Ir para conteúdo
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

De fato, no passeio do Uyuni você vai ver muitos flamingos, principalmente na Laguna Colorada. No geral, você vai ver muito mais fauna nos dois primeiros dias do Uyuni do que em qualquer lugar no lado chileno.

No Piedras Rojas, você não só passa pelas Lagunas Miniques e Miscanti, você para nelas, pois faz parte do passeio, assim como no Salar de Atacama (Laguna Chaxa). O "Piedras Rojas" é exatamente o passeio "Lagunas Altiplânicas" + Salar de Talar (Piedras Rojas).

Quanto a Cejar, eu fui logo antes da virada do ano novo, paguei 2.000. Até o dia que saí do Atacama (05/01), estavam cobrando (certamente não vai durar). De qualquer forma, sendo 2.000 ou 30.000, não vale a pena, tem tanta opção melhor e mais bonita no Atacama. Essa é a minha opinião.

Li muita gente aqui no fórum falando: "já fui nas lagunas na Bolívia, não preciso ver as do Atacama" ou vice-versa. Não dê esse mole, cada laguna tem suas belezas e particularidades, são totalmente diferentes uma das outras. Além disso, o que mais gostei o Atacama são os deslocamentos até os locais, os caminhos são demais. É claro que não dá para fotografar, pois está em movimento, mas e daí?

Quanto ao Uyuni, eu deixei parte das minhas coisas no hostel, pois iria voltar para o mesmo. Não paguei nada. Acredito que você consiga isso com qualquer um deles, afinal muita gente faz o Uyuni. Só se liga de levar uma mochila de mão com as coisas que vai precisar durante o dia, não rola de ficar acessando a mochila que vai no bagageiro.

Para seus dias aí, sugiro subir um vulcão (Lascar ou Cerro Toco), Valle del Arcoiris, Valle de la Luna (vai de bike para curtir mais) e Termas de Puritama.

Boa Viagem!

• Colaboradores
Postado
No Piedras Rojas, você não só passa pelas Lagunas Miniques e Miscanti, você para nelas, pois faz parte do passeio, assim como no Salar de Atacama (Laguna Chaxa). O "Piedras Rojas" é exatamente o passeio "Lagunas Altiplânicas" + Salar de Talar (Piedras Rojas).

Então, Leo, só pra não confundir, Piedra Rojas é o passeio das lagunas +Salar de Talar e Atacama?

Quanto a Cejar, eu fui logo antes da virada do ano novo, paguei 2.000. Até o dia que saí do Atacama (05/01), estavam cobrando (certamente não vai durar). De qualquer forma, sendo 2.000 ou 30.000, não vale a pena, tem tanta opção melhor e mais bonita no Atacama. Essa é a minha opinião.

Sendo assim, irei consultar nas agências que fechar os passeios, quais outros passeios eles possuem.

Quanto ao Uyuni, eu deixei parte das minhas coisas no hostel, pois iria voltar para o mesmo. Não paguei nada. Acredito que você consiga isso com qualquer um deles, afinal muita gente faz o Uyuni. Só se liga de levar uma mochila de mão com as coisas que vai precisar durante o dia, não rola de ficar acessando a mochila que vai no bagageiro.

Estava pensando em levar somente minha mochila de 48l com o notebook, umas duas camisas + uma calça + uma bermuda + roupa íntima + kit de sobrevivência.

Para seus dias aí, sugiro subir um vulcão (Lascar ou Cerro Toco), Valle del Arcoiris, Valle de la Luna (vai de bike para curtir mais) e Termas de Puritama.

Boa Viagem!

Então, se tiver com grana, com certeza espero fazer o Lascar, o Cerro Toco, vi uma foto de alguém lá de cima e não achei tão interessante. Esse Valle del Arcoiris, não conheço, irei pesquisar sobre ele. Quanto aos valles, Termas e Puquirá de Quito, tentarei fazer a maioria deles de bike. E outra, um dia e meio em SPA já é um bom tempo de aclimatação pra fazer o Uyuni?

• Membros
Postado

Pucara de Quitor e pertinho de San Pedro,da para fazer sozinho.

