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Bruno,

 

paguei 1900 ida e volta (consegui esse preço na Expedicions Canaima, uma agência que tem no próprio aeroporto nacional). No guichê da Aerotuy estava custando 2050 e no da Chapi Air custava 2046. Não sei o que as agências fazem pra conseguir um preço mais barato, mas o fato foi este.

 

Quanto às pousadas... Lá varia muito. A mais barata que encontramos SEM CAFÉ DA MANHÃ E SEM JANTAR, só para dormir mesmo, estava custando 130 BSF por pessoa. Mas a Gremary (sr. Gregório), por exemplo, que é muito falada aqui, estava custando 250 BSF com café e jantar por pessoa. A La Cigala (também falada aqui) estava cobrando em dólares: 80 USD só com café.

 

 

Thalita, td bem?

 

Os valores que vc mencionou sobre as pousadas são valores cotatos na hora? faz tempo que você foi?

 

Estou indo em março e estou querendo cotar na hora, o que vc acha?

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Sim, Danilo, voltei há duas semanas. Fizemos a cotação lá mesmo. A ilha é pequena, dá pra pesquisar legal antes de escolher.

 

A D. Magaly, uma das mais econômicas que existe, estava mais cara do que a Karlin. Vale a pena pesquisar e pechinchar!

 

Abraço,

Thalita.

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Oi, Thalita

To indo com meu noivo pra lá em 15 dias.

Me diz uma coisa...todas as pousadas emprestam o cooler?

E se tu fecha pacotão nos passeios, tem um desconto bom?

E no valor dos passeios já estão incluídos e sombrinha e as cadeiras?

To indo só com a passagem de ida reservada pela tuy, pra comprar só a volta lá é tranquilo né? vou ficar 11 dias na ilha.

 

Desde já te agradeço.

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Oi, Thalita

To indo com meu noivo pra lá em 15 dias.

Me diz uma coisa...todas as pousadas emprestam o cooler?

E se tu fecha pacotão nos passeios, tem um desconto bom?

E no valor dos passeios já estão incluídos e sombrinha e as cadeiras?

To indo só com a passagem de ida reservada pela tuy, pra comprar só a volta lá é tranquilo né? vou ficar 11 dias na ilha.

 

Desde já te agradeço.

 

Mizoka, não sei informar se todas as pousadas emprestam cooler. Acho que se você for pagar o pacote completo da pousada, provavelmente vai ter a cava (cooler) no meio. Mas caso não haja, você pode alugar uma na Pluto Shop (mesmo lugar que aluga snorkel) por apenas 30 BSF a diária e comprar um sacão de gelo ali perto por 20 BSF. A gente fez isso um dia.

 

O Jesus dá 10% de desconto no pacote de passeios. Mas a gente foi escolhendo aos poucos mesmo, achei melhor assim... Fale com o Dani também, talvez ele possa dar mais desconto. Eles meio que concorrem, mas o Jesus é mais organizado mesmo, por isso fizemos a maioria dos passeios com ele.

 

Sim, sombrinha e cadeira estão inclusos no valor dos passeios.

 

Não sei se é tranquilo comprar a volta lá, mas deve ser. Só sei que sai mais caro.

 

;)

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Caros,

 

Estou tentando ir para Los Roque no carnaval, em março, mas estou encontrando algumas dificuldades.

A maioria das pousadas não tem mais vagas, já recebi a negativa da Mediterraneo, Rosaleda, La Gotera, Piano e Papaya só falta o email da La Cigala.

Alguém tem outra dica?

Não consigo saber informações de preços dos voos pela Tuy, o site não funciona direito. Será que consigo comprar a passagem lá? Essa época deve estar tudo lotado, né?!

 

abs

Cris

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Caros,

 

Estou tentando ir para Los Roque no carnaval, em março, mas estou encontrando algumas dificuldades.

A maioria das pousadas não tem mais vagas, já recebi a negativa da Mediterraneo, Rosaleda, La Gotera, Piano e Papaya só falta o email da La Cigala.

Alguém tem outra dica?

Não consigo saber informações de preços dos voos pela Tuy, o site não funciona direito. Será que consigo comprar a passagem lá? Essa época deve estar tudo lotado, né?!

 

abs

Cris

 

Cris,

 

Essas pousadas que você citou são as mais caras de lá. Há outras mais intermediárias, mas também boas: Guaripete, Gremary, Casa del Sol, El Recuerdo (fiquei uma noite nessa e posso dizer que é muito boa), etc.

 

Acho melhor não deixar pra comprar lá não. Se em janeiro já estava tudo caótico, imagina no carnaval.

 

Abraço,

Thalita.

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O carnaval é a época mais lotada de LR

Deixar passagem pra hora é grande a chance de passar uns dias em caracas e pagar caro.

Pousada é relativo, acho dificil ficar sem um teto pois em gran roque só o que tem é pousada, e em cima as vezes até se consegue um preço last minute melhor que o que eles pedem antecipado, mas tem que estar com o espirito de bater em varias portas....

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Pessoal, passei uma semana em Los Roques de 13 a 20 de dezembro de 2010, foi uma viagem incrível.

Vou contar a minha experiência, que é um misto de dicas sobre LR com o relato da minha viagem. Fico à disposição para responder questões e tirar dúvidas.

Uma versão mais completa deste relato, em formato mais fácil de ler e com fotos, está no blog:

http://kk-vision.blogspot.com/2011/01/los-roques-venezuela.html

http://kk-vision.blogspot.com/2011/01/los-roques-venezuela-2.html

http://kk-vision.blogspot.com/2011/01/los-roques-venezuela-3.html

etc...

 

Quantos dias devo ficar?

