Ir para conteúdo
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

 ➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Olá pessoal,

 

Fiz o trajeto de Santiago à San Pedro de ônibus. Para evitar as 24hs de viagem direto, fiz 3 paradas no caminho (mais uma obrigatória em Viña e Valpa): La Serena, Caldera e Antofagasta. Foi uma excelente opção. Há diversas belezas diferentes para serem apreciadas nesse trajeto, além de notar pouco a pouco as mudanças de paisagem até que o arredor se torne somente DESERTO. O trajeto proporciona ótimos pontos turísticos que podem ser aproveitados por apenas um dia como em Coquimbo (visitei a Cruz do Terceiro Milênio), as praias de visual incomparável em Bahia Inglesa, La Portada em Antofagasta e o pôr do sol fantástico no Pacífico em todos esses dias.

No Chile, as viagens de ônibus são baratas, todos os ônibus são novos, confortáveis e possuem um bom serviço. Com sorte pode-se viajar nos acentos panorâmicos (primeiras poltronas dos ônibus de 2 andares), o que deixa a viagem menos demorada e menos cansativa, além de proporcionar excelentes fotos (ehehe).

 

Abraços,

  • Membros
Postado

Mauricio,

 

Show de bola! Legal que a sua viagem tenha dado tudo certo!

 

Estava justamente querendo saber desse lance da passagem aérea de Santiago para Calama. Os preços mais caros que você viu foi direto no balcão, no aeroporto? Via Internet, você comprou via cartão de crédito, certo? O site te deixou comprar na boa, mesmo sendo um cartão do Brasil?

 

Valeu!

 

Taks

  • Colaboradores
Postado

TAK

 

Em nenhum momento eu fui até o balcão da Cia Aérea pra ver preços de passagem.

Tudo o que pesquisei foi via internet mesmo.

Chequei inicialmente os preços da Lan Chile no site "normal", que seria o brasileiro, e achei um absurdo.....cerca de R$ 750,00 cada passagem.

Descobri depois a Sky Airline, Cia regional chilena, que operava a preços bem inferiores, cerca de 50% do valor da Lan Chile, e que tinha apenas site no Chile. O site me permitia efetuar todos os passos para compra de passagem, mas no último OK o site informava que houve um problema com minha solicitação e a compra não foi realizada.

Mandei um e-mail e "alguém" da Cia me informou que por motivo de fraudes anteriores a negociação não poderia ser feita com alguém de fora do Chile, mas que se eu mandasse meus dados e os de minha namorada, mais uma autorização de débito em meu cartão internacional a essa pessoa, eu poderia comprar as passagens, só que por um preço bem mais alto, praticamente o mesmo da Lan Chile, via Brasil. Por não saber se essa moça que me mandou um e-mail era realmente da Sky(a resposta ao meu e-mail não veio da Sky Airline, mas de um e-mail profissional dessa moça, mas vai saber se não era um golpe, né!) e porque o preço seria o mesmo que eu já tinha de um site confiável, nem fui atrás.

Depois de um bom tempo correndo atrás da bola, já tava praticamente desistindo de ir pra Calama de avião.....tava me sujeitando a perder um dia na ida e outro na volta, e fazer o trajeto de ônibus. Só entao foi que finalmente cheguei à página 24 deste tópico e alguma boa alma havia postado que pra comprar a passagem eu deveria entrar no site da Lan Chile NO CHILE, ou seja, http://www.lanchile.com.cl !!!

E pronto!

Em 10 minutinhos a compra tava feita, com meu cartão internacional, sem nenhum problema posterior. Eles me mandaram todos os e-mails necessários para os embarques, com e-mails extras com instruções sobre bagagem e sei lá mais o que. Eu também fiquei meio receoso de que, na hora do embarque, houvesse algum problema com minha compra, mas não houve NADA! Inclusive o valor EM DOLAR foi debitado na fatura do meu cartão 1 ou 2 dias depois da compra pela net, o que me tranquilizou ainda mais.

Gostaria apenas de lembrar que tomem cuidado ao escolherem os horários dos seus vôos. Em San Pedro de Atacama o check-in é as 15h, e o check-out às 13h. Cheguei na vila de manhã e fiquei até as 14h sem poder entrar no meu quarto. No dia de ir embora, havia optado por um vôo Às 22:45h por ser o mais em conta naquele dia, e fiquei das 13h até umas 16:30h perambulando por ali, sem muito o que fazer......No entando, creio que seja prática normal nos hotéis permitir que você deixe as malas numa sala trancada, sem custo adicional, e foi o que fizemos. Nosso hotel tinha um quarto abarrotado de malas de hóspedes! Era até engraçado.

