Ir para conteúdo

Vai comprar sua máquina fotográfica? Veja aqui as dicas

Posts Recomendados

• Membros
Ficaram algumas dúvidas. Se o amigo puder esclarecer:

Olá JrMayer! Vou tentar te ajudar, junto com os demais, sobre as suas dúvidas.

1) Melhor então procurar sempre uma câmera que grave em extensão .RAW, para poder "trabalhar" a foto posteriormente

Seria muito interessante você ter esta possibilidade dependendo de como e onde for usar suas fotografias. Discutimos este assunto neste tópico: jpeg-ou-raw-t36909.html#p664108 , leia tudo com atenção que te esclarecerá bastante sobre este valioso recurso digital. Se tiver mais dúvidas, não se acanhe e poste-as aqui ou lá que tentarei ajudar no que for possível. ::cool:::'>

2) Câmeras digitais mais simples, mas com regulagem de abertura e exposição seriam uma "farsa"?

Nunca!

Elas apenas não são práticas para se trocarem as configurações a cada clique se necessário. Entenda, o propósito destas câmeras serem assim, coloca no bolso e pronto, estará com você para qualquer momento. ::otemo:: Câmera profissionais são grandes e pesadas, precisa de cacarecos para tudo. As compactas visam a praticidade antes de tudo e cumprem muito bem este papel. Quer arriscar fotos com as configurações manuais nelas, tudo bem, o limite não será menor que a capacidade da própria câmera!

A segunda pergunta se dá por eu ter duas câmeras, uma delas com 4.0 mp e a outra com 12.1 mp (que na época da compra eu acreditava nos megapixels, até ler sua matéria), sendo que as melhores fotos eu sempre tirei com a menor câmera. Todavia, esta é a que tem algumas regulagens que posso fazer manualmente, mesmo sendo ambas compactas!

Para você entender, o que eu coloquei na postagem acima sobre os pixels, sua câmera de 4.0mp era melhor que a de 12.1mp por outras questões além da quantidade de informação. Mas quantidade de informações com boa qualidade é uma quantidade de boas informações. Confuso? :D Não fique, tentarei ser mais claro, a qualidade não esta diretamente relacionada com a quantidade, isto deu para entender, agora, se tem uma quantidade grande com qualidade é melhor que uma quantidade pequena com qualidade, certo?

Nunca se baseie apenas no MP da máquina para comprar uma câmera, mas também, se o sensor for excelente e a lente ruim, imagina a luz que será registrada. ::ahhhh:: O conjunto precisa ser bom, sempre. Cada um com a sua função trabalhando junto, bom tamanho pelo que a câmera consegue capturar, pelo que passa pela lente, etc. Mais uma vez, um link sobre o assunto neste outro tópico: cameras-nikon-t31255-150.html#p664183

Abraço e qualquer coisa é só avisar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 728
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Colaboradores
Antes de mais nada, muito boa a sua intenção de ajudar na orientação sobre o entendimento das câmeras, Yagoat! E por este mesmo motivo, pela fidelidade ao conhecimento, não pude deixar para trás certas informações errôneas no seu texto. Serei direto pois apenas pretendo esclarecer alguns pontos e, com você, ajudar a quem necessita de uma força.

Beleza,

A qualidade da imagem esta relacionada sim com o tamanho da imagem. O número de informação é maior com mais pixels. O que não dá para dizer é que, somente pela quantidade de megapixels, sem a questão do sensor, lente, e todo resto, as fotos terão uma qualidade boa. Uma vez que se pegar a mesma câmera, tirar duas fotos com duas resoluções diferentes é óbvio que a quem tem mais informações terá mais qualidade.

Ok concordo plenamente com você, vou arrumar a forma como posicionei a informação, agora te faço uma pergunta hoje no mercado, existem câmeras nos oferecendo uma qualidade baixa em questão de megapixel ?

As informações sobre os sensores estão incorretas. Nunca que a qualidade do CMOS ultrapassou a qualidade de CCD, a questão é muito mais complexa e precisa entender melhor seu funcionamento e porque algumas empresas optam por usar a tecnologia CMOS. Leia este texto [ http://www.teledynedalsa.com/corp/markets/ccd_vs_cmos.aspx ], está em inglês, será bom para estenderemos a discussão.

