Membros Everton Szilagyi Postado Abril 12, 2019 Membros Postado Abril 12, 2019 Boa noite, mochileiros de plantão! Alguém saberia informar se preciso emitir a PID para Dirigir na Itália ou levando só a CNH estará em ordem? Valeuuuu Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Abril 12, 2019 Membros Postado Abril 12, 2019 PID ou tradução juramentada é obrigatório pela convenção de Viena. Nem sempre vão pedir, mas se pedirem, precisa mostrar. Citar
Membros geovanih Postado Abril 12, 2019 Membros Postado Abril 12, 2019 Lembrando que só a PID não vale nada, tem que levar a CNH Citar
Membros Elder Walker Postado Abril 12, 2019 Membros Postado Abril 12, 2019 Também tive essa dúvida antes de partir para a África do Sul no mês passado. Na realidade já havia alugado e dirigido em 3 países estrangeiros (EUA, México e Aruba), sem nunca ter me preocupado com isso. Mas conforme fui ficando mais velho, fui ficando também mais precavido. E aí foi quando pesquisei mais a respeito. Do que entendi, é o seguinte: o documento que tem validade, no sentido de poder dirigir, é realmente a CNH. É ela que vai ser solicitada no ato de assinar o contrato de locação do veículo. O que acontece é que, por ser emitida em português, um policial pode não entender interpretar o que está na nossa CNH, como a sigla para o tipo de veículos que estamos habilitados (A, AB, C, D, E, etc), etc... e é aí que entra a PID, que nada mais é do que uma tradução da nossa CNH, em várias línguas, com legendas e indicações relevantes do nosso documento. Como disseram, apenas a PID não tem valor, já que ela é uma tradução da CNH. Já a CNH sozinha pode até ser aceita, desde que o policial (ou qualquer um com poder de fiscalização) fique confortável e entenda o que está escrito nela. Nas minhas viagens anteriores, sempre fui apenas com a CNH e nunca tive qualquer transtorno. Dessa vez, conhecendo o pecado, preferi não arriscar, mas também teria dado certo, já que não fui parado nenhuma vez nos pouco mais de 3mil KM que rodei pelo país! haha Citar
Membros poiuy Postado Abril 14, 2019 Membros Postado Abril 14, 2019 Exato, a PID é basicamente uma tradução na CNH Brasileira para que seja possível entender em todo mundo o que significa aquelas siglas. Uma vez levei uma multa na Alemanha por estar dirigindo um carro com uma carretinha de reboque e só com a CNH Brasileira, coisa que permitida na categoria B da CNH brasileira. O policial não entendeu as siglas da CNH, e como na Europa precisa de uma categoria diferente para dirigir carro com reboque, levei uma multa e tive que deixar a carretinha lá até achar um condutor habilitado na categoria BE (carro + reboque) Sorte que era perto de casa, voltei para casa pegar a PID que eu tinha esquecido no carro da minha esposa, e voltei lá retirar a carretinha, e depois tive que recorrer da multa. então se for pegar carro de passeio pequeno e médio, dificilmente terra problema em ir só com a CNH brasileira, mas se for pegar um carro maior, já vai precisar de PID para não ter dor de cabeça. E mesmo que for pegar só um carro de passeio compacto, fazer a PID evita mal entendidos e dor de cabeça na hora de locar o carro ou na estrada, e como na maioria dos estados não é complicado e carro fazer a PID, eu recomendo fazer ela para viajar tranquilo e sossegado. Citar
Membros flaviossoares Postado Abril 14, 2019 Membros Postado Abril 14, 2019 Eu já retirei um veículo no aeroporto de Veneza e me foi pedido o PID. Mês passado, ao retirar o carro no aeroporto de Frankfurt, me foi pedido o PID. Foram as duas únicas viagens que solicitaram. Nas outras, só precisei da carteira de motorista e passaporte para retirar.. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.