Membros de Honra gvogetta Postado Setembro 17, 2012 Membros de Honra Postado Setembro 17, 2012 Sobre o saco de dormir, estarei indo em dezembro, a Cris*Negrabela pantufando-na-patagonia-23-dias-tdp-calafate-chalten-ushuaia-b-aires-nov-dez-11-t63560.html utilizou este saco de dormir, e através de MP anterior me disse que era muito bom e aguentou bem o frio, vc acha que devo escolher outro??? Vc citou que não usarei esse saco de dormir no Brasil, vc acha melhor alugar? é que achei o preço muito bom, tenho um saco de dormir que uso aqui, mas é bem fraquinho, achei que vale a pena, qual a sua opinião??? Obrigada Eu acho ele muito quente pro Brasil, veja que ele é p/ conforto -11ºC, extremo -43ºC . Dificilmente você irá pegar tanto frio assim no Brasil, e ele pesa mais de 2,3kg... Eu compraria um mais leve e p/ menos frio, e usaria mais roupas para dormir. Mas sou adepto do ultralight bacpacking, gosto de ir leve... Alugar pode ser uma boa também, mas eu não perderia a chance de comprar os equipos lá fora, aonde a oferta é maior e o preço menor. PS: Quando falo muito quente pro Brasil é pensando no uso dele depois da Patagônia. Pra lá ele me parece muito bom, e na época que você vai tô achando que vai sobrar SD...mas isso é bom você pesquisar com quem já foi pra lá, o que não é meu caso. Olá Eliza e Otávio! Não pude me furtar... A Cris usou na sua viagem patagônica um SD Marmot Trestles 15F, Eliza, não um 0F (lembro que a linha Marmot é designada pela graduação em graus Fahrenheit - F - padrão no sistema britânico/americano de unidades, ao invés de graus Celsius). O que você postou em seu link é um Marmot 0F, aliás é ainda o modelo L (de "long" = longo), para pessoas "maiores" cujas infos o Otávio resumiu bem e, realmente, é um SD que dificilmente usaria no Brasil, mesmo em Urubici no inverno O Trestles 15F é um SD já mais "usável" no Brasil (aliás comprei finalmente o meu). Suas temperaturas são: -4,6ºC (conforto - feminimo), -11ºC (limite - conforto masculino), e -30ºC (limite extremo). Pesa 1765g. Já é um SD para frio considerável, comporta seu uso até mesmo no inverno da Patagônia com roupas. Poderá também optar por um modelo até mesmo mais leve, como um Marmot 30F (temperaturas de 5,7ºC / 0,8ºC / 14,5ºC respectivamente). Eliza, cuide também em relação aos tamanhos. Existem fabricantes, como a Marmot, que oferecem o mesmo produto em 2 ou até 3 tamanhos diferentes, inclusive com versões especialmente feitas para mulheres, com "reforços" de aquecimento nos pés e outras regiões sensíveis. Normalmente, para mulheres, o tamanho regular é mais do que suficiente. Assim carrega menos peso desnecessariamente também. Abraço! Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Setembro 17, 2012 Membros de Honra Postado Setembro 17, 2012 .........Não pude me furtar... Estava te esperando!!! Sabia que você estava comprando um, só não sabia qual. :'> Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Setembro 17, 2012 Membros de Honra Postado Setembro 17, 2012 Estava te esperando!!! Sabia que você estava comprando um, só não sabia qual. :'> KKKKKK! Não sei porque algo me disse que tu diria algo parecido... Enfim, foi o Marmot Trestles 15F (L) mesmo. Penso nele para os perrengues de frio mais extremos, como trips no invernão de Urubici (como a nossa) e em futuras trips pela Patagônia. Até usaria mais vezes o Deuter Orbit -5ºC (L) não fosse o apertado espaço para me mexer nele. No Marmot o espaço é mais generoso, quase 15 cm de diferença pro longo da Deuter, medido por dentro Detalhe é que por fora, esticados lado a lado, parece ter pouca diferença, mas notei que a "geometria" do espaço dos pés é diferente, creio que isso tenha influência. Dormi (na verdade cozinhei) no Marmot uma noite (em casa) e deu para sentir a diferença. A desvantagem é que no Marmot não tem o "aquecimento ativo" (leia-se contorcionismo para achar uma posição menos desconfortável para dormir espremido nele). No mais, para a maioria das nossas condições climáticas (brasileiras) acredito que modelos entre 5ºC e 0ºC, sintéticos, sejam ainda as melhores opções, isso caso não se deseje usar um bom liner, o que permitiria ampliar esta faixa para a casa dos 15ºC - 10ºC tranquilamente. Abraço! Citar
