Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Cacius, sua idéia não é de agora e tem sido bem pratica mundo afora, até onde sei. Eu mesmo já pensei mais de uma vez se compro um bom liner pra mim ou outro saco, quando or pro Aconágua, um -40. O meu é -20, mas pelo frio do Nepal, que acusava -9 no meu termômetro me deixa na dúvida pros lendários -25 do Aconcágua. Nesse caso talvez algo um pouco menos vagabundo que meu saco seja melhor que um bom liner dentro de um saco vagabundo. Ou um péssimo liner dentro de um saco bom. Nesse caso seria melhor adquirir liner E saco da mesma companhia. Mais chance de que por partilharem tecnologia em comum, trabalhem melhor que material de duas tecnologia diferentes.

Além disso há alguns liners que são apenas algo que poupa mais o saco de nossa sujeira. Tipo uma enorme cueca. Ajudam a alongar mais o período entre lavagens, para quem usa muito. Então se for atrás de liner prá esquentar, é bom saber se foi feito prá isso e se cabe no seu saco.

Mas diz aí, que saco tem em mente?

Sintético ou de penas?

Para praia, vale, floresta, savana, montanha, alta montanha?

Você é calorento ou friorento. Algumas vezes pode ser que o que de fato precisamos e abaixo ou acima do oferecido pelo saco. Por exemplo, se quer ir prum local que diz ser +5 você compra um saco +5 e chega lá e descobre que o que precisava mesmo era um 0 ou mesmo -5, porque tá rachando de frio dentro do seu +5-tecnicamente-correto.

• Membros de Honra
Postado

Olá! o saco de dormir deuter sphere 700 é um exagero para as montanhas brasileiras no inverno ( ex.pedra do sino, pico da bandeira e agulhas negras ).Será que o sphere 450 serve?

• Membros de Honra
Postado

cara, pára!

há dois sacos de dormir aqui no brasil desnecessários no mais das vezes. esse da deuter e o superplumagelo da trilhas e rumos, ambos com temperatura de conforto em torno de zero grau. confrto a zero grau é estar a zero grau, ao ar livre, pelado dentro do saco de dormir. quem dorme assim? e vc vai carregar em torno de um quilo e meio. e pagar uns 500 pilas pra ter esse saco.

é melhor levar um saco pra uns zero de extremo, pois dificlmente vc vai pegar zero grau. e se for o caso, dormir usando um par de meias, uma blusa e um gorro. sobre o isolante térmico. e dentro da barraca (portanto protegido do vento). vc vai ter que levar mesmo sua blusa e seu gorro, suas meias e etc. é um peso que já tá sendo levado. pra que levar uns 500 a mais de peso só pra dormir peladão dentro do saco? na dúvida, leve um cobertor aluminizado de emergência, e coloque por cima. vai cozinhar....

muitas das reclamações dos brasileiros sobre saco de dormir é pq não tão acostumados a dormir no frio. neguim reclama que o saco tava gelado quando foi dormir. ora, toda cama está gelada antes de vc entrar nela. qq um que more numa cidade bem fria sabe disso. o saco por si só não esquenta sozinho. por isso a sensação de muitos de frio e mesmo de o saco estar molhado.

quer uma dica? antes de ir pra cama (a sua linda caminha que é usaco de dormir em cima de um isolante térmico dentro duma barraca), tome uma caneca de uma bebida quente. e tb coloque uma garrafa pet com água quente dentro - e essa água vc pode usa rno dia seguinte, pra cozinhar, beber, e etc.

duas coisas que as montanhas brasileiras não justificam é saco pra menos 15 ou menos 20 de extremo e fogareiro a combustível líquido (a não ser que estejam em grupo, aí o peso começa a valer pela quantidade de comida a ser feita....).

inté!

