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Dia 3: Paris - Sacre-Coeur

Saímos do hotel e antes de pegar o metrô procuramos uma "padaria" para o petit dejeneur. Encontramos uma bem próximo do hotel mesmo, a poucas quadras de caminhada. Tomamos um suco de laranja natural, café expresso e comemos um croissant. Não lembro o preço, mas achei caro pelo tamanho das porções. Para mim estava uma delícia, mas mamis não gostou do café.

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Arredores do hotel e da "padaria".

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Mamis plena no metrô de Paris.

Pegamos o metrô e fo mos em direção à Sacré-Coeur. Não tenho certeza, mas olhando no mapa acho que descemos na estação Barbès - Rochechouart, meio que sem querer, porque fiquei meio perdido em saber qual era a estação mais próxima. Pelo menos aproveitamos para dar uma caminhada de leve pelo bairro. Não tem nada de mais, mas por ser o segundo dia em Paris cada esquina era um encanto, com as construções, os letreiros e vitrines de lojas etc., todos esses encantos quando estamos em um país pela primeira vez...

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Caminhamos e chegamos na Sacré-Coeur por uma rua cheia de lojinhas, estilo feirinha. Acho que esse momento dispensa apresentação rs. Olha essa foto:

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É possível subir andando, vai muito da sua disposição. Para evitar a fadiga subimos com o funicular, ao preço de um ticket t+. Achei caro, mas mamis não podia andar muito para não cansar, então valeu a pena. A subida é bem rápida, nem deu para curtir direito o meio de transporte e já estavámos chegando rs.

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A Basílica é imponente, surpreende tanto pelo tamanho quanto pela beleza - aliás, eu fiquei impressionado a viagem inteira com o tamanho das estruturas e monumentos - e a vista de Paris ao fundo não tem palavras.

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Detalhe que Paris é sempre cheia de turista, mesmo na baixa temporada. Imagino em julho como deve ser lotado.

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Visitamos a Basílica por dentro.

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Depois, seguimos até a Place du Tertre (Praça dos Artistas), andamos até o Le Mur des Je t'aime (é um muro onde tem escrito "eu te amo" em várias línguas), claro que não deixamos de procurar aonde estava escrito em português né.

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Depois, andamos um pouco e entramos numa loja para comprar perfume, passamos um bom tempo naquela maravilha de cheiros. Compras feitas, fomos atrás de um lugar para almoçar antes de voltar para o centro.

No roteiro estava previsto visitar ainda a Igreja da Madeleine, Palais Royal e Opera Garnier, tudo só por fora, e passear pelo Champs de Mars e Jardins du Trocadéro antes de seguir para a Torre Eiffel, porém, nosso ingresso tinha hora marcada e o relógio foi contra nós (ou nós que ficamos admirados e acabamos esquecendo as horas kkkkk) e infelizmente tivemos que abandonar essa parte.

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@renatasoares fiquei impressionado em como foi tranquilo viajar com mamis. Ela tem alguns problemas de saúde e eu fiquei preocupado em ela ter uma crise durante a viagem, mas graças a Deus foi tudo bem (na verdade quem acabou doente fui eu kkkkkk, mas nada sério). Meu inglês é intermediário, mas nos hotéis, restaurantes e áreas turísticas é tranquilo. Apenas um único francês foi rude comigo (não sei se por falar em inglês ou por ele ser rude mesmo). Aprendemos o bonjour, bonsoir e merci, além do je ne parle le français né. Sempre chegávamos com um sorriso no rosto comprimentando em francês e dizendo que não falava francês, aí partia pro inglês. Teve um episódio que eu tive que usar o tradutor do celular, escrevi em português e mostrei o escrito em francê na tela pra pessoa e ela foi bem receptiva. 

Eu tenho facilidade com localização, mapas, linhas de metrô e ônibus, então não tive  dificuldades em me localizar por lá. Pra quem mora em SP, Rio etc e tem costume de usar transporte público não tem tanta diferença não, mas é sempre bom dar uma estudada nos mapas antes pra não ficar perdida. 

