Membros gabriel.st Postado Novembro 10, 2013 Membros Postado Novembro 10, 2013 Boa discussão! Eu usava uma Nautika Falcon que aguenta bem o tranco aqui no Brasil (uma vez pingou água pelo sobre-teto durante uma trovoada). Agora comprei uma Mountainsmith Morrison 2, que ainda não foi testada. O que percebi, é que há uma diferença muito grande no material do piso das duas. Acredito que o material utilizado na Mountainsmith deve ter muito boa qualidade, porém é muito mais fino que o da Nautika, passando uma impressão de fragilidade. Acho que é o preço que se paga por querer andar mais leve: material mais leve, porém menos robusto (não é regra). Detalhe é que o material fino da Mountainsmith é mais impermeavel que o da Nautika, aguenta 5000mm. Tenho intensão de usar uma lona ou footprint para conservar minha barraca. Acredito que assim, protegida do atrito, ela irá durar mais. Minha pergunta: O que acham de usar um daqueles cobertores de emergência como footprint? Não será uma proteção forte, mas já ajudará a proteger, e quem sabe ajuda isolando um pouco do frio.. além de ser muito compacto e leve.. Alguem já fez isso? Seria uma ideia razoável? Citar
Colaboradores andreantunes Postado Novembro 10, 2013 Colaboradores Postado Novembro 10, 2013 Tenho intensão de usar uma lona ou footprint para conservar minha barraca. Acredito que assim, protegida do atrito, ela irá durar mais. Minha pergunta: O que acham de usar um daqueles cobertores de emergência como footprint? Não será uma proteção forte, mas já ajudará a proteger, e quem sabe ajuda isolando um pouco do frio.. além de ser muito compacto e leve.. Alguem já fez isso? Seria uma ideia razoável? Gabriel, nunca tentei, mas acredito que ''FURAR'' o tecido aluminizado dos cobertores de Emergência é mais fácil. A resistência deve ser menor. Mas faça o teste em casa, com seu cobertor: tente furar um cantinho dele, prá ver se é fácil... Acredito que o material dos cobertores de emergência devem ser todos semelhantes, apesar das diversas marcas. Outra: se a lei da física fosse mantida, ou seja a mesma resistência do material aluminizado, comparado com os Footprint, o primeiros já teriam sido escolhidos pelos fabricantes, pelo menor peso... abç. Citar
Membros gabriel.st Postado Novembro 10, 2013 Membros Postado Novembro 10, 2013 Valeu André! Com certeza os footprints são melhores que um cobertor de emergência.. Estava pensando nele como uma alternativa bem leve e barata (R$11,00). Não tenho um cobertor de emergência, mas talvez compre um pra fazer um teste.. vi que o da marca Coghlans tem dimensões parecidas com minha barraca, de 10 a 20 cm menor (tamanho bom pra usar como footprint). A Mountainsmith tem um footprint pra barraca, pesa 250g, resiste a 2000mm (ajuda a resistir à umidade), e prende as pontas nas varetas da barraca.. mas não tem no Brasil pra vender.. além de custar de 25 a 30 dolares no USA.. Se eu fizer o teste com cobertor posto aqui! Abraço Citar
Membros Maurício83 Postado Abril 3, 2014 Membros Postado Abril 3, 2014 Gostaria de saber o que vcs acham de usar SOMBRITE (SOMBRITE É AQUELA TELA MEIA TRANSPARENTE USADA PARA AMENIZAR O SOL, USADA EM ESTACIONAMENTOS E ESTUFAS) debaixo da barraca, .... POIS ELAS PROTEGERIAM A BARRACA E AINDA DEIXARIA A AGUA PENETRAR NA TERRA Citar
Colaboradores andreantunes Postado Abril 3, 2014 Colaboradores Postado Abril 3, 2014 Maurício, a resposta me parece que é "não resolve nada". Explico: quando a gente é escoteiro, ou mesmo um "sem teto" que dorme no passeio, aprendemos que "papel" ou "jornal'' é isolante do frio do chão, que é bom dormir em cima dele, ou por a barraca em cima. O sombrite não isola nada. Outra função da lona ou footprint é não deixar passar a "pontinha cortante" de uma pedrinha, ou lasca de madeira, ou espinho, que furaria o fundo da barraca. O sombrite é mesmo que nada. Outra função da lona ou footprint é não deixar passar LAMA, que sujaria a barraca. O sombrite vai ficar uma meleca. Outra função é isolar a água, pois isolaria também o frio, e o sombrite é todo vazado. Então... Não protege ! Citar
