Ir para conteúdo
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Oi Pessoal

Fui ao Deserto do Atacama em março de 2013 e não poderia deixar de escrever minhas impressões sobre este magnífico lugar e dicas sobre dinheiro, passeios, o que vestir, o que comer, etc.

Espero que gostem!

O deserto do Atacama é considerado um dos lugares mais bonitos do mundo, então, reserve 5 dias no mínimo para esta aventura. 2 dias são perdidos só com a viagem. Pra vcs terem idéia, saí de Joinville às 2 da madrugada e cheguei em San Pedro de Atacama só às 23 hs.

O trajeto é: Sua cidade - São Paulo - Santiago - Calama - San Pedro.

Avião só nos trajetos Sua cidade- São Paulo - Santiago - Calama. Até o destino final, tem uma viagem de carro que dura em torno de 1h45 min.

Não precisa passaporte, apenas RG, mas ATENÇÃO: RG com data de expedição acima de 10 anos não são aceitos para entrar no CHILE.

Não levem crianças pequenas nem pessoas idosas. Meu filho tem 12 anos e não tive problemas, mas as pessoas que levaram filhos pequenos mal puderam aproveitar ( a altitude é pesada, as crianças passam mal pra caramba, assim como os idosos).

É "normal" sair sangue do nariz, a pele fica super ressecada, o cabelo uma palha, vc não sua, falta ar e a cabeça fica meio mareada... levar um kit farmácia é fundamental e beber muita água (muita mesmo!). Mas mesmo com este inconveniente, dá pra encarar e tenho certeza que vão gostar. No centrinho de San Pedro tem folha de coca pra vender nas lojinhas, mas eu não achei tão eficaz assim, ainda preferi o bom e velho Dramin.

A cidade de San Pedro de Atacama é uma pequena vila, dá pra andar a pé por tudo, tudo é perto. Parece uma cidade de faroeste, tudo marrom, as casas de barro e pedra, muito legal! Lá não tem hotéis de luxo e nem shopping.

VOO:

Eu paguei no cartão de crédito em 6 vezes. Comprei minha passagem em agosto de 2012 para ir só em março de 2013 e na época foi R$ 1.430,00 total ida e volta, incluindo os transfers.

HOTEL:

Ficamos no hotel Dunas. Como eu disse, não existe nada longe, todos os hotéis são perto da prova, perto de tudo. O quarto era bem aconchegante, quentinho à noite e fresco durante o dia, lençóis e cobertas cheirosas e limpíssimas, quarto e banheiro limpíssimo também (isso é importante!!). Tem uma mesinha com bancos para pequenas refeições, secador de cabelos no banheiro e acesso à internet no quarto.

O ponto fraco deste hotel: café da manhã (apenas 1 pão com queijo, margarina, geléia, leite e café do tipo nescafé). Não tiene fruta e o suco é TANG. Também não tem frigobar no quarto. Não chegou a ser um problema porque eu deixava minhas garrafas de água na geladeira da cozinha do hotel, sem erro.

No Dunas paguei R$ 157,00 a diária por pessoa.

COMIDA:

Achei a comida de lá seca e com pouco sal. Tem bastante opção de restaurante, inclusive pizzaria. Na Rua Caracoles, que é a principal, tem os restaurantes mais caros. Nas ruas laterais, como a Tocopilla, por exemplo, os restaurantes são mais em conta. A média é de 5.000 pesos por refeição, por pessoa, incluindo bebida. Isto dá em torno de R$ 25,00 por refeição. Uma opção boa e barata para o jantar é a empanada chilena (enorme), de carne, vendido no final da rua Caracoles, na esquina. Custa R$ 14,00.

Não existem supermercados, apenas mercadinhos minúsculos e os preços são salgadinhos (R$ 6,00 o Kg da fruta, R$ 8,00 um galão de água de 5 L).

Para os passeios, leve sempre uma bolachinha ou fruta, apesar de ter café da manhã ou almoço incluso nos passeios, eles costumam tomar café às 11 da manhã e almoçar às 16 hs (nosso estomago sofre!). E água, não esqueça. Tome muita água, é fundamental.

Eles aceitam cartão de crédito internacional nos restaurantes e mercadinhos.

DINHEIRO:

Levando 100.000 pesos (R$ 500,00) para alimentação e ingressos dos passeios para 4 dias, dá. Se você pretende comprar artesanato, leve mais. Se pretende esticar a viagem e conhecer Santiago e região, leve mais.

Importante: A agência de turismo disse para eu levar dólar, mas esta informação é a mais furada de todas!! Pesquisei melhor e não levei nem um dólar, apenas pesos chilenos. Foi a melhor coisa que fiz!! As casas de câmbio de San Pedro de Atacama pagam pouco pelo dólar e na conversão real-dólar-peso vc perde muito dinheiro. Compre seus pesos aqui no Brasil.

