Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Então eu não pretendo pegar temperaturas baixas. Temperaturas abaixo de 5ºC.

 

Então qual marca vcs indicariam para a minha nescessidade ja que to vendo que vou prescisar comprar dois sacos de dormir?

 

e outra duvida elas não ficam muito quentes no verão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros de Honra

Cuidados com o saco de dormir ?

 

Neste Dicas de Uso, compilamos algumas dicas valiosas para você cuidar de seu saco de dormir e tê-lo útil e em pleno funcionamento por muito mais tempo:

 

 

Escolha com cuidado o lugar que irá colocar sua barraca e, conseqüentemente, seu saco de dormir. Lugares baixos podem ser verdadeiros bolsões de ar frio. Por outro lado, lugares altos e cumeadas costumam estar muito expostos aos ventos. Se possível, procure um lugar que seja protegido do vento.

 

 

Nunca guarde seu saco de dormir comprimido na embalagem , pois isto fará com que as fibras 'se acomodem' e não voltem a se expandir. Este processo de expansão da fibra, enchendo-a de ar, é o que proporciona a eficácia do enchimento, já que o ar é o melhor isolante que existe. Alguns modelos possuem pendurador e você pode deixá-lo no cabide. Outra boa forma de guardá-lo é dentro de um enorme saco de algodão, longe da poeira e sem comprimi-lo, mas esta alternativa pode exigir um espaço físico que você não tem.

 

 

Se você tem espaço embaixo da cama e não o está usando, uma boa solução é guardar o saco de dormir ali. Guarde-o dentro de um protetor de colchão (você pode mandar fazer, em algodão), para não pegar poeira, e deixe-o devidamente esticado debaixo de sua cama.

 

 

Não o transporte fora da mochila . O lugar do saco de dormir é no fundo da mesma, envolvido em um saco plástico para não correr o risco de molhar na chuva.

 

 

De manhã, se o tempo estiver bom, coloque o saco de dormir virado do lado avesso no sol , em cima da barraca ou nas pedras em volta do acampamento, enquanto toma café da manhã ou começa a arrumar suas coisas - cuidado para ele não voar! E deixe-o secar um pouco da condensação de seu corpo durante a noite... Mas cuidado para não deixá-lo eternamente no sol, que também é prejudicial para o náilon...

 

 

Ao guardá-lo no saco, soque-o lá dentro . Embrulhar com cuidado é prejudicial às fibras, que criarão uma espécie de "memória", se acostumando com determinada posição. Empurrá-lo desordenadamente para dentro do saco é a melhor forma de guardá-lo.

 

 

O saco de compressão existe para diminuir o volume original do seu saco de dormir já comprimido dentro do saco externo. No entanto, não abuse de seu uso, usando-o apenas na hora de guardá-lo na mochila e diminuindo o "fator memória" nas fibras.

 

 

Um saco de dormir não é nada sem um isolante térmico (ref. 0400; 0450 e 6300) . A função do isolante é regularizar o terreno e isolar da umidade do solo, oferecendo conforto e aumentando a performance do saco de dormir. Guarde o isolante, sempre, dentro de um saco, mesmo que ele seja transportado fora da mochila. Assim, manterá o saco de dormir e o isolante limpos e secos.

 

 

Se você usar o seu saco de dormir envolto por um cobertor de alumínio de emergência (ref. 8235), seu isolamento térmico melhora em até 5 o C. O cobertor de emergência é um acessório útil e de baixo custo que não deve faltar dentro das mochilas...

 

 

Beber e comer interfere no sono . Portanto, não esqueça de comer e beber ANTES de ir para a cama. Uma comida ou bebida quente irá aquecê-lo mais do que comidas frias.

 

 

Lembre-se que manter a temperatura corporal é mais fácil do que se deixar esfriar e, depois, ter de se reaquecer.

 

 

Caminhar em volta do acampamento ou fazer um pouco de alongamento antes de dormir pode ajudá-lo a começar a noite aquecido.

 

 

Se você é muito friorento e tem dificuldade em se aquecer na hora de dormir mesmo em casa, invista em um saco de dormir mais quente que o indicado para as suas necessidades.

 

 

Tenha roupas extras confortáveis e secas para vestir durante a noite. E deixe a roupa úmida usada durante o dia para ser colocada apenas no dia seguinte. Lembre-se de não levar roupas apertadas, que possam restringir a circulação.

 

 

Alguns acessórios como gorros, luvas e meias quentes podem fazer uma tremenda diferença mesmo em noites de verão. E são fundamentais em noites de inverno.

