Colaboradores Paulo BR Postado Junho 17, 2009 Colaboradores Postado Junho 17, 2009 Teresabahia, Umidade não vai influenciar na escolha do modelo de saco de dormir - a não ser que seja um de pluma, que não deve molhar. Para os com "enchimento" sintético isso não faz diferença. Cada pessoa sente o frio com intensidades diferentes. Eu uso um com conforto de 5 a 10 o graus nas mais variadas condições - acho muito versátil essa graduação. Em frio mais extremo durmo com roupas e com mais calor uso aberto e "pelado". Acho que está fazendo confusão sobre a umidade na chapada em julho (?). Citar
Membros teresabahia Postado Junho 18, 2009 Membros Postado Junho 18, 2009 valeu obrigada pela ajuda! Citar
Membros siltka Postado Junho 18, 2009 Membros Postado Junho 18, 2009 (editado) Oi Pessoal, O Lafuma Patrol Light é um excelente saco de dormir. Um pouco volumoso é verdade (8 litros/1kg), mas para uma temperatura não tão baixa, ele é muito bacana. O acabamento é de primeira e o forro agradável ao toque, pois é feito em tecido. Os designs são bem legais tbém. A temperatura de conforto é de 9 graus e de transição de 5 graus. Para falar a verdade, passei frio 2 vezes com ele, pois nos locais onde estava a temperatura chegou perto dos 3 graus. Na segunda vez, usei um cobertor de emergência por dentro, mas aparentemente não ajudou muito. Só fiz barulho me mexendo a noite inteira. Não sei exatamente como as empresas medem as temperaturas de conforto e extrema. Dizem que a de conforto seria para mulheres, ao passo que a de transição para homens, mas recomendo levar em consideração somente a temperatura de conforto. É muito mais fácil dar uma jeito no saco de dormir quando calor (abrindo o saco e usando como cobertor somente) do que quando frio... Agora, sonho mesmo são os de pena de ganso. Preste atenção no número de plumas x penas. Toda marca que se preze, traz esta informação. Quanto maior o número de plumas, mais eficiente. Quanto a umidade, os novos sacos vêm com tecidos impermeáveis, mas mesmo assim cuidado para não molhar, pois mesmo se deixar no sol enquanto vai caminhar, é provável ainda estar úmido quando chegar... Atenção ao guardar os sacos de pluma, dizem que é melhor não deixar dobrado, mas esticado em uma superfície plana com bastante ventilação. O saco de compressão é só para carregar. Caso contrário, vc pode criar efeitos memória no saco: cria-se "buracos" entre as penas e por alí o frio passa... Espero ter ajudado, abraço a todos e confortáveis aventuras. siltka Editado Junho 27, 2009 por Visitante Citar
Colaboradores cheledrum Postado Junho 24, 2009 Colaboradores Postado Junho 24, 2009 Boa noite pessoal, pretendo sair de São Paulo passar pela Bolívia, Peru, Chile e Argentina, não ligo para onde dormir (pretendo ficar em albergues) mas não gosto de passar frio, vocês acham que é exagero eu levar um saco de dormir? E seria interessante ele ser térmico, ou é besteira, mas pensando que não pretendo levar roupa de cama.... Bem, aguardo respostas, desde já agradeço Citar
Membros katish Postado Junho 25, 2009 Membros Postado Junho 25, 2009 Chele, eu só levo saco de dormir nas minhas trips. Esse lance de lençol, cobertor e talz nem rola! Saco já é tudo isso! E qdo eu acho que vai estar muito frio mesmo (meu saco eh pra 10 graus de conforto) eu levo uma mantinha que enfio por dentro dele. Dá super certo! mas não entendi o que vc quis dizer com saco térmico.. térmico todos eles são, seja por um ou outro tipo de tecnologia (ou nenhuma tecnologia, alguns sacos são a mesma coisa que costurar um edredon fechado) eles seguram o calor gerado dentro do seu corpo, tornado-os térmicos. é isso que vc quis dizer? Citar
Colaboradores cheledrum Postado Junho 25, 2009 Colaboradores Postado Junho 25, 2009 O seu saco é para 10 graus, e vi alguns que eram até -15, neste sentido que digo térmico, nem sei como se fala corretamente, mas seria a questão da temperatura, ainda mais fazendo a rota que citei anteriormente Citar
Membros katish Postado Junho 25, 2009 Membros Postado Junho 25, 2009 Meu saco é -7 de temperatura extrema, mas isso é só pra evitar que a pessoa morra de hipotermia. Poque nessa temperatura com o meu saco, ela vai bater os queixos a noite inteira, e vai precisar de cuidado médico no dia seguinte sim rsss Preste atenção a faixa de conforto indicada no saco. Todos os bons sacos de dormir indicam 3 temperaturas: conforto, limite e extremo conforto eh baseado numa mulher dormindo com roupas normais. limite é baseado num homem dormindo sem roupa.. e extremo é só pra evitar a morte mesmo, não leve o extremo em consideração. O que vai definir as faixas de temperatura que um saco suporta é o tipo de enchimento e a capacidade de aprisionamento de ar que o saco tem. é daí que vem a capacidade térmica dele. Mas pra isso funcionar vc já tem que entar no saco aquecida, porque esquentar ele nao esquenta não, ele só impede que o calor saia e o frio entre. Vc deve comprar um saco cuja temperatura de conforto seja cerca de 5 graus mais baixa que a média que vai encontrar por lá. boa sorte! Citar
