Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

sandro

talvez o uso da lona entao nao seja gambiarra de campistas inexperientes, tbm acredito que nem eu como outros usuarios, fomos equivocados a dizer que a lona protege o piso da barraca, pois como dito anteriormente, é recomendado ate pelos fabricantes ::cool:::'> acredito que o uso ou nao da lona, eh um opcional que deve ser avaliado por cada um ::cool:::'>

aos demais digo o mesmo ::otemo::

• Membros de Honra
Postado

Pessoas, toda esta história do footprint remete à eterna discussão: Light and Fast (and Weak) X Heavy and Slow (and Strong) ... realmente na busca por leveza muitos materiais perdem em resistência, mas lembrando que isso não é regra: Só para exemplificar cito o famoso tecido Dyneema que vem substituindo cordura em muitas mochilas e outros equipos... ou ainda o Silnylon que por ser mais leve e resistente ( e mais caro) vem substituindo os nylons tipo PU ou D das barracas.

Agora meu ponto de vista: Se for uma trilha pequena, tranquila, coisa de 2 dias, é até legal levar uma lona ou footprint( mais por comodidade e outras funções já faladas acima do que para proteção do piso). Mas para trilha pesada, coisa de 5 dias ou mais, jamais levaria tanta tranqueira...

Acredito que o uso de tais aparatos é mais indicado para quem acampa em camping, pois é onde a barraca pode ficar horas e dias inteiros armadas, acelerando o desgaste do piso.

::cool:::'>

• Membros de Honra
Postado

Gabriel;

Você tem a sua opinião e eu continuo com a minha baseada em 20 anos acampando em trilhas e travessias com pelo menos 3 barracas diferentes, que nem eram tão boas, mas o piso em todas permaneceu em bom estado sem a necessidade da gambiarra da lona, dos chamados “Pisos ecológicos” ou de “Footprints”.

Acabei de comprar uma Falconzinho II Nautika para fazer travessias aqui no Brasil e achei que iria encontrar uma barraca de péssima qualidade em materiais, mas a espessura e o polietileno do piso são os mesmos utilizados nas barracas de 15 anos atrás, época em que não tínhamos tanta insegurança dos consumidores alimentada pela especulação da queda na qualidade dos produtos e do marketing comercial para vender mais acessórios.

Além do que tem o fator: Saber usar e usar bem né?

Agora meu ponto de vista: Se for uma trilha pequena, tranquila, coisa de 2 dias, é até legal levar uma lona ou footprint( mais por comodidade e outras funções já faladas acima do que para proteção do piso). Mas para trilha pesada, coisa de 5 dias ou mais, jamais levaria tanta tranqueira...

Acredito que o uso de tais aparatos é mais indicado para quem acampa em camping, pois é onde a barraca pode ficar horas e dias inteiros armadas, acelerando o desgaste do piso.

Ram Alen.

Tenho a mesma visão de causa e efeito. ::otemo::

• Colaboradores
Postado
Gabriel;

Você tem a sua opinião e eu continuo com a minha baseada em 20 anos acampando em trilhas e travessias com pelo menos 3 barracas diferentes, que nem eram tão boas, mas o piso em todas permaneceu em bom estado sem a necessidade da gambiarra da lona, dos chamados “Pisos ecológicos” ou de “Footprints”.

Acabei de comprar uma Falconzinho II Nautika para fazer travessias aqui no Brasil e achei que iria encontrar uma barraca de péssima qualidade em materiais, mas a espessura e o polietileno do piso são os mesmos utilizados nas barracas de 15 anos atrás, época em que não tínhamos tanta insegurança dos consumidores alimentada pela especulação da queda na qualidade dos produtos e do marketing comercial para vender mais acessórios.

Além do que tem o fator: Saber usar e usar bem né?

Ram Alen.

Tenho a mesma visão de causa e efeito. ::otemo::

20 anos eh chao ::lol4::

por isso que disse que acredito que o uso ou nao da lona, eh um opcional que deve ser avaliado por cada um ::cool:::'>

respeito sim sua experiencia e tal, afinal quem tem experiencia sempre tem muito a passar, se assim quiser neh ::cool:::'>

mas foi vc que disse . . .

