Membros de Honra Otávio Luiz Postado Outubro 2, 2012 Membros de Honra Postado Outubro 2, 2012 Olá Otávio! Sempre sagaz... Bem lembrado companheiro. Realmente citei e acabei esquecendo de comentar a questão do isolante, que vocêcomplementou bem. Só um detalhe: não é perda de calor por convecção, mas condução. Convecção é o processo de troca através de fluidos, como o ar (no caso de uma rede, por exemplo). NA condução o processo é entre corpos sólidos, no caso do chão vs. corpo humano. Abraço! Isso!!!!! E de quebra respondi a mim mesmo sobre a perda de calor na rede... O SD não consegue isolar deste frio (se não me engano "frio de convecção"), pois suas fibras estão comprimidas pelo nosso peso, perdendo a eficiência. Citar
Membros moksha Postado Outubro 7, 2012 Membros Postado Outubro 7, 2012 .....................Hoje vou com amigos e fico nas suas barracas, mas carregar mochila sempre é uma questão para mim...) Gratidão! Carol Opa, então não é bivaque. Bivacar é dormir em ambiente natural sem barraca. Pode ser no mato, na praia, com um toldo ou rede, etc... você vai ficar em barraca, apesar de não carregá-la, sorte sua... O Getúlio já disse tudo, só faltou falar sobre o isolante térmico, tão importante quanto o SD. Temos um tópico específico sobre eles: http://www.mochileiros.com/isolantes-termicos-t3638.html Já te adianto que eles são importantíssimos, pois isolam do frio que vem do chão. O SD não consegue isolar deste frio (se não me engano "frio de convecção"), pois suas fibras estão comprimidas pelo nosso peso, perdendo a eficiência. Os isolantes podem ser de EVA ou infláveis, estes mais confortáveis, caros e pesados. Mas vale a pena carregar este peso extra, eu tenho um, e pelo visto você quer um pouco de conforto também. Tire suas dúvidas no tópico dos isolantes, se presistirem poste lá que respoderemos. :'> Otavio, no caso eu realmente me refiro a dormir fora da barraca. Minha intenção é dormir em qualquer lugar, indo com amigos ou sozinha. No caso posso conseguir uma vaga na barraca de amigos ou nao, e indo sozinha não pretendo levar barraca por conta do peso a mais mesmo. : Vou dar uma olhada no link que postou sobre isolantes, agradeço imensamente pela atenção! Gratidão. Oi Carol! Conclui que: apesar de serem mais leves, os sacos de pena de ganso infelizmente não são os melhores para acampar sem barraca, que chamam de bivacar. [...] Exatamente, especialmente pelo fato de que as plumas de ganso quando molhadas perderem 90% de sua eficiência térmica. Daria para usar um SD destes para bivaque, mas precisaria obter um saco externo impermeável para revestí-lo, protegendo-o da umidade, mas sempre há o fator risco, especialmente num primeiro momento, em que o usuário ainda não possui experiência consolidada. Deve-se ter em mente ainda neste caso, ainda, parte do ganho na redução de peso seria perdido pela adição do "revestimento" para o SD. [...] Opção de modelo retangular não foi uma boa ideia, sarcófagos são melhor opção pelo fator peso. [...] Não só pelo peso, mas também, e principalmente, pelo fator eficiência na manutenção do calor dentro do SD, junto ao corpo do usuário. [...]Eu vi um modelo tipo sarcófago que tinha uma tecnologia que era possível se mexer mas me lembro de ser bem caro...Eu estava aqui pensando também que esses isolantes seriam um peso a mais... [...] É o tal de "stretch", ou seja, o tecido e as costuras são elásticos, permitindo uma expansão que chega a 25% permitindo ao usuário se mexer mais confortavelmente em seu interior com o SD fechado. Esta tecnologia está presente em modelos como o Deuter Exosphere, que é um modelo com forração sintética. O custo realmente é maior do que os modelos convencionais. E não se preocupe, no início a gente se bate um pouco, para isso temos o Fórum... e os companheiros aqui. Abraço! Pensei e vendo as questões talvez eu precise economizar e ficar com um desse modelo como o que citou, "'Deuter Exosphere"... Ele não é o mais em conta mas pro meu caso, dentro das informações que me forneceram e o que andei lendo e pesquisando, acho que será o modelo ideal. Se tiverem alguma indicação a mais, podem me falar, viu! rsrs Vou demorar um pouco mais para adquirir o saco mas até hoje não teve tempo ruim, onde e como rolava de ficar eu dormia. Foram muito amáveis, agradeço a ajuda! CArol Citar
Membros adalberto fernandes Postado Outubro 27, 2012 Membros Postado Outubro 27, 2012 Alguém sabe onde encontro ziper de saco-de-dormir que abre por dentro e fora o meu (super pluma trilas e rumas)está quebrado,isso eu mesmo posso trocar,ou onde se faz manutenção.obrigado Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Outubro 27, 2012 Membros de Honra Postado Outubro 27, 2012 Alguém sabe onde encontro ziper de saco-de-dormir que abre por dentro e fora o meu (super pluma trilas e rumas)está quebrado,isso eu mesmo posso trocar,ou onde se faz manutenção.obrigado Olá Adalberto! Pelo que entendi quebrou o cabo-guia metálico do zíper, certo? Procure em casas especializadas em armarinhos ou artigos para sapateiros. Leve o SD junto se for o caso. É possível que você mesmo consiga trocar. Se tiver problemas para encontrar em sua região, sugiro acionar o suporte da Trilhas & Rumos. Acredito até que em último caso você consegue utilizar um pedaço de cordim 2mm como cabo guia no lugar do guia metálico. Abraço! Citar
