Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado
Olá Otávio!

Sempre sagaz... Bem lembrado companheiro. Realmente citei e acabei esquecendo de comentar a questão do isolante, que vocêcomplementou bem. Só um detalhe: não é perda de calor por convecção, mas condução. Convecção é o processo de troca através de fluidos, como o ar (no caso de uma rede, por exemplo). NA condução o processo é entre corpos sólidos, no caso do chão vs. corpo humano.

Abraço!

Isso!!!!!

E de quebra respondi a mim mesmo sobre a perda de calor na rede... :mrgreen:

O SD não consegue isolar deste frio (se não me engano "frio de convecção"), pois suas fibras estão comprimidas pelo nosso peso, perdendo a eficiência.

::otemo::::otemo::::otemo::

• Membros
Postado
.....................Hoje vou com amigos e fico nas suas barracas, mas carregar mochila sempre é uma questão para mim...)

Gratidão!

Carol

Opa, então não é bivaque. Bivacar é dormir em ambiente natural sem barraca. Pode ser no mato, na praia, com um toldo ou rede, etc... você vai ficar em barraca, apesar de não carregá-la, sorte sua... :mrgreen:

O Getúlio já disse tudo, só faltou falar sobre o isolante térmico, tão importante quanto o SD. Temos um tópico específico sobre eles:

:arrow:http://www.mochileiros.com/isolantes-termicos-t3638.html

Já te adianto que eles são importantíssimos, pois isolam do frio que vem do chão. O SD não consegue isolar deste frio (se não me engano "frio de convecção"), pois suas fibras estão comprimidas pelo nosso peso, perdendo a eficiência.

Os isolantes podem ser de EVA ou infláveis, estes mais confortáveis, caros e pesados. Mas vale a pena carregar este peso extra, eu tenho um, e pelo visto você quer um pouco de conforto também.

Tire suas dúvidas no tópico dos isolantes, se presistirem poste lá que respoderemos. ::cool:::'>

Otavio, no caso eu realmente me refiro a dormir fora da barraca. Minha intenção é dormir em qualquer lugar, indo com amigos ou sozinha. No caso posso conseguir uma vaga na barraca de amigos ou nao, e indo sozinha não pretendo levar barraca por conta do peso a mais mesmo. : :wink:

Vou dar uma olhada no link que postou sobre isolantes, agradeço imensamente pela atenção!

Gratidão. :D

Oi Carol!

Conclui que:

apesar de serem mais leves, os sacos de pena de ganso infelizmente não são os melhores para acampar sem barraca, que chamam de bivacar.

[...]

Exatamente, especialmente pelo fato de que as plumas de ganso quando molhadas perderem 90% de sua eficiência térmica. Daria para usar um SD destes para bivaque, mas precisaria obter um saco externo impermeável para revestí-lo, protegendo-o da umidade, mas sempre há o fator risco, especialmente num primeiro momento, em que o usuário ainda não possui experiência consolidada. Deve-se ter em mente ainda neste caso, ainda, parte do ganho na redução de peso seria perdido pela adição do "revestimento" para o SD.

[...] Opção de modelo retangular não foi uma boa ideia, sarcófagos são melhor opção pelo fator peso.

[...]

Não só pelo peso, mas também, e principalmente, pelo fator eficiência na manutenção do calor dentro do SD, junto ao corpo do usuário.

[...]Eu vi um modelo tipo sarcófago que tinha uma tecnologia que era possível se mexer mas me lembro de ser bem caro...Eu estava aqui pensando também que esses isolantes seriam um peso a mais...

[...]

É o tal de "stretch", ou seja, o tecido e as costuras são elásticos, permitindo uma expansão que chega a 25% permitindo ao usuário se mexer mais confortavelmente em seu interior com o SD fechado. Esta tecnologia está presente em modelos como o Deuter Exosphere, que é um modelo com forração sintética. O custo realmente é maior do que os modelos convencionais.

E não se preocupe, no início a gente se bate um pouco, para isso temos o Fórum... e os companheiros aqui.

Abraço!

Pensei e vendo as questões talvez eu precise economizar e ficar com um desse modelo como o que citou, "'Deuter Exosphere"... Ele não é o mais em conta mas pro meu caso, dentro das informações que me forneceram e o que andei lendo e pesquisando, acho que será o modelo ideal. Se tiverem alguma indicação a mais, podem me falar, viu! rsrs ::otemo::

Vou demorar um pouco mais para adquirir o saco mas até hoje não teve tempo ruim, onde e como rolava de ficar eu dormia.

Foram muito amáveis, agradeço a ajuda!

CArol

• 3 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado
Alguém sabe onde encontro ziper de saco-de-dormir que abre por dentro e fora o meu (super pluma trilas e rumas)está quebrado,isso eu mesmo posso trocar,ou onde se faz manutenção.obrigado

Olá Adalberto!

