Ir para conteúdo

Gerais do Machambongo

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Caio:

Quando fui com Neinho em 2005 me recordo que na verdade não seguimos praticamente nenhuma trilha a partir da Toca do Vaqueiro. seguíamos sempre em frente rumo a "Tesoura" , um colo bem visível no horizonte (veja a foto n.o 2, de cima para baixo. A tesoura está no centro). O fato de que são campos de gerais com um capim baixo facilita muito a andada sem trilha.

A partir da tesoura há uma trilha que depois desaparece a margem do rio

Abraços, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 meses depois...
  • Membros

Peter e demais montanhistas do Fórum,

Gostaria de saber a referência do início da trilha da fumacinha por cima e da travessia para Mucugê q vc relata aqui..

Pretendo fazer essa travessia brevemente e o teu relato já me ajudou bastante, pois pretendia começar por Mucugê, mas percebi q até a logística é melhor no sentido q vc fez.. pois é menos estrada de chão até Mucugê do q saindo em Cascavel ou no Baixão..

Quem puder me dar essa dica ou outra sobre a travessia eu agradeço muito.. e estou à disposição para trocar infos.. já fiz praticamente todas as longas travessias do parque só me falta essa..

Ah.. se alguém tiver dicas do Pico do Itobira eu tb agradeceria muito..

Sds da Montanha,

José Luiz

Link para o comentário

• Membros de Honra

José Luiz:

O nome do local onde começa a trilha para a Toca dos vaqueiros (e Fumacinha por Cima) esqueci. Fica no final de uma estradinha de terra, no meio de um cafezal, perto de Cascavel. No Google Earth dá para visualizar. Vou ver se pego e posto para vc. Lá em Ibicoara o pessoal deve saber dizer. Se achar o mapa scaneio e envio para seu e-mail.

O caminho para Fumacinha por Baixo é um pouco mais complicado e mais distante de Ibicoara. Vc vai por uma estrada de terra ao Sul de Ibicoara que sobe para aquele paredão de serra que avistamos no lado Leste de Ibicoara. Creio que são 20 KM. Se é verdade esta história de que agora Fumacinha por baixo só com guia contratado em Ibicoara, então o guia lhe ajuda.

Liga para Neinho e pergunta pelo nome dos locais de início da trilha. Ele informa numa boa.

Quanto ao Itobira, tem que dobrar a esquerda depois da ponte do Coronel. Aí tem mais chão até o local. Vou procurar o mapa para lhe dar a info certa. Acho que sem carro sem tração o melhor é planejar a viagem de modo que sábado vc esteja em Rio de Contas para pegar o pau-de-arara que leva o pessoal de volta da feira para as fazendas, para não pagar o frete sozinho até o início da trilha do Itobira.

Abs, peter

Tem um mapa do Sapucaia desta região.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...