Agora,Valle do Arco Iris é longe,não tenho palavras para descrever a beleza do lugar.

• Colaboradores
Postado

Vamos lá, realmente algumas informações ficaram confusas:

Tour "Lagunas Altiplânicas" - Vila de Toconao, Laguna Chaxa (que fica no Salar de Atacama), Lagunas Miñiques e Miscanti (as "Altiplânicas").

Tour "Piedras Rojas" - Vila de Toconao, Laguna Chaxa, Lagunas Miñiques e Miscanti, Piedras Rojas (Salar de Talar), Vila de Socaire.

"Ah, mas um passeio bem mais caro para ir a um lugar a mais só?" Esse lugar a mais faz toda a diferença, é lindo de viver!

Sobre o Uyuni, essa mochila de 48l vai ter que ir em cima do carro, sem acesso a ela durante todo o dia. Leva uma outra para colocar seu note, casacos, snacks, etc. A água, que você deve levar uns 5l, vai em cima também, exceto a de uso daquele dia. O carro fica meio apertado, acho que você não vai conseguir levar uma mochila de 48l contigo. Se for um "48l" da Trilhas e Rumos, de repente rola.

Acho que você deveria levar mais roupa do que isso. Recomendo, pelo menos: um conjunto fleece (calça e casaco), um conjunto corta vento (pelo menos a jaqueta), luvas e gorro (menos necessário, mas vai te dar um conforto). Se for subir um vulcão, vai precisar de tudo isso também. Se tiver um saco de dormir, leve.

Quanto a aclimatação, é um assunto um pouco mais complexo e tem um tópico específico sobre isso aqui no fórum. Sou suspeito para falar, pois nunca tenho problemas com altitude, mas em nenhum momento senti, nem no topo do Lascar. No Uyuni, tinha muita família, criança, idoso, e não vi ninguém passar mal. Acho que é tranquilo. O pior do mal de altitude é o psicológico, se for na paranóia que vai passar mal, acontece.

Se quiser se resguardar, leve um Diamox (acetozalamida) e tome 1/2 comprimido, de 12 em 12 horas, começando um dia antes do Uyuni e parando 2 dias depois (Total 3 dias). Essa posologia me foi passada em uma consulta médica especializada em medicina da viagem e altitude, então pode confiar. Chá de coca, soroche pills, etc são lendas. "Ah, mas o pessoal local toma". Eles sequer precisam, nasceram naquela altitude!

No seu roteiro, tem altitude significativa (acima de 4.500m): El Tatio, Salar de Tara, Uyuni e vulcões.

Como já dito, o Valle do Arcoiris é bem longe para ir de bike. Se quiser, posso te passar um arquivo gpx com todos os locais e caminhos.

E quanto ao Astronômico, a Space faz a propaganda de que só com eles você vai com um astrônomo, mas você não precisa acreditar. As outras não possuem uma estrutura fixa que nem eles, mas te levam para um lugar afastado, junto com os telescópios, e pronto. No que eu fiz, o cara era um astrônomo, tínhamos apenas 6 pessoas no tour, então pude ficar olhando o quanto eu quis, quase que com um telescópio exclusivo. Como sou um entusiasta da astronomia, leio e estudo bastante sobre o assunto, posso te garantir que não era um qualquer mostrando estrelas. Se quiser ir pela Space, melhor reservar, pois quando eu cheguei já estava lotado para 9 dias. E se pegar lua cheia, também não rola o tour

Abçs

• Membros
Postado

Oi emmanuel_oliveira,

Voltei do Atacama essa semana e fiz o Uyuni em outubro de 2013.