Membros moksha Postado Setembro 25, 2012 Membros Postado Setembro 25, 2012 Olá a todos! Confesso que nao li todas as 89 paginas do tópico. rs Fui ao google buscar informações sobre sacos de dormir e dentro de leituras e comparações existe uma questão que ainda não me entendi ... Tenho constantes dores nas costas. Estou tentando escolher por um modelo que eu possa pagar e que seja o mais leve que eu pudesse optar para a temperatura q defini como ideal para o saco: -4º. Quanto menos peso, melhor. E mais, tendo eu desconforto noturno ( pela dor nas costas), penso que os modelos sarcofago podem me prender demais e incomodar minha noite. Pensei então que se eu comprasse um modelo um pouquinho maior ele pudesse ficar ideial. Dae li também sobre o semi retangular e fiquei na duvida de vez mesmo... Meu intuito é ter um saco onde eu possa dormir sem carregar barraca. Considerando que só viajo pelo Brasil. Gratidão! Carol Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Setembro 25, 2012 Membros de Honra Postado Setembro 25, 2012 Olá a todos! Confesso que nao li todas as 89 paginas do tópico. rs Não precisa ler as 89 pgs, lendo as últimas 9 já tá bom. Fui ao google buscar informações sobre sacos de dormir e dentro de leituras e comparações existe uma questão que ainda não me entendi ...Tenho constantes dores nas costas. Estou tentando escolher por um modelo que eu possa pagar e que seja o mais leve que eu pudesse optar para a temperatura q defini como ideal para o saco: -4º. Quanto menos peso, melhor. Saco leve pra -4º são os de pluma de ganso. Mas são mais caros e quando molhados perdem o isolamento térmico. E mais, tendo eu desconforto noturno ( pela dor nas costas), penso que os modelos sarcofago podem me prender demais e incomodar minha noite. Pensei então que se eu comprasse um modelo um pouquinho maior ele pudesse ficar ideial. Dae li também sobre o semi retangular e fiquei na duvida de vez mesmo... Retangular é mais pesado do que o sarcófago... Meu intuito é ter um saco onde eu possa dormir sem carregar barraca. Considerando que só viajo pelo Brasil. Gratidão! Carol Vai bivacar?!?!? Viajando só Brasil acho -4º um pouco exagerado, mas isso é questão de gosto (e frio) pessoal. Se for bivacar é melhor fugir da pluma de ganso e ir de sintético mesmo. O sintético mesmo molhado continua isolando do frio. Com boa qualidade e baixo peso, e vendido no Brasil (pois lá fora tem um monte de marcas) lembro agora dos Deuter: http://www.deuter.com.br/linha-sacos-de-dormir Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Setembro 25, 2012 Membros de Honra Postado Setembro 25, 2012 Olá Carol! [...]Tenho constantes dores nas costas. Estou tentando escolher por um modelo que eu possa pagar e que seja o mais leve que eu pudesse optar para a temperatura q defini como ideal para o saco: -4º. Quanto menos peso, melhor. [...] Enfim, o caso de dores nas costas se resolve com um isolante autoinflável ou até mesmo com um de EVA pouco mais grosso (10mm). Há sacos que vem com isolante autoinflável acoplado (conheço os da Quechua, comercializados nas lojas Decathlon) que até não são muito volumosos e pesados se contar a temperatura de conforto e o fato de já estar com o isolante acoplado. Dê uma olhada. [...]E mais, tendo eu desconforto noturno ( pela dor nas costas), penso que os modelos sarcofago podem me prender demais e incomodar minha noite. Pensei então que se eu comprasse um modelo um pouquinho maior ele pudesse ficar ideial. Dae li também sobre o semi retangular e fiquei na duvida de vez mesmo... Meu intuito é ter um saco onde eu possa dormir sem carregar barraca. Considerando que só viajo pelo Brasil. [...] Se você diz "penso", presumo, é porque ainda não deve ter dormido uma noite inteira num saco de dormir. Tem gente que realmente não se adapta aos modelos tipo sarcófago, mas sugiro experimentar antes. Empreste de um amigo e teste. A opção de comprar um SD de tamanho maior do que o seu poderá ajudar no conforto ao se mexer durante a noite, mas também trará o problema de perder a eficiência térmica. Considere isso. Quanto aos modelos possíveis, aqui no Brasil temos algumas poucas opções do tipo retangular (mais pesados e menos eficientes, como já disse o Otávio), e aqui não são comuns os modelos semi-retangulares, mas estes são realmente uma alternativa, só possuem limitações quanto ao limite de temperaturas, sendo mais "frios" do que os modelos sarcófago para a mesma faixa de peso, lembrando que os tipo sarcófago retém melhor a temperatura corporal. Os semi-ret no exterior (onde você