* Recomendo no mínimo 4 dias. A viagem é longa e um pouco cansativa para ficar apenas um final de semana. Nós ficamos lá uma semana e achamos pouco, pois são diversas ilhas e queríamos visitar todas. Se você for mergulhar, com certeza vai querer ficar pelo menos seis ou sete dias, porque cada mergulho toma um dia inteiro.

 

Quando é melhor para ir?

O clima de Los Roques é bom o ano inteiro. A época mais chuvosa é nos meses de outubro e novembro, porém as chuvas tendem a ser rápidas. A alta temporada corresponde ao verão no hemisfério norte, e os feriados de fim de ano. A baixa temporada vai de 15 de Janeiro a 1 de agosto e de 1 de Setembro a 15 de dezembro.

 

Quanto custa?

* Existem operadoras de turismo que oferecem o pacote de 7 dias a partir de US$ 1300 a 1600 por pessoa (sem o aéreo). Se você for por conta, pode economizar, mas dá trabalho. Para evitar a incerteza quanto à hospedagem e horários de voos, nós acabamos fechando a hospedagem em pensão completa na excelente pousada Guaripete, com alguns passeios inclusos e os voos de/para Los Roques por US$880 por pessoa, para uma semana.

* Se você optar por ficar em lugares mais simples, pode economizar ainda mais. Mas não se esqueça de contabilizar os passeios, refeições, mergulhos e outras coisas! E também corre o risco de não encontrar lugar na pousada desejada. Isso aconteceu com algumas pessoas que encontramos lá.

 

* Hospedagem: As pousadas mais simples cobram diárias a partir de US$ 50 por pessoa. As pousadas melhores (dependendo da temporada) variam tipicamente de US$75 só com café da manhã (Bed & Breakfast) até US$ 200 para pensão completa. Para maior tranquilidade, é melhor ficar em uma boa pousada com ar condicionado e pensão completa, que vai ficar em torno de US$100 por pessoa.

 

* Passeios:

- Para as ilhas mais próximas, como Madrizquí, Francisquí e Rasquí, e os bancos de areia como Cayo Muerto, Fabian e Vapor os passeios ficam em torno de BsF 30 a 40 (aproximadamente R$7,00 a 10,00). Ficando na pousada com pensão completa, esses passeios estão inclusos na diária.

- Para as ilhas de média distância, como Crasquí, Noronquises, Rabusquí, Sarquí, Espenquí e Carenero, de BsF 60 a 80 (cerca de R$15,00 a 20,00).

- Existem diversos passeios combinados, ou “tours”, que ficam em torno de BsF 80 a 160 (R$ 20,00 a 40,00), bem como os destinos mais distantes: Cayo de Agua, Boca de Sebastopol, Boca de Cote... Você também pode combinar um roteiro específico com o capitão da lancha. Por exemplo, em vez de fazer o roteiro padrão Cayo de Agua + Dos Mosquises, preferimos fazer Cayo de Agua + Carenero, que achamos mais bonito e interessante.

 

* Aluguéis: Barco por dia: BsF 1200 Sombrinhas: BsF 25 Cadeiras: BsF 5 Snorkel e Nadadeiras: BsF 40. Se ficar em pousada com pensão completa, eles fornecem cadeiras, toalhas, guarda-sol e a “cava “ (cooler) com comida e bebida.

* Mergulhos: Na Ecobuzos, o batismo (“discovery”): BsF 665 (equivalente a U$ 95 pela taxa vigente na ilha em dezembro de 2010, de BsF 7 por 1 dólar)

 

Antes de ir

* Recomenda-se que os viajantes tomem a vacina contra a febre amarela pelo menos 10 dias antes de embarcar, e levem o certificado internacional de vacina (CIV). Este pode ser obtido no aeroporto ou em um posto da anvisa. Porém, nós não tomamos a vacina e ninguém pediu o CIV em nenhum lugar...

 

Como chegar a Caracas

* Nós viajamos pela Gol-Varig, utilizando milhas (10 mil por trecho). No nosso caso, o bilhete Smiles cobriu os trechos Curitiba-Guarulhos e Guarulhos-Caracas. O voo saiu de Guarulhos ao meio dia (com uma hora de atraso, era para ser às 11h); chegamos em Caracas por volta de 15:00. São cinco horas e meia de voo, menos 2 horas e meia de diferença de fuso horário.

* Na volta, o voo sai de Caracas às 22:45 e chega em Guarulhos às 6 da manhã. Também há a opção de viajar pela TAM. Se você não utilizar milhas, fique de olho nas tarifas. Dependendo da época e da antecedencia da viagem, você pode conseguir passagens bem baratas.

* Se você vai usar suas milhas, não esqueça de incluir as taxas de embarque no seu orçamento. No nosso caso, foram duas taxas domésticas e uma internacional: somando tudo, deu mais de R$500 para três pessoas!

 

O que levar?

* Leve pouca bagagem. Nos voos para Los Roques, existe um limite de 10kg por pessoa, e até mesmo de tamanho das malas, porque os aviões são muito pequenos.

* Leve roupas leves: Biquínis/sungas, saídas de banho, camisetas, shorts, vestidinhos, bermudas, havaianas. Não precisa sapato, as ruas da ilha são de areia! Além das roupas de praia, cada um de nós só levou uma calça jeans e um par de tênis, para a viagem.

* Não subestime o sol de Los Roques, é muito intenso, o dia todo. Leve protetor solar, chapéu, óculos de sol e loção pós-sol. Se faltar, não se preocupe, você encontra protetor, pós-sol e repelente na ilha a preços similares aos do Brasil.

* Repelente – Levamos repelente e aparelhos de tomada. Também é bom ter alguma pomada para picada de insetos.

