e botas ao sol para secar um pouco.

Segui caminho, e logo no início da longa descida até Courmayeur, um campo de gelo que aparentava ter a mesma dificuldade de todos os anteriores, revelou-se bem mais perigoso. Estava bem escorregadio (neve ainda dura) e havia uma grande inclinação para baixo no trecho final. Qualquer passo em falso ou escorregada, seria uma queda montanha abaixo. Foi a primeira vez que fiquei com medo real no TMB. A cada vacilada, a sensação de "morri", caracterizada por uma corrente gelada que subia a espinha e só não arrepiava meus cabelos por conta da ausência dos mesmos...

20180629_114701.thumb.jpg.a4dd2325e5d1d2da5a0cd00d219c26b5.jpg

20180629_115236.thumb.jpg.36aabcf25e73ce6fa1629b68a209510e.jpg

Passado o aperto, continuei a descida, que seguiu tranquila dali para frente. Fiz uma parada no refúgio Maison Vieille para almoçar. Depois, uma descida íngreme e monótona até Courmayeur, que colocaram meus joelhos à prova. Se não sentisse dor após esta, estaria 100% recuperado das dores que sentia nas descidas de trilhas anteriores. E não precisaria mais das incômodas joelheiras, que nessa altura, só ocupavam espaço na mochila.

20180629_132733.thumb.jpg.609d8cd5c91908cc5430e47a0d5a9481.jpg

Aproveitei a estrutura de Courmayeur para lavar uma boa parte da roupa. É uma cidade cara, então a lavanderia custou mais caro que um bom jantar. Mas ter as roupas limpas é muito bom também. E nem sempre temos como lavar e secar as mesmas nos refúgios. Também fiquei em um hotel neste dia. Aproveitaria um pouco de privacidade, espaço e conforto para variar. Mas os dormitórios e camas coletivas não estavam sendo de nenhuma forma um problema para mim. Meus padrões de conforto mudaram muito nos últimos anos com estas experiências em trilhas. Desapego sendo aprendido e exercitado.

20180629_160947.thumb.jpg.ffed60736896b99b1e3667bd49257087.jpg

20180630_091634_low.thumb.jpg.c0b95544afb15e5d9f6faa49f34dd853.jpg

DSC02143_low.jpg

DSC02177_low.jpg

vou realizar o TMB na semana que vez, segunda quinzena de junho/2023. Se puder me ajudar com duas duvidas ficarei muito grata. 1º é possível acampar próximo ao LAGO CHECROUIT, ou antes dele? 2º sabe me dizer se os teleféricos (o de les Houches e o que desse para courmayeur) são muito caros $? Obrigada.

• Membros
Postado (editado)
17 minutos atrás, Paula Cuzzuol disse:

vou realizar o TMB na semana que vez, segunda quinzena de junho/2023. Se puder me ajudar com duas duvidas ficarei muito grata. 1º é possível acampar próximo ao LAGO CHECROUIT, ou antes dele? 2º sabe me dizer se os teleféricos (o de les Houches e o que desse para courmayeur) são muito caros $? Obrigada.

Oi Paula, tudo bem? Coincidentemente também farei o TMB (novamente) daqui a 2 semanas (começo dia 20).
Sobre o lago checroit, eu realmente não vou saber te responder, pois nunca pesquisei sobre camping. Mas tem uma comunidade no FB que está bem movimentada esse ano e podem te ajudar.
Sobre os telefericos, o de les houches custa 16,50 a pernada (vou pegar esse ano) e o de courmayeur acho que está o mesmo preço, porém só funciona a partir de 01/07 (infelizmente teremos que descer a pirambeira a pé mesmo)

Esse site aqui tem muita info, alem dos transportes, voce deve achar coisa de camping e refugios:
https://tourdumontblanchike.com/tour-du-mont-blanc-public-transport/

Editado por Wilson Iwazawa

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...