Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Desculpa, eu queria apenas lhe facilitar a vida.

Até onde eu sei, Deuter é uma marca "introdutória" ao concorrido mundo das grandes marcas e das melhores marcas, que nem sempre convergem numa mesma marca e que uma tal marca pode ter péssimas barracas, mas tem umas mochilas... ou o que importa menos é a marca, mas o material usado por aquela marca.

Considerado um dos melhores sacos-de-dormir do mundo, os Stephensons começaram seu negócio familiar fazendo sacos-de-dormir que traria máximo calor, máximo conforto, máxima proteção e mínima condensação. O design e o tipo de material usado eram pioneiros. Porém seus sacos podem não "funcionar" com todos e o serviço de relações públicas periga ser o Jack, que tava mais perto do fone e é o fundador da firma. 99,999% de chances dele receber qualquer reclamação como uma dúvida à genialidade de suas invenções e logo poderá estar lhe chamando de idiota que não sabe o que tem em mãos, etc.

Algumas marcas escandinavas, como a Haglöfs, possuem bastante tradição na fabricação de material para trekkers tipo expedição. Entre as grandes marcas, mas algo mais comercial. Depois podem vir marcas mais caras, porém mais acessíveis, como MSR, Mountain Hardwear. Para um trekker regular cansado das peças descartáveis, são boas escolhas e são rofissionais o suficiente. Depois temos grandes marcas da moda, como a NorthFace, em franco declínio, mas cujo nome ainda atraí os menos desavisisados e, sejamos francos, para quem nunca usou nada de marca irá parecer o paraíso. Mesmo assim estão acima do meu bolso.

Então temos marcas mais populares, como a Deuter e Quechua. Deuter é MUITO melhor que Quechua, mas como aparecem juntas, parece que são a mesma coisa. Beware: Decathlon TAMBÉM tem coisa de marca cara.

Meu irmão enfrentou o frio do Nepal com um Quechua, acho. Não foi perfeito, mas o suficiente. O meu era um Cat sei-lá-o-que. Ainda é meu saco de montanha. Suposto conforto aos -14, mas nos -10 já começo a sentir algo frio demais. Mas devia ser algo do ambiente, pois agora nos Alpes resolvi acampar num "col" dos Alpes. Meu amigo ficou num dos bivacs. Tinha espaço para mim, mas resolvi testar minha barraca nova, uma Fjallräven, que acho fazer sacos também. A barraca se comportou maravilhosamente. Mas uma surpresa foi meu saco ter se portado melhor que no Nepal. Um zé ninguém que pegou uma temperatura perto e MAIS ventos que no Nepal, pareceu se portar muito melhor. Seria porque a barraca era melhor abrigo que as pensões nepalesas? seria porque as duas cordilheiras tinham suas próprias extravagâncias? haveria montanha e montanha?

Bom, a questão é que meu saco-sem-nome, que me custou "só" 100 Euros, estava em casa nos Alpes.

Então imagino que sim, que um saco Deuter seja bastante bom. Que até um Quechua mais carinho seja legal.

Mas você tem de decidir que bom é esse. Quando fui ao Brasil uns anos atrás, comprei um sem-marca qualquer de 15 Euros e ele era bem quente para as noites sertanejas. Era mais lençol que saco. Quando fui agora comprei um de marca. Haglöfs, acho. Era 1/3 que meu primeiro saco, pesava metade, não ficava extremamente quente, mas não deixava passar frio. Era confortável, prático, pequeno, leve. Um sonho.

Então sugiro você pesquisar sobre prá que você quer o saco. Se você é friorento, calorento, precisa de espaço para as pernas, prá cabeça, pros ombros, pros pés. Se quer o tradicional "penas" ou "sintético". Cada vertente tem seus defensores e críticos. Tem saco que é prá dormir no quarto do amigo, depois da festa. Outro é prá passar numa barraca exposto ao ambiente.

Por isso minha pergunta:

Prá que você quer o saco? não vale a pena gastar 1500 Euros se o uso pode ser perfeitamente coberto com 15...

• Membros de Honra
Postado

Então quando estivermos decididos o que você quer como saco, podemos pesquisar nas diferentes marcas o modelo mais adequando para suas condições de uso/custo. Repito, nem sempre "marca" é o que você realmente PRECISA. De repente, até uma marca nacional é boa demais pro que faça. De repente, quer algo mais confortável, ou vai subir uma montanha e quer algo mais adequado, etc.

Então:

Mountain Hardwear

MSR

TheNorthFace

Sierra Designs

MacPac

Lafuma

Coleman

Quechua

Big Agnes

Kelty

Exped

Marmot

Haglöfs

Deuter

etc

etc

etc

• Membros de Honra
Postado

Carinthia

Rab

Vaud

Warmth Unlimited

Ferrino

Mountain Equipment

Cascade Design

Artiach

Robens

Outwell

Jotsen

Klättermusen

Yeti

Snugpak

Wynnster

Vango

Aztec

Ajungilak

Quantum

Arctic (exército)

...

A lista de marcas que fabricam diferentes gamas de material para atividades tipo "outdoor" é imensa. Qualidade e preço variam horrores. Cada marca mais ou menos grande, ou mesmo algumas pequenas, com distribuição apenas num país ou nalgumas cidades, pode ser difícil de achar. Lembrei agora que o saco que meu irmão levou pro Nepal não era um Quechua. Era um Colonial, marca recente lançada por uma loja de departamentos. Lançada pelo departamento de esportes da loja, claro. Custou mais ou menos o que o meu Cat-sei-lá-das-quantas custou e teve um desempenho ligeiramente inferior.

Ou meu irmão que é mais friorento que eu...

O mesmo saco na Chapada era horrivelmente quente.

Porém se estará adquirindo o saco nos States, é provável que será confrontado com as próprias grandes marcas e menores marcas de lá.

Então você verá a Big Agnês, por exemplo. E mais algumas, como uma da própria rede REI, considerado talvez um dos maiores e mais completos revendedores de equipo para "outdoor".

Mas mesmo assim eles não tem os desconhecidos Stephensons na lista.

• Membros
Postado

Otimo essa sua lista de fabricantes de sacos de dormir boa mesmo!

só faltou algumas como a MANASLÚ, Trilhas & Rumos entre outras, mas mesmo assim muito completa!

Valeu!

• Membros de Honra
Postado

Exatamente, Calhau. Existem marcas nacionais no Brasil com equipos de qualidade talvez inferior às estrangeiras, mas talvez o mais caro dessas marcas seja equivalente ao mais barato das marcas médias de fora. Algumas vezes suas necessidades podem ser perfeitamente supridas com uma marca nacional...

A Manaslu, por exemplo, é uma marca nacional que parece estar produzindo equipo de boa qualidade. Certamente é melhor que Quechua ou a tal Colonial, de uma loja de departamentos Suíça, ilustre desconhecida.

Além de apoiar a indústria nacional, estaria comprando material de qualidade.

Se ao menos a Manaslu conseguisse fazer mais leve e mais compacto...

• Membros
Postado

Concordo plenamente com você!

Atualmente o grande desafio da MANASLÚ a meu ver concentra-se em P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) para que consigam aumentar o nível de qualidade quebrando a barreira do peso (que hoje é seu fraco)!

Grande Abraço!

• Membros de Honra
Postado

O que acham da idéia de ter um saco, digamos, para conforto de 5° C, que com pouca roupa vc pode usar em temperaturas mais altas, e ter um saco de fleece, estilo o Trilhas e Rumos Mantafleece, para usar por dentro, em ocasiões mais frias?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...