Como vocês afirmaram que alguns fabricantes recomendam o uso de um Footprint ou lona (eu nunca vi isso)... Por favor me mostrem alguma dessas recomendações, pois aí eu me convenço que o equivocado sou eu.

bom a recomendacao ja foi postada ::cool:::'>

volto a afirmar que sua experiencia consta muito sim em relacao ao assunto aqui discutido, por isso logo no comeco depois da sua resposta e ram_alem postei

sandro e ram_

seguirei o conselho de vcs, obrigado

pela experiencia adquirida por vcs no decorrer do tempo e tal, o fabricante pode ate recomendar o uso (independente do motivo), mas vc com seus 20 anos, demosntrou que nao eh necessario !!! em nenhuma hipoteses estou contrariando nenhuma opniao aqui postada, ou dizendo que o correto eh usar ::cool:::'>

• Membros de Honra
Postado

Olá Gabriel.

Obrigado e relaxa meu querido, em um fórum de discussão é mais que natural que na defesa de nossos pontos de vistas as vezes a situação fique um pouco tensa pelo calor da discussão e até sejamos mal interpretados.

Mas o fórum está aqui pra isso, para esta troca saudável de opiniões, experiências e de questionamentos. Com isso todos saímos ganhando quando ponderamos com bom senso as opiniões divergentes.

Uma mente que não se abre para o novo, que não se permite a reciclar idéias estará sempre presa ao passado sem evoluir, assim como uma mente que não aprende com a experiência empírica de outros esta suscetível a um senso crítico menor e mais facilmente influenciável.

Abraço. ::otemo::

• Membros de Honra
Postado
Pessoas, toda esta história do footprint remete à eterna discussão: Light and Fast (and Weak) X Heavy and Slow (and Strong) ... realmente na busca por leveza muitos materiais perdem em resistência, mas lembrando que isso não é regra: Só para exemplificar cito o famoso tecido Dyneema que vem substituindo cordura em muitas mochilas e outros equipos... ou ainda o Silnylon que por ser mais leve e resistente ( e mais caro) vem substituindo os nylons tipo PU ou D das barracas.

Olá pessoal!

De minha parte creio que a discussão não deve ser tão apaixonada... ::otemo:: Corremos o risco de criar rusgas entre nós à toa!

Quando defendi o uso da lona sob a barraca (footprint ou como mais queiram chamar) o fiz de forma despretensiosa, mas também baseado em minha experiência pessoal (superior a 20 anos de trilhas, camping, montanhismo, off road e afins). Como disse o companheiro Ram_Alen, creio também que o seu uso deve ser avaliado por cada um. Creio ainda que este uso deve ser determinado de acordo com as circunstâncias do local onde se irá acampar e as condições climáticas a serem enfrentadas, considerando ainda o peso a ser carregado em função da duração da jornada.

É uma discussão similar àquela sobre acampar com rede, barraca ou bivacar ao relento... ::quilpish::

Abraços,

• 4 semanas depois...
  • Membros
Postado

Tenho uma limelight 3 sem footprint, mas uso uma lona feita na medida para ela... sempre usei e continuarei usando... acho que é um gosto pessoal de cada um. Este final de semana fui pescar e a barraca ficou em um lugar com muitas pedra pequenas mas meio pontiagudas, a lona foi muito útil.

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Boa pessoal.

Olha o que encontrei no site da Manaslu:

"Devo/preciso utilizar uma lona ou plástico debaixo da barraca?

O tecido que utilizamos para o piso de nossas barracas é 100 % nylon, de alta tenacidade. Um pouco mais pesado, mas muito mais forte à abrasão do que os disponíveis nos modelos ditos “super leves”.

Você pode utilizar uma lona leve ou proteção extra, mas sempre por dentro da barraca e nunca sob a mesma. Quando colocada por dentro essa lona ajuda a proteger a resina do tecido do piso e, caso haja alguma infiltração, essa água ficará depositada entre a lona e os ocupantes, sem atrapalhar, podendo ser secada na primeira oportunidade. Quando colocada por baixo do piso da barraca, a água da chuva ficará acumulada entre a lona e o próprio piso, saturando o tecido."