Membros adalberto fernandes Postado Outubro 28, 2012 Membros Postado Outubro 28, 2012 valeu pela dica acho que encontrei o tipo de zíper,primeiro achei no site de fora, é puxador reversível que chama http://www.armarinhos25.com.br/produto.php?id_categoria=2&id_produto=604&idProdutoItem=4511 amanhã vou procurar na rua,se não contato a T&R. obrigado Citar
Membros caiolp Postado Novembro 30, 2012 Membros Postado Novembro 30, 2012 Bom dia, Fugindo um pouco do topico. Entre em contato com T&R, mandei minha mochila para reparos la. Não cobraram nada e ela voltou nova. Serviço deles é nota 10! Abraços valeu pela dica acho que encontrei o tipo de zíper,primeiro achei no site de fora, é puxador reversível que chama http://www.armarinhos25.com.br/produto.php?id_categoria=2&id_produto=604&idProdutoItem=4511 amanhã vou procurar na rua,se não contato a T&R. obrigado Citar
Membros adalberto fernandes Postado Novembro 30, 2012 Membros Postado Novembro 30, 2012 fiquei sem dar notícias,mas essa semana enviei para trilhas e rumos para reparo,vou aguardar retorno e informo abraço Citar
Membros adalberto fernandes Postado Dezembro 8, 2012 Membros Postado Dezembro 8, 2012 Recebi de volta ontém meu saco de dormir,novinho em folha,pronto pra próxima valeu pelas respostas Citar
Membros leodpc Postado Dezembro 24, 2012 Membros Postado Dezembro 24, 2012 E aí pessoal, tudo bem? Eu vou viajar para os EUA em janeiro, onde irei passar dois meses. Estou pensando em aproveitar minha passagem e comprar um saco de dormir bom para mim. Eu já possuo um saco de dormir da Nautika, modelo Viper. Em julho deste ano fui ao Pico Paraná e utilizei este saco de dormir, juntamente com um isolante térmico da Nautika (o mais fino deles). Eu estava com roupas adequadas para a temperatura e não conseguia dormir de tanto frio, então enchi um colchão inflável (daqueles baratos de piscina mesmo) para ficar mais afastado do chão, mas não adiantou, o frio continuou implacável e eu simplesmente não dormi. Qual saco de dormir vcs recomendam pra ser utilizado no frio (bastante frio)? No calor eu sei que posso contar com o Viper da Nautika haha minha preocupação é o friooo. E mais uma coisa, seria bom eu comprar isolante térmico por lá também? Valeu e bom final de ano! Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Dezembro 26, 2012 Membros de Honra Postado Dezembro 26, 2012 E aí pessoal, tudo bem? Eu vou viajar para os EUA em janeiro, onde irei passar dois meses. Estou pensando em aproveitar minha passagem e comprar um saco de dormir bom para mim. Eu já possuo um saco de dormir da Nautika, modelo Viper. Em julho deste ano fui ao Pico Paraná e utilizei este saco de dormir, juntamente com um isolante térmico da Nautika (o mais fino deles). Eu estava com roupas adequadas para a temperatura e não conseguia dormir de tanto frio, então enchi um colchão inflável (daqueles baratos de piscina mesmo) para ficar mais afastado do chão, mas não adiantou, o frio continuou implacável e eu simplesmente não dormi. Qual saco de dormir vcs recomendam pra ser utilizado no frio (bastante frio)? No calor eu sei que posso contar com o Viper da Nautika haha minha preocupação é o friooo. E mais uma coisa, seria bom eu comprar isolante térmico por lá também? Valeu e bom final de ano! Olá Leo! Este é sempre um dilema... Pluma de ganso x fibras sintéticas. Preferencialmente, dado nosso clima e umidade, geralmente e preferência recai sobre os de fibra sintética, já que os de pluma se molhados perdem muita eficiência térmica. O inconveniente recai nesse caso sobre o peso, pois os de fibra são maiores e mais pesados. Veja mais sobre isso em: :: SD de Pluma x Sintético :: Como escolher seu Saco de Dormir - Faixas de temperatura Uma lida nos posts anteriores deste mesmo tópico também ajuda bastante... Eu creio que aqui pro Brasil, especialmente nas montanhas mais altas e na região Sul, onde o frio torna-se um problema muito maior no inverno, um SD com temperatura de conforto entre -5ºC e -10ºC atenda perfeitamente à maioria das situações de uso. Nessa faixa, sintético, sugiro por exemplo o Marmot Trestles 15F (conforto em -4.6ºC), que já é bem reforçado. Obviamente existem diversos modelos e fabricantes disponíveis, especialmente no mercado americano. Verifique, não esquecendo que as temperaturas por lá costumam ser indicadas em ºF e não em ºC como aqui. Sugiro visitar a página de SDs Marmot e dar uma olhada: http://marmot.com/catalog/sleeping-bags/117 Há marcas boas e mais baratas, como a Rei, e outras não tão baratas, como a própria Deuter, Montain Hardwear, Kelty, etc. Vai de pesquisar e comparar entre os modelos/faixas de temperatura disponíveis nas lojas. Sobre isolantes, sugiro fortemente os autoinfláveis, mas lá encontrará também uma infinidade de opções. Sugiro começar a olhar pelos Therm-a-Rest - (http://cascadedesigns.com/therm-a-rest) que possui uma linha de produtos bem grande e com preços variados, facilmente encontrados em qualquer boa loja do ramo por lá. Abraço! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.