* As tomadas em Los Roques são no estilo americano, com fendas para dois pinos chatos. Se o aparelho contra insetos , ou seu carregador de baterias, etc, for no padrão brasileiro (dois pinos roliços), não serve. Então é bom levar um adaptador. A nossa pousada tinha e nos emprestou. Normalmente, eles também tem repelente e inseticida. A eletricidade lá é 110V.

* Lanterna – Frequentemente falta energia na ilha. As pousadas em geral têm gerador. No nosso caso, faltou energia só uma vez, durante o dia.

* Kit para snorkel (máscara, respirador e nadadeiras). Indispensável! É uma das melhores coisas para fazer em Los Roques. A variedade da vida marinha e a visibilidade são fantásticas. Você pode alugar o equipamento lá, mas eu prefiro usar o meu... Para os míopes como nós, a máscara de mergulho com lentes corretivas é essencial!

* Se você tiver, sapatilha de borracha para proteger seus pés na hora de andar até chegar a área de fazer snorkel. Não é essencial, mas é bem útil em alguns lugares, como a piscina natural de Francisquí, que tem o fundo muito pedregoso.

* Outra coisa extremamente útil é uma camisa para proteger suas costas na hora do snorkel. Levamos camisetas próprias para isso da O'Neill e Speedo, de lycra. Caso contrário, você pode queimar muito as costas. As mulheres devem tomar cuidado também com o sol no bumbum durante o snorkeling :)

* Câmera/filmadora para fotos e videos subaquáticos. A descartável (de filme) vende-se na ilha. Nós levamos uma compacta Canon D10, que filma e fotografa até 10m de profundidade. Levamos também uma filmadora, com uma bolsa estanque, e fizemos muitos videos dos peixinhos e corais!

* Leve também livros para ler ou cadernos para escrever ou desenhar, pois você vai passar o dia todo em alguma ilha e vai querer algo para passar o tempo!

 

Limite de Bagagem

* Trecho internacional Sao Paulo-Caracas: 32 kg.

* No trecho nacional Caracas-Los Roques, o limite é de apenas 10 kg por pessoa incluindo bagagem de mão (eles pesaram tudo junto, só na ida). O excesso é cobrado à base de BsF 4,00 por kg. No nosso caso, o total permitido seria de 30kg para 3 pessoas. Nossas bagagens excederam o peso (o total deu 37kg), mas não nos cobraram nada.

* Mais uma vez, atenção para o tamanho das malas. O avião que pegamos para Los Roques era minúsculo, eles reclamaram do tamanho da nossa mala maior, porque o espaço para bagagens é muito pequeno. Dependendo do avião, mesmo as malas de mão e mochilas podem ir para o bagageiro, porque o espaço na cabine é apertado.

 

Imigração

* O Aeroporto Internacional Simon Bolivar fica em Maiquetia, a uns 40km de Caracas. Na chegada, é um pouco estranho ver todos os banners proclamando os ideais bolivarianos e socialistas, exaltando Chavez, além da presença da guarda nacional. Mas o aeroporto é bem tranquilo e agradável, e a imigração foi rápida e sem problemas.

* Não esqueça de levar caneta (bolígrafo em español) para preencher os formulários. Eles deveriam ser distribuídos no avião, mas a Gol-Varig não fez isso e os passageiros tiveram que se amontoar no balcão da imigração na hora da chegada. Aliás, o serviço da Varig deixou bastante a desejar.

* Alguns aconselham a preencher o Formulário de Declaração de Bens ao entrar na Venezuela para não correr o risco de ter que dar explicações, caso seja abordado na alfândega na volta. Nós não preenchemos, mas não tivemos problemas.

 

Taxas

* Importante: troque bolivares para pagar todas essas taxas, pois eles não aceitam cartão de crédito e pagar em dólar fica muito mais caro.

* Taxa Aeroportuária Nacional – É uma taxa de embarque doméstico, paga somente na ida para Los Roques. Depois de fazer o check-in, vá ao balcão Aero Tasas e pague antes de entrar no saguão de embarque. Pagamos BsF 32,50 por pessoa.

* Taxa de Preservação do Parque Nacional do Arquipélago de Los Roques – pago na chegada à ilha. Valor: BsF 130,00 por pessoa.

* Taxa Aeroportuária Internacional – paga no retorno para o Brasil, depois do check-in no balcão da Aero Tasas. Valor: BsF 162,50 por pessoa. Guarde Bolívares para pagar essa taxa internacional no retorno!

 

Câmbio

* Como se sabe, o governo venezuelano exerce um controle rigoroso sobre o cambio, e a diferença entre a taxa oficial (1US$=BsF 4,30 ) e a praticada no câmbio paralelo é grande. Portanto, nada de usar cartão de crédito. O negócio é levar dólares em cash, e trocar pelos bolívares na medida do necessário. Para saber a taxa vigente em Maiquetia, consultei o @chavezparalelo no twitter. No dia da viagem (13/12/2010), estava 1US$=BsF 7,50. Outras fontes para saber a taxa de câmbio: http://www.dollar.nu/paralelo.php ; http://cotacao.eu/

* Em dezembro de 2010, 1 real era equivalente a mais ou menos 4 bolívares, considerando a taxa de BsF 7,50 por 1 dólar, e aproximadamente R$1,75 pelo dólar turismo.

* Na saída do desembarque internacional, os “maleteros” (carregadores) uniformizados abordam todo mundo para trocar dólares. A dica é negociar sempre. Decidi que não aceitaria menos do que 7,50. Chutei uma cotação de 8,00, e para minha surpresa, o primeiro cambista topou cambiar por 7,80.

