Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Também tive essa dúvida antes de partir para a África do Sul no mês passado. Na realidade já havia alugado e dirigido em 3 países estrangeiros (EUA, México e Aruba), sem nunca ter me preocupado com isso. Mas conforme fui ficando mais velho, fui ficando também mais precavido. E aí foi quando pesquisei mais a respeito. 

Do que entendi, é o seguinte: o documento que tem validade, no sentido de poder dirigir, é realmente a CNH. É ela que vai ser solicitada no ato de assinar o contrato de locação do veículo. O que acontece é que, por ser emitida em português, um policial pode não entender interpretar o que está na nossa CNH, como a sigla para o tipo de veículos que estamos habilitados (A, AB, C, D, E, etc), etc... e é aí que entra a PID, que nada mais é do que uma tradução da nossa CNH, em várias línguas, com legendas e indicações relevantes do nosso documento.

Como disseram, apenas a PID não tem valor, já que ela é uma tradução da CNH. Já a CNH sozinha pode até ser aceita, desde que o policial (ou qualquer um com poder de fiscalização) fique confortável e entenda o que está escrito nela.

Nas minhas viagens anteriores, sempre fui apenas com a CNH e nunca tive qualquer transtorno. Dessa vez, conhecendo o pecado, preferi não arriscar, mas também teria dado certo, já que não fui parado nenhuma vez nos pouco mais de 3mil KM que rodei pelo país! haha

• Membros
Postado

Exato, a PID é basicamente uma tradução na CNH Brasileira para que seja possível entender em todo mundo o que significa aquelas siglas.

Uma vez levei uma multa na Alemanha por estar dirigindo um carro com uma carretinha de reboque e só com a CNH Brasileira, coisa que permitida na categoria B da CNH brasileira.

O policial não entendeu as siglas da CNH, e como na Europa precisa de uma categoria diferente para dirigir carro com reboque, levei uma multa e tive que deixar a carretinha lá até achar um condutor habilitado  na categoria BE (carro + reboque)

Sorte que era perto de casa, voltei para casa pegar a PID que eu tinha esquecido no carro da minha esposa, e voltei lá retirar a carretinha, e depois tive que recorrer da multa.

então se for pegar carro de passeio pequeno e médio, dificilmente terra problema em ir só com a CNH brasileira, mas se for pegar um carro maior, já vai precisar de PID para não ter dor de cabeça. 

E mesmo que for pegar só um carro de passeio compacto, fazer a PID evita mal entendidos e dor de cabeça na hora de locar o carro ou na estrada, e como na maioria dos estados não é complicado e carro fazer a PID, eu recomendo fazer ela para viajar tranquilo e sossegado.

• Membros
Postado

Eu já retirei um veículo no aeroporto de Veneza e me foi pedido o PID. Mês passado, ao retirar o carro no aeroporto de Frankfurt, me foi pedido o PID. Foram as duas únicas viagens que solicitaram. Nas outras, só precisei da carteira de motorista e passaporte para retirar..

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...