 

 

Sacos de dormir molhados não funcionam direito . Para ter certeza de que terá uma cama seca no fim do dia, envolva-o em um saco de lixo sem furo algum e coloque-o no fundo da mochila.

 

 

Ao chegar em casa, ponha todo o seu material para secar - principalmente seu saco de dormir...

 

 

NUNCA lave seu saco de dormir a seco!

 

Fonte: www.trilhaserumos.com.br

 

Rogério Félix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera:

 

Em março/06, irei a Santiago, San Pedro do Atacama, Salar de Uyuni, Salta, Mendozza e Santiago, para retornar a São Paulo. Penso em comprar um saco de dormir da Aztec, sirius (-8 graus). Na americanas está por R$ 139,00.

 

A propósito:

a) considerando o período em que irei (março), o modelo é apropriado?

b) vale a pena eu deixar para comprar em Santiago?

c) o fato de o saco pesar apenas 800g, significa que ele é mais desconfortável?

 

Valeu galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O saco SPluma GELO da Trilhas é Ótimo, certamente o melhor nacional, quando digo melhor me refiro à capacidade de isolamento e qualidade do produto, além do custo claro.

Mas na escolha de um modelo, considere vários fatores além apenas do "xx º Celsius" do modelo, não ache que a solução é comprar o que tem maior isolamento e ponto final.

Lembre que vivemos num país tropical, e considere seus destinos de viagem. Vc pode ir para a Patagônia uma vez a cada 10 anos, mas nesse intervalo irá acampar em lugares mais amenos (mesmo no inverno nacional será dificil enfrentar temperaturas negativas), onde um saco muito quente pode ser desagradável durante a noite. Também condidere que a sensação de "frio e calor" muda de indivíduo para indivíduo, e como foi postado acima (fonte Trilhas e Rumos) um cobertor de emergência aluminizado, além de suas roupas, gorros e luvas, aumentam em muito a capacidade de isolamento durante o acampamento, além do modelo de sua barraca.

Vou exemplificar: passei algumas noites de inverno em Ibitipoca, numa barraca Esquilo (T&R) e emprestei o famoso Gelo da trilhas de um amigo que não foi. Durante a madrugada, um acordou para ir no banheiro (azar o dele) e tinha um termômetro: 1º. considerando o fator vento, abaixe até uns 5 graus. Eu também acordei de madrugada com calor, tirei as meias, e tive que abrir o saco um pouco, mas quando se faz isso, vc abre uma brecha direta em uma camada muito resistente, oq resulta em um ponto "frio". Considere também que sou um cara calorento, do tipo que mesmo no inverno vai pra facú de bermuda e moleton.

Depois dessa, comprei o Super Pluma da Trilhas, mas não o Gelo, sei q se um dia algum frio maior bater, passo um cobertor aluminizado por cima, ou coloco mais um agasalho e para mim basta. Até hj funcionou, sempre vou para Minas no inverno, e o saco nunca me deixou na mão, mesmo em temperaturas baixas (4º uma vez em Carrancas, e ventaca demaaaaais da conta).

 

Bom essa foi minha dica, considere bem seus destinos e a frequencia que vai para os mesmos, além da sua capacidade natural de resistir ao frio e do modelo da sua barraca, na hora de escolher um saco.

 

Abraços a todos espero ter ajudado

 

Gaivota

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acabei de ler o tópico todo e achei engraçado como tudo é também uma questão de gosto. Eu tive uma ótima experiência com um saco de dormir da Kailash, o Santiago. Cheguei a dormir com ele fora da barraca no alto do Monte Roraima, em duas noites de agosto (estávamos abrigados embaixo de uma laje e usei minhas roupas mais quentes). Não foi uma noite muito fria, não deve ter chegado a zero graus, e eu fiquei extremamente confortável. Tudo bem que o visual ajudou. Mas considero o saco e muuuuito compacto, tem um sistema de fechamento interessante e não descosturou comigo.

 

Já o material da Trilha e Rumos eu acho extremamente volumoso. Outro dia fiquei me divertindo vendo três vendedores de uma loja de artigo de pescas tentando colocar um modelo de volta para o saco em que veio.

 

Bem, emprestei meu querido saco de dormir ao meu irmão, e ele o perdeu. Estou agora comprando dois sacos de dormir e minha intenção são dois kailash santiago ou denali. Mas depois de tudo que li, vou dar uma olhada no material da Aztek também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

então bode

 

o saco é formato múmia, meio apertado, acho q a única maneira de ter certeza é ir em uma loja e pedir para "testar", entrar dentro mesmo, pode parecer meio mico mas ao menos vc garante se serve ou não, e não corre o risco de comprar um item meio caro e não usar depois por desconforto

valew

Gaivota

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...