Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Bom a questão é margem de segurança.

Se tudo correr bem até rola um saco de menos 10 com relação umas boas...

Mas...

E se não correr?

E se pegar uma temperatura mais intensa? Não é incomum.

Pe se precisar de aquecimento rápido? Chega cansado e hipotérmico? Será que o de menos 10 da conta?

Segundo existe o efeito da altitude. Seu corpo não estará gerando calor como costuma.

Eu não iria com um de menos 10. Já um de menos 20 estará muito mais coberto.

Vera que as agências todas pedem que os clientes usem menos 20 para menos...

Deve ter um motivo não?

Uma possibilidade para ter ideia se conseguir uma para alugar ou emprestado seria pegar uma cabeça de frente fria e bivacar na pedra da mina.

Vai pegar menos 5 de média com vento. Com sorte até menos 10.

Veja como se comporta e terá a ideia de uma noite USUAL lá. Longe de ser a noite mais fria. Longe ser a noite mais fria no último acampamento.

Já bivaquei muito na Mina. E digo que tem vezes que não dorme bem se não estiver com um saco realmente bom... O pior saco que já dormi lá foi para conforto de menos 11 sintético.

• Membros de Honra
Postado

Vou tentar ajudar com minha modesta experiência (não conheço os andes):

-11°C em Urubici. Sem vento. Barraca 4 estações. SD Deuter Orbit +5°C + linner STS (o amarelo, não o reactor) e 4 camadas de roupas. Senti calor.

0°C no Tucum, no PR. Este foi num cume, ventava e a barraca era 3 estações. Mesmo SD Orbit +5°C, três camadas de roupa e senti frio. A ponto de incomodar o sono.

O que eu faria, se tentasse cume no Aconcágua: iria alugar um SD me Mendonça, visto que este SD não tem uso no Brasil. E comprar um SD caro pra usar uma, duas vezes por ano?

• Membros
Postado
Vou tentar ajudar com minha modesta experiência (não conheço os andes):

-11°C em Urubici. Sem vento. Barraca 4 estações. SD Deuter Orbit +5°C + linner STS (o amarelo, não o reactor) e 4 camadas de roupas. Senti calor.

0°C no Tucum, no PR. Este foi num cume, ventava e a barraca era 3 estações. Mesmo SD Orbit +5°C, três camadas de roupa e senti frio. A ponto de incomodar o sono.

O que eu faria, se tentasse cume no Aconcágua: iria alugar um SD me Mendonça, visto que este SD não tem uso no Brasil. E comprar um SD caro pra usar uma, duas vezes por ano?

No Huayna Potosi eu tomei a decisão de alugar exatamente por isso Otávio (era um da marmot de pluma pra -9ºC), pois comprar um saco que talvez nunca iria usar no Brasil acho desnecessário (e ainda tem o cuidado redobrado que se tem que ter com esse tipo de saco). Mas se vai fazer muita média ou alta montanha fora do país, compensa.

No segundo acampamento eu só tirei as botas para dormir e mesmo assim senti frio, imagina no Aconcágua??!!

• Membros
Postado

Exemplos perfeitos pessoal, obrigado.

Sobre alugar SD, parece que o valor para 15 a 21 dias de aluguel de SD em Mendoza fica bem salgado, de qualquer forma estarei lá nesse inverno e aproveito pra cotar os preços nas lojas. Algumas pessoas do meu grupo talvez tenha preferência por alugar, mas eu particularmente quero ter um em mãos pra estar rodando a América.

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

mateus.passos-de-souza, quando está pensando em subir o Aconcagua ? Estava pensando em ir em janeiro 2017, mas vendo pelas agências, muito caro, e ir sozinho muito desafiador, tava querendo achar pelo menos mais uma ou duas pessoas, mas tá difícil.

• Membros
Postado
mateus.passos-de-souza, quando está pensando em subir o Aconcagua ? Estava pensando em ir em janeiro 2017, mas vendo pelas agências, muito caro, e ir sozinho muito desafiador, tava querendo achar pelo menos mais uma ou duas pessoas, mas tá difícil.

Fala Marcelo, estou me preparando para ir em Dezembro de 2017, dando entrada no parque no penultimo dia do permiso da média temporada mais ou menos.

Caso conciliar as datas podemos estar combinando.

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

E aí galera,

Em outubro farei TDP (o W) e 2 travessias ao redor de El Chaltén.

Meu saco de dormir é um Orbit +5 (9 / 5 / - 9) que pesa 900g.

Sabendo que esse saco sozinho não é suficiente, busquei alternativas. Uma das alternativas foi comprar um bom liner (um dos bons da StS seria suficiente?).

A outra sugestão que me foi dada (por um membro aqui do fórum e com bastante expertise em equipos) foi de comprar um saco de dormir Nautika Micro XLite que pesa 700g e usar ambos em conjunto. Tendo assim 1,6 kg em saco de dormir.

Alguém já usou 2 sacos de dormir assim? A eficiência é boa? Acham que daria conta?

Abs

• Membros de Honra
Postado

Acho que para Patagônia em outubro seria melhor os dois SD.

Eu tenho um Orbir 5° e um liner STS, e uso os dois em nossas montanhas no inverno. Quando comprei o liner pensei em fazer exatamente o que você comentou, comprar um Náutika Micro-X e usar os dois. Seria bom que teria um SD pra verão (o Micro-X), um para outono (o Orbit) e os dois pra inverno, mas achei exagero pra nossas montanhas. Mas Patagônia o buraco é mais embaixo.

E claro, além disso sempre tem as roupas...

• Membros
Postado
Acho que para Patagônia em outubro seria melhor os dois SD.

Eu tenho um Orbir 5° e um liner STS, e uso os dois em nossas montanhas no inverno. Quando comprei o liner pensei em fazer exatamente o que você comentou, comprar um Náutika Micro-X e usar os dois. Seria bom que teria um SD pra verão (o Micro-X), um para outono (o Orbit) e os dois pra inverno, mas achei exagero pra nossas montanhas. Mas Patagônia o buraco é mais embaixo.

E claro, além disso sempre tem as roupas...

Otávio,

Muito obrigado pelo retorno. Já tinha visto algumas postagens suas em relação a utilização do Orbit +5 com o Liner. E fico feliz em saber que já tinha pensado em usar a combinação que mencionei ali.

Vamos ver se mais álguem comenta algo sobre, ou se alguém se opõe...

Abs

• Colaboradores
Postado

Eu comprei um da coleman em São Paulo há 4 anos atrás foi 160 reais, mas foi a melhor compra que eu fiz,até hoje uso ele, já peguei uma temperatura de -5 com ele e confesso que senti até um pouco de calor.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...