Chegar em vôos no meio da manhã a Calama permite um check-in quase imediato em San Pedro, e partir em um vôo no final da tarde facilita a vida. Os transfers NORMAIS custam muito mais barato que qualquer transfer especial, fora dos horários padrão. Claro que se pode pegar um ônibus. Salvo engano, eles partem de 2 em 2 horas, e custam muito barato (acho que 2500 pesos o da Turbuss)). Só que em Calama te deixam no terminal de ônibus da cidade, e qquer táxi da cidade ao aeroporto custa 5 mil pesos.......acaba saindo quase a mesma coisa que o transfer, que custa a partir de uns 8 mil pesos dependendo de quem você contratou, que te pega no hotel e deixa no terminal do aeroporto.

Ufa...escrevi demais....desculpem-me...

Quaisquer outras dúvidas, estou à disposição.

Falou!

  • Membros de Honra
Postado

Pessoal, não vale se esquentar procurando por agência em San Pedro com antecedência não... Veja só os preços pra constar no seu orçamento e pra saber se a agência está cobrando acima do valor. Aconselho ver isso lá na hora, quando chegar na cidade. As principais agências fazem os mesmos tradicionais circuitos e quando não o fazem te encaminham para a outra. Não tem pra que se esquentar com isso com antecedência... E pessoalmente dá pra negociar preços se for fazer mais de dois passeios.

 

Em San Pedro dá pra achar ainda umas pequenas agências que fazem passeios alternativos como de bicicleta, sandboard etc.

 

Abraços

  • Colaboradores
Postado

Olha, pessoal.

Acho bobeira tentar fechar algo antes de estar lá, a menos que se queira aquele pacote de 4 dias até a Bolívia (Salar de Uyuni), já que aí vocês se hospedam nos abrigos da Colque, caso fechem com essa agência. Sinto mas não tenho como dizer se outras agências fazem esse passeio, mas acho que fazem, pois em quase todas as dezenas de agências espalhadas pela vila eu vi placas dos passeios diversos que existem por lá, e incluíam Uyuni.

Então, o lance é chegar na agência, pegar os preços e chorar. De qquer forma,geralmente o chileno nos trata bastante bem e é comum se chegar a umbom acordo.

O Salar de Tara,como todos os demais passeios,foram tratados pela minha namorada, que como geralmente são as mulheres, é excelende regateadora. Se bem me recordo, saiu 38.000 pesos pra cada um. A conta que fazíamos pra saber o preço em reais era dividir os pesos por 250. Não é exato, mas nos dava uma aproximação satisfatória. Confesso que de desde uma visita anterior ao Chile até hoje eu ainda não consigo "sentir" os preços....tenho de fazer contas antes pra entender o valor pedido em pesos chilenos.....em dólares ou pesos argentinos é bem mais fácil pra mim.

Esse passeio do Salar de Tara fechamos numa agência bem no final da Caracoles, passando um pouco o Albergue da Juventude, à direita....é até grandinha, mas pouco divulgada....procurei agora na net e não achei.....seu nome, na língua local, significa Povo da Altitude, ou algo parecido, e o dono é o Sr.Jesus, um cara grandão, com cara de Atacamenho mesmo, muito falador, que adora tirar sarro da gente por conta de termos eleito o Lula outra vez.......aquele guia Luis que eu indiquei tanto trabalha bastante com eles. Eles te pegam às 8h da manhã no seu hotel e na ida te oferecem um café da manhã, no Salar servem o almoço, bastante farto apesar de frio.....foi um frango com salada semelhante àquele servido no Mc Donalds, mas, claro, sem tanto conservante!! rs. Na volta te deixam noseu hotel, ou se preferir, no centro da vila. É passeio de dia inteiro e o retorno se dá já na escuridão da boca da noite. Vale lembrar que esse passeio não ocorre sempre. Tem de haver quorum, e se vacilar não tem toda semana....é questão de sorte. Igualmente "raro" é a Laguna Colorada, já na Bolívia. Minha namorada e eu tentamos todos os dias um passeio até essa lagoa boliviana e não conseguimos......necessitava um mínimo de 4 pessoas e a dificuldade surge quando a imensa maioria prefere mesmo os passeios mais tradicionais e/ou de meio dia.

