Ir para conteúdo

Bonaire - Perguntas e Respostas


murillus

Posts Recomendados

  • Membros

Caro Edu Siqueira,

Minha intenção não foi ser "ríspido". Foi ser apenas realista. Quando falei que vc era como a maioria das pessoas ao achar os tubarões monstros, foi porque 99% das pessoas pensam assim. E com o seu medo de tubarão, demonstrado claramente em suas mensagens, vc, certamente, está neste grupo. Mas, ao afirmar que vc está neste grupo, não estou te rebaixando. Ao contrário, tentei passar um pouco da minha experiência para tentar abrir sua cabeça e de outros que leem este fórum.

Portanto, fique a vontade para tirar qualquer dúvida que tenha sobre tubarões. Se eu souber, não hesitarei em te responder.

Fique tranquilo que em bonaire o mergulho é super tranquilo. Não esqueça da regra número 1 do mergulho: nunca mergulhar sozinho. Portanto, peça a sua namorada para também fazer o curso, pois em bonaire a grande maioria dos mergulhos é de praia, por nossa conta, sem nenhum dive master para te acompanhar. Você terá que ter alguns equipamentos, como um computador ou relógio de mergulho (você pode comprar em curaçau ou aruba - para iniciante um relógio citizen digital de mergulho é mais que suficiente - lá deve custar perto de us$ 300,00 - em bonaire tem uma loja no centro que vende relógios citizen, mas em curaçao ou aruba é mais fácil comprar). No mais, mergulhar em bonaire é uma tranquilidade.Basta estacionar a caminhonete de ré, equipar-se, entrar no mar, nadar um pouco, e afundar. A partir daí é só apreciar a natureza preservada de bonaire. E, para mim, rezar que apareça um peixe grande, como um tubarão. Infelizmente, em bonaire, dificilmente, você verá tubarões baleia. Se vir, tire fotos e avise aqui, pois vou arrumar minhas malas e ir correndo para lá. Peixes maiores, como barracudas e talvez badejos, você verá facilmente no naufrágio hilma hooker.

Conclamo você e todos os que participam do fórum a não comer carne de tubarão. Sempre que servirem cação, recuse, pois assim estará contribuindo para a não extinção de algumas espécies de tubarão.

Dê uma olhada no site www.seashepherd.org.br. É uma organização internacional que luta pela preservação da vida marinha (não faço parte de nenhuma organização de preservação - apenas tento ser mais consciente).

Fico á disposição para novos esclarecimentos que por acaso surjam.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Infelizmente, em bonaire, dificilmente, você verá tubarões baleia. Se vir, tire fotos e avise aqui, pois vou arrumar minhas malas e ir correndo para lá. Peixes maiores, como barracudas e talvez badejos, você verá facilmente no naufrágio hilma hooker.

 

Olá Cleber, tudo bem cara.

 

Agora que vc falou sobre os tubarões-baleia, eu fiquei curioso, pois esses tempos eu estava lendo algo a respeito que é possível encontra-los em Bonaire. Infelizmente eu não lembro em qual site que encontrei essa informação. Mas acho que vc já pode arrumar suas malas e ir pra lá, pois não foi difícil encontrar informações a esse respeito. Eu estou achando (e espero estar certo) que não é tão difícil encontrar um Tubarão-baleia por lá rs.

 

http://www.mardorio.com.br/home_turismo_bonaire.asp

 

http://www.scubadiver.com.br/scubadiver/bonaire.html

 

http://www.hoteisnocaribe.com.br/ilha_info.php?id=17

 

Em especial esse ultimo link faz um breve comentário no ultimo parágrafo, afirmando que é possível encontra-los por lá entre Outubro e Fevereiro...

 

Se vc olhar na wikipédia (tudo bem, ela não é tããããooo confiável assim, mas considere 50% de chance de estar correta rs) tem o mapa com a área de "atuação" desse gracioso ser, rs...e parece que ele esta pelo Caribe todo ::otemo::

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tubar%C3%A3o-baleia

 

Eu recebo os boletins do SeaShepherd rs e também vou levar minha namorada para fazermos o curso. Já tenho todos os detalhes que pude encontrar aqui nos Mochileiros sobre Aruba e Bonaire, estou terminando de ler sobre Curaçao. Aí é só montar o roteiro e distribuir os dias e as atividades.

 

André, caramba, indo pra Caribe, 405 vezes por ano e vc gosta mais das dicas de superficie?!?!?! já sei! enjoou da agua de lá né? rsrsrs Você até que não "desgosta" tanto assim de água, rsrsrs, tem gente que nem isso de banho toma por dia ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Edu..

 

Infelizmente nas 2 vezes que fui a bonaire não tive a oportunidade de encontrar tubarões baleia. Talvez pela época (fui em junho/2008 e dezembro/2010) ou talvez por sorte mesmo. E olhe que, em cada uma das vezes que fui ,fiz pelo menos uns 7 mergulhos. E, como falei anteriormente, nenhum tipo de tubarão eu vi. Pelo que eu andei lendo, principalmente em revistas especializadas em mergulho, como a revista mergulho (www.mergulho.com.br), o caribe norte é mais fácil de ter tubarões baleia, inclusive perto da costa norte do méxico.

