Ir para conteúdo

Porto Velho/RO x Lima/Peru (via Cusco) por terra

leandro931

Posts Recomendados

• Membros

Olá, pessoal.

Em janeiro/fevereiro fiz uma viagem de ônibus para Lima saindo de Porto Velho, passando por Cusco e Arequipa.

O fórum aqui me ajudou bastante para montar a agenda e como é grande o interesse pelos serviços da Ormeño, vou deixar aqui como fiz (o foco aqui é a logística do transporte).

Sendo eu um típico carioca bossa-nova, nunca tinha ido ao Norte do Brasil nem nunca tinha visto um rio mais caudaloso que o Paraíba do Sul. Como as passagens para Porto Velho estavam em bom preço e de lá a logística era favorável para ir ao Peru ou Bolívia, fui-me.

Amei o Norte, amei o povo, amei o tambaqui. Reorientei minhas próximas viagens para fazer a travessia Manaus x Belém e conhecer Tabatinga/Letícia.

IDA

Ideia planejada

Pegar o ônibus da Ormeño direto de Porto Velho para Cusco, mas deu um problema e o ônibus atrasaria dois dias. A passagem havia custado R$385 e a comprei no guiché da empresa na rodoviária NOVORIO.

Como era um evento de força maior, a empresa me devolveu o dinheiro sem problemas.

Ideia executada

Não fiquei desesperado porque já havia lido tudo sobre esse caminho aqui no fórum.

Chegando em Porto Velho, comprei uma passagem de ônibus para Rio Branco. De Rio Branco táxi até Brasileia. De Brasileia até Iñaperi também de táxi (motorista brasileiro nos deixou do outro lado da fronteira já). De Iñaperi van até Puerto Maldonado. E por fim, ônibus até Cusco.

Não há muito de novidade que falar desse caminho. Eu fiz tudo de um estirão só, ficou muito cansativo, numa próxima vez teria ficado um ou dois dias em Rio Branco para conhecer a cidade.

Uma tabelinha de datas, horários e preços:

Saída/Chegada

Local

Data

Hora

Preço

Tipo

Saída

Porto Velho

25/01

22:54

R$115

Ônibus

Chegada

Rio Branco

26/01

07:20

-

-

Saída

Rio Branco

26/01

07:40

R$ 70

Táxi

Chegada

Brasiléia

26/01

11:00

-

-

Saída

Brasileia

26/01

11:35

R$ 40

Táxi

Chegada

Inãperi

26/01

13:20

-

-

Saída

Iñaperi

26/01

14:33

S/ 25

Van

Chegada

Maldonado

26/01

18:00

-

-

Saída

Maldonado

26/01

21:00

S/ 70

Ônibus

Chegada

Cusco

27/01

07:15

-

-

VOLTA

Na volta a ideia executada foi a mesma que a planejada, de Lima peguei um ônibus do Expresso Ormeño. Comprei a passagem na rodoviária NOVORIO, R$415.

Ônibus simples, limpo, ar condicionado funcionando, sem água no banheiro, sem tomadas, motoristas gentis. Contudo, de todos os ônibus que peguei no Peru, esse foi o pior. Saímos com duas horas de atraso, mais vários imprevistos na estrada (pedra na pista, deslizamento, obra etc etc). Cheguei em Porto Velho com umas doze horas de atraso e cansadão, mas cheguei.

Atenção ao controle migratório! Quando forem registrar sua entrada no Peru sempre deem uns dias a mais por garantia (um jovem que estava comigo levou uma linda e generosa multa por ficar mais tempo que disse que ficaria). Não se esqueçam também de registrar a saída/entrada no posto de controle da Polícia Federal.

Uma tabelinha de datas, horários:

Saída/Chegada

Local

Data

Hora

Saída

Lima

07/02

22:00

Chegada

Cusco

08/02

21:40

Saída

Cusco

08/02

22:43

Saída

Assis Brasil

09/02

17:49

Passagem

Brasiléia

09/02

19:53

Passagem

Rio Branco

09/02

23:51

Passagem

Abunã

10/02

05:19

Chegada

Porto Velho

10/02

12:28

Vou tentar atualizar depois com algumas fotos. Quaisquer dúvidas, só perguntar.

Esse é meu primeiro post aqui no Mochileiros, então se quebrei alguma regra, desculpem-me.

• Amei! 1
  • Obrigad@! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 8 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • 11 meses depois...
  • Membros
Em 26/03/2019 em 13:41, leandro931 disse:

Olá, pessoal.

Em janeiro/fevereiro fiz uma viagem de ônibus para Lima saindo de Porto Velho, passando por Cusco e Arequipa.

