Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Olá Mathola!

Tenho certeza que aguenta 5ºC sim, tenho um companheiro de trilhas que usa um aqui em nossas montanhas e já pegou temperaturas mais baixas do que isso com ele e foi bem, mas ele usa uma segunda pele para dormir no SD. Considere sempre que a temperatura de conforto divulgada pelos fabricantes é com uma camada de roupa leve.

Saudações,

• Membros de Honra
Postado

Olá Marina!

Precisaria ser um SD para temperatura de conforto em torno de 0ºC ou um pouco menos (-5ºC para segurança), especialmente porque mulheres geralmente são mais "friorentas". O Atacama, pelo que sei, é muito frio à noite e geralmente venta bastante, o que influi muito na sensação térmica.

No Brasil, para estas faixas de temperatura, talvez encontre SDs da Deuter em promoção (há cerca de 1 mês aqui na minha cidade estavam liquidando vários modelos da linha Orbit - sintéticos). O -0ºC era encontrado a cerca de R$ 360,00... Não sei agora.

Saudações,

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado
Fala Palhares!

Quanto ao volume, se optar por um liner mais fino, com tecido de seda ou fibra de bambu ele ficará muito compacto, do tamanho de uma garrafa de água 500 ml aproximadamente (o meu Sea to Summit Thermolite Reactor, cujo tecido é pouca coisa mais espesso é assim). Se partir para um tecido mais grosso, como fleece, o volume já aumentará consideravelmente. Lembro que existe um tecido parecido com o fleece que é o "soft", em diversas espessuras, encontrado facilmente em lojas de malhas para confeccção e de preço bem acessível. É um tecido que esquenta prá caramba (é muito usado para fazer aquelas mantas de bebê), só que com o tempo e lavagens junta aquelas bolinhas, se for dos mais finos ele fica bem compacto quando enrolado.

Abraço!

Getúlio, vi que você tem o Thermolite Reactor da Sea to Summit. Ele cumpre o que promete em termos de aumento de temperatura ?

Estamos em regiões parecidas (sul do Brasil) e no inverno é realmente frio. Tenho um saco de dormir da Lafuma (Trekking 1000) que resolve bem e é bem pequeno e leve, mas as vezes mesmo dormindo com roupa passo um pouco de frio. Como não quero aumentar muito o peso e volume da mochila comprando um SD mais quente pensei em um liner. Me asustou o preço ! Será que vale o que se paga ? Ou talvez eu consiga o que preciso fabricando um ? Como você disse é difícil achar materiais próprios para isso. Quais seriam os mais recomendados considerando temperatura de aquecimento e volume quando dobrado ?

Abraço

• Membros de Honra
Postado

Getúlio, vi que você tem o Thermolite Reactor da Sea to Summit. Ele cumpre o que promete em termos de aumento de temperatura ?

Estamos em regiões parecidas (sul do Brasil) e no inverno é realmente frio. Tenho um saco de dormir da Lafuma (Trekking 1000) que resolve bem e é bem pequeno e leve, mas as vezes mesmo dormindo com roupa passo um pouco de frio. Como não quero aumentar muito o peso e volume da mochila comprando um SD mais quente pensei em um liner. Me asustou o preço ! Será que vale o que se paga ? Ou talvez eu consiga o que preciso fabricando um ? Como você disse é difícil achar materiais próprios para isso. Quais seriam os mais recomendados considerando temperatura de aquecimento e volume quando dobrado ?

Abraço

Olá Luciano!

Exato. O Thermolite Reactor cumpre sim o que promete. Material de boa qualidade mas realmente bastante caro.

Esse seu SD Lafuma realmente é fraco pro frio aqui do Sul (se não me engano a temp. de conforto dele é para 10ºC). A solução seria mesmo a de usar um liner por dentro do SD, comprado ou fabricado.

