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10º dia - Jerusalem

 

Decidi que seria o ultimo na cidade Santa... tinha um milhao de coisas pra ver, mas eu quero acelerar minha chegada no Egito pra nao perder nada por la.

 

era pra acordar as 8:00, e apesar do forno q era o quarto, eu dormi como um anjo ateh as 10:00... sai no galeto, comi uma especie de folhado de chocolate (bom!) e fui correndo comecar pelo Muro das Lamentacoes (ou Western Wall). Fila basica, Kippah na cabeca (todos tem q usar) e tive a oportunidade de ver um Bar-Mitzvah (passagem da infancia pra adolescencia) bem de perto e com direito a batucada estilo olodum ateh! mas eh algo emocionante de ver, todo mundo dancando e cantando felizes pela chegada de um novo homem a sociedade.

 

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Muro das Lamentações

 

logo ao lado, algumas ladeiras abaixo, fui conhecer a Cidade de David, o sitio arqueologico mais escavado do MUNDO. Era ali o povoado original (Salem) de onde se originou a fantastica Jerusalem... o lugar em si eh uma ribanceira pura, com muits ruinas mas pouca coisa que vc consegue identificar direito. La embaixo eu encontrei uma placa dizendo "Hezekiah Tunnel" e me animei pra conhecer... fui la e descobri q eh um tunel subterraneo que tinha 70cm de altura de agua, nao iluminado e demoraria 45min pra sair dele. Conclui que ir sozinho e sem lanterna era alem dos meus limites de sanidade e acabei saindo por um tunel cananeu (estreito, mas bem iluminado e de 10min de caminhada).

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Tunel Cananeu

 

depois antes de reentrar na cidade velha, passei pelo Pilar de Absalao (nao sei o q eh, tenho q pesquisar) e comi outro falafel fantastico no mesmo lugar...

Fui denovo no Santo Sepulcro, dessa vez pra acender umas velas e entrar na fila pra entrar no sepulcro em si (o que consegui 1h depois de fila) e o lugar eh absolutamente minusculo, escuro e nao podia tirar fotos... mas a decoracao era deslumbrante e havia uma baita energia.

 

ja era umas 15:00, e eu queria conhecer o Yad Vashem (ou museu do holocausto) que ficava longe pra dedeu... deu tempo e o lugar eh incrivel... muito bonito por fora, e muito pesado por dentro. nao vou entrar em detalhes, mas vc sai convencido (e essa eh a funcao creio eu) que os judeus precisam ter seu proprio pais (nao vou entrar no merito de como, porque nem onde). Mas pra quem ja visitou qualquer campo de concentracao, o Yad Vashem tem pouco a acrescentar na minha opiniao...

 

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Floresta de Jerusalem ao lado do Yad Vashem

 

na volta eu planejava ainda visitar o museu da torre de David, mas nao deu tempo... entao deixa pra proxima.

comprei passagem pra Eilat (Mar Vermelho) as 10:00h e vamo com tudo q amanha eh dia de ir pra Jordania :D

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11º dia - 02/11 - Transito Jerusalem/Eilat/Aqaba

 

acordei as 8h pra garantir o busao das 10h.

passados todos os bilhoes de procedimentos de seguranca, estava a caminho de Eilat, 446km ao sul, no mar vermelho.

A viagem foi tranquila, chegando +- as 15h na estacao de onibus central, e eu acabei por decidir no caminho em cruzar direto a fronteira para a Jordania (e um tanto quanto receoso a respeito de visto e etc).

da estacao peguei um taxi (40 NIS, nao pechinchei entao acho q paguei caro ateh o posto de fronteira com a Jordania.

la, paguei a taxa de saida de Israel (98.5 NIS, umas 30 doletas - uma facada) e cruzei sem problemas a fronteira, inclusive sendo muito bem tratado pelos guardas.

