Ir para conteúdo
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

• Membros
Postado

1) 20 dias só em San Pedro? Sim, é muito tempo.

2)Estou indo daqui há duas semanas e calculei 25 dólares de hospedagem (albergue) por dia, cerca de 140 dólares para os principais passeios (menos salar de tara), e mais o gasto com alimentação, que é uma incógnita completa para mim. Pelo que li a cidade é bem carinha, espero que uns 20 dólares por dia (no mááááximo) sejam suficientes.

3) Compre o voo Santiago-Calama-Santiago no site chileno da Lan. Paguei 120 dólares, ida e volta. Segundo os diversos relatos que li, até agora ninguém foi barrado, apesar de o site informar que o preço é só para residentes no Chile. De qualquer forma, to olhando o ticket aqui e não faz nenhuma referência a essa restrição e, além do mais, pretendo fazer o checkin pela internet para zerar completamente qualquer risco de não embarcar. Outra possibilidade é usar a skyairlines, mas os horários, pelo menos para mim, eram péssimos. Uma vez em Calama, o modo mais prático de chegar em San Pedro e usando o transfer Licancabur.

obs: aqui ensina como comprar os tickets na sky: http://www.matraqueando.com.br/passagens-aereas-baratas-dentro-do-chile-voe-sky-airline

• Colaboradores
Postado

Vinte dias em SPA é muito....conforme todos já adiantaram.

Penso q 1 semana tá de bom tamanho.

Passagens são no site chileno da Lan Chile. Eu e minha mulher fizemos isso em abril do ano passado e deu muito certo. Ninguém nos indagou absolutamente NADA NADA NADA. Pode ir tranquilo. Cheguei a tentar pela SKY, mas foi o maior embaço.....uma moça me mandou um e-mail se dizendo da empresa e eu devia pagar pra ela as passagens....só q a preços de estrangeiro, ou seja, bem mais caras do q o anunciado no site.

Uma opção seria Iquique, Arica e Antofagasta, mas embora não as conheça, talvez em algumas delas não se tenha muuuuita coisa pra fazer. Eu fiquei uns dias em Santiago e curti demais. Fiquei com gostinho de quero mais, mesmo não tendo sido minha primeira vez na cidade. Santiago é uma cidade muito bacana! E de Santiago dá pra ir pra Viña del Mar e demais cidades litorâneas, por exemplo, pras vinicolas, e dependendo da época, até pra montanha ver a neve.

Seria uma forma de "completar" os 20 dias sem ser algo enfadonho.

• Colaboradores
Postado

Olá Mochileiros, estou traçando o roteiro de minha trip. Este site esta me ajudando bastante, com muitas informações uteis e dicas bacanas.

Mas estou especialmente em duvida quanto a que Salares escolher, tudo bem sei que são bem diferentes entre si, mas já achei 4: SALAR DE UYUNI (ESTE já esta escolhido), SALAR DE TALAR, SALAR DE TARA, SALAR DE ATACAMA...

Será que conhecendo dois já seriam suficientes??? Tambem quero fazer Tatio, Valles Luna e Muerte, Observatorio. ::mmm:::mmm:

Outra coisa o passeios para Lagunas Cejar e de Piedra, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche estão incluídos em alguns dos passeios acima ou seria um outro passeio? ::essa::

Conto com a ajuda de voces viajantes.

Valeu ::otemo::::otemo::::otemo::

• Membros de Honra
Postado

Se puder faça todos!

Na minha opinião Salar de Uyuni e do Atacama são obrigatórios.

O Salar de Talar eu encontrei fotos bem legais na internet mas tem poucas agências que fazem, acabei desistindo do passeio.

Já o Salar de Tara eu não fiz por causa do preço, essa é a desvantagem dele. Mas todo mundo que faz fala muito bem, então se dinheiro não for um fator limitante faça.

Lagunas Cejas, Ojos del Salar e Laguna Tebinquiche - Tudo feito em um passeio só de uma tarde, não tem nada a ver com os passeios de nenhum salar.

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Gente, acabei de voltar de SPA-Santiago e queria deixar algumas informações (afinal preciso retribiur um pouco o qto o Mochileiros sempre me ajuda). Sei q vou ser repetitiva, mas é pq tô ligada que as pessoas não lêem o tópico todo e repetem as perguntas.

-Podem ir tranquilo no esquema da compra Lan pelo site chileno. Fiz isso e foi super normal. Não consegui fazer o check-in online pq nosso voo sofreu uma alteração e mesmo assim foi sussa. Fui Tam até SCL e depois Lan, o Lan foi R$160.

-Fiquei no hostel Lickana, peguei quarto duplo com banheiro privado, pq tava a fim de conforto, diária 34.000 CLP. Mto bom o hostel, excelente. Existe hospedagem mto mais barata q isso. Eu achava q por a cidade ser minúscula, localização não era problema, mas a não ser q eu estivesse no naipe da economia total, não ficaria fora do centro da cidade. A iluminação é ruim e a noite é bem frio. Mas se vc não se importa com isso e/ou tem pouca grana, vai fundo!

