Ir para conteúdo
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

é que os carros são dos guias, né Leo... não são das agências!

os caras não deixam nem a gente entrar de tênis sujo. Eu praticamente tive que usar uma touca daquelas que os cozinheiros usam, pra não deixar cair nenhum fio de cabelo no banco daquele frescurento duma figa...

• Membros de Honra
Postado

Uns são dos guias e alguns de uma máfia que coloca os guais pra trabalhar nos carros deles. Rola maior taboo pra não vazar isso, pois as agencias querem que pensem que os carros são próprios. Acho que pro pessoal não tentar fechar o passeio direto nos jeeps.

Rola grana alta por lá. Presenciei uma negociação com uma malando com uma sacola de dólares e dois caras armados dentro da agencia que eu fui em 2008.

A dona ficou desesperada quando me viu sentado lá dentro.

• Colaboradores
Postado

Entao... o guia que eu fui pela Cordillera, batendo um papo com ele (ele era super simpatico, gostava de samba e tudo mais) perguntei sobre os jeeps... Ele disse que eram da Cordillera (!!!!) e que ele era pago pra fazer essas viagens, e que no final ele sempre listava o que tinha que fazer manutenção.

Ele carrega tudo no carro... gás, mangueira de ar comprimido, bem.. tanta coisa q eu nunca imaginei.. o cara é guia, motorista e mecanico, tudo ao mesmo tempo e misturado! rsrs

• Colaboradores
Postado

Andei meio ausente uns dias.

Qdo relatei minha viagem ao Atacama em abril último, não me recordava por qual agência eu fiz o passeio do Salar de Tara. Achei onde havia anotado os dados, e vou postar agora.

Esse passeio eu fiz pela LICKAN ANTAY, que fica na Caracoles 419, ou seja, é uma das últimas casas na Caracoles, no sentido oposto ao das garagens das empresas de ônibus e saída dos tours astronômicos.

Todos os demais passeios eu fiz pela Colque, conforme já relatei. Embora nem todos tenham feito bons comentários, não tive NENHUM problema em nenhuma das duas.

• Colaboradores
Postado

Em relação ao esquema dos veículos q fazem os passeios, acho q tem um pouco de tudo....

Tem agências q possuem carros próprios, tem pessoas q possuem carros e prestam serviços às agências, e por aí vai.

Mas algo q ficou patente pra mim é q tem os q mandam e os q obedecem.

Comprei logo que cheguei vários passeios pela Colque, e fiquei insistindo diariamente (na verdade, insistia todas as vezes em q passava pela frente da agência, oq, numa cidade mínima como SPA, acontecia pelo menos umas 6x!! hehehehehe.) para montarem um passeio pra Laguna Colorada. Esse passeio não saiu mas no passeio do Tatio acabei tendo contato com a agência Lickan Antay, que citei acima, pq foram eles q OPERARAM a saída. Percebam q essa "promiscuidade" entre as agências é prática constante por lá. O passeio das Lagunas Altiplanicas q tbém fechei pela Colque, foi operada pela Atacama Connection, apenas para exemplificar.

Na volta do Tatio, desci na porta da Lickan Antay, e percebi q era uma agência bem mais estruturada que a Colque, embora tenha me ficado bem mais tranquilo ao tratar preços com o pessoal da Colque, q me foram bastante honestos. Não q a Lickan Antay não seja, pelo contrário, mas é q em questão de pechincha o "jeitão" das pessoas conta bastante, não é mesmo?!!

No final das contas, fechei o Salar de Tara com a Lickan Antay para a manhã seguinte, porque a Colque até então não me confirmara a saida.

Neste mesmo dia fui até a Colque pagar pelos passeios já feitos ( sim, fiz MUITOS passeios com a Colque, e tirando o primeiro, Vale de la Luna e Vale da Muerte, só paguei depois!!! Entendem pq preferi tratar de grana com a Colque?!!! hehehehe), e eles me informaram q a saída para o Salar de Tara havia sido confirmada.

Totalmente sem jeito, disse-lhes q já havia fechado esse passeio com outra agência, já esperando por sua justificada reclamação, mas para minha surpresa, ao saberem q havia fechado com a Lickan Antay, imediatamente assumiram uma postura claramente submissa, e até pediram que um rapazinho q trabalha lá com eles me acompanhasse até essa outra agência, para que ficasse claro que não haviam sequer tentado interferir no já tratado.

O que ficou para mim evidente é que apesar da Colque ser conhecida, bem localizada e ativa, neste caso quem mandava era a Lickan Antay.

• Membros de Honra
Postado

Eu fechei com a desert adventures. Acabou saindo mais caro, 58.000, mas como a diferença era pequena preferi fechar com eles porque era uma agência recomendada e achei mais profissionais. Não me arrependi porque os guias eram excelentes e o transporte sempre muito bom.