 

la eu acho q cometi meu primeiro grande erro, e ao inves de pegar um taxi direto pra Petra, fui pro centro de Aqaba. E o taxista, um animal lazarento, apos minha negativa de ir pra Petra, foi mal educado pra cacete e sequer pode me dizer aonde ia me derrubar, digo, soltar... entao com uma chegada triunfal eu acabei chegando em Aqaba com um mapa na mao, sem o lonely planet (o meu nao eh da jordania, soh israel) e sem a menor ideia de onde eu estava... tentei contato com os nativos mas nao tive sorte com o ingles deles, e muito menos com meu arabe. Meia hora depois, pedi socorro pra uns branquelos que descobri serem italianos q me situaram (UFA)

fui ateh o centro de informacoes (isso ja era qse 17h) q me indicou uns hostels muito podres nos arredores... acabei tendo q entrar na internet e descobrir q o hostel q eu tinha achado massa eh na estrada rumo a arabia saudita, FORA da cidade (porra!!!)

peguei um taxista q era fan do Brasil e Saddam Hussein q me cobrou 5 JD (JD 1,00 = R$ 0,42 ou USD 0.7) e cheguei rapidinho.

 

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Praia de Aqaba - estrada rumo a Arábia Saudita

 

o hostel q eu queria tava cheio, e eu me recusei a ficar no telhado denovo (embora esse tivesse meio q uma cabana no alto, e por ser praia tinha uma brisa morna). Logo ao lado tinha outro, muito novo e completamente vazio (Darna Village) com o melhor quarto/ banheiro q eu encontrei ateh agora na viagem... tudo novo, limpo e com ar-condicionado!!! um sonho por JD 15,00. foi a melhor noite de sono nas ferias ateh agora.

Jantei no hostel q tava cheio (otimo rango, Bedouin Village) e fui dormir cedo, tipo umas 21h.

no dia seguinte, busao cedin pra PETRA!!!!

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12º dia - 03/11 - Petra

 

madruguei as 06:00 e fui pegar um busao na estrada pro centro de Aqaba - 20 minutos depois um maluco parou e me ofereceu carona (opa, q joia) ateh a estacao central e no final me pediu JD 2,00 como colaboracao (erm, ok... o cara nao era tao santo assim)

na estacao eu descobri q o onibus viria em 1h, sairia depois de cheio (umas 2-3h) e demoraria umas 2h ateh Petra... essa descoberta me desanimou e pesou no bolso - acabei indo de taxi por JD 35,00 (uns R$ 100,00 o q nao eh muito pra 140 km de taxi)

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estrada para Wadi Musa

 

cheguei as 9:00 em Wadi Musa (ou Vale de Moises), larguei a mochilona no hostel Valentine (otimo alias, bem cara de mochileiro) e fui ladeira abaixo rumo a Petra (uns 20min)

 

vamos dizer q eh um lugar naturalmente frio: fica no meio das montanhas, a uma altitude de uns ~1200m numa regiao ridiculamente arida.

Para entrar no parque de Petra, vc paga uma facada RIDICULA de JD 50,00 ( R$ 120,00) pelo passe de um dia ou JD 90,00 pelo passe de um dia pra quem faz uma day trip vindo de israel (nao facam isso, jordania eh massa o suficiente pra se ficar mais de 1 dia) mas depois de ver umas ruinas +-, vc entra num desfiladeiro fantastico (conhecido como Siq)e ve que a grana nao foi jogada fora...

 

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O Siq

 

e logo no final vc da de cara com o templo do Indiana Jones e a ultima cruzada, aonde supostamente fica o calice sagrado (nao, nao pude entrar pra descobrir por mim mesmo). Cara, eh absolutamente inacreditavel em pensar que aquilo foi escavado de UMA rocha soh... tipo, eh um TEMPLO INTEIRO!!!

 

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O Tesouro

 

mas nao para por ai... junto com mais uns 15000 turistas (serio, o lugar eh uma crowd total) acabei por descobrir que Petra eh muito mais do que o primeiro templo (conhecido como Tesouro, onde supostamente um Farao egipcio escondeu sua fortuna). Petra eh na verdade uma cidade INTEIRA, enorme!!!! cheia de templos, casas, necropoles, sistema de agua eficiente e ateh um teatro estilo romano!

 

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mais de Petra

 

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hm... vamos conferir

 

O lugar foi construido pelos Nabateans (Nabacenos?) mais ou menos na epoca de Jesus, e acabou sendo habitado por monges bizantinos, que acabaram por adotar a construcao mais longe (conhecida como Monasterio) que tem uma das melhores vistas da regiao... absolutamente alucinante.

