Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá amigos. Estou indo de férias para a Europa com a minha namorada, que possui cidadania francesa e logicamente o passaporte vinho. Só que, por ela ter família lá, ela vai ficar um pouco mais pois faz tempo que não os encontra. Por conta de meu trabalho, só ficarei duas semanas e volto, enquanto ela irá encontrar familiares e não sabe ainda quando voltará.

Minha duvida é a seguinte:

A companhia em que iremos as vezes pede a passagem de volta aqui ainda no Brasil, antes de embarcar. Já li relatos de gente tendo problemas com isso e tendo que comprar uma volta pra eles liberarem, só que eram brasileiros, com passaporte brasileiro e realmente isso é um problema, pois provavelmente seriam barrados na imigração e a companhia tem que arcar com a volta. Mas no caso dela, que é cidadã europeia, eles podem encrencar tb? Ela tem livre acesso a Europa e pode inclusive morar lá se quiser, ou seja, uma passagem de ida faria todo o sentido. 

Alguém já passou por isso e pode ajudar?

• Colaboradores
Postado

Ela não precisa de passagem de volta, mas tem que levar os 2 passaportes. Se pedirem passagem aqui, basta mostrar o passaporte. Tem que sair e entrar do Brasil com o daqui. Tem que entrar e sair de schengen com o de lá.

Lá vcs vão passar separado. Vc como brasileiro, separado dela que vai na fila de cidadão europeu.

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado

A parte de entrar e sair daqui com o brasileiro não é obrigatória (anos atrás tinha lido que era), mas se usar o de fora deve apresentar rg ou passaporte daqui para registrar dupla nacionalidade.

http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/antes-de-viajar/brasileiros-com-dupla-nacionalidade-em-viagens-ao-exterior

O Ministério das Relações Exteriores recomenda aos brasileiros que são titulares de passaportes emitidos por outros países, dos quais possuem a nacionalidade, que, ao entrarem no Brasil e dele saírem, utilizem o passaporte brasileiro...

http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/scripts-de-atendimento-passaporte/duvidas-sobre-uso-de-passaporte-estrangeiro-para-brasileiros-com-dupla-nacionalidade

Dúvidas sobre uso de passaporte estrangeiro para brasileiros com dupla nacionalidade.

O brasileiro com dupla nacionalidade pode utilizar tanto o documento de viagem brasileiro quanto o passaporte expedido pelas autoridades do país de sua outra nacionalidade, desde que o passaporte utilizado esteja válido. Isso vale tanto para a saída quanto entrada no Brasil.

Se for utilizar documento de viagem estrangeiro válido, é importante que apresente também cédula de identidade brasileira (emitida por Secretaria de Segurança Pública) com foto e validade em todo território nacional, para que seu registro migratório seja feito como "brasileiro com dupla nacionalidade".

Sem apresentar a cédula de identidade junto com o documento de viagem estrangeiro válido, o movimento migratório será registrado como "estrangeiro", sujeitando-se às limitações e prazos de estada previstos no ordenamento pertinente - Lei n° 6.815/80, sem, ainda assim, levar ao impedimento da viagem.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Show Renata, obrigado!

Sim, ela vai sair daqui apresentando o passaporte brasileiro, só vai apresentar o europeu lá. Mas a minha duvida era mais da companhia pedir na hora do check-in. Mas aí acredito que mostrando o passaporte francês e explicando o porque de não ter volta, eles devem entender, pela dupla nacionalidade que ela possui e seus benefícios.

• Membros
Postado

Consegui falar com o consulado francês, que me garantiu que não há nenhum problema em ela embarcar só com a ida. Se encrencarem com isso é só ela mostrar o passaporte europeu no check-in que eles liberam.

Essa "regra" é só pra quem sai do país como 100% brasileiro mesmo. E vai entrar lá como brasileiro. Porque caso não consiga passar na imigração (sem passagem de volta é praticamente impossível caso o agente pergunte sobre. as vezes nem perguntam, é sorte) a companhia tem que bancar a sua volta, por isso eles se previnem aqui disso tudo.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...