Ir para conteúdo

Vai comprar sua máquina fotográfica? Veja aqui as dicas

Posts Recomendados

• Colaboradores
Marcos... Agora tu me afundou em duvidas denovo!!!

Eu curti demais essa Canon G1x, mermao que bonitinha.... E e CAnon!!!

Eu so quero uma camera com um bom foco (ou sou eu que tenho q ser boa fotografa??) kkkk, e que faca fotos claras, bom flash, gosto daquelas fotos que parece photoshop sabe?

Beeeem brega mesmo... A minha Sony mostra umas fotos descomunais ma tela, quando passo pro PC ficam fotos de boas pra normais.... Ai decifi por um modelo assim mais avançadinho pra ver as fotos ficam melhores no PC. Nao quero foto da lua nao, entao esse zoom todo nem precisa...mas quero uma lente legalzinha, uma camera mais em conta agora e nao DSRL ainda.... Vou investir na profissional depois...

Pois entao, e agora que ja nao sei se quero a P510 ou a G1x.... Ferrou tudo :( haha

Creio que exista alguma contradição em suas expectativas. Focar todas as câmeras focam, todas possuem um modo de foco automático e, as DSLRs permitem que se faça o foco manual. Uma foto que quando vista parece bem "focada" ou seria dizer bem nítida, muitas vezes tem mais do que apenas a questão do ponto de foco, entre outros o uso ou não de tripés a depender da condição de luz e o DOF, que implica na regulagem da abertura da lente.

Quanto a fotos claras, devo esclarecer que é possível a regulagem de exposição na câmera e, depende de como irá fazer a fotometria da cena entre outras coisas. Se quer dizer que gostaria de tirar fotos em ambientes com pouca iluminação, deve optar por DSLRs, pela questão do tamanho do sensor e por poder escolher lentes claras.

Nenhuma máquina possui bom flash on board, o máximo um flash aceitável. Se isso for fundamental, terá que comprar um flash.

Entendo que tenha várias expectativas, que somente o aprendizado irá lhe direcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 728
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros de Honra

hehe, eu também ficaria confuso. Acho que você vai se virar bem com qualquer uma das opções, eu só te dei outras porque eu pelo menos aproveitaria a oportunidade de já estar nos EUA e pegar algo muito bom no mínimo pela metade do preço.

Quanto ao "foco", você deve estar se referindo a fotos que não ficam borradas. Isso é função de algumas características técnicas e do controle manual do fotógrafo. Não vou entrar em detalhes aqui, pois você ainda não ia entender. O que posso te garantir é que todas as câmeras apresentadas possuem o potencial de fazer fotos com foco correto.

Não conheço o modo automático da P510, nem o da G1x. Posso te falar que o modo automático da S95 (S100 e S110 também) é fantástico. Uns 90 % pelo menos das fotos diurnas ficam com foco, balanço de brancos e exposição corretas (a grosso modo, só pra você entender, nitidez, cores e "brilho" corretos). Acredito que tanto a P510 quanto a G1x também tenham excelentes modos automáticos. No caso da S100 e da G1x, elas se destacam especialmente em fotos noturnas. O flash da S100 é excelente para uma compacta. O que o Pensador falou é verdade, os melhores flashs não vem com a câmera. Mas te garanto que para quem é amador o flash original é bom o suficiente.

Faça a escolha pelo seu orçamento. Se puder pagar, vá de G1x e não se arrependerá, a câmera é fantástica. Se ficar apertado, pode ir pela S100 ou P510 (eu iria de S100) e você achará muito bom da mesma forma. Pode ler reviews na internet sobre essas câmeras e você vai ver que fará ótima compra.

PS: é importante ter em mente que não importa a câmera, algumas coisas de certo modo levam a fotos desfocadas, como trepidação e pouca iluminação (na verdade, não é bem a iluminação, mas para todos os efeitos entenda dessa forma).

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  • Membros

Pessoal, alguém sabe se vou sentir muita diferença se passar de uma lente com abertura 2.6-6.3 pra uma 3.3-5.9? É uma compacta, então não tenho opção de trocar (nem quero). A minha atual não tem modo manual, então na verdade não aproveito 100% essa abertura maior... como quero começar a "brincar" com os ajustes manuais, vou comprar uma mais avançada, mas fiquei meio 'assim' com essa abertura, pois não sei qual seria a diferença prática... minhas intenções são totalmente amadoras, quero fotografar minhas viagens (paisagens, monumentos etc) e reuniões de família, enfim...

Ah, o modelo que estou vendo é a Panasonic Lumix ZS15 (ou a 20, se achar num precinho mais camarada).

Link para o comentário

• Colaboradores
Pessoal, alguém sabe se vou sentir muita diferença se passar de uma lente com abertura 2.6-6.3 pra uma 3.3-5.9? É uma compacta, então não tenho opção de trocar (nem quero). A minha atual não tem modo manual, então na verdade não aproveito 100% essa abertura maior... como quero começar a "brincar" com os ajustes manuais, vou comprar uma mais avançada, mas fiquei meio 'assim' com essa abertura, pois não sei qual seria a diferença prática... minhas intenções são totalmente amadoras, quero fotografar minhas viagens (paisagens, monumentos etc) e reuniões de família, enfim...