-Transfer pra SPA é o Licancabur, 10.000 CLP o trecho, vc compra na saída do aeroporto, mas tem q ir rápido, pq ele sai rapidinho. Tínhamos contratado com o hostel e ninguém apareceu. Ainda bem q fomos rápidas no Licancabur, senão a gente ficava lá.

-Chegamos de noite e conseguimos já ver as agências, ficam abertas até as 22h. Tínhamos referências da Maxim Experience e da Atacama Connection, vi q as 2 tinham o mesmo preço, nem pesquisamos mais. Fizemos o 1o. passeio com a Connection e depois fechamos todo o resto com a Maxim. A Connection faz a maioria dos passeios com van, enquanto a Maxim usa mais carros menores, o q eu acho melhor. Recomendo MTO a Maxim, pois os guias foram todos mto bons, especialmente o Jaime (se puderem peçam por ele) q é geólogo e explica mto bem todas as formações. O Jaime tb trabalha por conta e está pra abrir sua própria agência; ele tb faz subidas aos vulcões ( jaimealvarez32@hotmail.com ). Preços (CLP):

• Termas de Puritama: 12.000 (Connection)
    Altiplânicas+Geiser El Tatio+Valle de la luna/Muerte+Lagunas Cejas: 50.000
    Salar de Tara: 33.000

-As entradas nunca estão inclusas, levem algum $ pros passeios. Preços (CLP):

• Puritama: 10.000 (tô achando mto, mas foi o q anotei.... posso ter errado, sorry)
    Cejas: 2.000
    Chaxas (faz parte do Altiplânicas): 2.500
    Altiplânicas: 2.500
    El Tatio: 5.000
    Luna: 2.000
    Tara: não tem

-Passeios: Tara é imperdível. Tem q ser em 4x4, dia inteiro, não tem banheiro. Tem menos procura, não sai todo dia, pra ir precisa de 4 pessoas. Se vc estiver interessado, chegando lá fale com a agência de interesse q eles colocam seu nome pra um dia mais pra frente, aí eles oferecem pra outras pessoas e rapidinho fecha um carro pra ir. Todo o resto é fabuloso tb, não vou me extender nisso. Tem um passeio pipocando por lá, do Vale do Arco-Íris, q os guias lá falam bem, mas eu não tinha tempo pra fazer. Não pude fazer o tour de bike pq minha amiga quebrou o tornozelo em Tara (ui!).

-Definitivamente vale a pena o tour astronômico, apesar do frio do cão. Se pretendem fazê-lo, é uma boa fechá-lo antes do resto dos passeios pra organizar os outros em torno dele, pois precisa ver q dia e horário tem pro idioma de seu interesse (ING, ESP e FRA), fora q devido à gde procura sempre tem uns dias já sem vaga. Dura cerca de 2h30. Agora são 15.000 CLP.

-Já tinha pego -3 graus na Europa, agora peguei -5 no tour astronômico e no Tatio.... encarar o frio em SPA é pior, pq na Europa vc entra numa loja e esquenta um pouco, em SPA não tem break, pq nada tem calefação. A maioria das minhas coisas foi comprada aqui na Decathlon (SP) e aguentou bem. Em SPA tem uma loja da North Face, mas deve ser os olhos da cara, nem entrei. Em Santiago tem boas lojas, pra quem parar lá antes. O frio é brabo em SPA, não o menosprezem. Mesmo de dia peguei máximas de uns 20 graus.

-Não tive problema nenhum com altitude, o esquema é ir aumentando a altitude dos passeios, deixando pro final Tara e Tatio. Se vc precisar já mandar ver de cara um acima de 4.000m pode tentar o esquema do medicamento q tem neste tópico, ou algum analgésico.

-SPA tem mtas opções de restaurantes, o nosso preferido foi o Delícias de Carmen, na C.Calama, q era bom e barato, mas só abre no almoço. Um prato dá pra 2 pessoas de fome normal (não glutões) e custa cerca de 3.500 CLP. Comemos no Casa Adobe, q é menos simples, um menu promo de espaguetti+taça de vinho por 4.500 CLP, dava pra ter comido esse em 2 tb.

-Tem vários mercadinhos, vendem pão, empanadas e outras coisas. Alguns dias trocamos a janta por comida de mercado e dentre empanadas/pão, bebida, algum docinho/salgadinho, gastávamos cerca de 3.000-3.5000 para 2 pessoas. Tem algo parecido com uma padaria na C.Caracoles, esqueci o nome, onde compramos frios e rolou um pão saindo do forno numa noite.

-Passeios de dia todo - Tara, Altiplânicas - incluem almoço; Cejas rola um pisco com snacks.

-Tem caixa eletrônico dentro da Atacama Connection e eu vi mais algum na Plaza de Armas, não lembro onde. Bem poucos lugares aceitam cartão, conseguimos passar só no Casa Adobe e no tour astronômico. O resto é dinheiro mesmo. Nós já tínhamos comprado CLP aqui. O câmbio do cartão foi bem melhor, mas só em Santiago q conseguimos aproveitar disso.