Sds

• 4 meses depois...
  • Membros
Postado

Olá Amig@s,

Aacabo de ler por alto todo o histório desse tópico. Além do debate ser bastante interessante, considero essa uma bela oportunidade para outra discussão que deve permear nossas reflexões e atitudes de consumo consciente e sustentável. Me refiro à negação do consumismo exarcebado e à busca do baixo impacto ambiental nas nossas atividades.

Penso que devemos buscar sempre soluções simples, multifuncionais e de baixo custo e impacto.

E por isso, de princípio concordo com as observações aqui feitas de que para o nosso clima e condições ambientais, de um modo geral, uma barraca simples e barata já é mais que suficiente.

Alguem já falou acima das barraquinas de suipermercado? Pois é ... virei fã!!! Tenho uma daquelas bem pequenas que com uma lona plástica do tipo encerado de polietileno de 2x3, forma um conjunto imbatível.

A barraca custou R$ 40,00 na promoção e a lona outros R$ 17,00 depois de uma pesquisa rápida. E até no peso o conjnto agrada: 1,5kg + 0,6kg

A barraquinha desacompanhada, realmente não inspira muita confiança. Mas com o reforço de um impermeabilizante e a "parceria" da versátil lona já estão comigo há mais de 5 anos e já enfrentei de tudo sem problema nenhum. Até granizo !!!!!

A montagem cuidadosa da barraca é sempre parte importante nesse sucesso. Escolher o lugar com atenção, fixar os grampos e ajustar bem as cordinhas, etc.

E a Lona? Como usar?

- Por baixo da barraca? Quase não adoto essa solução. Prefiro preparar bem o terreno: limpar, forrar com uma camada de folhas ou palha, evitar linhas de escoamento de água de chuva. O piso da "Genérica" é impermeável e segurou todas as chuvas por aí. E se sujar a gente limpa !!!

- Por cima? Muitas vezes e em várias posições para proteger do sol, dos ventos mais fortes e da chuva.

- E para o que mais? Aqui a lista é grande. Por isso gosto de levar sempre. Já usei minha loninha para: escapar de uma chuva de granizo, fazer sombra nos momentos de descanso, escapar da chuva como poncho ou do frio como agasalho ou corta vento, coletar água de chuva, embrulhar a mochila e os mantimentos à noite fora da barraca e até para tampar a janela do carro quando o vidro foi quebrado.

Ema breve contribuição.

Abraços,

• 2 meses depois...
  • Colaboradores
Postado
galera eu utilizo lona em baixo da barraca, algumas pessoas ja me alertaram sobre o acumulo de agua entre a lona e a barraca, mas nunca tive esse problema.

o que pensam a respeito ???

Olá galera.

Já foi dito tudo praticamente.

O tempo foi mudando as caracteristicas das barracas. Quando escoteiro, nossas barracas ("de campanha"), doada pelo exército, eram enormes, com dois "mastros" internos. Cabia muito menino. E sem fundo, era chão. Tinhamos que forrar. Se estava chovendo, era lama por baixo. Tinhamos que procurar um "gramado"...

Depois vieram as barracas "fuleiras'', as Nautikas da vida. Resolvem bem na média brasileira, sem grandes desafios. Não aguentam Patagonias da vida, nem algumas montanhas brasileiras, com tempestades por dias !!! Disse Dias, porque horas de chuva pode não saturar o tecido. E DIAS de chuva pode saturar o mesmo tecido, e ele começar a vazar. Por tecidos entendamos que existem os Top, Ultra impermeaveis, (7000, 10.000 mm de impermeabilização) que as "nautikas da vida" não têm. Mas uma barraquinha Nautika já resolveu muito minha vida. Forrava o gramado com jornais, pois ia de carro (lógico), para isolar o frio, reduzir a sujeira, e diminuir a chance de "furinhos", além de aumentar a vida útil do tecido.

