Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Amarelo mostarda, Getulio.

Hahahaha...cortar etiquetas é sodas, Otavio...rs

Eu ponho limite é na balança. Não levo mais de 13 kg, fora água. Pq não guento mais.

E nesse recomeço de mochiladas, fico batendo os 10...e tá bão demais.

Abração procês : )

• Membros de Honra
Postado

Pô Gribel, eu corto as etiquetas das minhas roupas pra ir mais leve!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Se eu puder livrar 10g da mochila tá valendo...

Falando sério, se a roupa for chilena, que costura etiqueta dura e nos lugares mais inapropriados das roupas de baixo, só cortando, e olhe lá ::hahaha::

• Membros
Postado

Olá galera!

Preciso da ajuda de vocês!

Quero um saco de dormir, moro no sul (frio) mas em joinville(forno), então tem as variáveis, saindo da cidade, na serra, faz maior frio. Alguns morros altos tb ( 1900m, Pico Araçatuba), além de campings estruturados e praia. Vou de moto, com a namorada, to com algumas dúvidas entre sacos de dormir:

Nautika micron x-lite, 600g , temp: conforto 8ºC, extremo 5ºC R$115,00

Nautika Antartik, 1,5 kg, temp: Conf. 3ºC, Ext: -7ºC R$120,00

T&R Super pluma: 1,3 Kg temp: Conf:6º Lim:4º Ext:0ºC R$130,00

aceito sugestões de sacos similares!

1º :essas temperaturas são lá bem subjetivas, ou estou errado?

2º:Sobre o micron,me parece ser de má qualidade, ou apenas mirradinho mesmo hehe, ele dá conta do frio? Vi em algum lugar que não dá pra juntar 2, é verdade?=|

3º:Esse T&R diz-se que por fora é de nylon, me parece ser superior ao polieuretano dos outros. Os Deuter e outros usam nylon.

4º: NÃO ACHO medida alguma desse Super Pluma dentro do saco de compressão! Alguém que tem pode me dizer? Me parece ser um trambolho!

Ou seria melhor opção investir em um daqueles envelopes e usar mais roupas, parece ser mais confortável, parece ter boa transição entre inverno\ verão...

Se puderem, digam suas experiências com esses sacos!

Obrigado!

• Membros de Honra
Postado
[...] Alguns morros altos tb ( 1900m, Pico Araçatuba) [...]

Salve Fernando!

Só corrigindo, o Araçatuba (PR, perto de Tijucas do Sul) possui 1673m de altitude... 1900 nem o Pico Paraná (mais alto do Sul) tem.

Sobre os sacos de dormir, algumas considerações:

1. Você precisa de um SD que suporte a temperatura mais fria de montanhas típicas aqui do sul. Com vento "normal", a temperatura nos cumes por aqui oscila entre -3ºC e +5ºC no inverno (medições minhas), mas pode ser mais baixa. Ou seja, terá que ter um SD com temperatura de conforto masculina (lembrar que homem é menos friorento que a mulher), também chamada de temperatura de "tolerância", "limite" ou "limite inferior" (não confundir com a extrema, que nunca deve ser usada como base) de pelo menos 5ºC; na dúvida ver este artigo: como-escolher-um-saco-de-dormir-baseando-se-nas-faixas-de-temperatura-da-norma-en-13537-t69502.html

2. Você pode incrementar o "range" (faixa) de temperatura de seu SD dormindo com mais roupa (segunda pele, fleece, anoraque, meias, calças, etc) e/ou usando um liner do tipo Thermolite Reactor (http://www.seatosummit.com/products/display/91)

Dos modelos citados, pule fora dos 'Nautika', não são muito confiáveis, além de pesados e volumosos demais se comparados a modelos equivalentes em faixas de temperaturas de outros fabricantes. O Micron X-Lite não segura o frio esperado nas montanhas e mesmo dormindo nele com toda sua roupa provavelmente sentiria frio em várias situações. O mais adequado da marca seria o Antartik, mas são bem mais pesados e volumosos se comparados a outros SDs de temperaturas de conforto similares.

Os modelos da Trilhas e Rumos são bons em isolamento mas realmente mais volumosos. E há um outro detalhe: se tua estatura não for grande, terá problemas com eles, pois seu corte é bem folgado (o que acaba fazendo com que percam performance no isolamento térmico). Se isso não for problema, além do Super Pluma, considere também o modelo Micro Pluma (tolerância em 3ºC com 1,2 Kg de peso).