• Membros de Honra
Postado

cumpadre, eu tenho um super-pluma compacto. pesa em torno de um kg, 1,1 talvez. esse dream lite 500 faz o mesmo papel que o meu pesando a metade. tá na minha listinha de compras de final de ano, junto com uma alpina 77 da conquista, pq tenho que baixar peso.

entenda o pq num relato meu ( http://www.mochileiros.com/viewtopic.php?t=24894 ).

acho que dá conta de boa parte dos passeios que faço. se eu prcisar um dia de algo mais pesado, eu compro. naum adianta ter equipo pra usar uma vez por ano só. na dúvida, faz o que o hendrik tava falando. o uso de um liner, um sobre saco de dormir (a deuter tem um, a ferrino tem outro e tb a trilhas e rumos tem um, que ok, pesa um kg e meio!, e vira poncho tb).

os gringos que moram em local frio é que precisam de sacos encorpados. como o hendrik, aqui da lista, que vive acampando na neve (aqui, quando neva, é uma vez por ano, uma nevezinha rala, e sempre no final de semana que vc NÂO está lá em uribici ou são joaquim).

e mesmo os gringos preferem liners. na net tá cheio de receitas de modos de esquentar um pouco mais o saco com receitas caseiras. tem uns que encaixam a ponta, a parte do pé, num grande saco plástico. outros fazem um sobre saco com dois cobertores aluminizados emendados com silvertape. outros compram fleece ou mesmo plush, que é um tecido parecido, e fazem um liner costurando um grande saco.

dá uma olhada:

http://site283.webhost4life.com/afmservices/trailgear/falk-sleeping-bag.htm

http://www.backpacking.net/makegear/liner-quilt/index.html

o segredo pra se manter quente é o isolamento, a não perda de calor. tente dormir na sua casa de gorro, pra vc ter uma idéia...

[]s

• Membros de Honra
Postado

Pode crer ogum,então vamos ao dreamlite!Sobre o seu relato, eu dei uma lida no seu blog.Realmente o peso,por menor que seja a diferença entre os equipamentos, faz uma grande diferença no final.literalmente.

Abraço

• Membros de Honra
Postado

Cara, quando fui ao Nepal, peguei o sem-nome -20, conforto -14. Fazia uns -10 e eu tava com frio. Meu irmão tinha um saco semelhante e passou mais frio que eu. Passar frio em saco é quando ele não consegue preservar teu calor durante a noite. Então passamos a dormir com casacos, calças e meia. O mesmo saco era quente prá caralh* em altitudes menores. Levei pros Alpes agora, onde supostamente fez -10 e dentro de barraca boa. Foi uma maravilha.

Quando fui ao Brasil, peguei um Haglöfs, acho. Pequeno, leve e quente. Peguei para +17 e passei calor na Chapada Diamantina. Dormia sem roupa e com zíper aberto.

Ogum tem razão. Saco nenhum esquenta imediatamente. Mas se for bom e adequado, em poucos minutos você sente o calor acumulando. Para minimizar o choque térmico ao se entrar num saco, pode ser que liners de material fleece. Fleece é mal condutor de calor ou frio. O material em si, sozinho, cria um micro-clima neutro entre o frio do saco e seu corpo.

Acho.

Nunca usei. Não tenho problemas com espera de saco esquentar.

• Membros de Honra
Postado

pois é, mr. hendrik! saco bom esquenta mais rápido pq deixa escapar menos calor, né? imagina esses cobertores de emergência, que retêm 90% do calor? viiixe!

[]s

p. höglefs parece ser marca boa. tenho uma mochilinha de ataque tight medium que tem bem uns quase 20 anos de uso. tá firme e forte!

• Membros
Postado

ola senhores... cá estou de volta....

Acabei comprando o Drean lite 500 da deuter, ele é mínimo!!!! sem vento guenta fácil 15ºC para menos do que isso tenho um liter de micro flence que comprei na Decathlon, é mais fino e mais barato que o da trilhas e rumos, mas é jóia! o isolante da decathlon também é muito leve, só 300g. tô véio não posso carregar muito peso!!!!!

inté...

• Membros de Honra
Postado

http://www.haglofs.se/

Ogum, é marca sueca, como a Hilleberg ou Fjällräven. EU acho que está entre as duas, com Hilleberg no topo. A questão é que Haglöfs fabrica uma gama maior de produtos, que são famosos pela boa qualidade. Bem cuidados, seus produtos são esperados durar muitas décadas sem queda de prestação.

Boa escolha, Véi do Mato! saco pequeno, leve e quente. O sonho de todo trekker. Saco pequeno já tenho. Me falta o isolante Term-a-rest ou similar. Vi um de corpo inteiro por menos de 100 Euros. Entre caro e barato, mas vale a pena. Vazios e dobrados, são compactos e pesam pouco, embora mais que os bons e velhos isolantes feitos de borracha.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...