Ir para conteúdo
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama
Conteúdo disponível apenas para leitura.

➡️ Clique aqui para acessar o tópico ativo sobre o Deserto de Atacama
🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Fala ae galera...

Estou teclando do Chile, fazendo um mochilao de Santiago ao atacama (SP). Meu plano era voltar por Santiago, mas pelo tempo de viagem de SP ser longo (24 hs), prefiro ir a Lima e conhecer mais um pais, mesmo que rapido, alem do que, as passagens aereas de Lima para Sao Paulo sao mais baratas, se comparadas a Santiago.

Agora, para que isso seja possivel, gostaria de saber se alguem ja pegou ou conhece alguma linha de onibus que faca esse trajeto.

Valeu!!!

• Colaboradores
Postado

Adalberto, facilmente vc conseguirá, mas...

O caminho que posso te recomendar é vc ir antes para Calama para depois embarcar para cidade de Arica que é fronteira com a cidade peruana de Tacna. De Tacna vc consegue onibus para subir até Lima fácil fácil... nao lembro a distância mas nada de algo torturante.

Recomendo vc ter um mapa, ajuda bastante!

• 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado

Pessoal,

lendo este topico só li indicação da agencia 'Colque Tours' e 'Cordillera Traveller'(somente tours para Uyuni) em SPA. Alguem indica outra(S)?

ainda mais que os precos do site estão todos em dólares!!!

Leocaetano, vc fechou por esta agencia os passeios que vc fez? Pq vc pagou tudo em CLP e convertendo os preços nao chegam aos que estão em dolares...

Abraço,

FH

• Membros de Honra
Postado

Se paga preferencialmente em dólar.

Não cai nessa de agencia melhor ou pior, pois eles somente são intermediários dos donos dos Jeeps.

Colque e Cordillera Tour cobram 110 dólares pelo passeio de 3 dias. As outras cobram de 80 a 85 dólares.

Muitas vezes vc vai no mesmo jeep que pessoas que fecharam com a Colque e Cordillera e pagaram mais caro que vc.

Eu fui em 2008 em um jeep novinho, com ótima comida e tudo mais, por 85 dólares. Fomos junto com um jeep do pessoal da Colque e estava bem velhinho.

Comida e estada foram as mesmas também.

Não paguem pela ''Marca'' !!! ::carai::

• Membros de Honra
Postado

Cara, é inegavel que cada região tem seus encantos, mas SPA e o Salar sao muito parecidos, sendo que do que eu conheci eu achei o Salar muito mais bonito alem de ser bem mais barato. A sensação é mais ou menos a de voce pagar carissimo para ir para Cancun sendo que tem praias tão bonitas quanto no Panamá. Eu acho que vale muito mais a pena voce cortar uns dias em SPA e fazer o passeio completo pelo Salar. Eu quando fui fiz Valle de la Luna+Geysers del Tatio+Lagunas cejar+Passeio de bike pela quebrada del diablo (esses dois ultimos achei os melhores) em dois dias e achei que valeu. Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama são uma boa para quem nao vai ter a oportunidade de ir a Uyuni.

• Membros de Honra
Postado

Concordo plenamente com vc Paulo.

Eu passei uma semana em San Pedro, fora os dias no Salar de Uyuni.

E também achei a parte boliviana muito mais bonita. E barata também !!

Abraço,

Leo

• Colaboradores
Postado

Acabo de voltar do Atacama, não tem uma semana ainda.

Aquilo lá é lindo demais!

E tudo saiu muito bem, em enorme parte graças às muitas dicas do pessoal daqui do "mochileiros.com".

Eu havia ganho uma passagem São paulo Santiago e não achava passagem de Santiago até Calama a nao ser por um alto preço (uns R$ 750,00 cada uma).

Quando já estava quase desistindo, resolvendo ou ir de ônibus até San Pedro, perdendo portanto 2 dias entre ida e volta, ou ficar por Santiago mesmo, sem ter muito o que fazer, eis que surge uma dica de entrar no site da Lan Chile NO CHILE. Ao invés de digitar " http://www.lanchile.com.br" , digitei " http://www.lanchile.com.cl" e foi a salvação! Comprei a mesmíssima passagem de R$ 750,00 cada uma, por US$ 154,00 cada.

Apesar de ter de passar praticamente uma noite dormindo no aeroporto de Santiago, aliás cheio de pessoas na mesma situação, deu tudo certo e cheguei finalmente ao Atacama.

Em San Pedro de Atacama nos dirigimos direto à Colque procurar passeios, e fomos bastante bem atendidos pelo Sr.Félix e pelo Gabriel.