* Claro que o pessoal no aeroporto fica dizendo que você precisa cambiar ali, pois em Los Roques é só pelo câmbio oficial. É mentira... mas o melhor negócio foi no aeroporto mesmo. Depois descobri que em Los Roques todos estavam trocando por 7,00 e foi um custo para conseguir 7,50. Ao contrário de todas as dicas que recebi antes de sair do Brasil, no aeroporto de Maiquetia o câmbio estava melhor do que em Los Roques. Em todo caso, é fácil trocar dólares em qualquer lugar.

* Vale repetir os avisos: existem muitos malandros no aeroporto, que enganam os turistas: aproveitam uma distração, trocam as notas de dólar e devolvem outras, dizendo que são falsas, ou estão rasgadas.

* No meu caso, foi bem tranquilo. O maletero me encaminhou para um cara que estava por perto, e fomos para um canto do saguão. Primeiro negociei a taxa, e calculei quantos bolívares daria em troca dos meus dólares. No caso, BsF 2.340 por US$ 300. Ele puxou um maço de notas e contou. Depois peguei os bolivares, contei e guardei. Por último entreguei os dólares para ele. Não faça as duas coisas ao mesmo tempo que você pode se perder e virar vítima de um golpe. E evite trocar grandes quantidades de uma vez só, troque no máximo uns 200 a 300 dolares.

* Para evitar o golpe das notas falsas, alguns brasileiros usam a técnica de fazer “pacotes” de US$100 com notas de U$20, grampeadas de 5 em 5. Assim, os malandros não têm como trocar as notas, pois estão grampeadas. No meu caso, ficou mais fácil, porque a corretora no Brasil me entregou todas as notas de 100 novinhas, com números de série sequenciais. Escaneei as cédulas e levei o dinheiro embrulhado no papel com as imagens das notas em sequência. Ficou óbvio que não dava para substituir uma delas por uma falsa.

* Repito a sugestão de trocar apenas o suficiente para pagar as taxas e pequenas despesas, e no meu caso, para o hotel em Caracas. Eu troquei 300 dólares para as despesas de 3 pessoas. Mais tarde, troquei mais em Los Roques para outros pequenos gastos na ilha.

 

Aeroporto Internacional e terminal doméstico

* Se você vai diretamente para Los Roques, deve ir do aeroporto internacional para o aeroporto nacional, ao lado. Pegue o corredor à esquerda da saída do saguão, depois de pegar suas bagagens e passar pelo raio-X , na direção “conexão nacional”.

* Se você vai pela Sundance-Jomicol, como nós, essa companhia fica no terminal auxiliar, que fica depois do aeroporto nacional. O caminho é longo, uns 700 metros. Dá para ir a pé, mas na volta, é uma subida! Quando voltamos de Los Roques, acabamos pegando um táxi (BsF 40 ou R$10,00), para não carregar as malas.

* Quem não quer pernoitar em Caracas, pode ir pela TAM e voltar de Varig. Os horários dão certo com os vôos de Los Roques. Com a ida pela TAM, dá pra aproveitar o dia da chegada, indo para a praia no final da manhã. Voltando pela Varig, dá para ficar na praia até umas 14:30h e pegar o voo das 17 pra Caracas.

 

Pernoite em Caracas (Maiquetia)

* Chegando no voo da Gol, fica tarde para ir no mesmo dia a Los Roques. É melhor (e mais barato) dormir em Caracas e sair cedo para a ilha. Fiz a reserva no hotel Catimar pela Internet, e recebi um e-mail com todas as informações para a chegada.

* Na chegada ao aeroporto, fui até a agência Roquemar, que me forneceu os vouchers do voo para Los Roques. Fica ali mesmo no saguão principal. Como o nosso voo tinha chegado com uma hora de atraso, eles ligaram para o Hotel Catimar, e poucos minutos depois a van chegou para nos levar pro hotel.

* O hotel não é grande coisa, mas é barato, limpo, fica próximo ao aeroporto, oferece translado grátis, e o ar condicionado funcionava bem. No saguão, há uma mini-loja de conveniências e uns computadores com acesso grátis à Internet. A vizinhança (bairro Catia La Mar) é meio sinistra, e não há bons restaurantes por ali. O restaurante do próprio hotel é bem ruim. É só para pernoitar mesmo!

* O problema foi na manhã seguinte. Primeiro, o cara do hotel não me despertou na hora combinada. Ainda bem que acordei na hora. No saguão, estava um caos; Tinha umas 40 pessoas querendo ir para o aeroporto no mesmo horário, e só uma van. Quando a van saiu para a segunda leva, hiperlotada, até com gente em pé, decidimos dividir um táxi com outro hóspede, e pagamos só BsF 20 (R$ 5,00). O táxi foi uma aventura à parte: um carrão americano, ano 1976, sujo e caindo aos pedaços. Uma porta não abria, outra não parava fechada... mas o motorista era muito simpático, o carro não quebrou, e chegamos rapidinho no terminal auxiliar do aeroporto.

* Na hora de sair do hotel, descobrimos que as tarifas tinham subido, mas pagamos o preço que constava na época em que fiz a reserva. Paguei 320 bolivares (cerca de R$ 80,00) por um quarto triplo. Existem outros hotéis nas redondezas, mas creio que são todos mais caros. Confira: Hotel Catimar: http://www.hotelcatimar.com/home.php?idioma=pt

 

Passagem Los Roques/Caracas/Los Roques

* Existem algumas companhias aéreas que oferecem vôos para Los Roques, como a Aerotuy, a Chapi Air e a Sundance-Jomicol. As duas primeiras estão no aeroporto nacional, e a última fica no terminal auxiliar, lá no final do aeroporto.