Acho que o roteiro do Atacama tá legal sim, o que mais gostei lá foi o Salar de Tara e Piedras Rojas. As lagunas altiplânicas e o salar de atacama (que são feitos junto com Piedras Rojas) achei bacaninha, mas nada de mais. E, ao contrário de muitos, eu gostei muito do passeio à Laguna Cejar e Laguna Tebenquiche. Pensei muito antes de desembolsar os absurdos 30 mil de entrada.. mas provavelmente nunca mais voltarei lá e resolvi pagar pra ver! Não me arrependo. Gosto é gosto.. rs

Quanto ao Uyuni, sim, você verá muuuito mais flamigos, lagoas mais coloridas e mais bonitas que as do Atacama! Tudo liiiindo!! rs

Não sei como é o clima em março, mas eu outubro estava muuuuuuito frio!! Acho melhor reforçar as roupas de frio aí na mala.. 2a pele, fleece, corta vento (lá venta d+++, pelo menos quando eu fui), casaco, luva, gorro, etc. Na verdade, como é muito alto, será sempre mais frio, isso é fato!

E quanto à altitude, o máxmo que eu já tive foi falta de ar, coração disparado, mas nada demais.

Mas já vi muita gente passando mal, tanto no Atacama e pirncipalmente no Uyuni. Vi gente morrendo de vomitar, sem conseguir andar direito e até tomando oxigênio. Acho que o psicológico ajuda e muito, mas não é só isso. Vai do organismo da pessoa mesmo, não tem como evitar, é um problema físico.. e biológico!

Ahh.. e não esqueça protetor solar e labial, além de bepantol (pras rachaduras) e soro pro nariz. Você vai precisar muito. Os lugares são muito secos, frios e o vento judia.

No mais, aproveite! Os lugares são liiiiiiindos! ::love::

• Membros
Postado

Oi pessoal,

voltei há poucos dias da minha viagem e gostaria de dividir algumas informações com vocês:

1 - Quem quiser fazer o tour Lagunas Altiplanicas, recomendo fazer o tour Piedras Rojas (que inclui as Lagunas) e a melhor parte praticamente são as Piedras.

2 - San Pedro está lotado de brasileiros. Lotado mesmo!!!

3 - Se você fizer a Travessia ao Salar de Uyuni, faça depois dos Tours de San Pedro, se não, não vai ter graça nenhuma.

4 - Quem quiser fazer o Tour Astronomico com a Space, deve enviar um e-mail a eles antes. Chegando lá, só é possível conseguir vaga para daqui a 3 dias. Lembre-se de consultar a lua antes. Eles não fazem no período de lua cheia. E torça para que não haja nuvens, pois eles só fazem o tour com 100% de condições.

Qualquer dúvida, é só perguntar.

• Membros
Postado

Mais algumas informações importantes:

Eu fiz a Travessia ao Salar de Uyuni com a World White Travel e gostei bastante. Essa agência tem uma loja em Uyuni e eu acho que isso é muito importante, pois todos os 4x4 são conduzidos por bolivianos (pelo menos os que eu vi). Custou 225 dólares, mas eu paguei em pesos chilenos 125.000, o que deu uns 205 dólares para o tour de 4 dias (ou seja, com retorno a San Pedro de Atacama). Também é necessário que vc leve no mínimo 180 bolivianos (algo como 18.000 a 20.000 pesos chilenos) para pagar as entradas nos parques nacionais na Bolívia.

Estava um pouco receoso em relação à altitude, pois tive uma má experiência no Peru há três anos. Porém, dessa vez, segui todas as orientações que recebi e isso me ajudou muito. Senti muito pouco os efeitos da altitude: uma dorzinha de cabeça leve em alguns momentos e só. Cada pessoa reage diferente. As recomendações que segui foram as seguintes:

- não tomar álcool no dia anterior de começar a subir

- não tomar nada com gás (água, refrigerante etc) no dia anterior de começar a subir

- não comer carne vermelha no dia anterior de começar a subir

- comer pouco e leve

- beber água normalmente, não muito pouco

- tomar chá de coca um dia antes de subir

- na altitude, seguem as mesmas recomendações acima e mais:

- movimentar-se devagar

- respirar fundo quando sentir falta de ar

- não andar curvado pra frente, e sim abrir o peito

- mascar folhas de coca (deixar na bochecha)

- trabalhar o psicológico (pensar positivo)

Para alguns pode parecer bobagem, mas para mim e o grupo do 4x4 funcionou bem. Quem tiver dúvidas, é só me escrever.

• Colaboradores
Postado

Léo, Re e Marcio.