PASSEIOS:

Fiz com a Turistour (agência chilena, local) para a realização dos passeios. Comprei tudo com antecedência, cada passeio tem um valor. Paguei com cartão de crédito e achei que estava tudo pago, que era só chegar lá e aproveitar. Não nos avisaram que o valor que pagamos com antecedência era apenas do transporte e guia. Conclusão: cada passeio tem uma guarita de entrada e vc tem que pagar ingresso, que varia de 2.000 pesos a 15.000 pesos!!! Tem que tomar cuidado com isto porque alguns saem muito caros... eu paguei R$ 140,00 pra ficar 2 hs numa água quente (bonito, mas se soubesse antes, não escolheria este passeio pelo preço; absurdo).

Lá em San Pedro tem mais agência de turismo do que hoteis e restaurantes... são muitas mesmo, mas pela Turistour, tirando a surpresa dos ingressos, gostamos bastante dos guias (falam espanhol claro e adoram o Brasil), os onibus e vans são limpas e confortáveis.

Na minha opinião, nós fizemos os passeios mais legais. Querem te vender muita coisa, mas se escolherem estes, não vão se arrepender:

LAGUNAS ALTIPLANICAS Y LAGUNA CEJAR:

Coisa mais linda deste mundo, imperdível. Não dá para se banhar nas Lagunas Altiplanicas, apenas ver, e de longe. Mas os olhos agradecem... é perfeito, parece uma miragem.

A Laguna Cejar não é tão bonita, mas dá pra entrar na água (leve roupa de banho para este passeio e toalha). Só não dá pra mergulhar e lá vcs saberão porque. Não deixem de entrar na água, é muito legal!!

Leva o dia todo, almoço incluso, surpresas durante o dia, gostei muito!!

Gastei no total apenas para mim, mais ou menos 6.000 pesos com os ingressos de entrada. Este passeio dura o dia inteiro.

TERMAS DE PURITAMA:

Foi este que paguei R$ 140,00! Se tiver dinheiro sobrando, vá, é bacana, mas se fosse para deixar algum de fora dos que eu fiz, deixaria este.

Águas a 34ºC, vindas de um vulcão. Cristalinas, formam cascatas... ideal para ir à tarde.

SALAR DE TARA:

Lindíssimo. A parada final do passeio é maravilhosa e no caminho também tem paisagens muito belas e interessantes. Eu diria que este também é imperdível.

Neste não tivemos que pagar ingresso de entrada.

Café da manhã incluso, não precisa levar roupa de banho, não tem como se banhar. Dura uma manhã toda.

GEYSER DEL TATIO:

Sensacional. Diferente. Tem que ir. É o mais caro de todos, mas vale muito a pena.

A saída é às 4 da manhã, portanto, acordamos às 3:30 hs. Neste horário, o deserto é MUITO FRIO (abaixo de zero!!). Minha roupa neste dia era: 2 calças, meia grossa, polaina para aquecer a canela e perna, touca, luva, cachecol, 2 blusas de manga comprida e 1 casaco grosso por cima. Estava -5°C e vou dizer que passei frio. Leve uma roupa específica para este dia, o frio não é brincadeira! Se esquecer, em San Pedro tem a The North Face, com jaquetas iradas, mas nada abaixo de R$ 300,00.

Tem gente que levou roupa de banho e entrou na piscina de água vulcânica, mas eu não tive coragem... Na volta, uma surpresa também...não deixem de comer, é muito bom!! Dura uma manhã toda.

PASSEIOS INFO GERAL:

Sempre leve para os passeios:

- dinheiro

- documento

-água

-algo pra comer

-remédio de enjoo / dor de cabeça

- roupa de banho e toalha (para os passeios que podem entrar na água)

- casaco

- calça

- camiseta manga curta

- máquina fotográfica

- óculos de sol

- chapeú

- protetor solar

- protetor labial (não é frescura, o lábio racha se não usar)

KIT FARMÁCIA:

Em San pedro tem farmácia, mas aqui o remédio é mais baratinho, então, leve:

- dramin

- sal de frutas

- dorflex ou neosaldina ou qquer outro pra dor de cabeça

- antigripal

- band aid

- gel para dor muscular

- tylenol ou outro para febre

- protetor solar

- protetor labial (é super importante usar, senão o lábio racha mesmo).

- creme hidratante para o rosto

- creme hidratante para o corpo

ROUPAS:

Leve roupa de verão e de inverno, vc vai precisar dos dois tipos!

Tênis confortável para os passeios e para os gêiseres, bota.

