Ir para conteúdo

Trilhas em São Paulo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado
Peço desculpas ao Felipe Santos, por não responder ao tópico.

Devido as chuvas e trovoadas, fiquei + de 1'0 dias s/net aqui em casa. Espero que tenham feito um bom passeio ao Núcleo Curucutu.

não tem problemas Mirtes :D

tudo ocorreu conforme o previsto (ainda bem!!)

E aí, pessoal!

Tudo beleza?

Eu estava passeando pela net, e resolvi dar uma passagem aqui.

Infelizmente só encontrei esse tópico após cerca de tres meses que ele foi criado.

Vocês ainda estão na ativa nas trilhas?

Tem chance de um perdido como eu participar da proxima?

Até mais!

opa! beleza brother?

só ficar atento nesse topico aqui que vira e mexe aparece algo

abraços

• Respostas 807
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Colaboradores
Postado (editado)

Galerinha, muito obrigados a todos que fizeram da trilha do Mirante no Nucleo Curucutu um sucesso.

Segue um resumo das fotos do pessoal e alguns comentarios do Nucleo Curucutu:

Na estrada ponte alta, momentos antes de cruzar a ponte para o outro lado do trilho:

20110201114339.jpg

Todo o caminho até o Nucleo foi uma aventura a parte, foi cheio de buracos, barro, e muitas e muitas pedras de todos os tamanhos:

20110201114440.jpg

Chegada no nucleo, nunca ficamos tão felizes com esse momento heheheh:

20110201115117.jpg

Toda a galera reunida (inclusive o monitor - em pé a esquerda com o binóculo) no galpão do nucleo, se preparando para o inicio da trilha:

20110201115346.jpg

da esquerda para a direita:

de azul agachada, a Rosangela; de branco semi agachado, eu; de azul claro em pé, é a Nilma; de vermelho é o Souza; ao lado dele o Edir; a Gleice de Vermelho, e do lado dela o Reginaldo

A Juliana de branco e boné agachada; Cris tambem agachado e do lado dele, a Bruna, e, para finalizar, deitado no chão, o Tasco ( um cão da raça Dachshund la do nucleo, na verdade, acho que é Dachshund x Vira lata)

Ao redor do nucleo:

20110201115828.jpg

um trecho da trilha até o mirante, ao longo da trilha, passamos tanto por mata fechada como tambem aberta:

20110201115922.jpg

20110201120159.jpg

20110201120301.jpg

Nascente do Rio Capivari, segundo a placa é a unico rio não poluido da Capital Paulista:

20110201120459.jpg

A caminho do mirante:

20110201120600.JPG

Ja no mirante, o marco da divisa de municipios: São Paulo - Itanhaem

20110201120647.jpg

Vista do mirante, infelizmente por foto não dá pra ver direito, porem, se repararem uma faixa horizontal azul bem no meio da foto, la é onde o mar se encontra com o céu ( ao fundo, a cidade Praia Grande)

20110201120910.JPG

Vista do Mirante, a faixa de nuvens que existe na foto, dá pra dar ter uma ideia até onde dá pra se avistar o mar.... bem no centro da foto é a Ilha da Queimada Grande (considerado o local mais perigoso do mundo por ser o viveiro da cobra mais mortal do mundo, estimativa de ter 5 cobras para cada metro quadrado de ilha) fica a 35 Km do litoral de Itanhaem, e depois da ilha, ainda percebe mais agua, ao vivo é magnifico!

20110201121137.JPG

O caminho de volta, pegamos outra trilha para irmos a uma igreja que tem no local:

20110201121633.JPG

20110201121806.jpg

Igrejinha local, datada de 1963, não tem mais do que cinco metros quadrados, e ainda é realizado missas no local (do lado de fora, claro):

20110201122005.JPG

20110201122203.JPG

De volta ao nucleo, algumas pegadas que o pessoal encontrou pelo nucleo, entre elas, algumas de antas, duas de Lobo Guará e outras de Onça parda (segundo o monitor, tem 4 onças pardas no nucleo, infelizmente - ou felizmente hehe - não conseguimos ver nenhuma onça por o animal ter mais habitos noturno):

20110201122522.JPG

20110201122618.jpg

Caminho de volta (infelizmente) porem, nossa aventura não acabou aqui... no proximo post coloco a continuação :D

20110201122841.jpg

bom, é isso galera, a trilha do mirante foi show de bola e perfeita, sem nenhum imprevisto sem chuva e sem nada, aos que não foram e aos que não conseguiram ir não se preocupem, com certeza terá proxima! Principalmente depois do que o monitor disse pra gente.

ps: Gleice, troca o tenis :D

Editado por Visitante
  • Colaboradores
Postado

Segue a continuação da nossa jornada:

essa trilha não foi comentada aqui quando estavamos preparando a ida para o curucutu, estavamos conbinando em Of entre apenas 3 ou 4 pessoas, simplesmente pq não saberiamos se iria dar tempo de fazer curucutu e essa trilha.

Tudo dependendia da nossa saida para o nucleo curucutu assim como tambem o estado da estrada até la e o clima, o que, talvez, iria prejudicar nosso retorno.