Você citou o tamanho dos sensores e afirmou que o CMOS é uma sensor maior que o CCD. Quando definimos uma câmera FULL FRAME, tanto com CMOS como CCD, isto significa que o sensor tem exatamente o mesmo tamanho de um filme de 50mm. Nas câmeras semi-profissionais, um modelo da Nikon com CCD multiplica a imagem pelo valor da lente por 1.5x e uma Canon com CMOS multiplica por 1.6x. Um exemplo para quem não está acostumando com isto, se você coloca uma lente de 18-55mm na sua câmera semi-profissional e foca algo usando a marcação da lente em 55mm, terá que multiplicar este valor por 1.5x no caso do corpo da câmera ser Nikon ou 1.6x no caso de ser uma Canon. Portanto, os 55mm ficariam 82,5mm para esta Nikon e 88mm para esta Canon. Já se for uma câmera FULL FRAME não é necessário esta multiplicação pois o SENSOR dela não cortará nada da imagem recebida. Então, como pode o sensor CCD ser menor que o sensor CMOS? A tecnologia não é a diferença, o tamanho é definido apenas pelo custo e recurso do modelo em questão, cabendo à empresa decidir sobre o tamanho que usará.

Vamos por partes, o que disse sobre a qualidade CMOSXCCD pelo link que você me passou pelo que li por cima (lerei com mais calma para discutirmos o asssunto) os dois podem ser equivalentes. Agora em nenhum momento eu afirmei que o CMOS é maior que o CCD, apenas informei que a maioria dos sensores grandes são criados na tecnologia CMOS, vou tentar pontuar direito para não causar interpretação errada.

O ISO numa analogia com as câmeras de filmes (antigos), é a granulação da imagem. Será justamente a quantidade de informação para preencher no tamanho definido pelos pixels da foto. Claro que é necessário um balanceamento entre a velocidade, diafragma e o ISO dependendo da luz ou a intenção da foto. Mesmo nas câmeras compactas é possível fixar o valor do ISO deixando a câmera calcular apenas a velocidade e o diafragma baseado nisto. Na verdade, é uma da configurações mais fáceis para se exigir destas câmeras e até dos celulares que tiram foto.

Só não entendi aqui ? qual informação seria errada ?

Agradeço suas pontuações, que concerteza só irá ajudar no tópico, agora quando você diz informações errôneas acho que essa palavra soa um pouco forte, peço desculpas pelas palavras erradas que acabei utilizando causando um conflito no que gostaria de dar a entender e no que foi entendido.

Mais uma vez agradeço de verdade sua pontuação, pois isso mostra que você se interessa pelo assunto, eu não sou fotógrafo profissional sou um amante da fotografia e não há muito tempo por isso tentei "acho que de maneira errada" deixar um texto que seria de facil entendimento pois não adianta eu jogar informações sobre cálculos ou debates que até quem atua há anos na área não tem uma informação completa,com o tempo e ajudas acho que conseguimos ir jogando informações mais complexas porém de fácil entendimento vou arrumar os pontos citados por você e se quiser me mandar MP ou até mandar pelo tópico podemos alterar/adicionar qualquer informação que seja para o bem dos que não são tão entendedores.

Abraços

Link para o comentário

• Membros
agora te faço uma pergunta hoje no mercado, existem câmeras nos oferecendo uma qualidade baixa em questão de megapixel ?

É relativo, uma câmera é diferente da outra, ou não existiria competição no mercado. Eu posso achar a qualidade mais baixa de tal marca ou modelo em comparação com outras, e até em comparação de como eu VEJO da imagem a ser capturada. Esta visão que torna um fotógrafo bom!

Vamos por partes, o que disse sobre a qualidade CMOSXCCD pelo link que você me passou pelo que li por cima (lerei com mais calma para discutirmos o asssunto) os dois podem ser equivalentes. Agora em nenhum momento eu afirmei que o CMOS é maior que o CCD, apenas informei que a maioria dos sensores grandes são criados na tecnologia CMOS, vou tentar pontuar direito para não causar interpretação errada.

Vou citar aqui o trecho da sua primeira postagem onde fala do tamanho do sensor:

outro fator é que os sensores CCD são criados normalmente em tamanhos menores, já para a tecnologia CMOS são criados sensores muito maiores tendo assim uma maior captação de luz, e maior ângulo de visão, abaixo você terá uma noção do ângulo de visão quando abordarmos o fator corte.

Se o que você escreveu pudesse ser exemplificado demonstraria aparentemente o oposto. O que também seria errado. O CMOS pode até ser mais encontrado nas câmeras, não pela qualidade ou pelo tamanho, mas pela maneira dele dar uma 'ajeitadinha' na foto.

