Membros de Honra Otávio Luiz Postado Maio 16, 2018 Membros de Honra Postado Maio 16, 2018 Concordo com o Rodrigo aí em cima: um sintético -5C quebra teu galho em quase todas as situações, só os extremos pra frio (Aconcágua) e calor (Ilha Grande) ficam de fora. Tenho um linner STS reactor, ele esquenta, mas não tudo o que promete. Digamos que aumenta uns 5C o poder do SD. Citar
Membros alexandre_bpm Postado Maio 17, 2018 Membros Postado Maio 17, 2018 Bom dia a todos! Obrigado, pessoal! Agora outras dúvidas surgiram: 1 - O saco de dormir -5 ºC a que se referem é para conforto previsto para homens ou mulheres? 2 - Quais os modelos mais leves desse saco sintético no mercado brasileiro? 3 - Ainda pensando do peso, um saco de dormir desse tipo (-5 ºC), só que de pluma, cumpriria o mesmo papel versátil para a América do Sul que o sintético? 4 - Usar o liner a que me referi no outro post é adequado para ser usado sozinho sobre o isolante térmico em lugares mais quentes tipo Ilha Grande? Obrigado. Citar
Membros rodrigo-whisky Postado Maio 17, 2018 Membros Postado Maio 17, 2018 1 sempre masculino. 2 hj não conheço quase nada do que tem nas lojas aqui. 3 pluma ganha em leveza, aquecimento, durabilidade e compressibilidade. Perde em resistência à água. se for usar só em lugar que chove muito não recomendo pluma. Se o risco de molhar é bem baixo ele se torna bom. Se tiver como importar um saco com pluma tratada que fica repelente a água fica muito bom. 4 não gosto de usar só liner. Já tentei mas não senti confortável nele. Mas sim é possível e varias pessoas fazem. Citar
Membros alexandre_bpm Postado Maio 18, 2018 Membros Postado Maio 18, 2018 Obrigado! Pensando na sugestão do rodrigo-whisky de um saco versátil -5 ºC limite (conforto masculino), achei o Deuter Orbit -5 ºC (-23 ºC extremo e peso ~1,7 kg com saco de compressão), Deuter Exosphere -4 ºC limite (-20 ºC extremo e peso ~1,4 kg com saco de compressão) e o Aztek Zion -4 ºC limite (-10 °C extremo e peso 1,1 kg). Encontrei os de pluma da Deuter, mas os preços estão altos. O Zion é misto de pluma e fibra sintética e não vem com saco de compactação, mas é consideravelmente mais leve. 1 - O que acham desses modelos? 2 - Alguma outra sugestão nessa faixa de preço? Obrigado. Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Maio 18, 2018 Membros de Honra Postado Maio 18, 2018 Não conheço pessoalmente o Zion, mas parece interessante, se cumprir o que promete é uma boa compra. Os Deuter são todos bons, só acho estreito no ombo. Meu Orbt tem 75cm e me incomoda pra dormir, comprei um com 80cm agora. Se você for grandinho pense em comprar o Large (80cm). E não sou tão grande, 1,77m 79kg... O exosphere é stretch, (diz que) aumenta em 25% na largura, tem 68cm. Citar
Membros LangoRodriguez Postado Maio 22, 2018 Membros Postado Maio 22, 2018 Caso alguém se interesse. Estou vendendo um Deuter Orbit -5º Seminovo. Citar
Membros Vanessa Lima Postado Maio 25, 2018 Membros Postado Maio 25, 2018 Olá. Não cheguei a ler tudo que tem neste tópico sobre o assunto.... mas acho que tenho uma situação um pouco específica. Tenho um SD Trilhas e Rumos Micro Pluma +6° (conforto feminino), comprado em julho de 2016 e usado apenas naquela época para a travessia da Serra dos Órgãos (Petro x Tere). Dormi no abrigo, em colchão e passei frio, mesmo com meias e fleece. Desde então, o SD ficou guardado no saco de compressão (agora sei que foi vacilo!) Estou me organizando pra ir pra travessia da Serra Final agora em julho e não tenho certeza se posso confiar no sistema que pensei: esse saco + liner Sea to Summit reactor (promete incremento de 8°) + isolante inflável Sea to Summit de 5 cm espessura + isolante eva. Também tenho alguns esquentadores químicos pro corpo. E vi que uma garrafa pet com água quente dentro do saco ajuda. Estarei em uma barraca 3 estações (Ferrino), mas que aguenta bem o vento. Tenho a impressão que se o saco fosse novo, talvez desse certo esse sistema para esquentar (estarei com calças e gorros e blusas de fleece na mochila que poderão ajudar a incrementar o calor se for necessário). Mas estou em dúvidas severamente. Abri o SD agora e desconfio que ele não possa servir... E não queria ter que abortar a travessia após uma noite terrível de frio... 