* Tentei fazer as reservas com a Aerotuy, mas desisti. O sistema de compras online não funcionava, e ouvi alguns relatos de cancelamento de voos por problemas nas aeronaves. Veja http://www.tuy.com/los_roques_itinerarios.html

* Acabei fazendo a reserva dos voos da Jomicol através da própria Pousada Guaripete. Paguei tudo junto para a pousada: um adiantamento via Paypal, e acertei o restante no checkout. Tem gente que deixa para comprar lá, mas há um sério risco de não conseguir voo e ficar mais um dia em Caracas sem querer...

* Algumas pessoas compram as passagens antecipadamente de agências. O pessoal tem recomendado o Eric da Avilatur, a LL Tours, e também o Fabio Blinder, que é muito simpático e prestativo. Encontrei o Fábio no aeroporto, na chegada, e depois novamente em Los Roques.

* Os preços das passagens de Maiquetia para Los Roques são um mistério: há relatos de pessoas que pagaram desde US$55 até US$125 cada trecho. Se você comprar lá mesmo e pagar em bolívares, deve ficar bem mais barato, mas você corre o risco de não conseguir lugar... Os aviões também variam bastante, desde pequenos teco-tecos para 4 pessoas até os quadrimotores da Aerotuy (LTA), que transportam uns 48 passageiros.

* Fique atento para cancelamentos ou mudanças de horários, principalmente se estiver no voo das 17:30 da Aerotuy. É o último horário de vôos saindo de Los Roques. Cuidado para não perder o vôo para o Brasil.

* Antes de entrar na sala de embarque, pagamos a taxa de embarque no guichê "Aero Tasas". O valor para vôos domésticos é de BsF 32,50, pago somente na ida para Los Roques.

 

Voo para Los Roques

* 7:30 da manhã. Na pista de Maiquetia, ficamos surpresos com o tamanho do avião, um pequeno bimotor. Só 4 passageiros, mais o piloto. Enquanto o avião taxiava, a porta estava aberta, para ventilar o interior, e o piloto distribuiu protetores de ouvido por causa do barulho dos motores... Apesar de um certo receio, o voo foi muito tranqüilo e rápido. Percorremos os 116km até Los Roques em cerca de 30 minutos.

* O visual é lindo. Quando o avião se aproxima de Los Roques, voando baixinho, você vê todas aquelas ilhas, a água transparente, os corais... uma experiência inesquecível. Câmera e filmadora a postos, você quer registrar tudo. Na ida e na volta, a vista foi magnífica.

* Após o pouso, você tem a famosa vista da torre de controle em cima de um caminhão velho, e um balcãozinho para pagar a taxa de visitação de BsF 130. Não existe terminal, só a pista de pouso. A “área de embarque” é a sombra de uma árvore :)

* Imediatamente, um rapaz com um carrinho de bagagem se apresentou: Eduardo, da Pousada Guaripete. Uma pequena caminhada, e chegamos na pousada. Às 8:15 da manhã, já estavamos saboreando o delicioso café da manhã e nos preparando para o primeiro dia de praia em Los Roques!

 

A ilha de Gran Roque

* O povoado de Gran Roque fica no lado oeste da ilha, em frente de uma faixa de areia que é totalmente tomada por barcos de pesca e de turismo, e de onde se embarca para os passeios. O restante da ilha é ocupado pelo aeroporto ao sul, uma área de mangue, uma lagoa e alguns morros na parte leste, onde ficam o antigo farol, um cruzeiro (“calvário”) e as torres de telecomunicações.

* Não há muito o que fazer em Gran Roque, porque todos passam o dia nas outras ilhas e retornam no final da tarde para tomar banho e jantar. A rotina diária é: café da manhã às 8:00, saída para os passeios de barco às 9:30, almoço levado no cooler até as ilhas, retorno à pousada às 17:00. Nossa pousada fornecia um ótimo lanche na volta, com sucos, chá e café. Depois, tomar banho e jantar com todos os hóspedes pontualmente às 19:00. Não há muita coisa para fazer à noite.

* Nessa época do ano (inverno no hemisfério norte), o sol se põe cedo, às 17:30. Para apreciar o belo pôr-do-sol, um bom lugar é a orla do lado oeste, no Aquarena Café. Também vale a pena caminhar uns 15 a 20 minutos e subir o morro do Farol para ver toda a ilha do alto e o sol se pôr.

* Uma boa dica é comprar o mapa do arquipélago por BsF 20 na Oscar Shop, em frente da pista de pouso e do pier. É um ótimo mapa (tem uma propaganda da Macanao Lodge na contracapa)

* Internet: Há uma Lan house ao lado da pousada Guaripete, cobra BsF 5 por 15 minutos.

* Para ligar para o Brasil há o Centro de Comunicaciones, com cabines telefônicas. As ligações para o Brasil custam BsF 2 por minuto. Também dá para comprar um cartão telefônico por BsF 6 (o valor nominal é BsF 5), bom para 8 minutos de ligação para o Brasil. Bem barato, algo como 19 centavos por minuto. Porém, tentei ligar dos 4 orelhões da ilha, e nenhum funcionava! Comprei dois cartões telefônicos e acabei dando de presente, pois eram inúteis para mim. Usei a Internet pra me comunicar com o Brasil.

 

Pousadas

* Existem diversas opções de pousadas em Los Roques. Várias delas foram recomendadas em relatos no site http://www.mochileiros.com.

* As estimativas de preços a seguir são para o esquema pensão completa, e variam com a temporada. Em geral. os preços são dados em dólares ou euros. Para garantir a reserva, eles pedem um adiantamento. Você pode pagar via Paypal, transferência bancária ou em dinheiro. Para se proteger contra a flutuação do Bolivar, eles costumam fixar o preço em dólar.

