Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Fiz um tópico em Novembro pedindo sugestões para o meu roteiro na Europa em 2019 e acabei fechando ele em Itália + Suíça + Alemanha, com entrada por Roma pela Lufthansa e saída por Munique pela Swiss. Peço a opinião de vocês em relação à parte suíça do meu roteiro. As minhas hospedagens já estão pagas então há trechos do roteiro que não posso mais mudar.

09/05 - Saída de Veneza e check-in em Zermatt
Teremos 2 bases principais na Suíça durante a viagem e Zermatt é uma delas.
Chegaremos à tarde em Zermatt e vamos dedicar esse dia para nos estabelecermos no airbnb, comprar um SIM card e explorar rapidamente os supermercados. Praticamente não estamos contando esse dia no nosso roteiro porque não vai dar pra fazer muita coisa.

10/05 e 11/05 - Zermatt
Estarei viajando com os meus pais então vamos limitar o número de montanhas. Acabamos optando pelo Matterhorn apenas. Temos 2 dias inteiros para usar em Zermatt e vamos cuidar a previsão do tempo pra ver qual dos dois dias será o mais propício para o Matterhorn. Por causa disso, vamos comprar o ingresso no local.

Uma das tardes será usada para explorar o centrinho da cidade. Também vamos pesquisar se há alguma trilha bacana para fazer nos arredores (se alguém tiver alguma sugestão, estamos aceitando!)

12/05 - check-out Zermatt e ida à St. Moritz
Vamos fazer o check-out de manhã bem cedo e pegar o Glacier Express às 9h da manhã, em direção à St. Moritz. Meu pai queria muito andar em algum desses trens panorâmicos e tive que optar pelo Glacier Express porque era o único que se adequaria no roteiro que pretendíamos fazer. Vamos fazer o trajeto inteiro do trem e dormir em St. Moritz. Pegamos um hotel bem perto da estação de trem e chegaremos por volta das 17h. Só vamos poder ver St. Moritz à noite mesmo, no máximo vamos sair pra jantar.

13/05 a 17/05 - check-out St Moritz e ida à Berna
Berna é a nossa segunda base na viagem. Sem contar as datas de chegada e partida, teremos do dia 14 ao dia 17 em Berna, 4 dias inteiros. No dia 18 vamos para Munique.
Aqui está em aberto. Pensei em cuidar da previsão do tempo e decidir no dia o que fazer. Chegaremos de manhã em Berna então cogitei usarmos a tarde para explorar a cidade - acredito que isso seria o suficiente... o que vocês acham?

Os bate-volta que cogitamos fazer a partir de Berna, teríamos que escolher 4 dentre essas opções:

- Lucerna (essa é a única que está certa no nosso roteiro a partir de Berna).
- Lauterbrunnen (ou Gimmelwald? É possível fazer ambos num mesmo dia? Vale a pena ou são muito parecidas?)
- Zurique - Nas minhas pesquisas essa cidade é que me chamou menos atenção, estamos mais interessados em ver natureza e fazer algumas trilhas (trilhas simples, nada que precise ser escalado porque como já comentei, estarei com os meus pais). Zurique me parece uma cidade grande como outras da Europa que já visitei, então ainda estamos em dúvida se incluímos ou não.
- Engelberg - Vale a pena ir considerando que não vamos subir na Titlis?
- Basiléia - Parece ser bonita e é bem perto de Berna, então também estamos cogitando
- Não incluímos o lado francês no nosso roteiro, então talvez Lausanne ou Montreux? Não são exatamente próximas de Berna mas não nos importaríamos de fazer um trajeto mais longo de trem se a visita realmente valesse a pena

A nossa parte do roteiro em Berna está praticamente em aberto. Pegamos um airbnb bem central e estaremos no centro antigo da cidade. Não compramos praticamente nenhum ingresso antecipado em lugar nenhum porque queremos cuidar a previsão do tempo (os únicos ingressos comprados foram os do Glacier Express, as hospedagens em Zermatt, St. Moritz e Berna e os trechos de trem Viena - Zermatt, St Moritz - Berna e Berna - Munique).