Tem um esquema deles de ir para o UYUNI que leva 4 dias.....é uma opção, então, ao invés de gastar hospedagem em San Pedro, fazer esse passeio, dormindo nos lugares estabelecidos e já incluídos neste passeio. Segundo outro relato daqui do site, no entanto, parece que as hospadagens são extremamente simples.....

Conforme disseram anteriormente, vc fecha algum passeio por uma agência, e quando o passeio acontece é tudo misturado....vão pessoas de várias agências juntos.

Não sei se é padrão, mas em muitos casos notei que o veículo era do motorista e não da empresa.

Dos guias com quem tive mais contato, o que mais agradou foi um "cubano-chileno" chamado Luis Santander (segundo ele, o banco homônimo não é dele!rs), muito gente fina e animado. O celular dele é 09-8 875 08 71 e o e-mail é "tuchitomario7@hotmail . com". Minha namorada e eu fomos com ele mais 4 chilenos e 4 poloneses ao Salar de Tara, um passeio que não é dos mais populares, mas de uma beleza absurda. Ele é um cara que eu indico.

Outro passeio extremamente bacana é a Laguna Cejas, uma lagoa salgada onde se bóia facilmente, passando depois pelos OJOS DEL SALAR, dois buracos supostamente feitos pela queda de meteoritos, com água doce, e onde a gente tira o sal do banho na lagoa salgada. Pra finalizar o passeio, salgadinhos e pisco à beira da Laguna Tebenquiche, na verdade um pequeno salar dentro do Salar principal, mas com a superfície lisinha igual um lago congelado. O por do sol, não sei se devido ao efeito do pisco, é algo magnífico.

O Geisel del Tatio é obviamente imperdível, não apenas pelos jatos de água fervente ( a uns 85 graus, já que naquela altitude, mais de 4 mil metros a temperatura de fervura da água é bem mais baixa que ao nível do mar) , mas pelo frio da alvorada (peguei 7 graus negativos em plena virada do verão pro outono), algo que raramente os brasileiros presenciam. Uma coisa bacana é que nesse passeio é servido um café da manhã, já que não há tempo de tomar um no hotel, e o leite, de caixinha, é aquecido na água de um dos geisers.

Na volta passamos por uma vila de verão de pastores, Machuca, que a meu ver nada mais é do que uma vila cenográfica.......não me convenceu! hehehehehe!

As Lagunas Altiplânicas são outro passeio muito lindo. Nossa guia foi uma francesa chamada Betí , da Atacama Conection, uma pessoa extremamente competente e agradável. Também recomendo.

No meio do passeio passamos por uma espécie de jardim ou pomar no meio do deserto, numa das vilas do caminho, e apesar de ser um feito conseguir cultivar algo naquele deserto salgado, também me pareceu algo cenográfico e turístico demais pro meu gosto.

Na volta paramos numa praça e numa das esquinas em volta, diante de uma lojinha, há 2 lhamas com os quais se pode tirar fotos.

A comida não é barata, mas algo que notei é a sofisticação misturada à simplicidade do lugar.....

Todos os pratos possuem uma apresentação bonita, como pratos da cozinha francesa. Logicamente, a quantidade é maior, suficiente para matar a fome! rs

Comemos muito bem no ¨6 grados" numa rua paralela à pricipal, que é a Caracoles, e no Solcor (ainda mais em conta que o 6 Grados), que fica bem em frente à Colque, na transversal à Caracoles.

Os restaurantes mais "tradicionais" como o Blanco, o La Stanka e afins são excelentes, mas com preços mais caros. Quase todos oferecem MENUS completos, a um preço fixo, mas em alguns, após certo horário o menu acaba e só rola comida à la carte, com altos preços.

Vida noturna esqueça......parece que há uma lei local que não permite barulhos após as 23h, o que sinceramente não nos fez falta, visto que antes das 22h já estávamos na cama devido ao cansaço dos passeios.

Não esqueçam de levar paracetamol (Tylenol) para dor de cabeça....a altitude local (2550m) já é muito além do que estamos acostumados a ir (muito mais que Campos do Jordão ou Monte Verde, por exemplo), e isso pode causar dores de cabeça. Cuidado com excessos físicos.

Protetor solar especial para lábios são essenciais......leve-os no bolso e use-os direto e reto.......fora o protetor solar normal.......segundo um dos guias, a região é das mais desprovidas de proteção de ozônio em todo o planeta, havendo portanto altos riscos de proplemas posteriores devido à falta de cuidados com a pele.

Água também é item básico.......uns goles frequentes ajudam a frear aquele ardor nas vias aéreas devido ao ar por demais seco.....pra todo canto que for, leve água!

Bom...por hora já escrevi demais......outra hora continuo..

Deixo apenas registrado mais uma vez meu agradecimento o pessoal que postou anteriormente e que possibilitou que minha viagem fosse tão agradável como de fato foi.

Valeu!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...