Ir para conteúdo

Arraial D'Ajuda e Trancoso

CAPIXABAPRAIANO

Posts Recomendados

• Admin
Postado

Olá Daniela,

Trancoso fica no litoral sul da Bahia e faz parte do município de Porto Seguro, porém não tem nada a ver com a vibe de Porto Seguro. O lugar já foi refúgio exclusivo de viajantes e hippies mas hoje é um dos locais mais disputados pela especulação imobiliária do litoral baiano, mesmo assim mantém a beleza e sigularidade. É onde o Brasil deu seus primeiros passos. Muita história, muitas cores e muita beleza.

O chamado "Quadrado de Trancoso" é um lugar especial! ::cool:::'> É um platô em cima de uma falésia, com uma vila da época do descobrimento do Brasil. As casas foram construidas em 2 linhas paralelas nas laterais com um grande terreno gramado no centro (espaço maior que um campo de futebol). Essa casa foram erguidas com a mão de obra índigena e sob o comando dos jesuítas. Na frente das casas há belas árvores centenárias. Ao fundo há uma igrejinha de costas para o mar (Igreja de São João Batista) e atrás da igreja, há um mirante para a Praia dos Nativos. O mar da região tem cor verde esmeralda e a água é morna. As casas do quadrado, hoje são bares, restaurantes, pousadas e lojas de artesanato e decoração, e a noite acendem suas luzez sob a escuridão do terreno do quadrado e torna o local ainda mais especial. Basta caminhar até o centro do terreno e olhar para o céu forrado de estrelas! ::cool:::'> ::cool:::'>

Minha dica de hospedagem em Trancoso é o Albergue Esmeralda. Lugar simples e bem localizado! Fica em uma das casinhas do Quadrado. Apesar do nome, não é um albergue, é uma pousadinha. O dono se chama Daniel. Um argentino viajante que se casou com uma canadense e escolheu Trancoso para viver. Ele é dos que brigam contra a especulação imobiliária na região. O site deles é o: http://www.vozdetrancoso.com/

Almoce ao menos um dia no "Restaurante A portinha", comida deliciosa com mesas à sombra das imensas árvores.

Na região tem muita coisa pra ver. Vale uma visita no centro histórico de Porto Seguro que fica também em cima de uma falésia e tem uma vista privilegiada do encontro do Rio Buranhém com o mar. Arraial d'Ajuda tem belas praias é uma das vilas mais charmosas do litoral baiano.

Vá até a Praia do Espelho que já foi considerada uma das mais belas praias do Brasil (e realmente é muito bonita) e Caraíva que tem praias desertas e uma vila com ruas de areia. ::cool:::'> ::cool:::'>

• Respostas 188
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros
Postado

também estou indo para essas bandas dia 30 agora, vai eu e Deus, hehehe

Li com bastante atençao as dicas do Silnei, mas minha dúvida ainda impera: tenho 6 dias pra curtir a regiao, e o que devo fazer?

Quero ver lugares rústicos e lindos, conhecer pessoas (afinal, vou sozinha né?) e ter alguma diversao na parte da noite.

conto baaaaaaaaaastante com a ajuda de alguém que passe por aqui e saiba de alguma coisa ;)

• Admin
Postado

Eveline,

A região toda é linda. Só o centro de porto seguro que é um turismo já decadente, mas mesmo assim, dá ultima vez que estive por lá percebi melhorias. Mas o que vale a pena mesmo é atravessar a balsa e conhecer e ficar nas praias entre Arraial dAjuda e Caraíva.

Vou passar uns links das matérias que fizemos por lá.

Trancoso

http://mochilabrasil.uol.com.br/destinos/trancoso

Arraial d'Ajuda

http://mochilabrasil.uol.com.br/destinos/arraial-dajuda

Caraíva

http://mochilabrasil.uol.com.br/destinos/dicas-de-caraiva-bahia

[t3]Pousadas[/t3]

Pousadas em Arraial d'Ajuda

http://www.superpousadas.com/arraial-dajuda-pousadas.shtml

Pousadas em Trancoso

http://www.superpousadas.com/trancoso-pousadas.shtml

É isso... a partir dai dá pra ter o básico de informações.

Abraço,

Silnei

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Boa noite.

Galera, minha namorada e eu vamos tirar férias em outubro e queremos conhecer Arraial d'ajuda. O que vocês acham, a época é boa, vale a pena ficar em arraial mesmo ou devemos ir pra porto seguro?

A nossa idéia é ficar uns 10 dias para dar tempo de conehcer bastante coisa. Quaais locais vcs nos recomendam? O transporte é de fácil acesso para os passeios, praias, noite?

Espero que nos ajudem...