Não compramos o Swiss Travel Pass mas estamos abertos à possibilidade. Como 4 dias do meu roteiro já estão engessados, acredito que o passa de 8 dias não vale a pena. Mas pensei em de repente comprar um passe de 4 dias e ativar apenas no meu segundo dia em Berna, onde vou começar a decidir quais bate-volta fazer. Vocês acham que vale a pena?

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Gostei do roteiro, bem organizado mas aberto para mudanças.

Sobre Zurique, ela é isso mesmo, eu passo lá quase toda semana, a trabalho, e tenho 50min entre um trem e outro, e prefiro ficar na estação. Não tem nada que chame atenção. Porém, eu daria uma passada rápida se sobrar tempo, pois é o coração da Suíça.

Berna é bem pequena, em uma tarde consegue vê-la toda (quase literalmente).

Acho que dá pra fazer Lauterbrunnen e Gimmelwald no mesmo dia, uma de manhã e outra a tarde. Apesar do trajeto até chegar lá ser um pouco demorado, não tem muito o que fazer em volta, a não ser que queira fazer trilhas. Alias, a viagem entre Berna e Interlaken é belíssima.

Na parte francesa eu recomendaria Geneva mesmo, são um pouco menos de 2h de trem, o trajeto é bem bonito.

O Travel Pass é  50/50. ou seja, as vezes vale e as vezes não vale. No caso, precisa calcular o preço de cada trajeto que planeja fazer e comparar com o preço do passe.

• Membros
Postado

@Davi Leichsenring Obrigada!!

Outra dúvida que eu tenho é em relação ao vestuário, estaremos lá a partir da segunda semana de Maio, ou seja, Primavera. Você acha que precisamos de roupas pesadas de frio (no caso pra região de Zermatt) ou pode ser algo mais meio termo talvez?

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Olá, Júlia! Então, estive na Suíça em setembro de 2017 e acho que posso colaborar com alguns pitacos. Tem um relato meu aqui no mochileiros

Era outono e acredito que com temperaturas parecidas com as  que você deverá encontrar em maio (primavera), ou seja, tempo muito agradável, com neve no alto das montanhas. Foram 8 noites e 9 dias (pernoitei 4 dias em Interlaken, 2 em Zermatt e 2 em Lucerna). Sobre suas dúvidas:

- Sim, em Zermatt tem muitas trilhas bacanas pelas montanhas e grau de dificuldade variável. Fiz uma bem tranquila, a chamada “Matterhorn Trail” (há muitas outras opções) e que passa por Zmut, um vilarejo próximo. Pra quem estiver na cidade voltado para o Matterhorn, o início dela fica a direita do rio que atravessa a cidade, ao final da zona urbana. É trilha padrão Suíça de qualidade, toda assentada, sinalizada e larga. Algumas fotos pra você ter uma noção:

A imagem pode conter: Evandro Sanches, montanha, barba, céu, grama, atividades ao ar livre, natureza e close-up

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: céu, árvore, montanha, atividades ao ar livre e natureza

Fiz também os dois principais passeios de Zermatt. 

De trem até o Gronegrat, plataforma com vista panorâmica para geleiras e picos. 28 francos suíços pra quem tem Swiss Travel Pass. E foi um passeio bem legal, a vista é incrível, vale a pena. Dali se avista o Matterhorn bem de longe.

A imagem pode conter: Evandro Sanches, montanha, céu, barba, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: céu, montanha, nuvem, natureza e atividades ao ar livre

O outro passeio foi ao Matterhorn Glaciar Paradise, o local onde o ano todo pratica-se esqui em Zermatt, sempre com neve abundante. Com o passe, consegui o ingresso por 50 francos suíços (50% de desconto).Subindo os “cable cars”, se fica de frente pro Matterhon no seu melhor ângulo, aquele da embalagem do Toblerone, até porque na trilha é possível se aproximar mais, mas para uma face bem menos fotogênica.  Assim, após mais dois “cable cars” finalmente se chega à plataforma, a 3.883 m.