Todo atrito com o TEMPO rasga o tecido. Quem nunca teve uma calça (jeans ou não...) que furou na frente da coxa? Só o atrito do dia a dia, sem pedrinhas, ou galhinhos...

Portanto deixar a "BATALHA" do atrito com o primeiro pelotão ( a lona, ou footprint ), é deixar o segundo pelotão ( o piso da barraca ) descansado !!!

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120303152235.png 500 370.40714995 Legenda da Foto]Deixe a batalha do ATRITO para a lona. SE um cristalzinho tiver a capacidade de furar apenas uma camada, a lona será furada (seta vermelha), e a barraca preservada.

AO mesmo tempo o tecido vai sendo "ralado", (setas azuis) , e é mais barato trocar uma lona, do que uma barraca técnica...[/picturethis]

.

E a impermeabilidade? Vai variar de cada barraca ( da mais barata, à mais técnica, ou da mais pesada, à mais leve).

.

Agora vem a sofisticação dos tempos: Comprei uma barraca ultraleve (900 gramas, Big Agnes, Fly creek 2p), com piso de nylon rip-stop, tratada com silicone, com revestimento de polyuretano à prova d'água, com 1200 mm de impermeabilização.

A fábrica vende o footprint (lógico que comprei, 144 gramas). Diz que em caso de a água ficar MUITO TEMPO em contacto com a piso, ele pode perder suas características.

Vamos entender: MUITO TEMPO de pouca água também faz mal. Dará TEMPO para alterar a química e física da proteção do piso, que passa a não proteger tão bem.

E a fábrica acrescenta que o footprint aumenta a impermeabilização do piso da barraca. (óbvio).

Os tecidos são muitos finos. Sou cuidadoso, nas minhas mãos duram anos. Na minha região não chove, e quando chove, escondemos... ::hein: ,rsrsrs

O footprint original é bem vindo. Se não tivesse, eu iria comprar uma loninha preta. Pode passar a mão no terreno, limpar, sentir as pontinhas, mas...

Detalhes do Footprint ou lona: o grande Getúlio já disse. Tem que ser menor que a barraca. A água tem que passar por baixo da lona.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120303153941.png 500 368.577075099 Legenda da Foto]Lona menor que o piso da barraca = CORRETO[/picturethis]

.

Quando a lona é maior, talvez se virarmos para baixo (vide desenho), o próprio peso da lona já ajuda segurar a parte virada... ( o Getulio vira para cima ).

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120303154431.png 500 368.577075099 Legenda da Foto].

Lona maior? Vire para dentro, de modo que fique menor que a barraca. Imagino que virando para baixo (ponta do lado Esquerdo), fique mais no lugar pelo próprio peso da lona em cima... Porém virando para cima, também faz uma "barriga", e acho que é até melhor ter estas viradinhas, do que a lona mais curtinha. pois as "barrigas'' jogam a enxurrada para baixo... Só é mais peso...[/picturethis]

.

. E sobre a recomendação de colocar por dentro??? O argumento é a impermeabilização falhar, entrar umidade ou água, você tem a proteção de uma lona seca por dentro.

Outro argumento é de que você com a lona por dentro diminui o atrito em cima do piso, e este fica mais protegido.

Fica a lembrança: EVITE O ATRITO POR CIMA, nada de arrastar a mochila pesada dentro da barraca, manipule as coisas com cuidado dentro da barraca. Arraste os joelhos, etc, por cima do colchonete, ou saco de dormir...

Mas não acho que um pé fofinho ::love:: , ou um pé cascudo ::bruuu:: , atritando por cima, vai ser pior do que o cristalzinho em baixo... ::lol4::

Tem as outras vantagens que já foram ditas ( servir para fazer sombra, armar sem o "casulo", etc ).

E cada um sabe o tanto de peso que vai carregar, ou quer carregar !! e por quantos dias, e por quantos kilometros...

Como já diziam os apaches e sioux : " Só podemos julgar alguém depois de andar uma milha dentro do seu mocasim..."

então?

Vamos caminhar nossas caminhadas !! ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...