* Algumas das pousadas recomendadas: Macanao Lodge (bonita, confortável, boa comida, sem ar condicionado, ~US$200), La Cigala (~US$135). Piano y Papaya, Natura Viva (com ar condicionado, ~US$ 150), Acuarela (banho quente, ar condicionado, boa comida), Acquamarina (sem ar condicionado, US$120), Casa del Sol (TV a cabo, ar), La Gaviota (ar condicionado, ~US$160), Chez Judith (~US$145) e a ótima Posada Guaripete, onde ficamos.

* Em setembro de 2010, enviei e-mails consultando sete pousadas. Macanao Lodge e La Cigala não responderam. La Rosaleda e Acquamarina informaram uma tarifa de US$120 por pessoa, e a Guaripete US$108. Acabei fechando com a Guaripete, após negociar um pouco mais, incluindo também os voos Caracas-Los Roques na reserva.

* Recomendo muito a Posada Guaripete! Todos são muito simpáticos e prestativos, o ar condicionado é ótimo, e necessário, porque faz calor dia e noite. Água quente não tem, mas não faz tanta falta. O esquema de pensão completa inclui um ótimo café da manhã, a cava com comida e bebidas (água e refrigerantes) no almoço, o lanche da tarde e um excelente jantar preparado pelo chef Eden, geralmente com entrada, massa, carne e sobremesa, além de bebidas. A Fabiola, gerente da pousada, é muito dedicada e simpática, arranjou todos os passeios, levou minha filha ao médico, comprou remédios na farmácia, enfim, fez de tudo para que a nossa estadia fosse perfeita.

 

Comida

* O esquema de pensão completa é o melhor negócio, porque não há muitas opções para comer fora das pousadas. Para quem quer incrementar o lanche que vai na cava para as ilhas , existem algumas pequenas mercearias, uma padaria e uma distribuidora de bebidas. As opções são limitadas: sanduíches da padaria, biscoitos, salgadinhos, Pringles e Ruffles. Os preços em bolivares são bem razoáveis, iguais ou mais baratos do que no Brasil. Fora de Gran Roque, só existem restaurantes nas ilhas de Francisquí e Crasquí, mas nem sempre estão abertos...

* Em geral, come-se muito bem nas pousadas, e a Guaripete não decepcionou. No café da manhã, o forte são as típicas arepas, umas panquequinhas feitas com farinha de milho, e as panquecas americanas. No almoço (pra levar nas geladeirinhas), sanduíches, quiche, salada, biscoitos e frutas. No lanche da tarde, pizza, empanadas, fogazza. E o jantar, sempre sofisticado, com entrada fria e quente, prato principal e sobremesa. Em todas as refeições, sucos naturais e bebidas à vontade.

 

Passeios / Ilhas

* Dicas sobre os passeios: É melhor ir para as ilhas próximas (Francisquí, Madrisquí e cayos próximos) no meio da semana, pois são mais frequentadas pelos venezuelanos nos finais de semana.

* Se puder escolher, prefira um barco rápido, principalmente para os passeios mais longos. Só tivemos uma experiência ruim com um dos barqueiros, que não foi nos buscar na hora combinada. Acabei pedindo para outro barco nos levar de volta. Gostei muito do “capitão” Frenchy (ou algo assim), que nos levou para vários passeios; o barco dele tem a inscrição“Los Roques – Venezuela” bem grande nas laterais. O cara é gente fina e muito competente. Outro bom capitão é o do barco “Furioso”, uma lancha com dois motores Yamaha de 115 HP.

* Você pode combinar com outras pessoas e alugar um barco para ir no local que mais desejar. O aluguel custa BsF 1500. Ou, se todos concordarem, podem pagar o preço normal do passeio “padrão” e estabelecer um roteiro diferenciado, com paradas em outras ilhas.

* Uma sugestão para os casais que querem um pouco mais de privacidade: Quando o resto do pessoal do barco for para ilhas mais conhecidas, pedir para ficar em uma pequena ilhota ou banco de areia, como a Pelona de Rabusquí, ou Cayo Sardina. Claro que sempre pode aparecer mais gente depois...

 

Nossos passeios:

* Madrizquí

No primeiro dia, chegamos a Los Roques, deixamos as coisas na pousada e fomos em seguida para Madrizquí, que geralmente é a primeira opção de quem está chegando ao arquipélago, pois fica a poucos minutos de Gran Roque. Esse passeio estava incluso no valor da pousada, mas custa em média BsF 25 a 30. É um lugar bem tranquilo, praia bonita de águas claras, tinha pouco movimento de pessoas naquele dia. A quantidade de pequenos peixes nas águas rasas é impressionante, os cardumes tem milhares deles; você mergulha e fica completamente cercado pelos peixinhos. É interessante observar os pelicanos com seus mergulhos certeiros, e as gaivotas acompanhando e tentando roubar os peixes dos pelicanos. Na hora do almoço, as gaivotas nos cercaram para ganhar umas migalhas. Caminhamos para o sul e atravessamos uma parte rasa a pé até a ilha vizinha, Cayo Pirata. Ali existe uma colônia de pescadores, e ficamos observando a retirada de uma armadilha repleta de lagostas, sob o olhar atento de fiscais que verificam se os bichinhos atingiram o tamanho mínimo para pesca. Cayo Pirata não tem muitos atrativos, e logo retornamos para Madrizquí, onde ficamos até o final da tarde.