 

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O Monastério

 

acabei voltando por volta as 16h, embora extasiado, meio depre pelo cansaco e pelo fato que nao ter socializado o suficiente no dia.

logo mudou quando conheci 2 casais de simpaticos coreanos no dormitorio do hostel, e todos riamos muito dos gritos daqueles q tentavam tomar banho antes das 19h (antes disso soh agua gelada)... eu como tava da cor de um tijolo de tanto poh, tive q encarar o gelo assim mesmo.

 

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Por do Sol em Wadi Musa

 

de noite, um banquete "all u can eat" incluido na diaria e minha mais lauta refeicao ateh agora - encontrei o tcheco bem informado denovo (aquele q perguntou se era verdade que um palhaco se elegeu deputado no brasil) e fiquei de papo ateh tarde com uma mocada.

acabei bookando um tour de 4x4 no dia seguinte em Wadi Rum (no deserto jordaniano) com direito a uma noite em um acampamento beduino...

vamos ver no que que da :D

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13º dia - 04/11 - Wadi Rum

 

com o tour bookado via hostel, ficou tudo facil (JD 35,00 por 4h de passeio em 4x4, jantar e noite em tendas beduinas e cafeh da manha)

06:20 o bus passou pra pegar a galera (4 japas, os coreanos e eu) e depois pegou mais uma mocada nos hostels ao redor.

 

Wadi Rum eh uma reserva ecologica, habitada por beduinos q vivem de comercio e turistas. eh uma area enorme de areia cor de tijolo, alguns arbustinhos e pedras monoliticas, estilo grand Canyon.

paguei uma entrada de JD 5,00 para adentrar na reserva e as 10:00 os 2 4x4 com a galera saiu - nao pensem numa Pajero, Pathfinder ou L200... pensem em caminhonetes toyota dos anos 80 (trazidas ilegalmente da arabia saudita, pelo deserto) em pedacos, com uns banquinhos na lateral da cacamba (tipo caminhao militar) com um TAPETE em cima pra fazer sombra... super original!! fui eu, um casal hungaro, outro casal canadense e um australiano num jipe, e no outro os japas e os coreanos

 

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Jipão

 

o dia foi basicamente escalar montanhas enormes, andar pelo deserto, subir em dunas gigantes e almocar e cochilar entre duas pedras de 200m de altura... vaaaarias fotos alucinantes!!! a postar depois quando eu tiver no Brasil denovo

 

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primeira parada, pra apreciar a vista

 

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Pinturas rupestres

 

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Areia cor de tijolo

 

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Pausa para o Almoço

 

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brincando de Tom Cruise...hehehehe

 

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Pontes naturais

 

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Tendas beduínas para dormir

 

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hehehe

 

o por do sol... bem, absolutamente indescritivel. a cor de tijolo das rochas e da areia soh ajudaram a torna-lo inesquecivel.

Eh sabido q se faz frio no deserto a noite... aparentemente nao a principio, mas na hora q comeca a ventar, Deus nos acuda q eh de rachar os ossos.

 

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por do sol (!!!!)

 

Todo mundo foi pra tenda principal as 19h, iluminada a luz de lampiao, para aguardarmos o tao esperado jantar beduino.

O dono da area, um beduino chamado Zedane (quase o frances) nos chamou pra mostrar como o rango foi preparado - primeiro, um pedaco de chao de areia, q ele escavou e encontrou uma panela virada do avesso.

depois de escavar ao redor, ele tirou a panela e mostrou tipo uma grelha de 3 andares, q foi cozinhada debaixo da terra, no vapor... a comida em si nao tinha nada demais: frango batata e cebola sem muito sal... mas apesar de tudo muito gostoso.

 

depois de um lauto jantar e muito cha, tudo o q eu queria era desfrutar da paz do deserto e olhar o ceu estrelado ateh dormir... mas infelizmente havia um bando de italianas velhas q acabaram de chegar e nao paravam de futricar UM MINUTO. Logo, paz eu nao tive... mas pude ver varias estrelas cadentes e a via lactea como nunca antes na minha vida.