Para fabricar um liner não é difícil, mas nunca encontrei o mesmo tecido destes liners mais técnicos (e caros) vendidos em lojas. Um tecido que considero uma alternativa interessante consiste no "soft" (é parecido com fleece e se encontra geralmente em lojas de malhas, sendo bem leve). Existem pelo menos 3 espessuras. Mesmo com a mais fina fica mais volumoso (creio que umas 2,5 a 3x mais volume do que os Thermolite) mas o resultado térmico é excelente. A ideia seria fazer um saco para usar dentro do Saco de Dormir. Procure na sua cidade, o tecido não é caro e a confecção é muito simples, qualquer costureira faz para você.

Abraço!

• Membros
Postado

Olá Luciano!

Exato. O Thermolite Reactor cumpre sim o que promete. Material de boa qualidade mas realmente bastante caro.

Esse seu SD Lafuma realmente é fraco pro frio aqui do Sul (se não me engano a temp. de conforto dele é para 10ºC). A solução seria mesmo a de usar um liner por dentro do SD, comprado ou fabricado.

Para fabricar um liner não é difícil, mas nunca encontrei o mesmo tecido destes liners mais técnicos (e caros) vendidos em lojas. Um tecido que considero uma alternativa interessante consiste no "soft" (é parecido com fleece e se encontra geralmente em lojas de malhas, sendo bem leve). Existem pelo menos 3 espessuras. Mesmo com a mais fina fica mais volumoso (creio que umas 2,5 a 3x mais volume do que os Thermolite) mas o resultado térmico é excelente. A ideia seria fazer um saco para usar dentro do Saco de Dormir. Procure na sua cidade, o tecido não é caro e a confecção é muito simples, qualquer costureira faz para você.

Abraço!

Oi Getúlio ! Então ... acabei indo em uma loja de tecidos e comprei um pedaço de soft que parece bem quente mas o problema é o volume. Acho que nao vou nem costurar ... vou acabar fazendo uma coberta pra usar em casa ... rsrs ! Estou mesmo pensando em investir no liner da Sea to Summit. Tinha intenção de comprar o Thermolite Reactor Extreme mas não estou encontrando. O SD da Lafuma tem temperatura de conforto de +8 e transição de +3. Penso que com um liner deste fico com um conjunto bem versátil.

Abraço

• Membros de Honra
Postado

Oi Luciano!

Bem por aí... ::otemo::

O problema do soft é mesmo o volume, pois as opções encontradas nas lojas são espessas.

O Thermolite Reactor Extreme realmente anda em falta no mercado, pelo que sei está em falta no importador e vai levar um tempo até normalizar. ::grr::

Abraço!

• Membros
Postado

Esta é minha primeira postagem,

preciso de opinião como iniciante, alguém sabe se o SD Deuter mais 5 orbit, aguenta o frio do sul no inverno em "ambiente protegido"? Ou necessitaria de algo mais forte, fiquei interessado nos Quechua. Esta mudança de opnião se deve ao forum, inicialmente eu iria comprar nautika antartik, olhei na loja achei o tecido meio estranho e extremamente volumoso, depois pensei no trilhas e rumos superpluma inverno, mas encontrei um Deuter em promoção, não sei se este equivale em termos de acondicionamento de calor a um superpluma no sul. E lógico se o preço compensaria a qualidade.

Por que mesmo em promoção eu achei o preço salgado.

Gracias, inté

• Membros de Honra
Postado
........................................................................................................................

E falando em Orbit, estreiei meu Orbit +5ºC neste feriado, peguei -11ºC no vale do Rio Pelotas, em Urubici/SC... ::Cold::::Cold::::Cold::

Usei um linner da Sea to Summit, que aumeta em 8ºC a temperatura do SD, e dormi com três calças (2º pele, ceroula de lã :oops: e calça de nylon), duas meias e três blusas (2º pele, fleece Quechua forclaz 50 e fleece Mont Blanc).

Cheguei a sentir calor no meio da noite, mas depois passou... :mrgreen: ... o que atrapalhou o sono foi a quantidade roupa, me deu uma certa agonia por não poder me mover direito...

Na segunda e terceira noite o frio diminuiu (deve ter feito -5ºC e 0ºC), aí pude tirar um pouco da roupa e dormi melhor.

Aliás, o linner foi de grande ajuda. ::cool:::'>

Como já comentei, peguei um frio extremo em Urubici/SC e tô vivo!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...