Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Oi gente, vou sair para o meu primeiro mochilão e preciso da ajuda de vocês. Eu não tenho data pra voltar para o Brasil, pois quero viajar lentamente e conhecer o máximo de lugares possíveis.

Quero começar pela Europa e meu primeiro destino será Portugal. Qual a melhor estratégia pra comprar a passagem sem me dar mal com a imigração ? 

Eu devo comprar a passagem de ida e a de volta pro Brasil, perco a passagem de volta e lá de Portugal eu compro outra passagem pra outro país? Quantos dias eu devo considerar de intervalo dessas passagens para ser factível na imigração? 

Ou eu compro só a passagem de ida pra Portugal e já compro uma passagem pra algum outro país  (mas não sei quanto tempo vou ficar em Portugal) 

Ou há outra estratégia melhor pra ir para Europa? 

Pode parecer loucura, mas a ideia é viajar deixando o roteiro meio aberto. 

A viagem vai ser final de abril ou começo de maio dependendo dos valores das passagens. 

• Amei! 1
  • Vou acompanhar! 1
  • Membros de Honra
Postado

O melhor é comprar uma passagem ida e volta com no máximo 3 meses de intervalo entre a ida e a volta.

A maioria das companhias aéreas cobram muito caro por passagens somente de ida, sai praticamente o mesmo preço de comprar a ida e a volta.

o intervalo máximo tem que ser de 90 dias porque é a permanência permitida dentro do espaço schengen

• Membros
Postado

@samanthavasques

Eu cheguei a pensar isso, mas fiquei com outras dúvidas:

1) e se eu quiser sair do espaço schengen, mas não for de volta pro Brasil? 

2) eu preciso comprovar financeiramente uma quantia absurdamente alta na imigração pra 90 dias de turismo? 

• Membros
Postado

@Lulusantos eu ja passei por essas dúvidas quando tirei um ano sabático pra fazer uma volta ao mundo. O que posso ti adiantar sobre as passagens é o seguinte.

1. Só com uma passagem de ida voce nem consegue sair do Brasil, lá no aeroporto mesmo vao ti solicitar a passagem de volta.

2. Tem outras formas de sair do Brasil sem precisar comprar uma passagem de ida/volta e perder a volta, isso seria jogar grana fora.

3. Por mais que voce irá fazer uma viagem sem data de regresso, voce com certeza terá ao menos um norte a seguir, consequentemente terá ideia de onde quer passar e ao menos uma previsao de quanto tempo poderá ficar em cada lugar. Se seu primeiro destino é Portugal, voce precisará comprar uma passagem de saída do espaço de schengen dentro dos 90 dias que lhe é permitido ficar lá. Mesmo que seus planos seja  por exemplo de entrar por Portugal e sair pela Alemanha.

4. Fazendo compras bem antecipadas é possível comprar trechos one way dentro da europa por preços bens simbólicos. Na minha opinião se voce optar por fazer isso, poderia comprar algum trecho de saída (se realmente tiver pensando em perde-lo) pra uma data nao tao distante, tipo uns 60 - 70 dias depois da sua chegada pois pode acontecer do oficial na imigraçao pedir comprovantes financeiros, comprovantes de hospedagens, etc..etc pois nao é comum um turista ficar tanto tempo assim na Europa, realmente precisa ter muita grana.

5. Certa vez um policial a paisana me abortou no aeroporto de Barcelona, pediu meu passaporte e me fez algumas perguntas do tipo (de onde eu era, o que tava fazendo lá, pra onde estava indo, etc.) Como eu já possuia vários carimbos recentes no passaporte o cara viu que eu realmente era um turista e nao estava de planos em ficar lá. Entao o que quero dizer é q se vc tiver com seu primeiro carimbo no passaporte e uma passagem de saída pra uma data muito distante, poderá despertar dúvidas no oficial.

6. Quando estiver visitando outros países mundo a fora e for fazer o deslocamento via aérea saiba que sempre será necessário comprovar a passagem de saída do país de destino. Ex. Se voce estiver na Turquia e quiser embarcar para a India, no aeroporto da Turquia lhe será solicitado um comprovante de saída da India dentro do periodo do seu visto. Caso voce nao tenha essa passagem o pessoal nem ti deixa embarcar. Eu já passei apuros numa fila de checkin da Australia tendo que comprar uma passagem às pressas de saída da Indonesia pois eu nao meios de provar que eu iria deixar o pais. Dizer que está viajando sem data de volta nao cola, nem adianta insistir.

• Obrigad@! 1
  • Membros
Postado
56 minutos atrás, Lulusantos disse:

2) eu preciso comprovar financeiramente uma quantia absurdamente alta na imigração pra 90 dias de turismo? 

Se voce chegar na Europa com uma passagem de volta para o Brasil pra 89 dias a frente da sua chegada há uma enorme possibilidade sim do oficial ti pedir meios de comprovar sua estadia. Normalmente turistas comuns ficam apenas algumas semanas ou no maximo 30 dias, o que seria um periodo de férias escolar ou de trabalho. São poucas as pessoas que tem bala na agulha e tempo disponivel pra fazer um tour tao extenso dentro da Europa.