 

o corpo humano eh engracado: 21h eu tava podre de sono e fui dormir na minha confortavel tenda e tentar acordar para o nascer do sol

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14º dia - 05/11 - Transito

 

falhei miseravelmente em acordar para ver o nascer do sol... foi as 05:20 e eu acordei as 06:40. Pelo menos nao perdi o Desjejum Beduino: geleias, queijo de cabra, cha e... o que eu achei absurdamente fantastico e me empanturrei... pao pita (tipo sirio) para se molhar no azeite de oliva e molhar num pote de ervas depois... ridiculamente bom, vo importar a ideia.

 

Saimos do campo la pelas 07:30 e eu acabei rachando um taxi pra Aqaba com o australiano (Troy, mochilando ha quase 5 anos) que tava indo na mesma direcao q eu (Egito - Sinai e depois Cairo) e encontrei o taxista mais gente boa so far (um coroa, q me situou bem da situacao da jordania, fez varias perguntas sobre o Brasil, e ainda ajudou a gente a comprar o bilhete (USD 70,00 - argh) do ferry pra Nuweiba, no Egito.

 

Sim, via maritima, pra evitar as taxas pornograficas de saida de Israel (e aproveitando pra comprar o visto pro Egito a bordo)... e essa experiencia foi uma visao do inferno.

bueno, comprado os tickets no centro da cidade, fomos pro terminal de passageiros do ferry (poiseh, o terminal de passageiros NAO VENDE o maldito bilhete) e acabamos conhecendo um Ingles (Trevor - porra loca total, que se juntou a nos rumo Sinai) e ficamos de papo por um bom tempo (o ferry sairia as 13:00)

o procedmento de embarque foi um caos completo... pra comecar os caras aportaram o ferry do lado ERRADO (!!!!!) e tiveram q mudar de lado com todos os milhoes de passageiros no cais, torrando sob o sol.

 

Dentro do ferry precisei ir ao banheiro, e foi ai q a visao do inferno comecou... havia o dobro de passageiros do q caberia normalmente, tinha gente ajoelhada rezando em direcao a Meca no meio do corredor, uma catinga de suor e sovaco q eu jamais vi igual e quando eu finalmente cheguei no banheiro... uma fila colossal pra lavar o peh na PIA!!!! porra!!! q loucura

ainda tive q deixar meu passaporte com o cara da alfandega pra comprar meu visa no banco (no porto) e pegar com ele depois

Na descida, rolou empurra empurra e ateh porrada em alguns momentos... inacreditavel.

 

Comprei o visa, fiz cambio (que alegria... USD 1,00 = EGP 5,78 ou R$ 1,00 = EGP 3,40) e junto com os 3 (Troy, Trevor e Peter - americano q eu conheci em petra q me reencontrou dentro do ferry) mais 3 pessoas aleatorias, negociei quase na base da porrada um taxi pra Dahab (80km sul, 30 EGP cada um)

 

Dahab eh um paraiso do mergulho... uma cidade resort, mais barata e acessivel q Sharm-El Sheik, com agua cor turquesa fantastica. Ficamos no Penguin Hostel, q mais parece um lounge tailandes, aonde bebemos muita cerveja, fumamos muita shisha (Arguile) e relaxamos depois de um dia corridao.

 

amanha vo tirar o dia pra relaxar e fazer Snorkel no Blue Hole (um pico de scuba daqui)

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15º dia - 06/11 - Dahab

 

hoje foi o dia sem duvida mais longo da minha vida... HAHHAAHA vou explicar.

apos um lauto cafeh da manha, a rotina comecou as 09:00, quando o 4x4 veio pegar a gente pra fazer snorkeling no Blue Hole.

porem, no caminho saltamos e fomos por uma trilha de camelos ateh o lugar - pra quem nunca andou de camelo, eu recomendo a experiencia, eh um bisu legal... mas procure nao passar de meia hora, pq eh extremamente desconfortavel (a sela fica apertando a base da sua espinha e nao tem estribo... vc fica bem "solto")... detalhe pro guia dos camelos depois do passeio de 30min "you give me tip now!" (me de uma gorjeta AGORA) e falou um monte, de forma super mal-educada....como ele nao tinha feito nada por merecer, agradecemos e dissemos "well, you get one when we think you deserve, and you dont - bye" (tipo, vc ganha se a gente achar q tu merece, e vc nao merece). a principio parece grosseria, mas pra quem vier pra essas bandas vai entender q nao eh.