Pelo que entendi quebrou o cabo-guia metálico do zíper, certo?

Procure em casas especializadas em armarinhos ou artigos para sapateiros. Leve o SD junto se for o caso. É possível que você mesmo consiga trocar.

Se tiver problemas para encontrar em sua região, sugiro acionar o suporte da Trilhas & Rumos.

Acredito até que em último caso você consegue utilizar um pedaço de cordim 2mm como cabo guia no lugar do guia metálico.

Abraço!

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Bom dia,

Fugindo um pouco do topico.

Entre em contato com T&R, mandei minha mochila para reparos la. Não cobraram nada e ela voltou nova. Serviço deles é nota 10!

Abraços

valeu pela dica acho que encontrei o tipo de zíper,primeiro achei no site de fora, é puxador reversível que chama http://www.armarinhos25.com.br/produto.php?id_categoria=2&id_produto=604&idProdutoItem=4511 amanhã vou procurar na rua,se não contato a T&R.

obrigado

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

E aí pessoal, tudo bem? Eu vou viajar para os EUA em janeiro, onde irei passar dois meses. Estou pensando em aproveitar minha passagem e comprar um saco de dormir bom para mim. Eu já possuo um saco de dormir da Nautika, modelo Viper. Em julho deste ano fui ao Pico Paraná e utilizei este saco de dormir, juntamente com um isolante térmico da Nautika (o mais fino deles). Eu estava com roupas adequadas para a temperatura e não conseguia dormir de tanto frio, então enchi um colchão inflável (daqueles baratos de piscina mesmo) para ficar mais afastado do chão, mas não adiantou, o frio continuou implacável e eu simplesmente não dormi. Qual saco de dormir vcs recomendam pra ser utilizado no frio (bastante frio)? No calor eu sei que posso contar com o Viper da Nautika haha minha preocupação é o friooo. E mais uma coisa, seria bom eu comprar isolante térmico por lá também?

Valeu e bom final de ano!

• Membros de Honra
Postado
E aí pessoal, tudo bem? Eu vou viajar para os EUA em janeiro, onde irei passar dois meses. Estou pensando em aproveitar minha passagem e comprar um saco de dormir bom para mim. Eu já possuo um saco de dormir da Nautika, modelo Viper. Em julho deste ano fui ao Pico Paraná e utilizei este saco de dormir, juntamente com um isolante térmico da Nautika (o mais fino deles). Eu estava com roupas adequadas para a temperatura e não conseguia dormir de tanto frio, então enchi um colchão inflável (daqueles baratos de piscina mesmo) para ficar mais afastado do chão, mas não adiantou, o frio continuou implacável e eu simplesmente não dormi. Qual saco de dormir vcs recomendam pra ser utilizado no frio (bastante frio)? No calor eu sei que posso contar com o Viper da Nautika haha minha preocupação é o friooo. E mais uma coisa, seria bom eu comprar isolante térmico por lá também?

Valeu e bom final de ano!

Olá Leo!

Este é sempre um dilema... Pluma de ganso x fibras sintéticas. Preferencialmente, dado nosso clima e umidade, geralmente e preferência recai sobre os de fibra sintética, já que os de pluma se molhados perdem muita eficiência térmica. O inconveniente recai nesse caso sobre o peso, pois os de fibra são maiores e mais pesados. Veja mais sobre isso em:

:: SD de Pluma x Sintético

:: Como escolher seu Saco de Dormir - Faixas de temperatura

Uma lida nos posts anteriores deste mesmo tópico também ajuda bastante...

Eu creio que aqui pro Brasil, especialmente nas montanhas mais altas e na região Sul, onde o frio torna-se um problema muito maior no inverno, um SD com temperatura de conforto entre -5ºC e -10ºC atenda perfeitamente à maioria das situações de uso. Nessa faixa, sintético, sugiro por exemplo o Marmot Trestles 15F (conforto em -4.6ºC), que já é bem reforçado. Obviamente existem diversos modelos e fabricantes disponíveis, especialmente no mercado americano. Verifique, não esquecendo que as temperaturas por lá costumam ser indicadas em ºF e não em ºC como aqui. Sugiro visitar a página de SDs Marmot e dar uma olhada: http://marmot.com/catalog/sleeping-bags/117

Há marcas boas e mais baratas, como a Rei, e outras não tão baratas, como a própria Deuter, Montain Hardwear, Kelty, etc. Vai de pesquisar e comparar entre os modelos/faixas de temperatura disponíveis nas lojas.

Sobre isolantes, sugiro fortemente os autoinfláveis, mas lá encontrará também uma infinidade de opções. Sugiro começar a olhar pelos Therm-a-Rest - (http://cascadedesigns.com/therm-a-rest) que possui uma linha de produtos bem grande e com preços variados, facilmente encontrados em qualquer boa loja do ramo por lá.

Abraço!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...