Como tudo occoreu bem, nossa saida do nucleo curucutu foi dentro do horario e de la seguimos para a segunda trilha do dia, como ja estavamos no extremo sul da zona sul, e ja acertado de desviar um pouco o nosso caminho de retorno resolvemos dar um pulinho na Represa de Guarapiranga para irmos ao Parque Ecologico do Guarapiranga para fazer a Trilha da vida, uma trilha sensorial que consta no passaporte TRILHAS DE SÃO PAULO ( http://www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br/ )

Segue um resumo das fotos do pessoal:

Chegada ao Parque Ecológico Guarapiranga:

20110201132246.JPG

Placa do parque:

20110201132901.JPG

Não sei se todos compartilharam o mesmo sentimento que eu, porem, fiquei realmente triste com isso, em todas as nossas trilhas em parques estaduais e reservas de conservação, normalmente existem alguns museus que conta um pouco da historia do lugar, ou da fauna ou da flora, como por exemplo o do nucleo Engordador que tem alguns animais empalhados (mortes naturais, claro), do nucleo da Pedra grande que tem alguns insetos, outros com ferramentas da epoca, o Nascente do Riacho do Ipiranga com o seu museu, enfim, e depois da beleza do Nucleo Curucutu com suas pegadas de lobos guara e de onças pardas que habitam o local, entramos no museu do Parque ecologico de Guarapiranga e encontramos o museu deles que foi feito para conscientizar as pessoas, mostrando apenas um pouquinho de tudo que é encontrado dentro do Guarapiranga:

20110201133232.JPG

20110201133848.JPG

20110201134153.JPG

20110201134300.jpg

Com certeza isso não é orgulho nenhum para o parque em mostrar isso em seu museu, com certeza eles queriam mostrar coisas muito melhores, porem, infelizmente tem que ser mostrado para conscientizar as pessoas e mostrar que o Guarapiranga não é um lixão a céu aberto, o pessoal do parque está de parabens pelo trabalho de conscientização, pena que não conseguem ter uma ampla divulgação disso.

La não se resume só ao museu e a trilha da vida, tem muitas coisas legais para se ver la, é que não tivemos tempo para ver, ja que a trilha da vida, apesar de pequena, envolve todo aquele preparo antes da trilha e o ideal é entrar um por vez nela e só depois que um sair de la, o outro entra. cada um demora uns 20 minutos na trilha, e estavamos em 10, então....

No fundo do parque e atras do museu, o inicio da Trilha da vida:

20110201134751.jpg

A trilha como é sensorial (que mexerá com todos os sentidos de nosso corpo como o olfato, o paladar, a audição e o tato, apenas excluindo-se dai a visão) tem que ser feita descalço, sem boné, sem oculos, sem mochilas, e com as calças e mangas arregaçadas, tambem deverá ser feito vendado e de preferencia tambem, mesmo com a venda, de olhos fechados pois dá pra ver algo no cantinho do nariz, mesmo sabendo que dá pra ver mantive meus olhos fechados pois é essa a real intensão dessa trilha, então, pq ficar espiando não é mesmo?:

20110201135243.JPG

Como nós sempre nos apoiamos em nossa visão para sentirmos seguros, tanto o Japones como a senhora de olho azul (esqueci o nome deles, se alguem lembrar, por favor, me falem :S) nos passou segurança e tranquilidade, foram eles que nos guiaram ao longo de toda a trilha, nem dá pra ficar preocupado por estarmos "cego" temporariamente (nas fotos, Cris e Gleice):

20110201140103.JPG

20110201140331.JPG

No final da Trilha, depois de que todos completaram, um pequeno debate sobre a trilha:

20110201140905.JPG

Retorno para a casa, a ultima foto no parque Guarapiranga:

20110201141227.jpg

considerações finais:

para mim, apesar de não ser nada dificil, nem demorado, e impossivel de tirar fotos durante a trilha, a trilha da vida foi uma das mais marcantes até hoje, sensações unicas que só quem ja fez sabe, impossivel colocar em palavras, tanto verbalmente quanto na escrita, o que, com certeza, mesmo sem fotos para registrar o momento, vai ficar na mente de todos que participaram

o negócio é ir mesmo e conferir, vale a pena a ida

essa é outra que penso em voltar só manifestarem a vontade que estou dentro :D pois, quero ver o resto do parque e fazer a Trilha da Agua Amiga tambem

• Colaboradores
Postado

Nossa Fe, adoreiiii !!! O relato e as fotos...Muito Obrigado.

Ps: Podexa próxima aquisição será outro Tênis viu rsrsrs...

Bjkas a Todos curti muitoooo esse domingão com vocês!!!

• Membros
Postado

Galera que ficar em SP, alguém a fim de ir na Cachu do Ouro Fino em Santa

Isabel (região de Guarulhos), no dia 13/fev (domingo)?

A cachu fica dentro de um parque municipal +/- 7 km da cidade.

Custo?

Busão p/ Sta Isabel R$4,80 (sai do metro armenia) + busão municipal (ou

caminhada de 7 km, vcs decidem) + Entrada do parque

Disseram que o parque tem infraestrutura (quiosque, banheiro, etc).

Obs: o busão municipal para o parque sai em horários irregulares.

Se alguém topar, depois combinamos o ponto de encontro e horário certinho. :mrgreen:

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...