 

la pelas 11h, chegamos no Blue Hole - um dos melhores locais pra mergulho no mundo. Trata-se de um buraco de uns 50m de diametro com 120m de profundidade e cercado de corais, a poucos metros da praia. nao da pra descrever o quao incrivel eh nadar de snorkel entre bilhoes de peixes coloridos... o unico detalhe eh q a agua ta meio fria (estamos quase no inverno aqui) entao nao consegui nadar o tanto quanto eu queria.

la pelas 16h eu e o Americano fomos fazer um trek de quadriciclos pelo deserto do Sinai... nunca tinha dirigido um, e foi mto massa dar uns paus e sair voando do alto de umas dunas... HAHAHA. depois de 2h eu tinha tanta areia no corpo q entupi o ralo do hotel quando fui tomar banho...

 

dia cheio nao? bom, como eu tava acompanhado de +3 malucos, resolvemos radicalizar passando a noite em claro escalando o monte Sinai de madrugada... HAHAHAHAH

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16º dia - 07/11 - Mte Sinai e Cairo

 

saimos do Hostel meia-noite rumo ao Monte Sinai, trip q durou umas 2,5h... largamos nossas mochilas grandes num hostel de um amigo do motorista (supercomum essas coisas por aqui, "ah eu conheco alguem - meu primo, tio, vo, papagaio, camelo - que pode ajudar")

 

ao chegar na entrada rolou um certo stress, pq quando bookamos a trip, os palhacos do Hostel Penguin Village (excelente lugar, mas nao programem nada atraves de la) nao falaram que tinha uma taxa pro parque (EGP 17,00 - embora no Lonely Planet tivesse e a gente nao leu) e tinha q obrigatoriamente alugar um guia beduino pra subir a montanha (EGP 85,00 - um cara bem tosco q nao falava picas de ingles) que seria completamente desnecessario, ja que a trilha eh bem demarcada.

Comecamos a subir la por umas 02:50, e pra nossa surpresa, o lugar estava APINHADO de gente fazendo a subida - altos coroas de diversas nacionalidades fazendo procissao, cantando hinos e tudo mais - pra ver o nascer do Sol la de cima.

a Trilha em si eh bem susse, capaz de ser seguida via camelo ateh uma boa parte. Porem, como o dia foi corrido e agitado - eu tinha um fiapo de vida restante no meu corpo quando cheguei no final. Acabamos fazendo rapido demais, e ficamos la no cume congelando num vento gelado a ~2268m de altitude ateh que o sol nascesse - o que eh claro, foi lindo, mas eu tava num ponto que se eu levantasse o braco, Deus me levava.

A descida com sol levantando e esquentando a area foi profundamente revigorante... 3h depois estavamos com as nossas energias revigoradas, mochilonas nas costas e... PRESOS na porra da cidade, pq nao tinha onibus sem ser de tour nem taxi na regiao pra nos tirar de la.

Depois de uma negociada com o dono do lugar, ele concordou em nos levar ateh uma encruzilhada no meio do deserto pra tentar conseguir um onibus rumo ao Cairo... HAHAHAHAHAHAHAHAH. Serio, passar 1h numa encruzilhada no meio do deserto, ao sol do meio dia, rezando pra que um onibus passasse logo foi um dos momentos mais pirados de toda a minha vida, eh bem daqueles "Deus nao ha de me abandonar".

50min apos, realmente passou um bus e compramos 3 lugares (o ingles ficou pra tras pra passar um dia na montanha) rumo ao cairo. Ja a bordo, filmes arabes que foram de romances estilo mexicanos a um meio q james bond das arabias (todos em arabe, claro) e o ponto alto dessa trip, q foi passar por baixo do canal de Suez - com cargueiros gigantescos passando bem acima da sua cabecinha.

la pelas 18h chegamos no Cairo, pechinchamos um taxi e fomos ao Dahab hostel - que fica na cobertura de um hostel e eh muito bacana, nem parece q vc ta no Cairo (vou descrever no proximo post)

apos um belo rango a preco de banana (EGP 14,00 - shwarma grande com fritas e pepsi) e depois fiquei de papo com uma menina da NZ ateh umas 22h, quando minhas baterias finalmente se esgotaram e cai num sono esplendido