Desses passeios os únicos que não tem todos os dias são o Salar de Tara e as Lagunas Cejas. As Lagunas acho que sai dia sim dia não.

De qualquer forma não é nenhum problema fechar quando chegar lá, dá para conseguir tranquilo.

• Membros
Postado

Olá pessoal !

Voltei no final de julho de San Pedro de Atacama e Salar de Uyuni e como obtive muitas dicas úteis aqui no fórum, vou fazer um breve relato que pode ajudar futuros viajantes.

# voo pela pluna - Jatinho pequeno, meio apertado mas a empresa é super pontual, o voo chegou ao destino bem antes do previsto. Serviço de bordo é pago ( 10 dolares um sanduiche, um refrigerante e um alfajor) e na volta o despacho da bagagem é cobrado ( 20 dolares por volume, metade se vc faz o check-in pela internet). Não foi à toa que a passagem saiu quase metade do preço das outras companias.

# Consegui sacar dinheiro em Santiago em moeda local com meu cartão do banco Itáu debitando direto na minha conta corrente sem problemas. Taxa de 8 reais por saque e vc pega a cotação oficial. Compensa. Só poderiam ter avisado antes que no Chile vc consegue sacar dinheiro em qualquer caixa eletronico de qualquer banco, independente do banco que vc tenha conta. Rodei que nem um doido, meia Santiago, procurando um caixa do Itaú.

# gripe suína - Apesar de ser o quarto país do mundo em número de infectados na época que fui, pouco se fala no assunto por lá. Se vi duas pessoas com máscara na rua foi muito. Ao contrário dessa histeria coletiva que anda por aqui. Andei de ônbus e metrô em Stgo. e voltei são e salvo.

# voo stgo.-calama - o esquema de comprar a passagem aqui do Brasil pela versão chilena do site da Lan, apesar dos avisos do site de que isso não é possível, deu certo. Embarquei sem problemas e ninguém me questionou nada. Só deu um pouco de medo quando, já na sala de embarque, um funcionário da Lan começou a passar pedindo documento de alguns passageiros. Não sei o motivo, não chegou em mim.

# Hostal Elim em San Pedro - perto do centro, confortável, muito limpo mas um pouco caro ( 28000 pesos para casal com banho privado´e café da manhã). A dona é meio enrolada, tentou me cobrar a hospedagem duas vezes ( eu já havia pago no dia anterior pois sairia cedo) mas tudo bem, ainda bem que eu tinha guardado o recibo. Só tomei café da manhã em um dia pois sempre saía muito cedo para os passeio ( o café começava só às 8 horas, tarde).

# Tour Lagunas Altiplanicas - Fiz pela Cosmo Andino ( um pouco mais cara que as outras) e a saída foi às 7 horas da manhã enquanto as demais saem geralmente uma hora mais tarde. Não tenho certeza, mas acho que isso foi fator determinante para que conseguíssemos chegar ás Lagunas. Nevou, e nevou bastante, e acho que fecharam o acesso logo depois que chegamos pois só tinha a nossa Van nas Lagunas. Dizem que lá só neva 3 vezes por ano. Muito bonito. Veja foto do meu avatar. Caminhamos quase 1 hora ida e volta entre uma laguna e outra sem sentir nenhum efeito da altitude. Altura aproximada de 4200m.

# Geyseres del Tatio - fiz pela mesma empresa. Tudo bem, é legalzinho, algo diferente, mas sei lá, acordar cedo daquele jeito acaba matando o resto do dia. Ainda não cheguei a uma conclusão se compensa ou não, ainda mais para quem vai visitar os geyseres da Bolívia, que no fundo é quase a mesma coisa. Na volta, fui me meter à besta de entrar num riozinho de águas termais. Para entrar tudo bem, água quentinha, uma delícia, mas para sair, com 2 graus negativos, não é mole não. Nunca passei tanto frio na vida.

# Clima em San Pedro - Esperava bem mais frio por ser inverno. Como havia muita nebulosidade ( cheguei a pegar chuva por alguns minutos), acabava não deixando que a temperatura caisse muito à noite. Pelo meu termometro, a temperatura mínima durante à noite ficou entre 5 e 8 graus. Mas mesmo não estando tão seco, as mucosas ressecam bastante. Os lábios, mesmo usando Ceralip direto, acabaram rachando um pouco.

Bem, como essa mensagem já tá ficando muito longa, encerro por aqui e outro dia continuo contando sobre o resto da viagem, mais especificamente sobre o tour à Uyuni.

• Membros
Postado

Bom, amigos,

Vou relatar parte da minha viagem ano passado(out e nov) ao Chile.Descupem a demora (1 ano), mas segue a parte de San Pedro como contribuição .