Membros canandes Postado Janeiro 16, 2016 Membros Postado Janeiro 16, 2016 Olá! Você colocou a foto de um Gear Loft dizendo ser um Footprint. Essa foto que você colocou é de um Gear Loft, aquela redinha que se pendura no teto (interior) da barraca para guardar pequenos objetos. Alguns fabricantes como a Eureka, a própria Marmot geralmente já fornecem esse acessório em alguns modelos. Outros fabricantes vendem separado. Confra alguns modelos de Gear Loft: https://www.google.com.br/search?q=gear+loft+tent&espv=2&biw=1242&bih=585&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiluej_ka7KAhVDx5AKHZaBBOQQ_AUIBygC A função do Footprint é sim aumentar a proteção ao piso da barraca. Há vantagens e desvantagens. Posso citar como vantagem o fato de realmente proteger o piso da barraca, principalmente se a barraca não for de um material de qualidade, além de proporcionar mais uma camada de proteção contra água e possíveis rasgos. Como desvantagem, posso citar o fato de representar um peso e um volume extra e também, causar um efeito contrário à ideia de aumentar a impermeabilização do piso da barraca. Isso porque, dependendo do tamanho do footprint, a água pode entrar por entre ele e o piso da barraca, ficará acumulado podendo se infiltrar no fundo da barraca, se ela não tiver uma boa impermeabilização do piso (nesse caso o footprint vai funcionar como um coletor de água, o que não seria interessante). Eu particularmente acho que vale a pena usar em alguns casos, até mesmo pra reduzir a sujeira que fica grudada no fundo da barraca. E recomendo pra quem não gosta de usar, que tenha um cuidado maior ao escolher o local no qual irá armar a barraca. Os fabricantes recomendam sim o uso do Footprint. Veja no link da Eureka pro exemplo: http://www.eurekatent.com/Tent_Care/ Já no site da Marmot, tem a seguinte citação sobre o Footprint: "Protect your investment! Designed to fit snugly beneath the tent: This rugged footprint effectively repels moisture, and protects the bottom of your tent from abrasions, scuffs, and punctures. Use shiny (coated) side up." Ou seja, segundo o fabricante Marmot, o footprint serve para repelir umidade e proteger a parte inferior da barraca contra escoriações, arranhões e perfurações. A Mountain Heardwear cita que o footprint prolonga a vida útil da barraca. "The Optic™ 2.5 Footprint is a waterproof footprint that protects the tent floor from damage and prolongs tent life by adding a layer between the tent floor and the ground." A The North Face cita que o footprint protege a barraca contra água e abrasão e também cita que é um acessório que prolonga a vida da barraca: "This footprint shields your tent floor from the cool, wet, or abrasive-ground, prolonging the life of the tent floor." A Kelty também cita uma informação semelhante à informação dada pela The North Face: "Perfectly sized for the Salida 2 tent, this footprint will extend the life of your tent’s floor by protecting it from rough or abrasive surfaces." Também encontramos recomendações da Big Agnes, Black Diamond, Outdoor Research e outros. Outra questão é a seguinte, praticamente todos os grandes modelos de barracas dos grandes fabricantes mundiais, já vêm com o Footprint. Eles geralmente não adicionam nos modelos mais baratos, mas os vendem separadamente. Abraços! ate mesmo pq muitos fabricantes recomendam o uso de uma lona Outra questão sobre o uso de lona ou footprint, é que grandes marcas mundiais já adicionaram o footprint como ítem de série de alguns tipos de barraca. Se eles que são fabricantes aconselham... talvez tenha alguma serventia. Acho que é a melhor opção pra quem quer ter um cuidado a mais, principalmente com o chão da barraca. Salve moçada! Polêmicas à parte, o fato