irá encontrá-los, especialmente EUA) são em sua grande maioria modelos para temperaturas na faixa dos 10ºC, sendo poucos os fabricantes que os disponibilizam em temperaturas mais baixas. A Marmot sei que tem 2 modelos desses na faixa sub-zero e sintéticos: o Maverick 20F (-7ºC) e o Maverick 30F (-1ºC), e são mais pesadinhos se comparados com os tipo sarcófago equivalentes em temperatura. Verifique. Grande Otávio! Não precisa ler as 89 pgs, lendo as últimas 9 já tá bom. Vai bivacar?!?!? Viajando só Brasil acho -4º um pouco exagerado, mas isso é questão de gosto (e frio) pessoal. Se for bivacar é melhor fugir da pluma de ganso e ir de sintético mesmo. O sintético mesmo molhado continua isolando do frio. Não creio que para bivaque -4ºC de conforto seja exagerado, aliás perfeitamente adequado se considerarmos as temperaturas médias de montanha e altiplanos no sudeste, especialmente no inverno (nem vou enveredar nas temperaturas aqui do sul, caso totalmente à parte). Quanto às plumas de ganso x sintéticos - irretocável, sábias palavras! Abraços! Citar
Membros moksha Postado Outubro 2, 2012 Membros Postado Outubro 2, 2012 Olá Carol! [...]Tenho constantes dores nas costas. Estou tentando escolher por um modelo que eu possa pagar e que seja o mais leve que eu pudesse optar para a temperatura q defini como ideal para o saco: -4º. Quanto menos peso, melhor. [...] Enfim, o caso de dores nas costas se resolve com um isolante autoinflável ou até mesmo com um de EVA pouco mais grosso (10mm). Há sacos que vem com isolante autoinflável acoplado (conheço os da Quechua, comercializados nas lojas Decathlon) que até não são muito volumosos e pesados se contar a temperatura de conforto e o fato de já estar com o isolante acoplado. Dê uma olhada. [...]E mais, tendo eu desconforto noturno ( pela dor nas costas), penso que os modelos sarcofago podem me prender demais e incomodar minha noite. Pensei então que se eu comprasse um modelo um pouquinho maior ele pudesse ficar ideial. Dae li também sobre o semi retangular e fiquei na duvida de vez mesmo... Meu intuito é ter um saco onde eu possa dormir sem carregar barraca. Considerando que só viajo pelo Brasil. [...] Se você diz "penso", presumo, é porque ainda não deve ter dormido uma noite inteira num saco de dormir. Tem gente que realmente não se adapta aos modelos tipo sarcófago, mas sugiro experimentar antes. Empreste de um amigo e teste. A opção de comprar um SD de tamanho maior do que o seu poderá ajudar no conforto ao se mexer durante a noite, mas também trará o problema de perder a eficiência térmica. Considere isso. Quanto aos modelos possíveis, aqui no Brasil temos algumas poucas opções do tipo retangular (mais pesados e menos eficientes, como já disse o Otávio), e aqui não são comuns os modelos semi-retangulares, mas estes são realmente uma alternativa, só possuem limitações quanto ao limite de temperaturas, sendo mais "frios" do que os modelos sarcófago para a mesma faixa de peso, lembrando que os tipo sarcófago retém melhor a temperatura corporal. Os semi-ret no exterior (onde você irá encontrá-los, especialmente EUA) são em sua grande maioria modelos para temperaturas na faixa dos 10ºC, sendo poucos os fabricantes que os disponibilizam em temperaturas mais baixas. A Marmot sei que tem 2 modelos desses na faixa sub-zero e sintéticos: o Maverick 20F (-7ºC) e o Maverick 30F (-1ºC), e são mais pesadinhos se comparados com os tipo sarcófago equivalentes em temperatura. Verifique. Grande Otávio! Não precisa ler as 89 pgs, lendo as últimas 9 já tá bom. Vai bivacar?!?!? Viajando só Brasil acho -4º um pouco exagerado, mas isso é questão de gosto (e frio) pessoal. Se for bivacar é melhor fugir da pluma de ganso e ir de sintético mesmo. O sintético mesmo molhado continua isolando do frio. Não creio que para bivaque -4ºC de conforto seja exagerado, aliás perfeitamente adequado se considerarmos as temperaturas médias de montanha e altiplanos no sudeste, especialmente no inverno (nem vou enveredar nas temperaturas aqui do sul, caso totalmente à parte). Quanto às plumas de ganso x sintéticos - irretocável, sábias palavras! Abraços! Obrigado pelas respostas, meninos! Nunca participei de forum, estou meio perdida pra responder com quotes. rsrs Tenho uma amiga que vive nos EUA, se ela vier para cá esse ano ainda talvez eu peça a ela que traga um saco para mim de lá. Dae teria que pesquisar esses