A imagem pode conter: montanha, céu, nuvem, natureza e atividades ao ar livre

Achei os passeios e as trilhas de Zermatt super válidos, mas as paisagens de Lauterbrunen e região são mais impactantes, mas muuuito mais mesmo. As vistas panorâmicas dos arredores de Lauterbrunen, em Interlaken, mesmo sem neve, são realmente imbatíveis. Estando lá, eu desisti de visitar o Jungfrau, tanto pelo valor exorbitante e meio que por saber que viria o Matterhorn pela frente, quanto pelo absurdo que foi a visita aos arredores de Lauterbrunen. Eu tinha decidido ir de trem até Murren, depois Grimewald e, finalmente, de “cable  car” até a montanha do 007 (Schiltorn), onde um dos filmes dele foi filmado, por 82,20 francos suíços (com 50% de desconto pro Swiss Travel Pass). O transporte todo (trem e cable cars, tanto pro Schiltorn – menos o último cable car - quanto pros arredores) está incluído no Swiss Travel Pass. Lá na montanha havia muito nevoeiro e não deu pra aproveitar muito, apesar de ter por ali uma espécie de museu e algumas atrações "in door". Mas o caminho valeu tanto a pena que ainda acho que  nada pode ser mais interessante. Veja:

A imagem pode conter: céu, montanha, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

É esse o padrão de paisagens que você encontrará por lá. E, na volta pra Interlaken,  vale a pena descer a pé as trilhas que ligam alguns desses vilarejos. Eu, mesmo tendo saído de Interlaken às 12:00 e tendo portanto pouco tempo, fui de Grimewold até Schelker a pé e o caminho é bem sinalizado, não tem como se perder, mas prepondera a lógica: basta ir descendo. Faltou tempo pra chegar até Lauterbrunen, mas teria com certeza sido incrível. Enfim, acho que esse é o melhor programa possível na Suíça. 

- Um local que vejo pouca gente abordando mas que foi uma grata surpresa foi a visita ao Schynige Platte (trem de Interlaken para Wilderswill, dali outro trem até o topo da montanha, a quase 2.000 metros). Sei que não é um programa tão conhecido, mas eu adorei. E, comparando, a não ser que o objetivo seja ver muuuita neve, muito melhor do que a visita ao Matterhorn, que fiz alguns dias depois. E dá pra fazer zilhões de trilhas lá em cima. Com Swiss Travel Pass é free. Olha as vistas de lá:

A imagem pode conter: montanha, céu, árvore, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: montanha, céu, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: céu, montanha, árvore, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: montanha, céu, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: Evandro Sanches, montanha, céu, barba, árvore, atividades ao ar livre e natureza

Ninguém havia dito nada dali e foi uma gratíssima surpresa. O único detalhe que vale pra toda e qualquer montanha é que só se deve ir se o tempo estiver realmente bom, caso contrário, muuuita nuvem e nevoeiro atrapalhando a visão panorâmica.

- Eu, se fosse vocês, adquiriria o Swiss Travel Pass pra quatro dias alternados, já que vocês já tem garantido passagens para alguns dias da viagem. Daí, você usa ao menos um dia em Zermatt, outro em Interlaken e região, e quem sabe, um pulinho até Zurique e Lucerna, ambas muito lindas e em um dia cada você consegue explorá-las bem, aliás, a ferrovia entre Interlaken e Lucerna é um dos caminhos mais lindos que vi na vida. Aproveitem.

- Nunca, jamais, por nada no mundo deixe de comprar os chocolates vendidos a granel, bem melhores do que os embalados, não faço a mínima ideia do porquê (talvez por serem "mais artesanais") . Eu dei muita sorte com os que comprei numa loja da estação ferroviária de Lucerna (não me lembro o nome mas creio que é a única que ali vende a granel).

- Se tiver tempo de sobra, outro lugar bem legal perto de Interlaken é  Grindelwald. Ali, só fiz uma trilha, mas há muuito mais por perto (visitas a montanhas, geleiras, acesso ao Jungfrau etc.). Vai uma foto de umas paisagens na trilha:

A imagem pode conter: montanha, céu, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: céu, montanha, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: Evandro Sanches, barba, céu, montanha, atividades ao ar livre e natureza

Espero ter ajudado. Uma ótima viagem pra vocês!

• Amei! 2

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...