Colaboradores Renan Campi Postado Setembro 24, 2010 Colaboradores Postado Setembro 24, 2010 (editado) Pois bem, essa idéia me veio a cabeça um dia, tentando bolar algo que fosse leve, versátil e de fácil armazenagem. Inicialmente estava em busca da construção total da estrutura, tentando encontrar materiais que fossem resistentes ao calor e bem leves. Um dia, fuçando uma loja de 1,99, encontrei a estrutura já pronta. Trata-se de uma esteira pequena, utilizada nesses Jogos americanos, para colocar por baixo dos pratos nas mesas. A vantagem dessa esteira, é que a madeira desta é bem fajuta, sendo bem leve. Além disso, ela é enrolável, tornando-se um tubinho, fácil de guardar e carregar. A idéia é medir a altura necessária para que encoste até o meio da panela, partindo do chão. Cortar a esteira verticalmente, deixando pelo menos 3 costuras para deixar tudo bem estruturado. Quanto mais costuras, mais firme será. Caso a altura seja pequena, faça você mesmo novas costuras, com uma linha e agulha fina, trançando pela madeira, para que passe pelos dois lados (cima e baixo). Para colar o papel aluminio, optei por cola Pritt, pois, a cola branca ficaria dura, não permitindo o enrolamento da esteira. Para que fique uma boa colagem, terá que usar bastante cola Pritt, passando-a em todas as tiras de madeira e nas costuras, para que não forme bolhas e o aluminio rasque em pontos que ficarão em contato com o fogo. Evite também deixar o aluminio muito esticado, pois, com o enrolamento da esteira, ele poderá rasgar e todo o trabalho será perdido, tendo que refazer a colagem do aluminio, ou remendar o ponto rasgado, o que deixará o para vento mais grosso e duro. O papel aluminio possui dois lados, cada um com uma finalidade específica. Um lado opaco, que, para alimentos, serve para cozer mais demoradamente, e o lado brilhante, que serve para gratinar os alimentos. Eu optei por deixar o lado opaco para dentro, para que a madeira esquente, porém, não torre. Utilizei o papel aluminio de tamanho padrão, mais facilmente encontrado, porém, existem rolos com maior espessura, o que poderá facilitar na aplicação do aluminio à madeira. Apenas uma folha servirá, sem precisar ter colagem de emenda de duas folhas, como foi o caso deste que fiz. O que também não trouxe problemas até o momento, pois, ficou bem colado. Nas bordas, deixei sobrar entre 3 e 4 cm de aluminio e retirei os excessos que deixariam uma camada muito grossa nos cantos. Essa borda é o suficiente para que cubra as quinas e não deixe que a madeira entre em contato com o fogo. O bom deste para vento, é que ele é auto portante, não precisando de nada para prendê-lo ao chão. Além dele ficar de pé sozinho, a panela também ajudará para estrutura. Caso o vento esteja muito forte, uma pequena pedra travando o lado de fora será suficiente. Peso: Ele deve pesar por volta de 100g. Editado Maio 6, 2011 por Visitante 2 Citar
Membros de Honra Sandro Postado Setembro 24, 2010 Membros de Honra Postado Setembro 24, 2010 Muito criativo Renam. Citar
Membros de Honra Ram_Alen Postado Setembro 25, 2010 Membros de Honra Postado Setembro 25, 2010 Cara , que cola é esta? No mais ficou show o paravento, parabéns! Citar
Colaboradores Renan Campi Postado Setembro 27, 2010 Autor Colaboradores Postado Setembro 27, 2010 Ram, é aquela cola em bastão, que a mulecada costuma usar na escola. Ela é seca, e não faz tanta meleca. Só precisa esperar secar bem, antes de enrolar ou usar o aparato, pois ela demora um pouco mais pra secar direitinho. Abraços! Citar
Membros edubisan Postado Setembro 30, 2010 Membros Postado Setembro 30, 2010 Muito bom mesmo. Acho que vou aderir a idéia. Citar
Membros edubisan Postado Outubro 2, 2010 Membros Postado Outubro 2, 2010 Bom, montei o meu aqui. Aparentemente, este jogo americano que eu comprei (R$2,50) é diferente, ele tem uma espécie de trama de fios por trás das ripinhas de madeira... Medi a altura no fogareiro, e decidi não cortá-lo. Ainda estou usando um fogareiro-item-de-museu (um coleman-yanes de cartuchos descartáveis de 190gr, pois ainda tenho vários cartuchos para usar) e a altura ficou até quase a boca da panelinha que eu costumo usar. Coloquei a cola pritt genérica (R$2,50) em toda a trama, e inclusive nas bordas azuis... colei o alumínio (R$1,90), grudando a parte fosca.. Depois mesmo de colar já dei uma enrolada, para que o aluminio fique mais espaçado e não rasgue. Agora é esperar secar e testar. Ah, não coloquei alumínio na parte de trás... será que precisa?? Citar
Colaboradores Renan Campi Postado Outubro 4, 2010 Autor Colaboradores Postado Outubro 4, 2010 edubisan, eu coloquei dos dois lados, para que ele ficasse bem durinho, bem firme, para ser totalmente autoportante. Além disso, caso o lado rasgue acidentalmente, ainda poderá utilizar o outro, sem prejudicar as madeiras ou a colagem. Abraços! Citar
Membros de Honra Frida_ssa Postado Outubro 5, 2010 Membros de Honra Postado Outubro 5, 2010 Renan, Parabéns!!! fantástico!! adorei!! já fiz o meu também!!! valeu!! abraços! Citar
Membros marcelowillian Postado Fevereiro 6, 2011 Membros Postado Fevereiro 6, 2011 muito boa dica!!!!!!! parabéns!!! Citar
Colaboradores R E D Postado Fevereiro 28, 2011 Colaboradores Postado Fevereiro 28, 2011 Boa, Vou tentar fazer um e depois comento se deu certo ; ) Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.