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Dias 4 e 5: Mont Saint-Michel

Na segunda-feira, fizemos check-out no hotel e fomos para a Gare Montparnasse. Lá deixamos as mochilas grandes no guarda-volumes e viajamos apenas com as pequenas, já que voltaríamos no dia seguinte. Não lembro o preço que paguei, mas apenas um guarda-volume foi necessários para as duas mochilas grandes (uma Quechua Forclaz de 70 L e a outra de 50 L). Às 08h11 pegamos o TGV ("trem bala" francês) rumo à Rennes.

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Chegando, fomos comer e esperar pelo ônibus que nos levaria ao Mont. Comprei as passagens pelo site da SNCF tanto para o trem quanto para o ônibus, foram 35 euros por pessoa por trecho (20 do trem + 15 do ônibus). Bem caro, mas não consegui comprar o trem low cost (OuiGo) e não achei outra forma mais econômica para ir de Rennes até o Mont.

O ônibus para o Mont saiu às 11h45 e a viajem durou 01h10. Detalhe que o ônibus não deixa direto no Mont, mas numa estaçãozinha onde fica o Centro de Informações Turística. Aí pega outro ônibus, o "Passeur", que deixa na entrada do Mont, aonde acaba de chegar a pé. Esse "Passeur" é de graça e tem várias vezes ao dia. É um ônibus bem interessante, ele não tem frente nem trás, o motorista que troca de lado dependendo a direção.

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Demora coisa de 15 minutos até o Mont. Para quem quiser encarar a caminhada, dá uns 45 minutos, é gostoso ir andando também, vai do seu nível de empolgação/cansaço/tempo. No dia que fomos estava nublado, de longe não dava para ver o Mont direito, mas à medida que íamos chegamos perto ele ia se revelando, é lindo gente, vale muito a pena ir.

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Fomos direto para o hotel fazer o check-in. Ainda não estava no horário mas ganhamos early check-in Tinha feito reserva no Hotel le Mouton Blanc e fomos direcionados para o Hotel Ermitage. A atendente do check-in me disse que foi um upgrade, apesar de ambos serem 3 estrelas. O le Mouton fica na rua principal, na "base" do Mont, e o Ermitage fica num nível acima, tendo uma vista mais ampla da costa da Normandia.

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Deixamos as coisas no quartos e saímos para passear pelo Mont e visitar a abadia. A entrada custa 10 euros. Aluguei aqueles fone de ouvido com gravação para servir de guia, não lembro o preço mas deve ter sido uns 5 ou 10 euros também, aluguei um só para nós dois mas não recomendo; além de ser chato de usar não tem informações assim tão relevantes para quem tá só passeando mesmo. O passeio é bem completo e cansativo, a abadia é enorme e tem muitas salas para visitar, com muitas escadas, mas cada lugar tem uma visão diferente e vale muito a pena a visita. 

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Depois da visita e de andar pelo Mont, fomos para o quarto descansar um pouco e tirar um cochilo. A noite saímos para ver o Mont e jantar. A vista é de tirar o fôlego.

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Na terça-feira, acordamos e fomos tomar café da manhã, que estava incluso na diária do quarto. Foi o disparado o melhor café da manhã de hotel que já tomei na vida.

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Depois fomos para o quarto arrumar as coisas e preparar para voltar para Paris. Fizemos o check-out e fomos para a estaçãozinha pegar o ônibus para Rennes. Como não estava ventando e tínhamos tempo,  optamos por ir caminhando até a estação. Às 14h05 pegamos o ônibus e chamos em Rennes às 15h15. Nosso trem para Paris era apenas às 17h52, então decidimos conhecer um pouco de Rennes. Confesso que achei a cidade bem gostosinha, o charme de interior da França me agradou mais que o charme da capital.

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Depois pegamos o TGV de volta a Paris, pegamos as mochilas na Gare Montparnasse, pegamos o Navigo e fomos para o mesmo hotel que ficamos.