* Crasquí

Para mim, uma das praias mais bonitas de Los Roques. Fomos para lá no segundo dia, um trajeto de 20 minutos com um barco rápido. A praia é ampla, uma verdadeira piscina de mar calmo, com areia branca e água totalmente cristalina. Na ponta sul da ilha, existe um lugar chamado Bajo de los Venados, com algumas árvores e montanhas de conchas. É uma das melhores áreas para snorkel, cheia de corais. No momento em que entrei na água, vi uma arraia enorme e muitos peixinhos. A variedade de peixes é incrível. A ilha tem uns 2 ou 3 restaurantes, e é um dos poucos lugares em Los Roques onde se pode alugar equipamentos aquáticos como caiaques. A área também é bastante procurada por praticantes de kite surfing. Mas nesse dia não havia vento, nem ondas, e o silêncio na praia era total.

* Boca de Cote

No terceiro dia, com chuvas intermitentes, fizemos um roteiro mais movimentado. Primeiro, um longo trecho até Boca de Cote, no extremo sul do arquipélago – quase uma hora de barco. É um lugar magnífico para mergulho e snorkeling: na minha experiência, o melhor de todos! Tem uma grande quantidade e variedade de peixes e corais, e visibilidade perfeita. Ali não tem praia, e não dá pé, então a lancha fica ao largo, e o pessoal usa os coletes salva-vidas para o snorkeling. Depois de uns 45 minutos, voltamos para o barco e seguimos para Rabusquí.

* Rabusquí

É uma área bem rasa, junto aos mangues da ilha, onde você pode ver e pegar estrelas do mar. As estrelas são enormes, você pode tirá-las da água por alguns segundos para tirar fotos. No caminho, passamos pelos palafitos, que são ranchos de pescadores no meio do mar. Como era época da lagosta, os palafitos estavam ocupados, e os pescadores ficam lá durante toda a temporada. Ainda fizemos uma parada não programada em Crasquí, porque uma nuvem de chuva se aproximava. Aproveitamos para almoçar nos abrigos junto aos restaurantes. Logo a chuva passou e continuamos nosso roteiro.

* Noronquises

É um conjunto de três ilhotas, onde se concentram as tartarugas marinhas. Quando o barco chega, elas começam a se afastar para águas mais profundas, mas conseguimos ver algumas. O barqueiro também mergulhou, avistou uma tartaruga e me chamou, e no fim consegui fazer snorkeling acompanhando uma delas. Os pequenos lagartos (guaripetes) estão por todo lado, nessa e em todas as ilhas. Eles são inofensivos, mas de vez em quando dão um susto no pessoal, pois são muito curiosos e ficam passeando por cima das suas coisas.

* Francisquí

Fomos para lá no quarto dia. Essa ilha fica bem perto de Gran Roque, e tem a injusta fama de não ser tão boa, porque recebe muitos turistas venezuelanos nos fins de semana. Como era uma sexta-feira, em baixa temporada, tinha umas 30 pessoas na praia... Na verdade, o lugar é lindo e vale muito a pena visitar. Na praia principal, voltada para Gran Roque, há uma grande extensão de água bem rasa, que parece uma imensa piscina. No lado oeste, fica a barreira de corais e praias bem tranquilas: estavam desertas. Tem também um restaurante que serve peixe e lagosta. Caminhando para o interior da ilha, tem uma piscina natural gigante, que é excelente para snorkel. O barqueiro nos indicou a trilha. Vimos muitos tipos de peixes, barracudas, estrelas do mar. O maior problema foi chegar até a piscina, porque precisamos caminhar numa área semi-alagada e fomos quase devorados pelos mosquitos!

* Cayo de Água

Esse é o passeio mais recomendado para quem vai a Los Roques. Como é a ilha mais distante, consultamos os barqueiros sobre as condições do mar antes de ir, e resolvemos adiar a ida para o quinto dia. Vi relatos de pessoas que fizeram uma viagem muito desconfortável e ficaram mareadas nesse passeio. Tinha chovido bastante na noite anterior, mas o capitão “Frenchy”nos assegurou que o mar estava bom para aqueles lados. Realmente, o trajeto foi tranquilo, e durou exatamente uma hora. A praia é muito bonita, principalmente o encontro do mar no pedaço de areia que liga as duas ilhas. A cor do mar é uma coisa irreal, com muitos tons de azul. Realmente é imperdível. Ali não fizemos snorkel, só ficamos na praia, curtindo o visual e a água quentinha, e fugindo das nuvens de chuva ocasionais, que passavam rapidinho. Teve alguns poréns... primeiro, tinha mais gente lá do que eu esperava, talvez por ser sábado, e porque o tempo havia melhorado naquela área. Outra coisa: as chuvas fortes da noite anterior tinham jogado algas sobre a praia, prejudicando um pouco o visual das areias brancas. Pior, havia bastante lixo acumulado nas praias do lado leste, muitas garrafas plásticas e todo tipo de tralha, provavelmente por causa das chuvas. Foi triste ver aquilo, porque todo o arquipélago transmite uma imagem de natureza quase intocada, e o único lugar com lixo visível era Cayo de Água! Nos despedimos da famosa ilha com o arco-íris de mais uma nuvem passageira...

* Carenero

Em vez de fazer o passeio convencional, que combina Cayo de Água com a ilha de Dos Mosquises (que tem um projeto de proteção das tartarugas e museu arqueológico), fomos diretamente para Carenero. É uma ilha linda, com várias praias espetaculares. Tem uma piscina natural muito boa para snorkeling, mas nesse dia a água estava um bocado agitada. Além de prejudicar um pouco a visibilidade, a correnteza puxava em direção à barreira de corais. Para evitar acidentes, saímos logo e fomos passear pelas belas praias da ilha.

* Esparquí

No sexto dia, fizemos outro passeio longo, até Sebastopol, no extremo sudeste do arquipélago. A primeira parada foi para ver as estrelas-do-mar perto da ilha de Esparquí. O lugar é lindo, uma área imensa de águas transparentes e rasas. O local tem muitas estrelas-do-mar, e você não cansa de admirar a cor da água...