O outro passeio de que me pediram detalhes (Lagunas Cejas + Ojos del Salar + Laguna Tebenquice) é de meio dia, e sai no mesmo horário do passeio também vespertino ao Vale da Morte e da Lua, ou seja, 15h, na porta da agência com quem fecharem o passeio. Não lembro agora dos preços, mas não era das mais caras. As anotações de valores, infelizmente, estão todascom minha namorada. O retorno é mais tarde que o normal, porque no por-do-sol eles te servem pisco, suco e salgadinhos num coquetel improvisado, e a volta demora pacas, pq o "caminho" é no meio do Salar de Atacama, no escuro, sem estrada alguma....é tudo feito na base do rumo e da experiência do motorista. Como é um passeio meio tradicional, não precisa daquele corre corre para conseguir entrar num grupo. Em grande parte das vezes o pessoal faz os Geisels del Tatio pela manhã, que é um passeio de meio dia exclusivamente matutino, ou devia dizer madrugadino, já que te pegam no hotel às 4h da manhã, volta pra San Pedro, almoça, toma um banho ou descansa, e às 3h da tarde pega a nova condução para a primeira parte, as Lagunas Cejas. São duas lagoas salgadíssimas,onde vc boia sem nenhum esforço. O guia disse q elas tinham uns 95m de profundidade, mas vc nem liga,pq sequer se molham os cabelos. Dá até pra ler jornal deitado na água. O interessante é que, contrariando as leis da química e física, a água da superfície até mais ou menos meio metro, é gelada,e abaixo disso,quentinha (deve ser alguma fonte de calor vulcânico que vem lá de baixo,né!).

Saindo dessas lagoas salgadas, vamos até os Ojos del Salar, que são 2 buracos redondos e próximos um do outro (distam uns 25m mais ou menos um do outro), de diâmetro igualmente pequeno.....uns 20 a 30m, bem mais fundos ainda que a lagoa salgada (sempre segundo dados do motorista.....não tive como confirmar...), mas de água doce. Aparentemente se formaram pela queda de meteoritos. A gente pula na água da borda, e num dos lados existe uma espécie de barranco na terra,todo elameado,por onde se volta à borda. Muito bacana!

O final do passeio se dá já bem perdo do por-do-sol na Laguma Tebenquiche, talvez o único salar que eu vi no Atacama que se parece com um lago congelado ou um rinque de patinação. É um lugar lindo...para a minha namorada foi o lugar que ela mais curtiu. Ficamos um tempão ali, fotografando,observando, "babando", enfim, curtindo demais todo aquele cenário maravilhoso. Logo o motorista nos chamou para tomar pisco, suco, e comer uns salgadinhos. Voltamos sacolejando já no escuro, torcendo pra não nos perder. O caminho passa exatamente, como na ida, pelo meio dos 2 laguinhos de água doce, e vcs não imaginam o medo que dá do motorista errar a mira e cair lá dentro...falando assim parece exagero, mas é que não existe um caminho, uma trilha, nada nada nada....eles se baseiam primeiro por uma única árvore bem lá distante (se algum dia a árvore cair,será que esse passeio vai ter de terminar mais cedo, ainda de dia??!!! rs.) , e depois creio que pelas luzes do Projeto Alma, que é um projeto de radiotelescópios multinacionais que estão implantando na encosta dos andes ali pertinho de San Pedro, mais ou menos na direção de oonde estávamos....não há nenhuma indicação até que finalmente se chega na autopista novamente.

Agora....juro pra vcs que apesar de que possa ser que alguem ache que é programa de índio, se voltasse lá faria tudo novamente e muito mais. Tudolá é espetaculare completamente diferente do que estamos acostumados a ver.

  • Colaboradores
Postado

Esqueci de acrescentar.....sobre ascenção a vulcões......acho que exigem um certo preparo físico do turista, e a única agência que vi anunciando esse tipo de passeio fica na Caracoles (a rua principal), bem de frente pra rua lateral da igreja. É uma agência que também loca bikes, e tem na frente uma placa com todos os picos e suas alturas entalhadas na madeira;

Começa com Toco (5604m), Lascar (5600) e Licancabur (5917), e vai até Lluillallaco (6760), Tres Cruces (6762) e finalmente o Ojos del Salado(6880).....mas tem de ser bacana e preparado prafazer esses passeios. Nem vi preços, mas com certeza são salgados porque envolvem riscos, guias especializados, logística, número mínimo de interessados e sabe mais o que.

  • Colaboradores
Postado

Fabio

Quando escrevi aquele relato a página de digitação já estava aberta, então bateu uma preguiça de ir buscar o nome da tal "boa alma". Agora que sei que é você, gostaria de agradecer diretamente pela excelente dica! Posso dizer que fez toda a diferença nessa minha viagem. Já estava quase optando por ir a San Pedro de ônibus, perdendo 2 dias de passeios (1 na ida e 1 na volta), ou mesmo nem ir, ficando a semana toda de viagem pelas cercanias de Santiago, o que eu acharia chato, já que além de já ter ido a Santiago em outra oportunidade, lá realmente não tem taaaaaaanta coisa pra se fazer, ainda mais se comparado ao Atacama.