🙁 Moro no Ceará, e a falta de costume em ambientes frios justifica minha dúvida, o pouco uso do SD e o medo de passar mais frio do que eu poderia suportar pra dormir e aguentar a jornada da travessia... Também pretendo fazer TDP na Patagônia no final do ano e voltar a alta montanha em 2019 (motivo pelo qual só queria fazer o investimento em um SD com range térmica menor para usar no Brasil se fosse realmente necessário, pois acredito que não valha a pena usar o SD indicado para os Andes nas montanhas daqui). Se puderem me dar a opinião de vocês, agradeço. Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Maio 25, 2018 Membros de Honra Postado Maio 25, 2018 Primeiro, qual o isolante STS? Tem vários modelos, o Ultralight tem R-value (o quanto ele isola do frio, quanto maior, mais quente) bem baixo (0,7), seria bom o Ultralight insulated (3,3), aí não precisa carregar o EVA. Segundo, vai dormir sozinha na barraca? Duas pessoas esquentam mais que uma... Sobre o Micro Pluma, veja se ficou danificado por ter sido guardado no saco de compressão. Experimente ele numa noite fria do Ceará...😐 Guardar ele comprimido "quebra" as fibras, causando could spots, ou locais frios, aonde passa frio por que as fibras não conseguem reter o ar quente. Se der sorte ele pode funcionar ainda. O STS reactor esquenta uns 3 a 4 graus, experiência própria. Agora se você vai sentir frio ou não difícil prever, muitas varáveis... mas leve bastante roupa quente. 1 Citar
Membros Vanessa Lima Postado Maio 25, 2018 Membros Postado Maio 25, 2018 Obrigada, Otávio. Primeiro, qual o isolante STS? Tem vários modelos, o Ultralight tem R-value (o quanto ele isola do frio, quanto maior, mais quente) bem baixo (0,7), seria bom o Ultralight insulated (3,3), aí não precisa carregar o EVA. O isolante é o Ultralight... comprei antes de ver aqui que isola bem pouco! Um péssimo investimento, vejo agora! Segundo, vai dormir sozinha na barraca? Duas pessoas esquentam mais que uma... Seremos duas na barraca... Sobre o Micro Pluma, veja se ficou danificado por ter sido guardado no saco de compressão. Experimente ele numa noite fria do Ceará...😐 hehe... vou tentar ver o que acontece nos 14° C que pode rolar numa noite muito especial na Serra de Guaramiranga.... O STS reactor esquenta uns 3 a 4 graus, experiência própria. Então ficaria conforto de 2° C (podendo ser melhorado com a companhia da barraca, né?!), se o SD ainda funcionar... vai ser difícil pra mim se baixar mais a temperatura... mas talvez os esquentadores químicos ajudem.... vc acha que posso contar com isso, com os esquentadores? Valeu! Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Maio 28, 2018 Membros de Honra Postado Maio 28, 2018 Não sei quanto tempo estes esquentadores químicos permanecem emitindo calor, mas devem funcionar. Uma garrafa pet com água quente, chá, sopa, suas roupas, tudo ajuda pra esquentar. Lembrando que SD ou coberta nenhuma gera calor,elas apenas retém o calor gerado pelo seu corpo. Por isso uma boa alimentação a noite, quente, ajuda muito. Tomar um chá bem quente (que não tenha cafeína) já dentro do SD é uma boa. Se você for dormir com frio será difícil se esquentar, por isso tente se aquecer antes de entrar no SD, pode ser até fazendo exercícios. O problema do chá antes de dormir é ir ao banheiro de madrugada... 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.