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17º dia - 08/11 - Cairo e Giza

 

Cairo eh... um caos total e completo. Uma cidade do tamanho de Sao Paulo, com 18 milhoes de habitantes, absurdamente suja (inclusive parece q as pessoas guardam os entulhos em cima dos predios, eh horrivel de se ver), apinhada de gente, transito caotico (gente atravessando as ruas em TODOS os lugares, parando entre as faixas quando nao da pra terminar, poucos sinaleiros, um buzinaco ensurdecedor) e assustadora nas horas de reza muculmana (sao tantos minaretes com muazins chamando gente pra rezar que vc mal consegue ouvir qualquer outro som). Apesar de todos os reveses, eh extremamente segura (me senti seguro em todos os lugares que passei), o povo eh extremamente receptivo a turistas (anonimos perguntam seu nome e de onde vc vem o tempo todo - e muitas vezes sem a intencao de querer te vender nada) e o metro eh excelente (anda por tudo e custa soh EGP 1.00, o q da R$ 0.25)

Comecamos o dia indo ao point mor egipcio, Giza, com suas piramides e sua esfinge. chegamos la cedo de taxi e a principio nao dava pra ver mta coisa (o ar mega poluido deixava tudo cinzento) mas la pelas 10:00h clareou e vc sente um baque quando comeca a passear por la. as piramides sao simplesmente muito maiores, colossais e embasbacadoras que eu jamais pude imaginar... e o fato da maior delas (Queops, ou Khufu) ter sido construida a 4600 anos atras eh o mais bizarro de tudo. Nao precisa acreditar q alienigenas derrubaram elas aqui, mas a sensacao de q muito do conhecimento dos egipcios daquela epoca se perdeu nas areias do tempo eh evidente demais. A segunda parece mais bem conservada no topo (sabe-se Deus pq) e a menor (Miquerinos) dava pra visitar dentro (um tunel super profundo, nao recomendado para claustrofobicos, e sem nada muito especial la embaixo). a Esfinge eh OK, e a maior pergunta eh o q aconteceu com o nariz dela (nao consegui descobrir, mas sei q nao foi um canhao de napoleao)

Interessante no parque das piramides eh a quantidade de turistas egipcios, entre 13-18 anos, para os quais nos (turistas estrangeiros) sao a maior atracao... eu fui com a camisa do brasil e quase me arrependi de tanta gente que queria tirar foto com a gente

na sequencia, fomos a Saqqara visitar a mastaba (parece mais uma duna de areia por fora, mas por dentro eh explendida) e a piramide de degraus (tava em reforma). Ponto alto pra umas construcoes pouco ao lado da Mastaba com inscricoes na parede ainda bem visiveis.

Memphis, a antiga capital de Ramses II, foi a ultima parada, e um tanto quanto decepcionante - salvo pela gigantesca estatua do proprio Ramses (q era um megalomaniaco for sure) de 22m, que encontra-se deitada dentro de um predio.

 

eu ia pra Aswan nessa noite, mas acabei decidindo ficar mais um dia e visitar o museu egipcio no sia seguinte

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18º dia - 09/11 - Cairo (Museu Egipcio)

 

Apos uma das melhores noites da viagem, eu tava cheio de gas pra conhecer o tao famoso Museu Egipcio do Cairo, com sua colecao titanica de ~100.000 pecas.

A Entrada foi conturbada, com bilhares de turistas passando pelos diversos security checks, pra ser sincero, foi um choque quando eu entrei la dentro - Decepcao - eu esperava muito, mas muito, MUUUUUITO mais do museu.

