Ir para conteúdo
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá, estou pretendendo ir ao Atacama agora em abril. Vocês sabem se existe alguma vacina a ser tomada para ir ao Chile? E para o Salar de Uyuni?

Dérien

• Colaboradores
Postado

Eu montei um pacote qdo fui, com 3 transfers e 2 hospedagens através da TGK. Todo o restante como voos e demais transfers eu mesmo montei. Nessa parte fechada junto à TGK estava incluído uma espécie de seguro. Infelizmente não tenho agora em mãos maiores detalhes, e felizmente não precisei usá-lo.

Quanto às vacinas, eu tomei a vacina da Febre Amarela, mas parece que se vc for apenas ao Chile ela não é obrigatoria. É algo a se checar.

A vacina tomei num posto de saúde e a certificado internacional de vacinação eu peguei na Anvisa.

Nesse link rolam algumas informações:

http://www.anvisa.gov.br/paf/febre/index.htm

• Membros
Postado

Para o Chile não precisa. Para a Bolívia sim.

Fui em janeiro e nem pediram para ver meu comprovante de vacina da ANVISA. Mas conheci pessoas que tiveram que pagar (siempre la plata) porque não tinham esse comprovante.

• Membros de Honra
Postado

Só lembrando que o "pagar" é uma forma de subornar os agentes bolivianos. Melhor tomar a vacina e ficar tranquilo quanto a pegar uma febre amarela de bobeira...

• Colaboradores
Postado

Eu fiz o Tatio de manhã e o Ojos de Salar + Lagunas Cejas (ambas são um passeio só) a tarde. E conforme foi digo, a Laguna Tebenquiche é algo impressionante! Parece um ruinque de patinação.

Não fiz o tour astronômico, mas quem fez fala muito bem.

O passeio ao Tatio, na volta, passa numa vila típica de pastores de lhama, a meu ver uma vila meio de cenário apenas, onde se come churrasquinho de Lhama (nao vi muitos gatos por lá...deve ser de lhama mesmo! hehehehehe), mas apesar de não ter achado nenhum passeio desses, li em alguns guias q há uma variação q ao invés de passar nessa vila, no retorno a van passa nas termas de Puritama, onde se pode tomar banho.

• Membros
Postado

O tour astronômico foi uma experiência única! Gostei bastante! Tem duas empresas que o realizam: uma com base na casa do francês (Space) e a outra à moda indígena. Fiz a segunda e depois coloco o nome aqui (estou sem o papel agora!)

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Pessoal, pretendo ir para o Atacama em Julho. Li os depoimentos aqui, e aproveitei muita coisa, mas percebi que praticamente todos fazem os passeios por agências. Sempre que possível eu alugo um carro nos meus destinos, para não ficar dependendo de horários e boa vontade dos motoristas ou companheiros de viagem para parar quando quiser (tirar fotos, por exemplo). Normalmente planejo os trajetos antes, colocando as rotas no GPS. Portanto, gostaria de saber se os passeios do atacama podem ser feitos "por conta", ou existe alguma restrição (lugares onde só se vai com guias credenciados). Ainda, gostaria de saber a distância/tempo de SPA para as lagunas verde, blanca e colorada na Bolívia. Acreditam que indo de carro, consigo ir até elas e voltar para SPA no mesmo dia?Obrigado

• Membros de Honra
Postado

Fala, Reynaldo!

Aqui no tópico já rolou essa discussão algumas vezes... Dá uma lida, usa a busca e vai achar alguns debates interessantes. Infelizmente conhecer o Atacama com carro próprio (ou alugado), sozinho e com GPS não é tão fácil. Teve alguém aqui que fez tudo nesse esquema, só não fez o El Tatio. Esse ainda não vi ninguém encarar porque é humanamente impossível fazer aquela estrada às 4h da matina sem alguém que conheça o caminho! De resto, bem programado, dá pra fazer nesse esquema sim.

Abs!

• Colaboradores
Postado

Qdo estive lá eu vi, daqui do Brasil, várias motos e UM carro particular, no caso um X-Terra com chapas de SP, pelos passeios (nao to falando da cidade).

Alguns dá pra ir de boa. As indicações a meu ver não são das mais "definitivas", mas se vc seguir o fluxo, chega nos locais. Não espere uma "são paulo", onde há trânsito, se vc errar uma rua geralmente é necessária uma volta grande pra chegar onde se queria, mas onde tbém há placas indicativas para todo canto.

Eu diria até q é arriscado, pq lembro q a volta da Laguna Tebenquiche, citando apenas um exemplo, é feita a noite por um trecho bastante longo e sem NENHUMA indicação do caminho. Pra piorar, no meio do caminho vc sabe q há 2 grandes buracos redondos (Ojos del Salar), fundos e cheios de água. O suposto caminho de volta passa bem no meio deles, distantes uns 25m um do outro....se vc errar, dançou..........

Além disso, como saber pra onde ir?

O motorista me disse q eles se guiam por uma única árvora alta, distante váááááááários quilômetros da tal Laguna Tebenquiche, até chegar novamente na rodovia.

Sei lá....achei algo vago e arriscado demais.

A independência de estar no próprio veículo é irresistível, reconheço, mas nesse caso especificamente, penso ser bastante complicado. Se perder numa zona rural ou numa cidade grande é uma coisa. Se perder no deserto pode até ser fatal.

• Membros
Postado

Bom, eu normalmente viajo com dois GPS, até para o caso de dar algum problema com um deles, e costumo jogar as trilhas nos aparelhos antes de pegar a estrada. Se eu conseguir alguma rota de alguém que fez o trajeto antes, considero que talvez seja seguro, já que o aparelho me leva pelo caminho exato que o outro percorreu antes. Tem também a possibilidade de seguir as vans até os lugares e voltar pelo mesmo caminho (parando quando quiser) usando o GPS (trackback)

Mas, levando em consideração que talvez eu não consiga essas rotas, gostaria de saber se as lagunas da bolívia (verde, blanca e colorada) também tem essa dificuldade (como el tatio, por exemplo). Também tem a possibilidade de contratar um guia para ir comigo em um carro alugado?

Desculpe a insistência, mas as poucas vezes que usei de serviços coletivos me frustrei. Por exemplo, estive em Ushuaia em janeiro, e visitei uma pinguinera com uma agência. O motorista dirigia como louco, passei batido por vários lugares que gostaria de ter parado; onde ele parava sempre havia uma pequena multidão, e nessas paradas havia pressa de seguir viagem logo.

Abraço e obrigado.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...