Você perguntou sobre Tara ou Altiplanicas........não vou discordar do Rodrigo, mas não teria a convicção que ele tem.......são passeios de um dia inteiro, bastante diferentes e de certa forma não dá muito para comparar.

Lagunas Altiplanicas é bem variado, pois você passa pelo Salar de Atacama, depois pelo Vale de Jere, num vilarejo onde existe um bosque ou pomar (há árvores frutiferas) bastante bonito, mas a meu ver um tanto cenográfico demais (pareceu-me coisa meio que armada para turista e não algo natural ou tradicional), depois por uma vilazinha ainda menor que a anterior, onde se faz uma pequena parada para encomendar o almoço, que só ocorrerá posteriormente, e aí sim se começa a subir até as Lagunas. São duas lagoas vulcânicas de um azul lindíssimo, e demos sorte de ver, bem ao longe, um grupo de vicunhas descer para beber água. De certa forma é meio frustrante não poder chegar até a beira das lagoas.....ali é tudo área de preservação.

Volta-se então das lagoas até aquele segundo vilarejo, onde se almoça (preço incluído no passeio). Acabado o almoço retornamos à primeira vila visitada onde se faz uma parada na praça da igreja, cujas portas são feitas de madeira de cactus, algo diferente e até interessante, e numa das esquinas há uma loja de produtos locais em cuja porta ficam 2 lhamas para a turistada tirar fotos. Bem coisa de turista, mas foi a única chance que vi de tirar foto de um animal desses de perto. Retorna-se então para San Pedro.

O Salar de Tara é um passeio menos variado, mas extremamente bonito. Saímos de San Pedro e pegamos a carretera (Passo Jama, talvez) rumo à Tríplice Fronteira (Chile, Bolívia e Argentina). Essa estrada sobe até uns 4700 a 4800m de altitude e há primeiro uma parada defronte ao Licancabur, e posteriormente, para tomar café da manhã em uma lagoa que estava levemente congelada naquele momento (final de março, começo de abril), mas que no inverno fica tão congelada que o dono dessa agência onde acertei o passeio (Sr.Jesus) tirou fotos deitado sobre o gelo.....o detalhe é que ele pesa bem uns 150 Kg. Essa agência é uma que eu não consigo lembrar o nome.......fica numa das extremidades da Caracoles, a rua principal, e o nosso guia era o Luis, aquele chileno-cubano que eu recomendei. Gente finíssima e muito animado! Nessa lagoa também há algumas aves e vicunhas. Foi aí que encontramos também um grupo de motociclistas brasileiros, sendo um dos casais de Ilhabela, aqui perto.

Fomos então mais adiante, e atingimos aí o ponto mais algo por que passei. A estrada chega a impressionantes 4800m, e ao olhar para a esquerda vemos apenas a pontinha do Licancabur ao nosso lado. A impressão é de estarmos quase ao lado dele. Um pouco antes da fronteira com a Argentina entramos no deserto. A primeira parada é numa formação rochosa chamada de Guardião do Salar ou algo assim, que são grandes colunas de pedra isoladas no meio da areia, uma delas com o topo semelhante a uma cabeça humana. A partir daí, o veículo em que estávamos rodou pelo deserto, numa área marcada por pneus em todas as direções, num caos absurdo, sem nenhum caminho específico. É muito doido, pq como não temos conhecimento dos pontos de referência do motorista, a sensação é de estar completamente perdido naquela vastidão. Depois de rodar um tempo razoável, paramos num desfiladeiro cercado por uma sequência impressionante de colunas, e ao final desse "corredor"nos deparamos com o belo cenário do Salar de Tara, imenso. Não é um salar propriamente dito...é uma lagoa enorme, numa planície maior ainda, com muito verde (vegetação rasteira e típica, claro!). Toda essa parte do desfiladeiro é feia a pé, embora minha namorada tenha preferido ir no veículo, pq a altitude não estava fazendo bem para ela. Atravessamos então o desfiladeiro e seguimos caminhando (opcionalmente) pela beira da lagoa, fotografando flamingos e lhamas, algo abundantes aí, já que essa área é destinada para o pasto desses animais. Após uma boa caminhada e muitas fotos chegamos numas ruínas que o dono das lhamas usa para tosá-las e abatê-las, e ali já nos espera o veículo com o almoço. Achei o lugar impróprio por ser um local de abate de animais. Era meio sujo e havia muitas moscas, alguns ossos e peles de lhama, e vi até um ratinho.....mas era um rato silvestre.