Um lugar como esse, com a grana que os turistas deixam diariamente, deveria ser profissional e tao impecavel quanto um Smithsonian ou Louvre. Porem o que eu vi foi um relaxo inacreditavel. 90% do acervo nao tem NENHUMA placa explicativa do que se tratava, e quando havia alguma coisa, era datilografada dos anos 70. Tampouco havia uma sequencia logica para os turistas entrarem e seguirem tipo uma linha do tempo, acompanhando a evolucao da civilizacao egipcia ao longo dos anos. Nao ha controle de temperatura ou umidade... porra!!! essa falta de profissionalismo dos egipcios em geral eh absurdamente decepcionante as vezes. (claro, pra eles ta organizado, mas essa eh minha opiniao e eu sou um ocidental) - Tem um novo museu, bem moderno (dizem) sendo construido proximo das piramides, mas soh deve ficar pronto em 2012 (em termos de egito, eu chuto 2015)

Mas nao posso deixar de reconhecer a beleza do acervo. A parte referente a Tut-Ankh-Amun (o farao menino, q morreu com 19 anos e cuja tumba foi uma das maiores descobertas do seculo passado) eh absolutamente incrivel - ver a poucos centimetros seus esquifes de ouro e finalmente sua mascara de perto causa denovo aquela sensacao de extase.

Outra coisa fantastica eh a secao dasmumias de animais, e o acervo do bem variado e identificado: varios gatinhos, cachorros, falcoes, ibis, cabras, peixes (uma enorme perca, de uns 100kgs quando viva) e o mais alucinante de tudo - dois crocodilos ENOOOORMES, com 7m de comprimento. Alucinantes!!! isso que existem indicios que eles mumificavam tambem hipopotamos e elefantes (imagine!!!)

 

o resto do dia foi preguicoso, vagando pelas margens do Nilo e jantando num restaurante bom, ridiculamente chique e barato demais pro nivel - comi um kebab de frango a moda indiana enorme por EGP 65,00 (18 pilas)

 

O trem sairia as 22h da estacao central, rumo a Aswan. claro que atrasou, mas encontrei denovo o ingles maluco e fiquei de papo com 2 meninas da Georgia (muito divertidas por sinal)

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19º dia - 10/11 - Aswan

 

O overnight train de Cairo pra Aswan eh bizarro!

vc paga 30 doletas por um papel de pao q o cara escreve na hora na estacao, q eh o seu bilhete de primeira classe (pra ir sentado... deitado custa 60 doletas).

O trem em si eh uma reliquia dos anos 70, originalmente com cabines para 2 pessoas dormirem em estilo beliche... mas eles converteram 2 cabines em 1 que acomoda 6 pessoas sentadas. O ar condicionado eh bom (ateh demais - minha felicidade foi meu moleton e meu kufiya (aquele lenco arabe) que eu cobri minhas pernas), e apesar de nao reclinar,a cadeira eh macia (embora suja como tudo nesse lugar) - Na minha cabina, 2 egipcios (1 bacana o outro um roncador escroto das profundezas do inferno), um casal americano e um japa tagarela que eu descobri babando no meu ombro no meio da noite. Apesar dos pesares, dormi bem e cheguei em Aswan perto do meio dia.

 

Aswan fica localizada no alto Egito, Terra dos nubios (povo africano q se mimetizou bastante com os egipcios ao longo dos seculos). Verdejante, menos caotica e com uma brisa gostosa vindo do Nilo. Encontrei meus parceiros denovo e como iriamos pra Abu Simbel no dia seguinte, acordando as 3h da manha, decidimos nos hospedar no pulguero mais barato possivel pra dormir 2-3h antes de partir... ficamos em um lugar obviamente trash, cheio de areia, a preco de banana (EGP 13,00 cada um... R$ 4,00 HAHAHAHAHA). Curioso que o chuveiro era alucinante e pude finalmente tomar um banho revigorante!

 

Almocamos na beira do Nilo, passamos o dia relaxando e resolvendo os proximos detalhes da trip - e acabamos por bookar Abu Simbel pra manha seguinte e uma viagem de Felluca (tipo uma jangada) de um dia rio abaixo. Nos metemos num rolo do diabo ao pedir pra um maluco comprar tickets de trem no black market pra gente (aqui pra baixo, eles dizem q ta tudo ocupado e te vendem no mercado paralelo, sucks) no qual somente sairiamos no final do dia seguinte e mto bate boca depois.

 

enfim, meu conselho eh q soh embarque nesse tipo de rolo eh legal se tu ta no clima de aventura... se tu quer sossego, pague mais e arranje tudo via uma agencia

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