Ah, o modelo que estou vendo é a Panasonic Lumix ZS15 (ou a 20, se achar num precinho mais camarada).

Oi Cris,

Na minha modesta opinião, existem outros fatores até mais importantes do que perder menos do que 1 ponto de luminosidade. A perda está aí, mas deve olhar outros aspectos. Primeiro deve comparar as distâncias focais de ambas as máquinas. Como imagino que a perda desta luminosidade na faixa de menor distância focal deva ser em algo equivalente a 24-28mm (equivalente em filme), na parte de grande angular, a diferença não é notável, visto poder utilizar velocidades inferiores sem risco de tremer a foto.

O lado positivo é que na ponta tele, vc tem uma abertura maior que a original de 6.3 e, isso é bem melhor. Outra coisa é que a variação de f é menor, traduzindo uma lente teoricamente de construção melhor.

E, por fim, vai ganhar muito com os controles manuais.

Apenas como sugestão, verifique algumas compactas da canon, olympus, leica, que tem ótimas lentes e, sensores maiores e melhores.

Link para o comentário

• Membros

Pensador, muito obrigada pela resposta!

Ainda estou no começo do meu aprendizado sobre fotografia, então não entendi tuuuudo que você falou (hahah), mas vamos lá:

A distância focal da minha atual (uma Sony Cyber-Shot) é 25-125mm e dessa Lumix é 24-384 mm (ela tem um zoom de 16x). Eu não tinha pensado nessa de a abertura 5.9 ser melhor que a 6.3, realmente faz sentido! :D

Eu já dei uma boa pesquisada nas outras marcas, é que tem outras coisas das quais não abro mão que acabaram excluindo-as. A Canon S100, por exemplo, tem zoom de somente 5x (que é o da minha atual, e muitas vezes sinto falta de algo a mais). Agora, não sabia que a Leica tinha máquinas próprias... sei que as Lumix utilizam lentes dela, mas enfim, vou dar mais uma pesquisada, sim! Até porque não estou pensando em comprar a nova exatamente agora. Obrigada novamente!

Link para o comentário

• Membros de Honra

Cris,

De F/4 para F/2.8 por exemplo você tem o dobro da quantidade de luz entrando no sensor, mantida a mesma velocidade de obturador. Quanto maiores as aberturas comparadas (ou seja, menores F/ comparados), maior a quantidade de luz, a escala aparentemente é logarítmica. Então de f/3.3 para f/2.6 tem uma diferença razoável, sim. Mas há outros dados que são tão importantes quanto a abertura, como tamanho e qualidade do sensor e a construção ótica da lente, detalhes que podem ir além das especificações técnicas e é bom ler reviews para saber.

Há boas câmeras da Canon série SX com zoom de pelo menos 10X. É preciso avaliar o que é prioritário. Pra mim por exemplo um alcance maior não compensa uma piora dos itens mencionados acima. Eu já comprei a S95 (antecessora da S100) tendo isso em mente e não me arrependi, embora eu por vezes sinta falta de um alcance maior (a S95 tem apenas 3,6x !). É fantástico poder tirar boas fotos em condições de pouca luz, o que é bastante frequente. Quanto ao zoom, eu compenso um pouco fazendo um crop na pós-edição. Não é ideal, mas um crop te proporciona uma pequena perda de qualidade, dependendo das condições. Já uma câmera ruim para fotos de pouca luminosidade, isso não tem jeito. Luz é tudo em fotografia.

Link para o comentário

• Membros

Então, Marcos... a SX240 e SX260 da Canon têm abertura máxima de f/3.5, e o tamanho do sensor é igual ao da Lumix. Algumas de outras marcas começam a distância focal em 28mm (quero no mínimo 25, por causa das paisagens). Outras extrapolam o que pretendo investir no momento. Como eu mencionei, minhas intenções são completamente amadoras, ainda mais agora que estou começando a aprender sobre tudo isso. Quase não imprimo fotos (e quando o faço, é em 10x15 mesmo), enfim... por tudo que eu li, a Lumix é uma boa câmera e vai atender às minhas necessidades neste momento (que é basicamente aprender a mexer com os controles manuais).

Outra coisa: não tenho paciência/não gosto/não sei mexer com pós-edição. :P Não me vejo montando uma panorâmica "na mão", por exemplo... sim, sou preguiçosa! ::hãã2:: Alguns crops e ajustes simples de cores até faço, mas não quero ter que ficar "dependendo" disso (no caso do zoom, que você citou)...

Mas é lógico que ainda estou aberta a sugestões... a pergunta foi mais por uma questão de comparação, agora já vi que nas compactas o mais comum é uma abertura máxima entre 3 e 3.5 mesmo... vou ver se faço uns testes com minha Cyber-Shot em situações de pouca luz pra ver o que acontece...

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...