Membros tdz Postado Junho 25, 2009 Membros Postado Junho 25, 2009 Ola a todos, Eu Acabei optando pelo saco de dormir da Lafuma o Trek 1000, bem acredito que seja a melhor relação entre peso x isolamento x preço que encontrei para as condições que gostaria, e na verdade esse saco de dormir ficará com minha namorada que sente bastante frio Bem.... Saco de Dormir Lafuma Trek 1000 - Primeiras Impressões Ficha Técnica: Insulação: fibra 6D Maxi Loft Exterior: tratamento hidrorepelente 70D poliamida 210T poliamida ripstop 50D 294 Forro: 50D, 300T, poliester STM Caracteristicas especiais: 3D confortavel, capuz envolvente, cursor duplo autoblocante, bolso interno, pode acoplar, puxador fosforescente Conforto: +8ºC Transição: +3ºC Risco: -11ºC Medidas: 2,15 Tamanho total x 80 cm 8,4 Litros Na Bolsa, Peso: 1 Kg. Bem a primeira impressão que tive ao segurar a bolsa do saco, foi de ser muito leve, bem para um saco de temperaturas mais baixas, o peso esta relativamente bom ao meu entender, e também é bem compacto, não a ponto de expreme-lo em qualquer lugar da mochila, mais também não é aquele trambolho que você não faz idéia de como vai levar. Quanto ao saco de dormir, quando retirei o mesmo da bolsa, notei que ele não é tão espesso quanto eu imaginava, ele é até relativamente fino Como é meu primeiro saco de dormir digamos assim de mais qualidade eu não sei se é uma característica desses sacos de dormir mais renomados em ser bem fino, porque o que eu tinha para +15ºC é mais ou menos da mesma espessura do Trek 1000. Bem mais o fato de o mesmo ser fino facilita na hora de guarda-lo de volta na bolsa, é uma tarefa relativamente simples. A Bolsa também possui regulagens para compactá-lo ainda mais. Digo que com certeza não há possibilidades de dormir com ele fechado durante o Verão, porém no inverno acho viável e até questiono se com +3ºC eu não vou passar frio ! Sinceramente acredito que se fizer em torno de 0ºC eu estarei ferrado dentro dele ! Talvez seja impressão minha, mais fico com o pé atrás de usá-lo sabendo que corro risco de enfrentar temperaturas até 0ºC. Quando testei ele no chão de casa direto nos azulejos, o que incomoda é o frio da lajota, que eu achei que não ia sentir tanto assim, por se tratar de um saco para o inverno( Pelo Menos Inverno Brasileiro . Mais nada que o um isolante Não Resolva. Ele tem também algum sistema que eu não entendi ainda como funciona, que não deixa o ziper enrolar no tecido, isso é muito bom ! Ponto Positivo. Esse equipamento será testado no Trekking De Angra a Lidice pela Linha Do Trem + Subida a Pedra Chata, que inclusive o nosso colega Augusto já fez. Minhas primeiras impressões é que é um bom Saco de Dormir para o Clima Brasileiro, mais lá fora em frios mais intensos, acho que ele “arria o Bico”. Pra quem sente mais frio talvez seria interessante o Trilhas & Rumos -15ºC, mais eu acho ele muito pesado, e deve ser bem mais volumoso. Bem é isso ai, Abraços Fonte: http://www.lafuma.com.br/catalogo/Detail.aspx?id=72 Citar
Membros de Honra DaniloDassi Postado Junho 25, 2009 Membros de Honra Postado Junho 25, 2009 TDZ, No seu teste, vi que você deitou diretamente no chão (lajota) e assim nenhum saco aguenta! Quando for acampar, não use o saco diretamente no chão da barraca. Use um isolante, seja EVA, inflavel, etc etc etc. Esse acessório não deixa a umidade (friaca) do terreno em contato direto com o saco, melhorando a sensação de calor. Não sei se a explicação foi boa, mas acho que deu pra entender... Abraços Citar
Membros tdz Postado Junho 25, 2009 Membros Postado Junho 25, 2009 Ola a todos Danilo, eu fiz o teste no chão puro de propósito pra ver como seria, mais eu tenho isolante em EVA e vou usar sim com certeza(ponto fraco do isolante é a largura 50cm é muito pouco, ponto forte é o peso o meu tah em 200 g). Eu não pretendo pegar temperaturas tão baixas em Angra, mais nunca se sabe, eu recomendo o Modelo para uso no Brasil, acredito que seja um bom custo beneficio mais não encararia temperaturas abaixo de 0ºC com ele, eu acho que até 0ºC com ele bem agasalhado, eu suportaria, mais disso acho que não rola ! Mais eu espero que minha namorada que vai usa-lo pós minha viagem goste dele, e cá entre nós a menina sente frio hein ! Se fizer uns 5ºC e ela aprovar, gente pode levar pra Patagônia ( brincadeira ) ! Abraços PS: Danilo Você è Analista de Sistema ? Essa "raça" gosta de aventura ! Eu estou no segundo semestre de Análise de Sistema ! Futuros Colegas de Profissão. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.