* Boca Los Bobos

Foi a segunda parada do passeio. É uma área protegida, uma espécie de santuário ecológico. Não dá para descer do barco, você fica ali parado, ouvindo o barulho de milhares de pássaros que fazem ninhos nas árvores próximas ao mar. Nas águas transparentes, dá para ver muitos peixes.

* Boca de Sebastopol

Outro lugar excelente para snorkeling, com muita variedade de peixes e corais. Não tem praia; o barco fica ancorado na água rasa e você nada até a área de corais. No caminho de volta, o barco passa por pontos muito rasos, onde a água fica quase branca de tão clara, e as tonalidades de azul variam conforme a profundidade. Um passeio belíssimo.

* Cayo Fabian

Ali montamos nossos guarda-sóis e cadeiras, e passamos o resto do dia. É um banco de areia minúsculo, sem vegetação, cercado de águas rasas e muito transparentes. A areia se eleva a apenas alguns centímetros acima do nível do mar, e os únicos habitantes são uns sirizinhos. Um lugar lindo e tranquilo! Ali os barqueiros prepararam uma espécie de carpaccio de “botuto”, um molusco típico do local. As conchas de botuto formam verdadeiras montanhas em diversas ilhas de Los Roques. Na verdade, a pesca do botuto é proibida, pois está em risco de extinção, mas o pessoal come assim mesmo. Alegam que é um prato tradicional deles.

* Cayo Vapor

No sétimo e último dia escolhemos um destino próximo, pois precisavamos retornar mais cedo para pegar o voo de volta para Caracas. Este passeio estava incluso no valor da pousada. Também é uma ilhota bem pequena, com alguma vegetação rasteira. De um lado, tem a praia e uma espécie de baía de águas calmas. Do outro lado, fica a barreira de corais. Ali também é um bom lugar para snorkeling, com boa variedade de peixes, mas a água é bem rasa, com muitos corais: é preciso ter cuidado para não se machucar.

 

Mergulho

* Existem três operadoras de mergulho em Gran Roque: Ecobuzos, Aquatics Diving Center e Arrecife Reef Divers. O pessoal que usou diz que todas são boas, com pessoal treinado e sério. Os mergulhos custam em torno de 90 dólares. Na Ecobuzos, deram o preço de BsF 665 para fazer o batismo, ou 95 dólares, com todo o equipamento. Infelizmente, não conseguimos fazer durante a nossa estadia. Fica para a próxima! Como consolo, podemos dizer que o snorkeling em Los Roques foi além de todas as expectativas: vimos arraias, tartarugas, muitos peixes grandes como barracudas, garoupas, moréias, frades, baiacus e muitos peixes coloridos de arrecifes.

 

Volta para o Brasil

* Volta de Los Roques: O check in da Jomicol é ali mesmo, ao lado da pista de pouso, não demorou nem dois minutos, nem pesaram as malas. Para quem viaja pela Aerotuy, tem que ir até o escritóriozinho deles na praça central, reconfirmar, pesar bagagens, tem toda uma burocracia. Nosso voo de volta foi com um aviãozinho “Britten-Norman Islander” para 9 passageiros, parece uma kombi com asas:) Foi um voo tranquilo e lindíssimo, a visão do arquipélago na saída é espetacular, dá vontade de fazer meia-volta e ficar lá!

* Chegando no terminal auxiliar, precisamos pegar um táxi até o terminal internacional, porque não dava para encarar o caminho a pé! A tarifa mínima do táxi era BsF 50, mas ele topou fazer por BsF 40, afinal são uns 700m de distância.

* Fomos diretos para a fila do check-in da Varig. Uma fila enorme. O atendimento era lerdo, com poucos atendentes. Mais uma vez, a Varig não honrou as reservas de assentos que eu havia feito.

* Após o check-in, pagamos a taxa aérea internacional na “Areo Tasas”, no valor de BsF 162,50 por pessoa, e gastamos o resto dos bolivares no lanche, esperando a hora do voo. O Free Shop não é muito interessante, só é vantagem se pagar em bolívares.

* Ao contrário do que havia lido, o esquema de segurança era meio fraco e não nos incomodou. Não vi ninguém da Guarda Nacional revistando malas, ninguém tirou sapatos, nada disso. Só passamos por uma máquina de raio X, e depois uma revista mal feita no corredor de embarque. O pessoal da segurança não parecia muito empenhado...

* O resto da viagem para o Brasil foi tranquilo. Chegamos cansados, mas felizes por conhecer um cantinho do mundo que é um verdadeiro paraíso!

  • Membros
Postado

Kaka,

 

Fantástico seu depoimento, com certeza vai me ajudar na programação da minha vaigem.

Queria ir no carnaval, mas já vi que vai ser impossível. Vou tentar na Páscoa, que também deve estar lotada mas pelo menos tenho um pouquinho mais de antecedência.

Desde já obrigada pelas informações.

abs

Cris

  • Colaboradores
Postado

Ei Kaka, gostei muito das suas dicas/relato!

 

Também sou a favor de pegar pensão completa. Assim você tem a comodidade de levar um super lanche para os cayos, cadeiras e guarda-sol, esse último, extremamente necessário.

 

Claro que para quem está mais apertado de grana, tem outras opções, como você mesmo colocou, para compra de lanches.

 

Quando fomos, em 2009, também ficamos na Guaripete e gostamos muito!

Super recomendo! ::otemo::

 

Ah, seu depoimento pode entrar no tópico sobre relatos de viagens, ia ajudar bastante a moçada que ainda vai pra lá. ::cool:::'>

 

:wink:

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