• Membros
Postado

Passei o Reveillon em San Pedro do Atacama e foi sensacional!!! O lugar é lindo, a energia é incrível. Muito quente durante o dia, não vi uma nuvem se quer, mas é um calor totalmente sem umidade, a noite esfria bastante. Eu achei o Vale de La Luna um lugar muito especial, o por do sol lá é fantástico. Na noite de reveillon, eles tem por tradição fazer fogueiras, em quase todas as ruas, em frente a casas e restaurantes tinha fogueiras a meia-noite.. muita gente na rua, nesse período tem turistas de várias partes do mundo por lá. A festa acontece nas ruas mesmo e se quiser um local legal, tem o La Casona que faz a festa maior.. tem outros bares/restaurantes que também fazem festa neste dia, mas as ruas são muito animadas e com muita gente circulando.

Abraços!!!

• Colaboradores
Postado
Euzimar, eu ficarei em Uyuni e de lá sigo pra La paz. Mas creio que este valor estaria incluído a volta sim. Eu pedi desconto e eles deram.

o contato da Colque Tours: http://www.colquetours.com/

Ricardo, como você segue para La Paz? Carro particular ou ônibus rodoviário? Se for de ônibus, poderia me repassar a agência? Estou vendo a viabilidade de conhecer La Paz no fim de tudo.

Mitsy, de Uyuni para La Paz vc tem varias opcoes. O bus turistico pode ser reservado inclusive em San Pedro na propria agencia que fizer o passeio do Salar. Nos foruns da Bolivia tem mais detalhes sobre este trajeto.

Na minha opiniao os passeios de SP e do salar sao bem diferentes. No maximo as lagunas altiplanicas tem razoavel semelhanca com as lagunas blanca e verde, Os geisers sao completamente diferentes. Em SP jorra agua, no salar lama.

Espero ter ajudado

Abs

• Membros
Postado

Olá, pessoas!

Estarei partindo para minha primeira viagem "all by myself" agora em Outubro. \o/

Pretendo chegar lá dia 08/10 pela noite. Ficarei 4 dias em SPA e mais 4 dias para a visita ao Salar Uyuni. Gostaria de saber se alguém sabe de alguma novidade (boa ou ruim) de lá, só para que eu possa me programar melhor.

Abraços,

Fábio.

• Colaboradores
Postado
Euzimar, eu ficarei em Uyuni e de lá sigo pra La paz. Mas creio que este valor estaria incluído a volta sim. Eu pedi desconto e eles deram.

o contato da Colque Tours: http://www.colquetours.com/

Ricardo, como você segue para La Paz? Carro particular ou ônibus rodoviário? Se for de ônibus, poderia me repassar a agência? Estou vendo a viabilidade de conhecer La Paz no fim de tudo.

Mitsy, de Uyuni para La Paz vc tem varias opcoes. O bus turistico pode ser reservado inclusive em San Pedro na propria agencia que fizer o passeio do Salar. Nos foruns da Bolivia tem mais detalhes sobre este trajeto.

Na minha opiniao os passeios de SP e do salar sao bem diferentes. No maximo as lagunas altiplanicas tem razoavel semelhanca com as lagunas blanca e verde, Os geisers sao completamente diferentes. Em SP jorra agua, no salar lama.

Espero ter ajudado

Abs

Ajudou bastante, Netuno. Muito obrigada.

• Membros
Postado
Olá, pessoas!

Estarei partindo para minha primeira viagem "all by myself" agora em Outubro. \o/

Pretendo chegar lá dia 08/10 pela noite. Ficarei 4 dias em SPA e mais 4 dias para a visita ao Salar Uyuni. Gostaria de saber se alguém sabe de alguma novidade (boa ou ruim) de lá, só para que eu possa me programar melhor.

Abraços,

Fábio.

Cara lá só tem coisas boas ! :) capricha no roteiro que não tem erro ! boa viagem.

• Membros
Postado
Olá, pessoas!

Abraços,

Fábio.

Cara lá só tem coisas boas ! :) capricha no roteiro que não tem erro ! boa viagem.

Valeu, Vicente! :)

Na volta, posto link das fotos.

Abraços!

• Membros
Postado

Olá pessoal...por favor alguem que voltou esses dias ou se encontra em SPA...poderia dizer como esta a situaçao ai?

Agradeço.

¨......AE - Agência Estado 26/08/2013

A queda de neve no Deserto do Atacama, no Chile, encantou os visitantes e os moradores der uma das regiões mais secas do mundo e causou o bloqueio temporário da estrada para San Pedro de Atacama, informou o escritório de turismo nacional .

Os moradores afirmam que a neve que atingiu a região no final de semana foi a mais pesada das últimas três décadas. Autoridades locais demonstraram preocupação de que a chuva e a neve cause pontos de inundação na região. Fonte: Associated Press.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,neve-atinge-o-deserto-do-atacama,1068116,0.htm

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...