Após fazer Santiago,Pucón, Viña de Mar e Valpa, parti de Santiago rumo à San Pedro de Tur Bus(41 mil pesos chilenos) com desconto de 30% estudantes(carteira isiscs) ,Salon Cama.Deita quase completamente e ainda serviço a bordo dedesayuno e snack.(sem desconto sairia 57.800pe ch).

Foi a mesma que usei na volta.

Não me arrependo nem um pouquinho de ter ido de buzão de dia. As paisagens são fantásticas. Ora vc margeando o pacífico, ora os desertos e dunas...

O ônibus extremamente confortável com serviço à bordo e com desconto de 30% para estudantes.

Em San Pedro fiquei no hostel casa Corvatch ( www.corvatschchile.cl ) por 7 mil pesos chilenos num quarto individual (banheiro compartido) por dia.

Eles possuem hotel e hostel. A parte do hostel que é mais singela, porém tive privacidade e banheiros limpos.

Deixei pra fechar lá (qdo cheguei no mesmo dia) o pacote com uma agência após pesquisar em todas de lá - Maxim Experience - que já tinha lido aqui que os brasileiros indicavam e falavam bem, e recomendando o guia Victor de lá e a recepcionista Edith que é esposa dele (na verdade eles são de Salta).Rua Caracoles, 174.

Realmente, não me arrependo nem um pouco e endosso a recomendação: ele fez toda diferença. É um apaixonado pelo lugar, nos deixa a vontade pra curtimos os passeios e transmite as informações de forma natural, num bate papo. Muito cuidadoso e extremamente atencioso com todos nós.

Fechei Valle de La luna e La Muerte, Lagunas Altiplânicas todas+(mas indo até Laguna Salar de Talar que nenhuma outra agência quis levar, pois são quase 200 km pra frente do roteiro final das outras) por terra e altitude mais de 3.500m.Simplesmente fantástico. Tb peguei dica aqui no site sobre Salar de Talar, El Tatio e pueblos.

Preço: R$65 mil pesos chilenos em 01 nov 2008 + acessos el tatio e pueblos.

Ainda fechei o Tour astronômico por 12mil pesos numa noite, também incrível!Recomendo.

www.spaceobs.com

San Pedro me encantou. As cores do lugar, a força da natureza ficarão marcados em meu coraçãoe e em minha memória.

Só por lá, somando os km todos dos paseios, explorei cerca de mil km.

Experiência única. Lá a natureza se mostra sempre Muito. Muito sol ,muito frio, muito seco, muitas estrelas...pouco apenas a água. E muita saudade.

Voltei de buzão novamente, mas desta vez à noite e de dia parei em La Sereña e Coquimbo. Amei conhecer estas cidades tb. Fiquei uma tarde até a noite, qdo peguei o buzão rumo à Mendonza via Santiago. Peguei as Cordilheiras no degelo, viagem também excepcional. Mas este trecho da viagem em diante,já não é pra este tópico.

Foi isso.

Espero ter colaborado,

Boas Viagens

• Colaboradores
Postado

Pessoal.....só uma colocação....ou dica, sei lá! hehehehehe.

Em relação aos TRANSFERS....

Dependendo do horário de chegada e de saída do vôo, acho a opção de pegar uma das vans que fazem regularmente o trajeto "Aeroporto Calama - SPA" e vice-versa bastante atraente.

Se seu vôo não for chegar a Calama muito tarde, parece (digo parece pq qdo fui pra lá em maio eu não sabia ainda desse esquema) q basta vc não enrolar muito na retirada das malas, correr logo pro saguão, antes da muvuca, e procurar o balcão das vans que fazem esse TRANSFER. Na volta, é só solicitar na recepção de onde vc se hospedar, que as vans te pegam "em domicílio", e entregam no aeroporto. Mas se o vôo chegar ou partir muito tarde, é bom se certificar antes dos horários. Esse serviço, em abril, custava por pessoa 9 mil pesos.

Pegar o ônibus em SPA pra Calama é extremamente barato, mas te deixa na parada da empresa, no centro de Calama. De Calama pro aeroporto, e vice-versa, de taxi, custa 5 mil pesos. Se vc quiser pegar esse mesmo ônibus de Calama pra SPA, tbém tem de pegar o tal taxi de 5 mil pesos pro centro de Calama....

Traduzindo, na equação "tempo x preço x aporrinhação", eu prefiro gastar 9 mil pesos (uns 18 reais, mais ou menos...é isso? to enferrujado! rs) com conforto do que uns 7500 a 8000 pesos, tendo de variar de meio de transporte, avião, taxi, busão.....

Espero ter ajudado, e não confundido ainda mais!

Valeu!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...