Muuuuuuuito obrigado. Tiraram mais dúvidas. rsrsrsrsrs

Sobre o Uyuni, estava esperando pagar em torno de R$ 500,00. Pelo visto, meus custos irão aumentar e muito, ainda mais se resolver fazer a Cejar. Estou na dúvida ainda quanto a ela, vou deixar para meu bolso resolver lá.

Quanto pagaram o Piedras de Rojas e Valle Del Arcoiris?

E pelo visto, de passeios em SPA + Uyuni, irei gastar em torno de R$ 1.000,00. Confere esta informação, levando em consideração estes dois de cima e algum vulcão?

E quanto ao que levar na mochila, melhor levar todos os trapos ou deixo uma parte no hostel? Vocês levaram tudo?

• Colaboradores
Postado

Eu paguei 115.000 pesos no Uyuni pela World White Travel (dez/14). Na cotação que o real estava na época, deu R$575,00. Aliás, para mim, valeu MUITO mais a pena levar dólar. Levei os reais só por precaução, pois não queria sacar dinheiro, pagando IOF desnecessariamente.

Piedras Rojas paguei 45.000 pesos pela Maxim Experience, sem dúvidas uma das mais baratas. Valle del Arcoiris, se não me engano, foi 25.000 pesos pela El Relincho. Aliãs, quanto as agências, fiz uma pesquisa enorme de agências boas, ruins, etc. Tudo perda de tempo. Você contrata uma agência, acaba indo por outra para fechar grupo. Escolha a mais barata que estiver fazendo, naquele dia, o tour que você quer. Eu paguei 75.000 pelo Lascar na Adventure Atacama, fui junto com a galera que pagou 90.000 pela Vulcano Expediciones.

Cara, eu gastei mais do que isso, mas a minha viagem não é parâmetro, pois eu "gastei o lucro", não me preocupei muito com economizar. Gastos básicos: 15.000 pesos quarto individual no hostal Tuyasto, com café da manhã; Fazia apenas uma refeição por dia, dá para gastar até 2.500, mas, se quiser comer melhor, com 4.000 - 5.000 almoça-se bem (você pode dividir os pratos no Delicias de Carmem, são enormes). Os passeios você gasta entre 25.000-30.000 para os de meio dia, entre 40.000-50.000 os full day. Vulcões ficam entre 70.000-90.000

Quanto a mochila, eu só deixei coisas no hostel pois eu estava com uma de 85l lotada. Se for mesmo com uma de 48l, leva tudo.

• Membros
Postado

Laguna Cejar da pra fazer de bike, 30km indo e 30km voltando...

Um amigo que fiz lá tava sem dinheiro pra pagar o tour e fez, chegando lá, o posto de fiscalização do parque onde paga a entrada fica meio afastado... ele se fez de joão sem braço e foi sem pagar nada HAHAHA... cada um com seus métodos!

Só complica um pouco se você quiser ir até a laguna tebinquiche e nos Ojos de Salar!

Pedras rojas eu vi por 50.000 pesos.

Como já foi dito aqui, pra economizar, vc pode fazer Vale de la Luna, Vale de la Muerte, Pukara Quitor e a cratera do meteorito de bike, dependendo da sua disposição física, da pra fazer mais passeios, o mesmo que fez Laguna Cejar, fez termas "puripobre" e pueblo Toconao...

Eu fiz Uyuni em 26/12/14 agora, o passeio de 4 dias que retorna a SPA, paguei 120.000 pesos, o que na cotação que eu peguei (228) da uns 530 reais, fiz pela Atacama Mistica, muito boa por sinal, o dono lá da desconto pra geral, só não me deu pq zuei que o Brasil tinha ganho do Chile na copa do mundo, e que não me importava o 7x1... HAHAHA! Umas amigas que fiz no passeio conseguiram pagar 110.000 o de 4 dias, e as outras 80.000 o de 3 dias.

Levei a mochila cargueira cmg, elas ficam no alto do 4x4 o dia todo do passeio, e eles descem elas quando você chega no refúgio, pra mim foi útil, me sujei na laguna colorada entrando nela :P

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...