O fórum aqui me ajudou bastante para montar a agenda e como é grande o interesse pelos serviços da Ormeño, vou deixar aqui como fiz (o foco aqui é a logística do transporte).

Sendo eu um típico carioca bossa-nova, nunca tinha ido ao Norte do Brasil nem nunca tinha visto um rio mais caudaloso que o Paraíba do Sul. Como as passagens para Porto Velho estavam em bom preço e de lá a logística era favorável para ir ao Peru ou Bolívia, fui-me.

Amei o Norte, amei o povo, amei o tambaqui. Reorientei minhas próximas viagens para fazer a travessia Manaus x Belém e conhecer Tabatinga/Letícia.

IDA

Ideia planejada

Pegar o ônibus da Ormeño direto de Porto Velho para Cusco, mas deu um problema e o ônibus atrasaria dois dias. A passagem havia custado R$385 e a comprei no guiché da empresa na rodoviária NOVORIO.

Como era um evento de força maior, a empresa me devolveu o dinheiro sem problemas.

Ideia executada

Não fiquei desesperado porque já havia lido tudo sobre esse caminho aqui no fórum.

Chegando em Porto Velho, comprei uma passagem de ônibus para Rio Branco. De Rio Branco táxi até Brasileia. De Brasileia até Iñaperi também de táxi (motorista brasileiro nos deixou do outro lado da fronteira já). De Iñaperi van até Puerto Maldonado. E por fim, ônibus até Cusco.

Não há muito de novidade que falar desse caminho. Eu fiz tudo de um estirão só, ficou muito cansativo, numa próxima vez teria ficado um ou dois dias em Rio Branco para conhecer a cidade.

Uma tabelinha de datas, horários e preços:

Saída/Chegada

Local

Data

Hora

Preço

Tipo

Saída

Porto Velho

25/01

22:54

R$115

Ônibus

Chegada

Rio Branco

26/01

07:20

-

-

Saída

Rio Branco

26/01

07:40

R$ 70

Táxi

Chegada

Brasiléia

26/01

11:00

-

-

Saída

Brasileia

26/01

11:35

R$ 40

Táxi

Chegada

Inãperi

26/01

13:20

-

-

Saída

Iñaperi

26/01

14:33

S/ 25

Van

Chegada

Maldonado

26/01

18:00

-

-

Saída

Maldonado

26/01

21:00

S/ 70

Ônibus

Chegada

Cusco

27/01

07:15

-

-

VOLTA

Na volta a ideia executada foi a mesma que a planejada, de Lima peguei um ônibus do Expresso Ormeño. Comprei a passagem na rodoviária NOVORIO, R$415.

Ônibus simples, limpo, ar condicionado funcionando, sem água no banheiro, sem tomadas, motoristas gentis. Contudo, de todos os ônibus que peguei no Peru, esse foi o pior. Saímos com duas horas de atraso, mais vários imprevistos na estrada (pedra na pista, deslizamento, obra etc etc). Cheguei em Porto Velho com umas doze horas de atraso e cansadão, mas cheguei.

Atenção ao controle migratório! Quando forem registrar sua entrada no Peru sempre deem uns dias a mais por garantia (um jovem que estava comigo levou uma linda e generosa multa por ficar mais tempo que disse que ficaria). Não se esqueçam também de registrar a saída/entrada no posto de controle da Polícia Federal.

Uma tabelinha de datas, horários:

Saída/Chegada

Local

Data

Hora

Saída

Lima

07/02

22:00

Chegada

Cusco

08/02

21:40

Saída

Cusco

08/02

22:43

Saída

Assis Brasil

09/02

17:49

Passagem

Brasiléia

09/02

19:53

Passagem

Rio Branco

09/02

23:51

Passagem

Abunã

10/02

05:19

Chegada

Porto Velho

10/02

12:28

Vou tentar atualizar depois com algumas fotos. Quaisquer dúvidas, só perguntar.

Esse é meu primeiro post aqui no Mochileiros, então se quebrei alguma regra, desculpem-me.

Estou querendo viajar nessa mesma época, queria saber sobre o clima, se pega muita chuva ou é tranquilo?

Link para o comentário

• Membros

O Expresso Ormeño não existe mais.Era muito ruim e caro. Mas tem substituta nesta porcaria de viagem cara.Uma empresa do Acre que vi há uns meses no melhores destinos. Eu não iria nem para ganhar um monte de dinheiro, imagine pagar.Porem gosto é gosto. Conhecé o caminho?Sim,conheço parando em todo as capitais do Norte e também no interior, além de Puerto Maldonado.Nao vi grandes novidades no caminho. Dizem chover no começo do ano,época do inverno lá. 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...