Ir para conteúdo

Dicas - Viajar Sozinha


joycebruja

Posts Recomendados

  • Membros

Ola meninas aventureiras!!!!

Eu viajei em agosto do ano passado para a França, passei 10 meses... Conheci varias cidades legais, do estilo medieval.. Ate a iluminada Paris.

Passei tbm pela Espanha, e me apaixonei... Durante esse tempo, viajei sempre sozinha, e o que posso deixar como dica é... Riscos sempre existem, ate mesmo para os homens.. Mas o importante é vc traçar bem onde vc vai andar. Na verdade, eu mesma nao planejei muito, por onde eu ia.. Mas nao achei nada tão perigoso! O grande lance é... Fazer atençao a tudo e todos, afinal, vc esta sozinha!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Respostas 95
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Tenho experiências diferentes de diferentes lugares.

Dentro do Brasil nunca tive a experiencia de estar sozinha em viagem, mas fora, por sermos brasileiras, todas sabem a fama que temos. Mas dependendo do país, as pessoas reagem de uma forma diferente.

Na Itália, já tive péssimas experiências e fui maltratada por ser brasileirA, mas não é regra, não se assustem.

E na Espanha, adoro falar que sou brasileira, e sempre sou bem tratada por isso, inclusive carrego a bandeira se der.

 

A maior dificuldade é para sair a noite, então procuro albergues, com áreas de convivência, e com fama de bons locais para se fazer amizade (é só ler as reviews nos sites), assim conheço outros viajantes, homens e mulheres, de diversas nacionalidades (e mochileiros por natureza costumam ser pessoas com menos preconceitos). As vezes viagens sozinhas até aproveito mais, por fazer o que quero e na hora que quero, e também por estar mais aberta a fazer novos amigos, muitas dessas amizade levo pra sempre e mantenho contato pela internet, inclusive encontro lugares para me hospedar pelo mundo de graça dessa forma. Se é perigoso? tudo tem seu risco, mas as pessoas se espoem bastante na internet hoje em dia, e da pra saber um pouco de quem se conhece.

 

Minha próxima viagem será ao Marrocos, primeira vez num país de cultura muçulmana, e esse sim ainda tenho dúvidas se vou tirar de letra. Gostaria de dicas de como me vestir, no calor de 40 graus, sem poder mostrar muito o corpo.

Link para o comentário
  • Membros

Oi gente

 

Viajar sozinha tem um barato todo especial. Muita gente não entende esta escolha, mas acho que todo mundo tem que experimentar pelo menos uma vez na vida.

Fui sozinha pra Italia, com passadinha na Espanha e Suiça. Só me senti mal em Nápoles onde fui seguida na rua e hostilizada. De resto foi uma maravilha.

Boa andança pra todo mundo!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Putzzz... viajar sozinha e algo realmente maravilhoso, desfrutar da natureza, dos lugares e até mesmo das novas amizades.

E algo que tem que viver, sentir e aprender, pois não é um bicho de sete cabeça, a primeira regra e ter CORAGEM do mais e tirar de letra e se aventurar pelo mundo a fora.

 

Um grande abraço ::otemo::

Renata Santos

 

Ps.: To querendo conhecer a Cusco-Peru, quem tiver dicas me envie um email: paulistaembhz@hotmail.com

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Na primeira viagem que eu fiz sozinha a maior dificuldade não foi nada relacionado à viagem, mas sim convencer a família. Então aí vão algumas dicas pra quem está planejando a primeira viagem só e está passando pelos mesmo problemas. Isso foi o que eu fiz para convencê-los:

 

1) Faça um roteiro e deixe uma cópia com a sua família. Assim eles vão sempre saber onde você vai estar. Se tiver reservado hospedagens melhor ainda, deixe o contato. Isso não quer dizer que você vai fazer um roteiro de agência de viagens dizendo onde você vai estar a cada hora, mas diga pelo menos a cidade onde vai estar. Se resolver mudar o roteiro durante o trajeto avise, seja por telefone, email o que for. Minha regra número um é sempre ter alguém em casa que saiba onde eu estou.

 

2) Leve um telefone celular. Isso não quer dizer que você vai ficar ligando do celular pra casa porque vai custar uma fortuna. É só para no caso de uma emergência sua família ter a certeza de que vai poder entrar em contato. Não se esqueça de ligar para a operadora para habilitar o roaming internacional. Dependendo de para onde vai e quanto planeja gastar pode ser interessante comprar um chip no destino.

 

3) Mostre para sua família que você sabe onde está se metendo. Se você só falar que está indo viajar sozinha eles podem te achar imprudente e irresponsável. Mas se mostrar que tem um roteiro bem planejado, um bom guia de viagens, que sabe alguma coisa das condições socioeconômicas do país, que é um lugar visitado por muitos viajantes, etc, eles vão ter a confiança de que você está preparada para a viagem.

 

4) Esse é um argumento que funciona muito bem para quem mora nas grandes capitais brasileiras: Poucos lugares no mundo são mais perigosos do que sua própria cidade.

 

5) Deixe bem claro o quanto essa decisão de viajar sozinha significa para você. A preocupação é natural, mas o que eles querem acima de tudo é que você esteja bem e feliz. Então faça eles compreenderem que isso é o que te faz feliz. Essa deve ser a parte mais difícil, mas com o tempo eles acabam entendendo, ou apenas aceitando rsrs.

 

 

Isso deve ser o suficiente para convencer a maioria dos pais. Agora vamos ver algumas providências para durante a viagem, e que também podem ser usadas como promessas antes para ajudar no convencimento. E uma vez prometido cumpra! Senão isso vai contar como ponto contra para as próximas viagens.