modelos de lá... Conclui que: apesar de serem mais leves, os sacos de pena de ganso infelizmente não são os melhores para acampar sem barraca, que chamam de bivacar. Opção de modelo retangular não foi uma boa ideia, sarcófagos são melhor opção pelo fator peso. Eu vi um modelo tipo sarcófago que tinha uma tecnologia que era possível se mexer mas me lembro de ser bem caro...Eu estava aqui pensando também que esses isolantes seriam um peso a mais... Nenhum de meus amigos tem saco de dormir... Provavelmente eu vá a alguma loja e fique deitando em alguns por lá. Acho que as lojas devem fazer esse serviço, de apresentar o produto para que se possa experimentar,não? (Eu acampei a minha infância inteira mas sempre em barraca e no esquema família, camping que se chaga de carro e se leva de tudo.Hoje vou com amigos e fico nas suas barracas, mas carregar mochila sempre é uma questão para mim...) Gratidão! Carol Dentro Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Outubro 2, 2012 Membros de Honra Postado Outubro 2, 2012 Oi Carol! Conclui que: apesar de serem mais leves, os sacos de pena de ganso infelizmente não são os melhores para acampar sem barraca, que chamam de bivacar. [...] Exatamente, especialmente pelo fato de que as plumas de ganso quando molhadas perderem 90% de sua eficiência térmica. Daria para usar um SD destes para bivaque, mas precisaria obter um saco externo impermeável para revestí-lo, protegendo-o da umidade, mas sempre há o fator risco, especialmente num primeiro momento, em que o usuário ainda não possui experiência consolidada. Deve-se ter em mente ainda neste caso, ainda, parte do ganho na redução de peso seria perdido pela adição do "revestimento" para o SD. [...] Opção de modelo retangular não foi uma boa ideia, sarcófagos são melhor opção pelo fator peso. [...] Não só pelo peso, mas também, e principalmente, pelo fator eficiência na manutenção do calor dentro do SD, junto ao corpo do usuário. [...]Eu vi um modelo tipo sarcófago que tinha uma tecnologia que era possível se mexer mas me lembro de ser bem caro...Eu estava aqui pensando também que esses isolantes seriam um peso a mais... [...] É o tal de "stretch", ou seja, o tecido e as costuras são elásticos, permitindo uma expansão que chega a 25% permitindo ao usuário se mexer mais confortavelmente em seu interior com o SD fechado. Esta tecnologia está presente em modelos como o Deuter Exosphere, que é um modelo com forração sintética. O custo realmente é maior do que os modelos convencionais. E não se preocupe, no início a gente se bate um pouco, para isso temos o Fórum... e os companheiros aqui. Abraço! Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Outubro 2, 2012 Membros de Honra Postado Outubro 2, 2012 .....................Hoje vou com amigos e fico nas suas barracas, mas carregar mochila sempre é uma questão para mim...) Gratidão! Carol Opa, então não é bivaque. Bivacar é dormir em ambiente natural sem barraca. Pode ser no mato, na praia, com um toldo ou rede, etc... você vai ficar em barraca, apesar de não carregá-la, sorte sua... O Getúlio já disse tudo, só faltou falar sobre o isolante térmico, tão importante quanto o SD. Temos um tópico específico sobre eles: http://www.mochileiros.com/isolantes-termicos-t3638.html Já te adianto que eles são importantíssimos, pois isolam do frio que vem do chão. O SD não consegue isolar deste frio (se não me engano "frio de convecção"), pois suas fibras estão comprimidas pelo nosso peso, perdendo a eficiência. Os isolantes podem ser de EVA ou infláveis, estes mais confortáveis, caros e pesados. Mas vale a pena carregar este peso extra, eu tenho um, e pelo visto você quer um pouco de conforto também. Tire suas dúvidas no tópico dos isolantes, se presistirem poste lá que respoderemos. :'> Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Outubro 2, 2012 Membros de Honra Postado Outubro 2, 2012 (editado) Olá Otávio! Sempre sagaz... Bem lembrado companheiro. Realmente citei e acabei esquecendo de comentar a questão do isolante, que você complementou bem. Só um detalhe: não é perda de calor por convecção, mas condução. Convecção é o processo de troca através de fluidos, como o ar (no caso de uma rede, por exemplo). Na condução o processo é entre corpos sólidos, no caso do chão vs. corpo humano. Abraço! Editado Outubro 2, 2012 por Visitante Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.