Bem, do q lembrei é isso. Pendurei minha planilha de gastos no http://rapidshare.com/files/395773512/Gastos_de_viagem_-_chile.xls.html mas só dá pra baixar 10x, depois o link vai quebrar...

Beijos

Dani

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Cheguei ontem de viagem. O esquema da compra no site chileno da Lan funcionou 100%. Nenhum questionamento sobre isso por parte de qualquer funcionário.

Utilizei os serviços da Desert Adventures.

Fiz dois passeios com o guia Danilo (Vale de la luna + Vale de la muerte e Salar de Atacama + Lagunas Altiplânicas). Sabem aquela pessoa que nasceu pra ser guia? É esse cara. O cidadão é fantástico. Recomendadíssimo. Se possível, procurem saber os passeios que ele vai está guiando e sincronizem com a sua agenda.

Depois desta primeira experiência, o nível de exigência subiu muito, e achei o guia que nos levou para Tatio bem fraco. É um uruguaio chamado Emilio, que me passou a impressão de ter chegado de um velório, tamanho seu desânimo. Mas pode ser que ele tenha sido apenas "normal", eu é que fiquei mal acostumado depois do primeiro.

Quanto a altitude, agora acho que jogador de futebol e jornalista esportivo é tudo muito fresco. Ninguém sentiu qualquer efeito no nosso grupo, e olha que tinham pessoas de idade. Já o frio é realmente de matar. Já tinha pego temperaturas negativas no Canadá, mas não me lembro de ser tão insuportável quanto aqui. Tirei a mão da luva por uns minutos para fazer uma filmagem e quando coloquei de volta meus dedos estavam doendo muito, e assim permaneceram por um tempo. Fiquei até meio preocupado.

Esses passeios foram feitos numa grande van da Mercedes.

Já a ultima excursão, para as lagunas do salar, foi feita numa Toyota Hilux igualzinha a essas vendidas atualmente no Brasil. Não me lembro do nome do guia, mas gostei dele. Era bem simpático e eficiente e tinha muito conhecimento da região, nos passando informações bem interessantes. Não tinha o estilo super animado do Danilo, mas era muito melhor que o Emilio, cuja voz mal dava para escutar.

A refeição do passeio de dia inteiro foi feita num restaurante. O café da manhã do Tatio foi bom, dentro do possível. Nas lagunas do salar, serviram salgadinhos, biscoitos e pisco.

Achei os 4 passeios imperdíveis. Vi algumas pessoas criticando o Vale de la luna, mas eu gostei bastante.

Inclusive, eu nem ia fazer o passeio das Lagunas do salar, só mudei de idéia porque o dono do hostel em que fiquei o recomendou. E estava certo.

O que achei totalmente dispensável foi a Quebrada de jerez e Toconao, que eles incluíram no passei do salar + lagunas altiplânicas.

Por falar em hostel, gostei bastante do Campo Base. Os quartos são muitos bons. Meio frios, é verdade, mas bons. A localização é ótima, bem pertinho da Caracoles. Mas o destaque do lugar é seu proprietário, o Pancho. Muito eficiente e atencioso. Reclamamos do frio no quarto e ele prontamente providenciou um aquecedor portátil. Impressiona como ele ta sempre preocupado com o bem estar dos seus hóspedes. Se desejaram, ele faz a intermediação da negociação com as agências de San Pedro e com os transfers.

Restaurantes. Achei o El Paso a grande barbada da cidade. Barato e boa comida. Nada de memorável, mas boa.

Comi também no Casa de piedra, ao lado do Café Adobe. Achei a comida melhor que a do El paso, mas o preço também é maior. Ainda assim, nada de outro mundo. Vi todo mundo falando que San Pedro era absurdamente caro, mas comi mais barato lá que em Buenos Aires, que todo mundo dizia ser uma pechincha.

Utilizei o transfer da Licancabur, reservando antes via internet. A van é confortável e cumpriram os horários.

Bom, acho que é isso. Não deixem de fazer esta viagem, o lugar é Fantástico! A ida a Buenos Aires, após o Atacama, foi totalmente ofuscada pela passeio pelo deserto.

• Membros
Postado

Será que existe em atacama algum lugar que alugue roupas de frio?

Porque comprar para usar só daqui a dois anos novamente é fogo,aliais é gelo...rss.

na minha cidade quando faz muito frio é 18 graus .

Gracias amigos!

• Membros
Postado

Olha eu estive em San Pedro em abril e não vi nada parecido. Em outras cidades chilenas, principalmente no sul ,você encontra mas o aluguel é muito caro. Vale mais a pena você comprar em Santiago, se for lá antes, principalmente em julho que é época de liquidação. Em 2007 comprei um casaco de couro por 25000 pesos chilenos, cerca de 50 dólares. Mesmo que você não vá usar depois é melhor do que alugar (se é que vai ter isso em San Pedro) e pagar quase a mesma coisa. Mas so melhor mesmo é La Paz, lá as roupas são baratíssimas. Acho até que vale você ir a La Paz só para comprar roupas de frio.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...