de alguns fabricantes recomendarem (e até incluirem o footprint no kit) pode ser visto sob dois ângulos: 1) Realmente é interessante e por isso recomendável, como forma de preservar a integridade do piso da barraca, especialmente quando usada sobre terrenos pedregosos, que tendem a danificar (perfurar/desgastar) o piso do vestíbulo; A concepção adotada por vocês sobre o Footprint está equivocada senhores. A função do Footprint não é reforçar o piso da barraca. Se assim fosse o fabricante estaria admitindo que o seu produto tem baixa qualidade no piso. Além domais seria muito mais simples e impactaria em menos custos de produção confeccionar um piso duplamente mais espesso que gerar uma outra peça de mesmo material ou diferente para proteger este piso. O função do Footprint é ser utilizado quando o bom tempo permitir a não necessidade do habitáculo interno (vestíbulo), apenas com o sobre-teto para deixar a barraca mais leve para ser transportada e ventilada no verão. Observem por exemplo a Marmot Limelight 3 que já acompanha um Footprint: [align=center] [/align] Este Footprint nunca irá proteger o piso de umidade, simplesmente porque sua malha é telada (vazada), pode até reforçar a resistência do piso a perfurações, mas volto a dizer: Esta não é sua função. Como vocês afirmaram que alguns fabricantes recomendam o uso de um Footprint ou lona (eu nunca vi isso)... Por favor me mostrem alguma dessas recomendações, pois aí eu me convenço que o equivocado sou eu. Sobre a lona plástica vendida em depósitos de construção, qualquer ponta de pedra ou galho que rompa uma trama de Polietileno de alta densidade atravessa fácil a lona plástica. Abraços. Citar
Membros Cakeli Postado Novembro 30, 2019 Membros Postado Novembro 30, 2019 Nós acampamos a 30 anos e nunca coloquei nada sobre a barraca, nao vejo motivos para tal mas claro vai de cada um. Embaixo já coloquei uma lona quando o terreno é muito acidentado. Abraços Citar
Membros Carla Harzheim Macedo Postado Abril 7, 2021 Membros Postado Abril 7, 2021 Pessoal o meu problema é que o solo no meu sítio tem muitos tocos de madeira e ainda estão duros Já furaram a lona e certamente vão furar a barraca, não? Coloco o que em baixo? Maderite? Terreno está em fase de limpeza, mas demora Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Maio 24, 2021 Membros de Honra Postado Maio 24, 2021 Em 07/04/2021 em 10:36, Carla Harzheim Macedo disse: Pessoal o meu problema é que o solo no meu sítio tem muitos tocos de madeira e ainda estão duros Já furaram a lona e certamente vão furar a barraca, não? Coloco o que em baixo? Maderite? Terreno está em fase de limpeza, mas demora Carla, Nessas condições não creio que um tecido de qualquer tipo irá resolver 100% do problema. Não recomendaria acampar com barraca sobre este tipo de piso. Ou usa um fundo rígido - madeirite oou tábuas, por exemplo, ou acerta o local. Se é num sítio, como você diz, considere preparar a área de acampamento previamente, roçando e limpando os galhos. Acho mais efetivo. Ou então acampa com rede, que te deixa suspensa do chão. Abs, Citar
Membros XAVUCA Postado Janeiro 5, 2022 Membros Postado Janeiro 5, 2022 Boa noite! Todas as opiniões são válidas, tanto os experientes e os novatos tem suas razões... Uma barraca de boa qualidade pode até dar essa opção de não pôr a lona sob ou sobre a barraca, porém nem todos tem condições de investir em um equipamento mais caro, sendo assim, é válido sim usar esse artifício para proteger o material e porque não evitar um assustador alagamento interno... Cuidados onde montar a barraca deve ser levado em conta também.. Mas sou da antiga e realmente não usava esse artifício, como também não via coisas que vejo agora, tipo: ventilador,fogão elétrico, micro-ondas, etc... Se usam esses artificios em um " acampamento", por que não se pode usar uma lona ???? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.