 

1) Não diga para ninguém logo de cara que está sozinha. Diga que vai encontrar com um amigo daqui a pouco, que tem alguém te esperando sei lá onde... Seja um pouquinho desconfiada com as pessoas que conhecer, mas não muito, senão vai deixar de aproveitar essas amizades!

 

2) Mantenha contato regular. A frequência disso vai depender de quão flexível sua família é, aqui em casa não tem jeito, tenho que ligar todo dia...

 

3) Tome cuidados básicos de segurança, nada muito exagerado, somente o que já faz normalmente, como evitar andar sozinha de noite, ficar atenta com a mochila em transporte público, etc.

 

 

Não esqueça de na volta mostrar como tudo deu certo (às vezes isso inclui algumas omissões rsrs) para garantir menos estresse nas próximas viagens. COm o tempo a tendência é essa preocupação diminuir conforme vai aumentando a confiança.

 

E tenha sempre em mente que viajar é preciso, sempre!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Vou dar algumas dicas de segurança. Complementará o da samantha:

 

Dicas de segurança

 

- Todas as dicas de segurança e de cuidados com saúde devem ser duplamente consideradas por quem viajar sozinho.

 

- Os telefones de emergências do Consulado Brasileiro e de pessoas de confiança no Brasil devem estar à mão.

 

- O viajante solitário é vítima de roubos com mais freqüência do que casais ou grupos. Se dividir um quarto com um novo amigo (a), procure deixar o grosso de seu dinheiro no cofre do hotel e evite que saibam quanto você tem. Aliás, não há necessidade de dar detalhes de sua vida a alguém que acabou de conhecer, por mais “comunicativa” e “simpática” que essa pessoa pareça ser.

 

- Há países em que as pessoas são sociáveis e é até gostoso ir sozinho. Nos países muito exóticos, a tendência é sentir-se ainda mais estrangeiro.

 

- Para as pessoas menos exigentes em relação a conforto e também dispostas a gastar menos, uma boa opção são os Albergues da Juventude ou os B&B, bons lugares para encontrar outros solitários e fazer amigos.

 

- Viagens sozinho em países que conhecemos bem ou já temos amigos é muito mais fácil; esse talvez seja o caso em que estar desacompanhado valha mais a pena.

 

- Turismo solitário sai um pouco mais caro, principalmente quanto à hospedagem, salvo nos Albergues da Juventude, nos B&B ou se você tiver sorte de achar um hotel com quarto para uma só pessoa.

 

- Se você tem amigos ou parentes vivendo nos lugares por onde vai passar, é bom ter o endereço e o telefone deles, seja para fazer um programa se a solidão bater, seja para uma emergência real.

 

- Procure levar um bom livro. Longas esperas em aeroportos ou em estações podem ser tediosas! Aproveite para fazer coisas que normalmente não faria acompanhado.

 

- Procure também freqüentar os cybercafés, onde poderá não apenas fazer boas amizades, como também manter contato com os amigos no Brasil. Uma ótima forma de passar o tempo: contar sua viagem. Receber mensagens dos amigos, do(a) namorado(a) ajuda também a levantar o moral. Também é o caso de ter um caderno de anotações: quem sabe suas viagens acabam virando um livro!

 

No meu blog tem outras dicas para quem viaja sozinho. Se preferir é so acessar!

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Colaboradores

Estou passando por uma fase muito difícil da minha vida e assim que as coisas se ajeitarem um pouco pretendo fazer uma viagem sozinha. Será minha primeira viagem solita e estou com muito medo. Mas preciso fazer isso como símbolo de renovação. Neste caso, alguém teria um lugar para indicar?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Renovar sempre é bom. Quanto a lugares pra vc ir conhecer acho que dependerá do quanto diferente é o lugar que vc quer conhecer, o quanto está disposta a gastar, etc. Quer fora ou dentro do Brasil?

Acho que pra uma viagem de renovação simbolica, nem sempre é preciso sair do Brasil, pois também dependerá de vários fatores que falei antes.De repente vc tem um lugar que sempre sonhou em ir, talvez seja a hora.

Minha sugestão é vc olhar na internet os vários lugares e ver o que te chama mais a atenção. Ou, como eu faço, quando não sei aonde ir, vou a livraria cultura ( aqui em SP), que tem uma seção boa de guias de turismo do mundo todo, dou uma olhada, folheio, e o que me chamar a atenção eu decido ir, se eu puder.

Talvez pra vc que está com medo de viajar sozinha, talvez ir para o NE sozinha ou a algum país vizinho nosso como Chile e Argentina, seria uma boa. Não se preocupe, ter medo é normal na primeira vez, mas depois voce vê do que é capaz e vai perceber que nada ou ninguem vai te segurar. :wink:

Link para o comentário
  • Colaboradores

Obrigada heka.

Sempre tem alguns lugares que ficam na cabeça, que gostaríamos de ir. Tenho vontade de conhecer BH e as cidades históricas de Minas, os Lençóis Maranhenses, regiões diferentes da Argentina........Mas como nunca viajei sozinha e muitas de vocês já foram, de repente teriam alguns lugares "estratégicos" pra começar.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acho que então pra vc começar, que tal começar a planejar uma viagem pra Lençois? Ou mesmo MG (depois das chuvas rs)

Viajar dentro do Brasil, dá um pouco mais de segurança por saber a lingua e como agir.

Pra vc ter uma idéia, meu primeiro mochilão sozinha foi indo para o Sul do Brasil, desde SP até RS, conhecendo várias cidades e praias e ficando em albergues. Acho q vc não terá problemas, pesquise bastante antes os lugares e onde ficar. :)

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...