Só não entendi aqui ? qual informação seria errada ?

Agradeço suas pontuações, que concerteza só irá ajudar no tópico, agora quando você diz informações errôneas acho que essa palavra soa um pouco forte, peço desculpas pelas palavras erradas que acabei utilizando causando um conflito no que gostaria de dar a entender e no que foi entendido.

Mais uma vez agradeço de verdade sua pontuação, pois isso mostra que você se interessa pelo assunto, eu não sou fotógrafo profissional sou um amante da fotografia e não há muito tempo por isso tentei "acho que de maneira errada" deixar um texto que seria de facil entendimento pois não adianta eu jogar informações sobre cálculos ou debates que até quem atua há anos na área não tem uma informação completa,com o tempo e ajudas acho que conseguimos ir jogando informações mais complexas porém de fácil entendimento vou arrumar os pontos citados por você e se quiser me mandar MP ou até mandar pelo tópico podemos alterar/adicionar qualquer informação que seja para o bem dos que não são tão entendedores.

Abraços

Amigo, as informações que citei antes não são verdadeiras, seja pelo texto ser sujeito a más interpretações seja por falta de conhecimento no assunto. Se está começando agora e deseja ajudar, seja humilde e entenda que informações sem fundamentos são prejudiciais, principalmente para as pessoas envolvidas na área. Te encorajo a ler mais sobre o assunto e, com o tempo, ir ensinando sobre o que realmente domina. Não é minha vontade te dizer o que deve fazer, apenas estou deixando claro que sempre aparecerão pessoas evidenciando informações de cunho duvidoso.

deixar um texto que seria de facil entendimento pois não adianta eu jogar informações sobre cálculos ou debates que até quem atua há anos na área não tem uma informação completa

De novo você afirmou um dado sem base, tanto por ser novato na fotografia (como você mesmo escreveu) quanto por não possuir provas que o ateste. Não há dúvidas sobre o ISO, Sensor, Megapixel, etc., são informações técnicas, assim que estudar com seriedade os temas saberá o que não passa de opinião e o que é verdadeiro.

Por último, pelo Dicionário Mini Aurélio:

er.rô.ne:o [Lat. erroneu.] adj. Que contém erro; falso.

É o significado da palavra, não o valor popular atribuído a ela.

Seu texto apenas ficou simples para ser entendido por conter muitos erros. Não são assuntos simples de serem entendidos por quem não se dedica.

Percebo que ficou aborrecido pelas coisas terem sido colocadas diretamente, pois se fosse uma discussão puramente sobre o assunto o apelo não seria emocional. Não me tenha como um inimigo, apenas não me agrada esta situação. Enviar MP com correções não faria nenhum sentido também, pois arrumaria o texto com informações alheias ainda sem entender o assunto. Vou repetir, sua intenção de ensinar é boa, aproveita e aprende bem sobre a matéria antes, e mesmo que erre (e assuma o erro) ou haja certos conflitos de informações no futuro, discutirá apenas por eles.

Um grande abraço!

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • Membros

Pessoal,

Volto para perguntar sobre máquinas fotográficas. No início estava muito interessada em comprar uma Canon T3i mas, agora, decidi fazer o Caminho de Santiago de Compostela e como terei que carregar tudo o tempo todo decidi por comprar, a princípio, uma máquina mais compacta e leve porém com uma qualidade ímpar.

Vocês poderiam me ajudar?

BEijos, Larissa

Link para o comentário

• Membros de Honra

Indico a Canon s100, excelente compacta. Pode confiar. Tenho a s95, modelo imediatamente anterior e a qualidade das fotos é ótima. Pode conferir no meu blog, todas as fotos feitas foram tiradas com ela, à exceção das que tirei em Lisboa. Os poréns são que ela é meio difícil de achar no Brasil (comprei em Lisboa, na FNAC) e é carinha, quase o preço de uma DSLR de entrada.

Link para o comentário

• Membros de Honra
Se for comprar na hora de usar, melhor baixar o manual em PDF antes e dar uma estudada.

Comprar uma baita câmera e usar no automático sem saber o que está fazendo é um desperdício, mesmo comprando mais barato.

Oá Pessoal!

Só lembrando: os manuais das máquinas fotográficas nunca ensinaram a tirar boas fotos ou entender o processo fotográfico... :mrgreen:::ahhhh::

Ou seja, estude ao menos um pouco a arte e a técnica da fotografia ::otemo::

Abraço!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...