Abraços

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Oi Victor Boa tarde! Arraial D'Ajuda é sempre bom em qualquer época, mas outubro a cidade não vai estar lotada . Cidade linda muito colorida (à noite é tudo muito lindo e romantico) tem opções para todos os gostos. Se vc. gosta de rock, MPB, Blues, Regae, etc ... lá vc encontra barzinhos que tocam essas músicas ao vivo. As praias são lindas. Tem restaurantes ótimos, comida boa. O melhor lugar para se hospedar é na rua do Mucugê ou lá perto porque é onde a noite de Arraial acontece. Estando em Arraial vc fica bem centralizado e perto de outras cidadezinhas lindas como Trancoso, Caraíva e Praias lindas, agitadas ou mais tranquilas como preferir, como Mucugê, Pitinga, Parracho, Praias de Trancoso e Praia do Espelho. Nada impede de atravessar a balsa pra Porto Seguro à noite é na Passarela do alcool que tudo acontece, lá tem lojinhas, restaurantes e uma infinidade de barracas que servem diversos tipos de coqueteis. Durante o dia tem as Barracas Toa à toa, Barramares entre outras. A praia da Coroa Vermelha pra mim é a melhor. Tem uma feira enorme com artesanato indígeno. mais adiante atravessando outra balsa, vc pode conhecer Santo André (vila de pescadores). A travessia é linda. Qualquer dúvida pode perguntar. Um abraço e boa viajem! :roll:

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Olá pessoal... Vou para Arraial D´Ajuda dia 17 de Setembro e voltarei dia 24.

Gostaria de saber algumas informações básicas:

Qual é o clima nessa época do ano?

Alguém sabe me dizer se existe algum lugar onde a comida é bem barata? Tipo PF? (o hotel que vou ficar só dá café da manhã)

Desde já agradeço a atenção.

Fee

• Membros
Postado

Olá boa tarde! Quanto ao tempo não poderei te responder porque nunca fui nessa época pra lá, mas quanto a alimentação se quer PF te indico o Paulinho Pescador, se quer Self Service Restaurante do Portinha (muito bom) e tem um mais baratinho na Brodwei em frente a parada de ônibus, se quizer comer um nhoque gostoso Mangute ou uma Moqueca porreta Delícias Baianas (da nossa amiga Iolanda). À noite tem vários restaurantes, pizzarias e creperias na rua do Mucugê e no Beco das Cores onde são os points. Se tiver outras dúvidas que eu possa ajudar é só perguntar.

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Boa noite mochileiros...

É o meu primeiro post e gostaria de alguns comentários para viajar de 26/12 a 06/01 no trajeto Caraíva, Praia do Espelho, Trancoso, Arraial e Porto Seguro...

Alguns amigos meus vão estar com pacote comprado com casa alugada em Caraíva, porém devo ficar em algum camping mais barato por questão de estilo mesmo, prefiro gastar minha grana com outras coisas ao invés da estadia...

Quero passar o Reveillon em Caraíva, por isso, a minha idéia é, manter-se "instalado" em Caraíva, e fazer o seguinte trajeto:

26/12 a 01/01 - Caraíva

02/01 - Ir para Trancoso, aproveitar o dia de praia, dormir e descansar na areia mesmo, aproveitar a noite em Trancoso (economizar 01 dia de estadia);

03/01 - Ir no primeiro horário para a Praia do Espelho e passar o dia por lá e no final do dia voltar para Caraíva e descansar;

04/01 - Ir no primeiro horário para Arraial D'ajuda, dia de praia e noite de balada novamente (economizar 01 dia de estadia);

05/01 - Ir no primeiro horário para Porto Seguro, arrumar um hostel simples e barato (se alguém tiver indicação, eu agradeço...) e ficar até 07/01.

O que vocês acham!?

Sugerem alguma alteração?

Será que estou "viajando" em querer ficar na balada virado e economizar estadia?

Qual (is) balada (s) vocês me indicam neste trajeto?

• Membros
Postado

Acho que a lógica dos deslocamentos está um pouco confusa. A praia do espelho fica entre Caraíva e Trancoso, o acesso é por uma estrada de terra meio chatinha. Teria mais sentido no dia 02/01 passar o dia na praia do espelho (mas leve lanches porque tudo lá é um roubo) e ir a noite para Trancoso, seguindo a partir daí para Arraial d'Ajuda e Porto Seguro nos dias seguintes.

Quanto ao camping é uma boa idéia sim, o custo das pousadas é absurdo em alta temporada. Alguns campings alugam chalés bem baratos, por exemplo quando eu fui o chalé era R$ 60 enquanto todas as pousadas estavam R$ 200 (parecia um cartel). Mas se for optar pelos chalés, leve sua própria roupa de cama, tenho a impressão que não trocam.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...