Terminado o almoço retornamos pelo caminho da ida, mantendo-nos completamente perdidos na vastidão do deserto. Foi onde eu mais SENTI o que é estar no deserto. Perde-se totalmente a noção de localização. Chegamos em San Pedro com o dia quase escurecendo.

Como espero que dê pra notar, os dois passeios são bastante distintos........mas as Lagunas Altiplanicas SEMPRE acontecem, enquanto que o Salar de Tara ocorre uma vez por semana, SE OCORRER. É um passeio menos frequente.

Foi nossa opção depois de não conseguir a Laguna Colorada, já na Bolívia.

Em relação à comida, eu sempre achei o Chile um local caro para se comer. Como não queria gastar muito, optei pelos MENUS, pagando mais ou menos entre 3500 e 6000 pesos chilenos por refeição, por pessoa. Num jantar fui ao La Stanka, e por ser ligeiramente tarde (21:30h) já não habia mais o menu. Em San Pedro a noite termina muito cedo. Pedi então um canelone com frutos do mar que foi um dos melhores que já comi na vida, e custou, salvo engano, 6500 pesos apenas o prato....no MENU eu teria entrada, prato principal e eventualmente sobremesa......caro pacas esse "macarrão"! Mas ao menos uma noite eu fui num restaurante mais descolado.

Cacilda...escrevi demais de novo.....mas espero ter de alguma forma clareado um pouquinho algumas de suas dúvidas.

  • Colaboradores
Postado

Só não confunda as lagoas, hein!

A lagoa onde a gente pode entrar e flutuar no sal é passeio vespertino de meio dia, e lá eles chamam de Lagunas Cejas.

O Salar de Tara é passeio de dia inteiro, e não há condições de entrar na água pq existem muitos flamingos se alimentando....se vacilar trata-se de área de preservação e etc e tal......fora que lá bate um frio bem razoável devido à altitude, muito maior que a do Salar de Atacama q deve ficar em torno dos 2550m. Para ir a Tara pega-se inicialmente a rodovia asfaltada que vai pra Bolívia e pra Argentina, e em determinado ponto atinge-se incríveis 4800m.........

  • Colaboradores
Postado

Sobre o site da LAN, a opção http://www.lanchile.com.cl'>http://www.lanchile.com.cl não existe mais.

Agora, o site é http://www.lanchile.com e, para acessá-lo, deve-se determinar o país de residência.

Os preços pra quem seleciona Chile, de fato são bem mais baixos do que quando é selecionado o Brasil. Só não sei se dá pra ir até o final da operação, saberei daqui alguns dias, quando meu passaporte chegar. É que pra comprar precisa de digitar o número do passaporte, e o meu está vencido. Tô contando as horas pra dar certo logo, porque quero comprar enquanto existem as modalidades mais baratas de passagens pra data que pretendo ir.

Comprei Goiânia/Santiago/Goiânia já, agora falta esse trecho Santiago Calama (que vou comprar pra 06/07 e volta 11/07).

Vou arriscar e tomara que não dê problema. Quando eu comprar venho aqui pra relatar.

 

Alguém mais vai em Julho de 2009 ?

  • Colaboradores
Postado

Pelo que eu vi durante meus 2 meses de penitência atrás de passagens Santiago-Calama com preços "decentes", vale muito mais a pena comprar logo todos os trechos. Eu não fiz assim porque minha passagem São Paulo-Santiago foi SMILES. Na hora em que fui ver, trechos internos no Chile saíam caríssimos. Não sei se é assim em todo país, mas me explicaram mais ou quenos que, por exemplo, se você já tiver uma passagem para Miami, e quiser uma de Miami para ...digamos...Houston, ou paga caro, ou esquece.....

Tem um outro esquema de compra pela Sky, que tem preços excelentes no site. Só que não se consegue comprar a passagem pelo site, sendo brasileiro. Mandei um e-mail a eles e uma moça me respondeu dizendo que se eu enviasse os meus dados a ela, mais uma autorização de débito em meu cartão de crédito, eu conseguiria comprar passagens. Só que os preços seriam outros, quase tão caros quanto as tarifas que a Lan Chile me cobraria no site brasileiro, e sinceramente, não tive confiança nesse esquema......tava muito estranho.

A TAM é a única empresa brasileira que opera até Calama. Compra logo todo o trecho que você ganha mais.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...