Este ano alguns mergulhadores aqui do recife avistaram um tubarão baleia em um naufrágio, que inclusive já mergulhei. Foi muita sorte. Até no fantástico saiu. Fiquei morrendo de inveja...

Em novembro próximo estarei indo novamente pro caribe. Desta vez vou conhecer aruba, san maarten, anguilla e talvez saba. Esta é um dos 10 melhores lugares do caribe para mergulhar (veja a revista mergulho deste mês - tem uma reportagem legal). Vi nas informações sobre a ilha que lá tem alguns pontos de mergulho com chance de ver tubarão..... mas, vou falar... dá uma vontade de passar uns 3 dias pelo menos em bonaire... mas minha esposa não quer, pois já foi 2 vezes e quer conhecer lugares novos.... talvez na próxima viagem eu volte a bonaire..

Vi os sites que vc mandou.. relamente falam da chance de ver tubarão baleia... fiquei pensando onde.. talvez em mergulho embarcado, mais afastado da ilha.....

Boa sorte por lá..

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá André.

Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelos seus relatos de viagem.

Realmente empolgantes.

Estou de viagem marcada para BONAIRE-CURACAO-ARUBA, sendo que em BONAIRE ficarei 4noites e 3 dias.

Minha experiência com mergulho é apenas um DSD que realizei em ARUBA em agosto passado, de modo que para mergulhar em BONAIRE, dessa vez vou viajer com a credencial de OPEN WATER, curso esse que realizarei na SCUBASUL, a qual credencia pela SSI.

A SSI me pareceu um pouco mais criteriosa que a PADI, mas o curso é consideravelmente mais caro.

Teria algo a opinar sobre isso?

Enfim, com disse, terei 3 dias para mergulhar em BONAIRE, por isso gostaria que me indicasse alguns pontos imperdíveis - sei que são mais de 80 - mas levando me conta que a margem de segurança é de 3 mergulhos por dia (estou certo?), isso dará 9 mergulhos em 3 dias.

Dificilmente conseguirei ir para lá com mais mergulhos do que o curso OW ofereça, que se não me engano são 5.

Farei o curso com minha esposa, a qual é uma excelente nadadora e é com ela apenas que pretendo mergulhar, mas óbiviamente obedecendo os limites impostos pela credencial e a falta de maior experiência.

É possível alugar o equipamento por 3 dias, correto?

Também pretendo realizar um mergulho noturno, mas n]ão terei a oportunidade de realizar tal especialização aqui no Brasil> Mesmo assim é possível tal experiência por lá acompanhado de um DIVE MASTER local, correto?

Em CURACAO, pretendo mergulhar em um ponto que fica ao norte da ilha chamado WATAMULA.

Diz que é imperdível.

Vai de barco até o lugar.

Vale a pena?

Agradeço desde já a paciência e colaboração.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Marcel,

 

Sobre a credencial, sinceramente, não faz diferença. O que fará é a experiência que vc adquirir.

 

Sobre Bonaire, se vc vai ficar 3 dias, talvez não consiga mergulhar todos, pois deve ter 24h de descanso antes de voar. Por outro lado, não há margem de segurança de 3 mergulhos por dia. Apenas, quanto mais vc mergulha, quanto mais fundo vai, quanto menor o intervalo de superfície, aumenta a saturação de nitrogênio e seus mergulhos vão ficando mais curtos. Por isso, é imprescidível usar um computador de mergulho. Além disso, procure planejar seus mergulhos.

 

De toda forma, o ponto realmente imperdível é o naufrágio do Hilma Hooker. Outros que valem muito: Invisibles, 1000 Steps, Karpata e Atlantis. Talvez fazer algo em Klein Bonaire (só embarcado), seja uma boa no começo, pois vcs ainda tem pouca experiência e sair com um DM antes não seria má idéia. Também pode aproveitar Buddy's Reef e Cliff, que ficam no Buddy's Dive e Captain's Don, dois hotéis. Mas, na boa, qualquer lugar que vc cair na água está valendo.

 

É possível alugar equipamentos para cada dia e sobre o noturno, melhor conversar no dive shop. Se for, recomendo Salt Pier.

 

Sobre Curaçao, dá uma olhada tb em Mushroom Forest.

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal mais uma dúvida

 

Tanto em Bonaire quanto em Curaçao pretendo alugar um carro, e como já foi dito nos tópicos, recomenda-se deixar os vidros abertos para evitar vandalismo, vidros quebrados, etc...mas a galera também recomenda levar comida (sanduiches, frutas, bebidas)...como fazer no caso de quem vai mergulhar? Deixa o cooler no carro com as janelas abertas? ou leva e deixa na praia? rs.

 

Pode ser que em Bonaire não role deixar essas coisas na areia ou no carro, até pelo tempo que se passa mergulhando mas pelo menos em Curaçao que é mais curtição de areia e no máximo um snorkel básico, rola levar um cooler com os comes e bebes?

 

O que vcs fariam?

 

Ah mais uma pergunta, quanto tempo em média dura um cilindro?

 

Abraços pessoal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Andre_Franca

edu olha so, neste exato momento estou escrevendo de um sofa, em roterdã na holanda, e passou de tarde um documentario sobre a violencia em curacao que vem aumento bastante gracas aos nossos vizinhos (coloms e venezs)... nada de deixar o carro aberto entao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...