Fazendo uma conta extremamente por baixo, 90 dias x 70 euros (média por baixo considerando um país pelo outro- um caro pelo barato) = 6300 euros. ( 6300 x 4.5 (euro turismo) = 28.350 reais)

Resumindo, se voce quiser arriscar a ja chegar na europa com uma passagem de saida da area de schengen pra depois de 89 dias, nada nada pode ser preciso comprovar uns 30 mil reais, seja com cartao de credito, grana em especie, cartao pre-pago, etc..

• Obrigad@! 1
  • Membros
Postado

Quando fiz minha viagem de 3 meses pela Europa, eu entrei primeiro na imigração de Londres. Eu tinha uma pastinha com reserva de hosteis (dos próximos 30 dias). Ele perguntou o dinheiro que levava, cerca de 5.000 euros, mas não pediu comprovante nem nada, e comprovante de reserva de hotel, que mostrei os meus, e pronto, carimbou meu passaporte.

A questão da imigração é que você precisa "comprovar" que está a turismo, se você tem um planejamento básico, uma quantia razoável, algumas reservas de hotéis, não vai encontrar muita dificuldade em passar na imigração.

Viagens "sem rumo" já é mais complicado se não tiver nenhum planejamento. Então ao menos faça um planejamento prévio (mesmo que mude) e reserve por uns 20 dias adiantado os hotéis, para mostrar que vai a turismo.

Das passagens, talvez precise comprar aquelas mais flexíveis, pois depois pode mudar a data de saída sem gastar muito.

• Obrigad@! 1
  • Membros de Honra
Postado

Olha, tudo que a galera falou aí em cima é verdade mesmo e o risco sempre existe, mas os oficiais de imigração são muito bem treinados para reconhecer só na conversa, sem nem ver comprovante de nada, quem é que está a turismo e quem pretende ficar ilegal.

Eu fui com a passagem só de ida porque peguei com milhas. Se tivesse comprado teria pego a ida e volta para não ter dor de cabeça, mas com milhas acabei não tendo essa opção (a não ser que gastasse o dobro de milhas, mas já contava com elas para o próximo deslocamento, não podia me dar esse luxo)

Ainda no aeroporto aqui no Rio o funcionário da TAM me perguntou porque eu não tinha passagem de volta. Falei a verdade, que minha viagem era longa, que da Europa eu iria para a África por via marítima, então não tinha volta, que eu tinha planejado voltar só em 10 meses mas que não ficaria na Europa. Embarquei sem mais nenhuma pergunta. Cheguei por Londres, que é sabidamente uma das piores imigrações da Europa. Não vou dizer que foi tranquilo, fiquei uns 15 minutos conversando com o agente da imigração e explicando minha situação. A única coisa que eu tinha dali pra frente era uma passagem low cost para a Irlanda. Eles não são trouxas, eles sabem que essas passagens são muito baratas e que você pode simplesmente jogar no lixo, então no fundo o que vale mesmo é sua história. Nessa conversa rolou de tudo, qual o roteiro que eu tinha planejado (é claro que não detalhadamente, mas ter um esboço geral da sua rota), quanto tempo eu ía ficar no Reino Unido, como que eu tinha juntado dinheiro para uma viagem desse tipo, quando que eu pretendia voltar para casa, etc. Mas tudo só na conversa mesmo, sem comprovante de nada. Na Europa é relativamente comum as pessoas tirarem ano sabático e não espanta nenhum oficial da imigração, mas o sangue latino sempre desperta suspeitas.

No entanto, o meu caso tem uma diferença que é muito significativa do seu. Era a segunda vez que eu estava entrando na Inglaterra, e eu já tinha viajado para um monte de outros países, o passaporte tava lotado de carimbo, tudo a turismo. No seu caso, como você disse que será um primeiro mochilão, um passaporte em branco desperta bem mais suspeitas, então na sua situação eu não arriscaria fazer o mesmo.

• Amei! 1
  • Membros de Honra
Postado
10 horas atrás, Lulusantos disse:

@samanthavasques

Eu cheguei a pensar isso, mas fiquei com outras dúvidas:

1) e se eu quiser sair do espaço schengen, mas não for de volta pro Brasil? 

Ah e uma passagem para qualquer outro país fora do Schengen serve perfeitamente, o que eles querem saber não é se você vai voltar para o Brasil, mas sim se você tem uma passagem para sair de Portugal

• Obrigad@! 1
  • Membros de Honra
Postado

Ah e só para reforçar, nessa mesma viagem ainda entrei outra vez na Europa sem passagem de volta, depois de ir ao Marrocos retornei para Viena voando, e dessa vez nem passagem low cost eu tinha porque dali pra frente seria tudo terrestre por uns bons meses. Também entrei em Viena que é espaço Schengen sem problema nenhum e sem comprovante de nada

• Obrigad@! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...