Nas lojas Decathlon (em Curitiba, por exemplo), tu encontra ainda os SDs da Quechua, que considero de boa relação custo x benefício. Um S5 Ultralight, por exemplo, modelo bem equilibrado para uso geral no frio, temperatura de limite de conforto de 0ºC e baixo volume pesa 1,26 Kg (tamanho G)... Uso um desses na grande maioria das minhas trips de montanha aqui no sul e garanto que ele dá conta do frio.

Aí, fora esses, tem uma infinidade de marcas e modelos. No mercado brasileiro, facilmente encontráveis em lojas, o destaque seriam os Deuter Orbit, modelos 5ºC e 0ºC, só que o preço da brincadeira sobe bastante... :mrgreen:

[...]

1º :essas temperaturas são lá bem subjetivas, ou estou errado?

2º:Sobre o micron,me parece ser de má qualidade, ou apenas mirradinho mesmo hehe, ele dá conta do frio? Vi em algum lugar que não dá pra juntar 2, é verdade?=|

3º:Esse T&R diz-se que por fora é de nylon, me parece ser superior ao polieuretano dos outros. Os Deuter e outros usam nylon.

4º: NÃO ACHO medida alguma desse Super Pluma dentro do saco de compressão! Alguém que tem pode me dizer? Me parece ser um trambolho!

1- Essas faixas de temperatura NÃO DEVERIAM ser subjetivas não... Há uma normatização para isso (EN 13537), mas os SDs da Nautika, por exemplo, não a seguem, e os da T&R também não...

2- Já comentei que os SDs da Nautika não são confiáveis. Além disso, o Micron X-Lite é mirrado mesmo e não vai dar conta de frios mais intensos.

3 - Todos os SDs no mercado atualmente são revestidos em tecidos derivados do nylon. O poliuretano é usado apenas na resinagem (impermeabilização) do nylon.

4- A medida de um SD dentro de seu saco de compressão vai variar um pouco dependendo da força empregada na sua compactação, mas te afirmo que os T&R são realmente mais volumosos que modelos similares de outras marcas na mesma faixa de temperatura.

Abraços!

• Membros
Postado

Obrigado gvogetta!

Me ajudou muito as suas dicas!!!

Já pulei fora de comprar o micron, o problema de outros como nautika e T&R é o volume, (um vendedor me disse que era "uns" 45 por 25cm, achei exagero dele, mas enfim).

E o Quechua S5º eu já tinha babado por ele a um tempo atrás, parece-me muito superior, um pouco mais caro, mas parece valer cada centavo. Nem sei de que país é a quechua, mas eu não achei em nenhuma loja, apenas na Decathlon mesmo, porém só tem o tamanho XL, muito grande. =\

Fora isso, acho apenas Nautika , T&R, Deuter, e em umas poucas Ferrino, o que limita demais a procura e escolha de um SD.

• Membros
Postado

Atualizando:

Entrei em contato com a Decathlon, há 7 sacos em estoque, tá 170,00 pilas, creio que vale mais a pena do que pagar 130,00 no Super Pluma da T&R. Certo?

Mas agora tem um outro problema, tenho 1,82m os 3 modelos são de 1,70m - 1,85m e 2m de altura máxima.

1°: O de 1,85 vai ficar megaputaqueparível de pequeno?

Devo pegar o de 2m?

2°: 17 cm a mais afeta muito a retenção de temperatura?

Valeew!

• Membros de Honra
Postado

Fernando, Quechua é uma marca francesa e só vende na Decathlon.

Pegue o de 1,85, vai sobrar 3 cm ainda... :mrgreen:

Saco de dormir tem que ficar justo, se ficar grande vai ter mais ar para esquentar, e vai gastar mais energia (sua) pra isso.

Não se esqueça do isolante, tão importante quando o SD.

• Membros
Postado

Valew Otávio,

eu também pensei nessa lógica de esquentar mais,

mas pra mim parece que 3cm é muito pouco,

parece que não vou nem conseguir respirar dentro do saco ...HAHA

Fora a sensação de ter um mínimo de liberdade...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...