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Observações:

1. Muita gente costuma fazer bate-volta a partir de Paris até o Mont Saint-Michel, eu pessoalmente não acho uma boa opção, pois é bem longe, chega cansaço e ainda tem muitos degraus para subir e descer (muitos mesmo); sem contar que não dá para ver o Mont a noite nem o fenômeno das marés;

2. No dia que fomos estava previsto a maré alta (ficaríamos ilhados), mas não vi nada, não sei se aconteceu de madrugada enquanto estava dormindo, mas só vimos mesmo a maré subindo normal, sem fechar a passagem;

3. Os hotéis que ficam no Mont são bem caros a diária, paguei 840 reais, porém acho que é um gasto que vale a pena considerar, afinal é uma experiência única de dormir numa fortaleza com quase 800 anos (mais velha que a descoberta do Brasil), que resistiu à guerras e à força da natureza;

4. Se realmente não couber no seu orçamento a hospedagem no Mont, tem vários hotéis na cidadezinha próxima com diárias bem mais em conta, e o "Passeur" é de graça e tem várias vezes ao dia;

5. Decidimos jantar num dos restaurantes do Mont, pois estávamos cansados demais para sair do Mont e ir até a cidadezinha e depois voltar. Não recomendo, é tudo muito caro e a porção é pequena;

6. Apesar de todo o trabalho logístico e o custo dessa aventura, super recomendo visitar o Mont e dormir por lá, acho que vale cada centavo e faria tudo de novo;

 

 

 

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Dia 6: Disney Paris

Tiramos esse dia para ir à Disney. A ideia inicial era não irmos, porém um belo dia estava navegando na internet e decidi entrar no site da Disneyland Paris e me deparei com uma promoção de 50% de desconto no preço do ingresso 01 dia/02 parques (de 99 por 49 euros), aí aproveitei e comprei na hora, totalizando duas pessoas pelo preço de uma. Foi uma surpresa para mamis e ela amou.

Saímos do hotel e fomos de metrô e RER até a Disney usando o Navigo. No início, o Navigo de mamis não tinha validado a catraca e uma nativa muito gente boa deixou que mamis passasse com ela na catraca. Apesar da gentileza, passei o trajeto inteiro com medo da fiscalização e da multa. Na hora de sair da estação o Navigo validou normalmente, não sei o que pode ter acontecido.

Apesar de muita gente dizer que não vale a pequena, que é pequena, que a Disney de Orlando é melhor etc., sinceramente eu amei e recomendo muito ir para quem tiver interesse, principalmente para quem não pode/não quer ir para Orlando. Eu mesmo me dei muito satisfeito com a Disney de Paris e não tenho vontade nenhuma de ir na de Orlando. Primeiro fomos no Walt Disney Studio que é menor e mais "fraquinho", fomos em alguns brinquedos e depois fomos para o Disneyland Paris.

Aqui vai uma dica que usamos muito: baixei o app da Disney de Paris, que informa o tamanho da fila de cada atração. Desistimos de ir em todos os brinquedos com fila maior que 15 minutos. Para tirar foto com o Mickey, por exemplo, a fila era de duas horas, sem condições. É impossível ver tudo, então tem que escolher bem onde ir e infelizmente algum brinquedo interessante vai acabar ficando para trás. Mas mesmo assim conseguimos aproveitar bastante, fomos principalmente em montanhas russas e brinquedos mais radicais. O único infantil que fomos foi um trenzinho pela história do Pinóquio. Também acontece vários mini shows ao longo do dia, na entrada a gente recebe um panfleto com a programação aí é só escolher. Lembre-se, não dá para ver tudo, e muitos shows acontece no mesmo horário. Passamos o dia inteiro e para comer levamos sanduíche porque os preços lá são bem caros. No encerramento tem um show de luzes perfeito, não vou postar aqui porque acha fácil no YouTube.IMG_1814.thumb.JPG.54fd7925b1687b777478a4215d3dbccb.JPGIMG_1830.thumb.JPG.31cc4678edb5f426dce2a8b2a67eba72.JPGIMG_1836.thumb.JPG.cd138bf31a651080b43757c32b44a8d0.JPGIMG-20190206-WA0004.thumb.jpg.ed820fcfb77a4260e5df7dbaec2cd417.jpgIMG_1872.thumb.JPG.df8effa3937e2c2ead5b70a039c66143.JPGIMG_1804.thumb.JPG.db6800f37c73be18951c49333705f3f7.JPG

 

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