Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado
Opa,

galera, como ja havia comentado em um post antigo, tenho aquele Micro-Pluma da Trilhas&Rumos, bem leve e compacto, mas o Extremo dele é pra -1 grau.. e como vou para a patagonia final do ano, chalten e TDP, preciso de algo que seja mais resistente ao frio.. se eu utilizar desse liner thermolite reactor, eu consigo um desempenho tão bom quanto outro saco de dormir mais resistente?

att,

Athila, não sei se alguém já fez isto, pq só mais recentemente que tem surgido mais post sobre os liner.

Seu saco extremo -1, deve ser "conforto em torno de 8 a 10ºC positivo", que é o que você tem que olhar. O liner que vc cita deve agregar em torno de 8 graus.

Você pode pegar neve, e abaixo de zero, com vento !!, ou umidade, zero graus... Vai ficar no limite ou abaixo. Lógico que super agasalhado, bem alimentado, (vc deve ter lido as páginas anteriores), vai ajudar. Mas acho arriscado.

O liner Reactor Extreme Thermolite® Liner ( http://www.seatosummit.com/products/cat/1 ), agregaria +15 graus.

Em Santiago, na La Cumbre (http://www.lacumbreonline.cl/index.php/horizontal/camping-trekking/accesorios-camping/liners-sacos.html ) este liner está na faixa de 110 reais.

Fica uma segunda camada bem quente. Com as suas roupas. Eu teria vontade de "testar". Mas vejo o pessoal comprando sacos mais forte, na faixa de 250 reais (como o Trestles O, conforto -11ºC).

Vamos ouvir a tchurma... ::putz::

• Membros de Honra
Postado

Na verdade esse saco micro pluma possui a seguinte "range" segundo o fabricante:

Conforto: +6ºC

Tolerancia(que deve ser limite): +3ºC

Extremo: 0ºC

Ele não possui extremo -1Cº...é apenas uma mini correção no bom sentido :oops:

Não te indico esse saco para TDP, prefira um com uma boa range de segurança...se quiser mesmo encarar com ele... durma bem agasalhado, aqueça um pouco de água e coloque numa garrafa dentro do saco de dormir(nos pés), o uso do liner é super válido assim como cobertores de emergência.

Abraço

• Colaboradores
Postado
Na verdade esse saco micro pluma possui a seguinte "range" segundo o fabricante:

Conforto: +6ºC

Tolerancia(que deve ser limite): +3ºC

Extremo: 0ºC

...

... prefira um com uma boa range de segurança...

Abraço

Falou tudo haole! O fabricante hoje nem cita esses valores no seu site ( omite, porque? ) Não dá para confiar nem na tolerância..

E Segurança é a diferença de "aventura" e "planejamento". Respeito à natureza.

A natureza está desrepeitando as médias históricas... Este mes de novembro está "estranhamente'' frio. Como será lá na Patagonia daqui 2 a 3 meses?

Anamastê...

• Membros de Honra
Postado

Olá Áthila!

Tudo dito pelos companheiros Haole e André nos posts anteriores, só reforço: NÂO RECOMENDO usar o T&R Micro Pluma na Patagônia. Procure um com limites de temperatura mais baixas e de boa qualidade. O Marmot Trestles 15, citado alguns posts atrás pelo André está com um preço bacana e possui uma range de temperatura boa para a região. Dê uma olhada nos posts anteriores e, se for o caso, compre lá fora, resevando antes.

Abraço,

• Membros de Honra
Postado

Olá Áthila!

Então, aguentar o tranco ele aguenta. Só acho ele pesado (1,7 Kg) para o "range" de temperatura dele e além disso fica mais caro (cerca de R$ 260,00 em média nas lojas aqui) do que comprar um com a mesma faixa de temperaturas na Argentina ou no Chile, por exemplo aquele Marmot Trestles 15 citado em posts anteriores aqui mesmo neste tópico...

Em termos de qualidade ele é bom, enchimento sintético duplo, sua faixa de temperatura (Cf. EN 13537) é de: 0º Conforto, -8º Tolerância e -15º Extremo (por segurança não recomenda-se o uso nestas a não ser por períodos curtos e bem agasalhado). Informações do próprio fabricante/distribuidor.

Há ainda a opção de agregar alguma margem à faixa de temperatura do saco escolhido usando um liner, conforme pode ser visto em posts anteriores, magistralmente elaborados pelo André Antunes.

Abraço,

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Olá pessoal, estou precisando de um conselho, rs... Irei no carnaval do ano que vem participar de um passeio de bike pelos Andes e o pessoal que está organizando informou que as temperaturas podem variar de 30 graus durante o dia até -5 a noite. Estive pesquisando no tópico e achei interessante os modelos da Deuter - Orbit, que inclusive tem pra vender no Submarino. Estou em dúvida se compro o modelo Orbit 0 ( conforto 5 - limite 0 - extrema -14) ou o Orbit +5 (conforto 9 - limite 5 - extrema -9). Vamos durmir em barracas fornecidas pela organizacao, entao nao sei precisar se sao boas ou nao. Precisarei comprar o saco de dormir, colchonete e tambem um isolante termico. Se puderem me ajudar, agradeco muito. Valeu

• Colaboradores
Postado
Olá pessoal, estou precisando de um conselho, rs... Irei no carnaval do ano que vem participar de um passeio de bike pelos Andes e o pessoal que está organizando informou que as temperaturas podem variar de 30 graus durante o dia até -5 a noite. Estive pesquisando no tópico e achei interessante os modelos da Deuter - Orbit, que inclusive tem pra vender no Submarino. Estou em dúvida se compro o modelo Orbit 0 ( conforto 5 - limite 0 - extrema -14) ou o Orbit +5 (conforto 9 - limite 5 - extrema -9). Vamos durmir em barracas fornecidas pela organizacao, entao nao sei precisar se sao boas ou nao. Precisarei comprar o saco de dormir, colchonete e tambem um isolante termico. Se puderem me ajudar, agradeco muito. Valeu

Ola Wilson. Compre o Orbit -5 graus (conforto -1, limite -4 e extrema -24 grausC).

O conforto para homens seria a temperatura do meio, aqui chamada de limite-4). Vai variar do seu costume ao frio, se vc eh gordinho (ou magro), roupa quente de dormir, umidade, vento, quantas pessoas na barraca, bom jantar, etc- leia os topicos anteriores).

E no mundo hoje o que mais existe eh quebra de recordes do clima. Portanto esteja preparado para um super frio, abaixo da previs'ao.

Outra opcao eh comprar o Orbit O graus, e comprar junto um liner mais quente (thermofleece). Assim vc ter'a um saco com opcoes de uso em temperaturas mais quentes ou mais frias. (leia tambem algumas paginas atras). Ou mesmo mandar fazer um liner...

Eu tenho um Deuter exosphere -4 (Temperatura de Conforto ♀:+2 ºC; Temperatura Limite ♂: -4 ºC; Temperatura Extrema: -20 ºC). A grande vantagem eh que ele estica ate 25% na sua largura, se vc mexe muito eh muito bom... comprei numa queima de estoque da submarino). Tenho um liner de seda que agrega 2 a 3 graus, roupas quentes, meias de l'a, gorro, etc...).

abs , boa trip.

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Olá Wilson,

Na hora de escolher um saco de dormir, é muito importante considerar 3 pontos: o enchimento, formato e a faixa de temperatura. Encontrei este post bem interessante com algumas dicas de como escolher um saco de dormir que talvez possam lhe interessar: http://migre.me/7kOLm

Lembre-se de levar um isolante térmico também!

Boa sorte!!!

Abraços,

Pablo

• 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...